Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

lilabardy 20/03/2021

sei nem o que falar
o título é verdade, não sei mesmo o que falar. mas como não dá pra fazer resenha de uma linha terei de improvisar

eu tava SUPER ansiosa pra ler esse livro e acho que isso quebrou toda a experiência porque tava com as expectativas nas alturas e ele não chegou nem perto delas

é uma história intensa e bonita, mas também é extremamente estranha e bizarra e eu simplesmente me recuso a dar detalhes sobre isso. eu li querendo morrer . ainda bem que nunca fui muito fã de pêssego

a forma como o autor escreve também achei meio memes porque é MUITO CONFUSO vei parece que não tem uma linha do tempo, fica indo e voltando toda hora, fora que os parágrafos são GIGANTES e o livro é separado em apenas três capítulos, o que eu achei que deixou muito maçante

outra coisa que me incomodou, mas isso é uma coisa minha né eu que sou fresca, é que tem umas cenas(a maioria) que são MUITO vulgares pelo amor de deus qual a necessidade....... fiquei constrangida

mas tirando tudo isso é uma história realmente bonita e tocante, apesar de ter me deixado puta com o oliver e às vezes com o elio também. o final acho que foi adequado, não foi o final feliz que todos queriam mas foi o esperado, e pra falar a verdade acho que não tem necessidade alguma de um segundo livro MAS tudo bem

é isso, adeus

Yasmin R 29/09/2021

Tinha uma expectativa bem mais alta com esse livro! Teve umas partes bem estranhas ( pêssego kkkkk) e não gostei do Elio!!
mari 29/09/2021minha estante
eu toda KKKKKKKK mas nem cheguei a terminar

Yasmin R 29/09/2021minha estante
Li esse livro na base do ódio kkkkkkkkk

Tali 06/10/2021minha estante
somos duas! terminei pq não queria largar, mas a vontade foi grande

Duda 18/06/2021

"Eu gostaria de ter um amigo que não estivesse destinado a perder."
essa foi a única coisa que eu gostei desse livro, e acho até que viu usar a frase, porque de resto, pra mim é uma bomba, eles falando com todas as letras que o Elio era menor de idade quando eles se relacionaram, fora todas as outras cenas nojentas desse livro que eu tive que parar de ler por um momento pra assimilar que eu li mesmo aquilo, enfim eu não gostei não

Luiza Bugelli Valença 08/05/2022

Uma genuína história de amor
Caro leitor, são poucos aqueles que tem a sorte de viver uma paixão avassaladora que não se acanha nem perante a distância física e temporal. Na obra ?Me Chame pelo seu Nome?, concebida por André Aciman, os leitores são convidados a acompanhar a linda e genuína história de descoberta de um amor lindo, o de Elio e Oliver.

Elio é um adolescente que vive em uma Vila italiana. Todo ano, seus pais recebem no verão um acadêmico para auxiliar o pai de Elio em seus trabalhos. Todo verão, uma pessoa diferente. Nenhuma que de fato tenha se destacado, até a chegada de Oliver, um professor americano que estava escrevendo um romance. Entre olhares significativos, toques furtivos e diálogos breves, porém intensos, Elio e Oliver descobrem que nutrem uma paixão genuína um pelo outro. Porém, nem tudo se resume ao amor em uma sociedade homofóbica em que a homossexualidade era vista como doença ou promiscuidade. Será que Elio e Oliver conseguirão superar as barreiras dos preconceitos (internos e externos) para ficarem juntos?

Ah leitor, não é só o cenário desta obra que é de tirar o fôlego; a atmosfera de mistério e tensão criada entre o momento em que Elio e Oliver se conheceram e o momento em que eles descobrem a paixão um pelo outro, faz com que os leitores vibrem e torçam pelos pombinho. Todavia, ressalta-se que o livro apresenta algumas questões polêmicas?. O casal é inicialmente muito sexualizado, fazendo com que se reitere o estigma de que casais da comunidade LGBTQIA+ são devassos. Porém, no final da narrativa, observa-se que um sentimento puro de amor se une à curiosidade sexual, de maneira que a obra fica menos problemática. Ademais, a narrativa não retrata uma história de amor romantizada, muito pelo contrário: ela retrata o amor da vida real e não o dos contos de fada.

Por fim, recomenda-se este livro para os que querem mergulhar nos campos da Cecília e por lá, encontrar uma aventura: as borboletas no estômago do primeiro amor, quando ainda acreditamos que felizes para sempre existem e que basta amar para ser feliz.

juliatorress 25/12/2020

Cor cordium
Esse livro é maravilhoso e a escrita do André é maravilhosa. Ele consegue nos levar à Itália e fazer-nos sentir parte, estar presente ao decorrer da história, nos aproximando mais da vida de Elio e Oliver. É tão lindo ver o amor entre duas almas feitas uma para outra. Me chame pelo seu nome com certeza é um dos meus romances favoritos atualmente. Sem mencionar o fato de eu estar interessada agora em aprender italiano hahaha

Lucs 14/07/2023

Se não depois, quando?
Estou arrasado, não pensei que o livro fosse me atingir em cheio. Vi o filme há tempos atrás quando não tinha o hábito da leitura, como é bom saber que a fonte é exponencialmente melhor!??Talvez o fato de ser narrado em primeira pessoa é que faz a história brilhar, estar na mente do Elio é instigante. A força da paixão da juventude, ele é a epítome do desejo. É tão ardente que chega a ser engraçado. O xadrez mental que ele faz com os desvios do Oliver são sensacionais.

