50 poemas de revolta

50 poemas de revolta Vários autores

Resenhas - 50 Poemas de Revolta

Carol Abrantes 29/08/2023

Atemporalidade da vida e suas facetas
O livro "50 Poemas de Revolta" é uma coletânea de poemas de diversos autores, tais como Angélica Freitas, Conceição Evaristo, Ferreira Gullar, Mário de Andrade, Vinicius de Moraes e muitos outros.
Lançado em 2017, tem vindo a conquistar notoriedade. Na verdade, merecia uma visibilidade ainda maior, visto que esta antologia, como o próprio título sugere, consiste em poemas de revolta. No interior deste livro, irá deparar-se com temáticas que incluem intolerância, desigualdade social, racismo, ancestralidade, patriotismo, e outros tópicos indiscutivelmente atemporais que refletem a sociedade atual.
Se você é um leitor inclinado a indagar e refletir, este livro é para você. É importante destacar que a linguagem não é complexa , tornando a leitura ágil, apesar das suas 125 páginas. No entanto, não é uma leitura de digestão simples. O preço desse livro também é acessível e pode ser encontrado facilmente em formato de ebook.

?[...] Porém meu ódio é o melhor de mim.
Com ele me salvo
E dou a poucos uma esperança mínima.? (p. 20)

?feminista sábado domingo
segunda terça quarta
quinta e na sexta
lobiswoman.? (p. 122)

?[...] eu quero a destruição de tudo que é frágil:
cristãos fábricas palácios
juízes patrões e operários.? (p. 41)

bella 08/01/2023

inconsciência da tragédia em plena tragédia
bah não sei nem o que comentar na real, uniu, realmente, as duas coisas que mais me motivam: poesia e ódio.
já tinha lido alguns em outras antologias, mas os novos me agradaram muito e renderam diversas marcações, como em "memórias de um homem-bala", de fabiano calixto: "burros, cegos e imbecilizados/ celebrando nossa bandeira/ nosso passado de absurdos gloriosos"

Marcelo 07/01/2022

50 poemas de revolta é uma coletânea de 34 poetas brasileiros, cada um com sua particularidade estilística e de diferentes momentos na história do país, mas que tem como elo (como o nome do livro entrega) a indignação.
Poesia acessível e impactante. Um livro ao qual é difícil ficar indiferente.

Joaquim 19/01/2021

Aprovado!
Leitura rápida e enriquecedora. Cada poema gera uma reflexão diferente e todas são salutares.

FellipeFFCardoso 02/03/2024

Um livro bom, com presenças importantes, mas preguiçoso. Com tantos poetas novos por aí escrevendo, inventando, traduzindo mundo, colocando pingos nos is, cortando tês, rimando pobre e rimando rico, com a mão tão mais livre e mais contemporânea, ainda que neste nosso país os temas sejam praticamente os mesmos há 500 anos, ainda me pergunto qual o medo da própria literatura e de quem comercializa a literatura da poesia. Por que é tão difícil dar espaço a novos poetas? Por que insistimos tanto e apenas nos cânones? O meu 51º poema de revolta que se une a esse livro é esse: terminar de lê-lo e saber que li mais do que já está consagrado. Eu quero a voz nova, eu quero o resto do Brasil falando também.

Michelle Pagura Festa 19/08/2020

um livro que eu sabia que ia gostar
amo poema
amo revolta haha
não tinha como não amar

Pilar Galíndez Jorge 29/04/2021

50 poemas de revolta
50 poemas de revolta é im livro muito util pra quem gosta de ler e estudar sobre criticas sociais.
Com poemas muito lindos em vários estilos e opiniões, recomendo muito esse livro.

Daniele Freitas Pacheco 31/03/2023

Achei os poemas bem diversificados, isso pra mim foi muito bom. Ao ler esse livro tive acesso a poetas consagrados e a poetas contemporâneos selecionados por abordar o mesmo sentimento de revolta.

Síntique 09/11/2022

Poesia agressiva
Eu não sou muito conhecedora de poesia, mas gosto muito de algumas. Eu acho um estilo literário muito subjetivo, e precisa ser apreciado com calma e profundidade. Esse livro tem um estilo de poesia que não estava acostumada. Uma poesia agressiva, militante, forte. Eu normalmente leio poesias sentimentais e depressivas, muito centradas no eu. Esse livro foca no todo, na sociedade, nas injustiças. Tem textos muito bons, devo admitir. Mas eu particularmente prefiro poesias pessoais, e textos sobre as injustiças sociais eu prefiro mais argumentativos. Mas é um livro excelente para os adeptos do gênero.

Rafael Moia 23/06/2022

Tirando os clássicos...
Os poemas que mais me chamaram atenção, foram das poetisas. Uma delas é a Angélica Freitas, que conheci lendo "Um útero é do tamanho de uma punho" e nessa compilação da Cia das Letras, impossível o seu poema não ser um destaque.

Pedro H. A. S. 24/08/2021

Um reflexo do nosso tempo
50 poemas apaixonantes e ao mesmo tempo revoltantes que nos proporcionam uma nova visão sobre como as experiências humanos no tempo se conectam por entre passado, presente e futuro.

Veredito: Uma análise das torturas dessa vida e das batalhas pela sobrevivência que nós enfrentamos diariamente durante a nossa travessia por esse mar de injustiça e caos que é o mundo em que vivemos.
?Nota: 5 de 5?

Tiago 02/10/2022

Poesia como resistência
Uma coletânea de poemas de autores clássicos à nova geração com uma temática em comum: a resistência.
Cada poeta fala de um lugar e de um tempo específicos.

Livrinho pequeno mas cheio de mensagens e reflexões. Prato cheio para trabalhos pedagógicos (meu lado professor nunca me abandona haha).

LetAcia1104 11/03/2024

Eu poderia simplificar em uma palavra, estupendo.
O livro é uma coletânea de poemas feitos por grandes escritores brasileiros, logo já se imagina o conteúdo maravilhoso que vem escrito em cada página. Toda vez que eu virava uma folha era uma enxurrada de palavras perfeitamente colocadas me levando a uma epifania sobre conflitos, não apenas sobre os antigos como por exemplo, entre os indígenas e colonos mas também os contemporâneos sobre política moderna.
Eu recomendo muito esse livro principalmente para quem gosta de poesia bruta que esquece o romantismo e fala as verdades. Esse livro é um grito de intervenção para a sociedade.
Ratana.Queijo 12/03/2024minha estante
Adorei, vou ler dms?

Myca2 15/03/2020

Atemporal
Simplesmente amei a forma como livro junta diversos tipos de poemas, de diferentes épocas. Mostrando que não importa o tempo sempre haverá algo para se revoltar, e que a arte é sim política, e é a melhor arma na qual podemos e devemos abusar.

Vanderley.Sampaio 30/08/2020

Maravilhosa seleção
Uma antologia de poemas fortíssimos, que mexem com a nossa cabeça com muita intensidade e vigor.