Família Noturna

Família Noturna F. P. Trotta

Resenhas - Família Noturna

iammoremylrds 29/04/2023

Uma história bem desenvolvida trazendo uma vibe bem família Addams, com humor peculiar, um tanto quanto sarcástico e mórbido, um livro que mistura elementos do terror com a comédia, recheada de críticas sociais, uma leitura que te fisga

Carol - @ressacaliteraria_ 12/05/2020

Resenha
Com humor sarcástico, gostos excêntricos e uma dose de peculiaridade, eis a família McAbre.

Herdeiros de uma antiga mansão vitoriana nos Alpes Suíços, semanalmente recebem um convidado pra lá de especial envolvido no Holocausto e com ideais de ódio gratuito que ocasionalmente acaba assassinado ao fim do jantar.

Uma comédia mórbida, me lembrou muito a história da "Família Addams", repleta de críticas sociais e morais nas entrelinhas. Retrata assuntos de extrema importância com fluidez, sensatez e com um toque de divertimento que faz a trama nos fisgar logo de cara. ??????????????
Os personagens são cômicos, cada um com uma personalidade e opinião, o que torna a leitura ainda mais especial. A capa condiz perfeitamente com a trama, e o final foi ainda mais surpreendente e satisfatório.

@fptrotta se superou ainda mais nesse livro, super recomendo!

Francesco Procat 31/05/2018

Sangrento e cômico na medida certa.
Família Noturna retrata a história da família McAbres, que durante a 2ª Guerra Mundial recebem toda semana um convidado com ideais favoráveis ao Holocausto e o assassinam durante o jantar.
A história é fluida, fácil de ser lida e possui uma forte crítica nas entrelinhas. Tais feitos se devem à exímia habilidade de F.P. Trotta, que aqui prova conseguir explorar territórios que fogem - completamente - de suas obras anteriores, como a icônica série Intergaláctica, marcante história de ficção científica.
Família Noturna mistura elementos do gótico e da comédia, trazendo a melhor sensação de "família Addams" para a página dos livros. Além disso, a narrativa do autor desenha cada cena como uma pintura, fazendo com que a estética do livro se compare ao seu conteúdo em qualidade.

Marques 31/05/2018

Gente! rsrsrs
Eu só tinha lido a série de ficção do F. P. Trotta e não sabia o que esperar com um livro de terror. Na verdade não é terror, é mais comédia. Mas uma comédia BEM negra com uma moral imensa por trás, que eu não esperava - a única semelhança com a série de ficção é a reviravolta no final. É bem família Addams como a resenha abaixo falou, mas os filmes da família Addams não podiam ser adultos assim, visto que era uma franquia mais infanto juvenil. O livro tem mortes GROTESCAS, mas ao mesmo tempo engraçadas. Li em 2 horas, e destaque para os dragões de komodo Carmem e Rodolfo que roubam a cena rsrs.

Anônima literária 03/06/2018

Família noturna é um livro bizarro e ao mesmo tempo fascinante, perturbador e ao mesmo tempo criativo, um livro realmente inacreditável.
O livro família Noturna foi escrito por @fptrotta o mesmo autor da quadrilogia intergaláctica. Quando comecei a ler eu achei esse livro bizarro e cheguei a pensar que o autor tivesse perdido toda a sua essência.
Mas foi apenas por algumas páginas e no momento em que eu li o trecho em que dizia; "Nada é mais detestável do que o verão", mudei toda a minha opinião e o livro acabou me conquistando.
No momento em que eu me permiti apreciar a história, os meus olhos se abriram e eu consegui ler entre as entrelinhas e a apreciar uma história recheada de críticas e de mensagens para levar para a vida.

O livro é bem pequeno e como eu amo livros grossos achei que faltou um pouquinho mais de detalhes. Mas é um livro tão fascinante que trás uma mensagem tão crítica que acabou entrando para a minha listra dos vinte livros que todos deveriam ler antes de morrer. .
Fiquei tão fascinada com o livro que eu ficava pensando a todo momento; Será que eu interpretei esse livro de maneira correta? Pois, Família Noturna é um livro que tem varias opções de interpretação e
isso me deixa maluca.
Comparei esse livro a Caixa de pássaros um livro perturbador e maravilhoso, um livro que nos leva além. Um livro imaginável e que precisa ser lido por todos.

Maníaca Literária 07/08/2018

Em Família Noturna vamos conhecer a família McAbre, que tem a paixão pelo mórbido e obscuro.
Anastasia, Gaspar, Vovó Lilith e Cassius moram na grande mansão nos Alpes Suíços, que hoje funciona como uma pousada, mas devido a guerra a frequência de hóspedes diminuiu.
Para a noite de natal, Elvira, está a caminho da grande mansão onde irá passar com os tios .
Na noite de natal a família " recebe" uma visita, mas ninguém imagina que aquela pessoa ao iniciar uma conversa levaria ao início de uma grande válvula de escape e um anti tédio para a família.
Agora a família guarda um macabro segredo por trás dos portões da mansão, e terão o grande desafio de manter esse segredo guardado e os jantares semanais com seus convidados especiais.
Mas será que vão conseguir ? Algo dará errado ?
Só lendo para descobrir.
°
Primeiro contato com a escrita do autor e super gostei!
É aquela leitura fluida e fácil onde prende do início ao fim.
Uma das melhores partes pra mim foram os diálogos, super animados que até nos momentos de tensão, tristeza e chocantes me tiraram risos, e quando vovó Lilith abria a boca ficava melhor ainda.
O final foi inesperado, fiquei sem palavras pra descrever, foi um tiro ( risos ).
Além de ficar dias pensando no final e nos temas abordados na história pelo autor.
Super recomendo a leitura é um livro curto, mas que vale a pena e se você gosta da família Addams é um prato cheio pra matar a saudade.
PS: O livro não é de terror, mas tem um mistério e aquela pegada obscura e macabra ( macabra pelos atos dos personagens ).

Fabi @FLeituras 24/09/2018

O livro se trata de uma comédia mórbida onde uma família, com gostos bem peculiares, passa a convidar uma vez por semana alguém para jantar em sua mansão. Mas não para por aí: esse convidado é morto até o final do jantar! Tudo se passa no cenário da segunda guerra e os convidados estão de alguma forma relacionados com ela.
Temos temas como machismo, racismo, homofobia, etc... O autor coloca a família MacAbre, que possui um pensamento moderno e mente aberta, tentando debater e abrir os olhos de personagens que possuem os ideais nazista e distribuem ódio gratuito. Obviamente o diálogo não dá certo, então a família começa a realizar justiça com as próprias mãos. Mas claro que terá consequências.
A história é bem legal e lembra um pouquinho a " família Addams". Há o melhor do macabro e do clichê neste livro misturado com elementos totalmente novos que o deixam empolgante de ler. Há cenas bem violentas, mórbidas e sangrentas contrastadas com cenas de humor. Tem momentos em que você consegue sentir a tensão.
Os personagens são divertidos e possuem ideias bem malucas (principalmente vovó Lilith). Gostaria apenas de ter visto um pouquinho mais da personalidade do mordomo Cassius.
Temos várias reviravoltas no final. Tentei adivinhar como acabaria a história e não consegui.

No começo senti que o livro possui alguns trechos incoerentes, mas foi só se acostumar com a escrita do autor que o texto fluiu muito bem. O livro é curtinho e possui algumas ilustrações maravilhosas