Essa parte mais leve conflui para um final saudosista que pega no nosso íntimo, que nos remete a nossas experiências pessoais e nos faz refletir.?
Vou ter saudades dessas tardes que nunca vivi. Tardes quentes e preguiçosas no litoral italiano, à beira da piscina me refrescando com pedaços de melancia ou na varanda olhando para o mar azul.

Marina 23/05/2020

Envolvente
"Você vê a pessoa, mas não a enxerga de verdade, ela simplesmente está por ali. Ou até enxerga, mas nada bate, nada ?chama a atenção? e, antes mesmo que você perceba uma presença ou algo incômodo, as seis semanas que lhe foram oferecidas já passaram e a pessoa já foi embora ou está prestes a ir, e você fica lutando para aceitar algo que, sem que você soubesse, vinha ganhando forma bem debaixo do seu nariz, trazendo consigo todos os sintomas daquilo que só pode ser chamado de desejo."
Por alguns dias sofri com toda incerteza e paixão não correspondida de Elio, em outros a êxtase de saber que ambos compartilhavam o mesmo sentimento e a forma como eles o vivenciaram.
Inicialmente, parece ser uma paixão não correspondida, inalcançável; a forma como o autor descrevi cada sentimento, cada gesto, faz com que o leitor sinta a frustração de Elio, onde durante um certo trecho ele já não aguenta mais viver com essa dúvida e declara seus sentimentos para Oliver, e descobrindo que o sentimento era mútuo, apesar de Oliver conseguir esconder muito bem, se dá início a um envolvente e ardente romance entre eles o que os tornam cada vez mais próximo, com a cena de sua primeira vez e a fala "Me chame pelo seu nome e eu vou chamar você pelo meu", mostra o quanto eles estavam entregues a esse ato de afeto e cumplicidade.
A história além de se tratar do romance entre eles, expressa os momentos de descobrimento e afloramento do sentimentos de ambos, que teve um marco importante na vida de cada um.
É um livro bastante envolvente e encantador, cada detalhe traz uma marca importante para a história.

Gus 03/12/2021

Livro totalmente problemático!
Não gostei da leitura, foi muito arrastado e monótono de ler, só terminei de ler porque me senti na obrigação de acabar. Fora todos os detalhes super problemático que não pode passar e branco, como os principais casos de pedofilia, e forma nojenta como é descrita na relação do Élio e o Oliver. Não recomendo!!!!

João Vinicius 09/08/2023

É estranho, mas eu não consigo dar 5 estrelas a esse livro pq em determinados momentos é cansativo e/ou confuso. Mais precisamente em um ou dois grandes monólogos dum certo poeta que eu fiquei "gente, os outros não riem? Não interrompem?" Apesar que ao menos em um deles foi interessantíssimo, demais inclusive.

Ainda assim poderia facilmente favoritar, por ser tocante, eu acho, e por a escrita ser ao mesmo tempo que longa e poética, bastante bonita e envolvente. E, além disso, a história me causa/ou sentimentos controversos e profundos e, quando isso acontece, é impossível negar que gostei.

Falangola 07/05/2021

O Amor acontece assim. A vida acontece assim.
Uma história que vai muito além de um amor de verão. O autor conseguiu retratar os sentimentos das personagens de forma muito verdadeira, o leitor pode muitas vezes se identificar com algumas ações ou pensamentos das personagens ao longo da história. O livro desconstrói a paixão oscidental de Hollywoodiana com a realidade que as coisas se passam. Com algumas cenas que podem causar estranheza em uma primeira vista mas que, como o próprio livro diz: "Não é tudo uma metáfora"?

Desde confusão a respeito sobre sexualidade e necessidade de aceitação até a hesitação perante às responsabilidades afetivas e a necessidade de cautela com suas ações ou sentimentos. É possível se identificar com tudo isso e muito mais ao longo da obra.

Afinal, quem nunca foi tanto um Elio quanto um um Oliver não é mesmo?

Natalia Oliveira 09/05/2021

Um livro bem diferente de tudo que li... Foi uma leitura que não me prendeu tanto... achei maçante, sabe??? Muita descrição...muitos rodeios...Bem poética...
Por outro lado achei lindo e consegui sentir um pouco das incertezas e medos de Elio...em relação a sua sexualidade...
Livro com uma temática diferente das que tenho hábito de ler...alguns aspectos me deram bastante sono, e por muitas vezes a leitura foi arrastada... E em outros momentos torcia pelo amor e pelas descobertas de Elio e Oliver...

Poly 05/07/2021

Um dos melhores livros do ano. A escrita é um pouco diferente do que eu estou acostumada, mas depois engata bem. Fiquei chateada com o Oliver, mas queria saber mais da história dos dois

weiss 02/08/2021

não obrigada
não entendo como tratam esse livro como um lindo romance quando é um relacionamento tóxico, pedófilo e bizarro visto que o personagem principal é adolescente. larguei o livro no meio pra metade
luizablackbeak 02/08/2021minha estante
esse livro é horrível