Os Reis da Festa Henri B. Neto

Resenhas - Os Reis da Festa

Lorena Miyuki 21/12/2017

falta originalidade
Achei engraçadinho no começo; pensei: olha só, mais um clichêzinho legalzinho pra desestressar e tal..
Mas sabe o que me deixa encucada? É o tanto de americanização que tem nessa noveleta - não é um conto, nem um romance, então vou chamar de novela mesmo. E de um autor brasileiro, poxa. E isso me deixa nervosinha sim.
Toda a ambientação é americanizada demais - a família europeia, a ideia de festa em casa, os _copos vermelhos_, nossasenhora fiquei me remoendo enquanto lia.
Todos os personagens agem como se fossem americanos, os maneirismos são norte-americanos, _falam_ assim, inclusive tenho a nítida impressão de que os diálogos foram escritos/pensados em inglês e depois traduzidos, sabe?
Se os nomes deles não tivessem sido "abrasileirados" para Júlio e Cauã, o que nem condiz com a ideia americana do negócio, né, eu nem teria percebido que tinha sido escrito por um autor nacional.
Além disso, o texto precisa de uma revisão urgente. Há vários momentos de palavras cortadas, letras fora do lugar, etc.
Enfim. Fiquei chateada e em vez de me desestressar, terminei de ler só pra constar que a gente precisa abrir a cabeça e escrever coisas mais _originais_.
Aliás, é isso, resumindo: falta originalidade.

[resenha completa em breve no marcadocomletras. com]
Kyran 21/12/2017minha estante
Esse titulo é familiar pra mim, mas não por causa de livro. É um daqueles livros que saiu do Wattpad?

Lorena Miyuki 22/12/2017minha estante
não faço ideia? :(

Lalesca0 18/06/2022

Divertido demais
Eu me prendi muito no mundo deles, socorro. Tudo parece acontecer muito rápido, até porque é só uma noite, mas ao mesmo tempo faz tanto sentido e dá pra viver as cenas junto com eles. E, bom, só pra relembrar que o B de LGBTQIA+ não é de Battle Royale...
Lalesca0 18/06/2022minha estante
PS: Revirei um pouquinho os olhos quando o Júlio falou pela 5x que o Cauã era (insira as características de populares gostosos), porque já tava achando meio repetitivo, mas foi bem na última vez que ele falou e, enfim, compreensível.

Thalita 23/12/2017

Os Reis da Festa
Definitivamente, esta é a história do Henri que eu mais ri enquanto lia. Toda a situação do Júlio e do Cauã se respondendo, e o fato do primeiro não gostar de fazer festas mas fazer por conta dos pais, é propositalmente sem noção - e acho que isto foi o que fez toda a diferença. A história conta com dois pontos de vistas diferentes, e a voz dos protagonistas realmente não soam a mesma. Enquanto um é mais sarcástico e um tanto quanto dramático, o outro é todo resolvido e desbocado... E me apaixonei completamente pelos dois. O mais engraçado de tudo foi que eu me identifiquei em vários momentos com o Júlio, seja pela sua fixação por livros ou mesmo por querer fazer algo por outras pessoas para agradar - quando por dentro está se remoendo. Eu me conectei tanto com tudo, que até tirei a minha velha Capricho de Crepúsculo, só por ela render toda uma situação na história que me deixou super nostálgica. Porém, o mais legal é que, mesmo sendo uma história divertida e repletas de referências à cultura pop, o Henri ainda tira um tempo para falar de coisa séria, como a invisibilidade bissexual. Com toda a certeza, Os Reis da Festa mostra toda a evolução narrativa dele, e está sendo maravilhoso de se acompanhar.

bi 20/01/2018

Contagiante!
Neste conto, Júlio é um garoto gay e que sempre tenta mostrar aos pais que é popular (o que não é verdade) dando festas em sua casa, mesmo odiando dar festas. Ele queria viver apenas nos livros e nos filmes, ao contrário de seus pais, que são atléticos e populares. Cauã é um cara popular, esportivo e que já namorou diversas garotas. Em uma das festas que Júlio dá, ele e Cauã se encontram e sentimentos começam a rolar, mesmo que Júlio ache estranho, já que ele não sabe que Cauã é bi, e ache que é alguma armação do outro. Vamos ver como esse romance vai se desenrolar, como os dois vão descobrir sentimentos e se conhecerem.

Eu achei fantástico o jeito que o autor escolheu contar essa história, intercalando os capítulos entre a visão de Júlio e a do Cauã. Os dois são personagens fortes, que te conquistam desde o início, mesmo em 85 páginas. O conto tem muita diversidade, drama, amizade, romance e novas descobertas. Adorei muito a forma de escrita do Henri B Neto, ele faz com que os personagens realmente conversem com o leitor e isso é sensacional. Para um conto, ele é fechado, completo, deixando um gostinho de quero mais porque gostei muito da história e dos personagens. Henri tem mais trabalhos publicados e quero muito conhecer mais personagens reais, como Júlio e Cauã, e outras histórias fantásticas.

site: https://www.instagram.com/leituradiferente/

zoni 28/07/2018

É uma história totalmente lindinha, com personagens que por mais que americanizados cativam rapidamente.
Essa história realmente me fez sorrir como um adolescente apaixonado, e só por isso ganhou vários pontos comigo, e por ter um desenvolvimento de personagens tão bom, mesmo sendo tão curtinha me arrebatou de uma vez.

Os dois protagonistas são bem carismáticos e nos ganham logo de cara e sem esforços, quando vemos já os amamos e torcemos feito loucos pra que o romance dê certo, e eles se peguem logo, porque é isso que queremos quando lemos um romance, queremos beijos, e diálogos fofinhos para aquecer nosso coração (eu tenho usado essa frase com frequência, desculpem). Gosto da dinâmica da história, do fato de cada capítulo ser narrado por um dos meninos, isso pode ser muito útil quando feito da forma certa, e Henri acerta com maestria.

A naturalidade na história é o que mais me chama atenção, poucos autores conseguem deixar seus personagens tão naturais, principalmente em histórias YA, claro que rola todo um clichê adolescente, mas não é pesado, lemos frases como “barraca armada” ou “o zíper da calça começando a apertar” de uma forma muito natural, porque nós mesmo já a dissemos, ou já pensamos, não são coisas que só vimos em filmes americanos.

Em suma, amei, amei de verdade. E só dando uma ideia de leve: o Henri poderia escrever uma outra história com esses personagens, ou umas outras histórias, sem pressão.

Criei uma playlist porque to muito apaixonado: open.spotify.com/user/sixofcrovvs/playlist/3YOZaiPOR9tkLCEGuTPCfm?si=606ozyuDQ7yaFLup3Vnv4A

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

victor lopes 07/06/2019

Eu gostei!
É um conto bem clichê, mas um clichê bem usado, que funciona no sentido de te fazer gostar dos personagens e do romance deles.
Acho que poderia ser um pouco menor porque acaba se arrastando mais do que deveria até chegar ao ápice da história. Mas não é nada que estrague a leitura. :)

Gleyd 08/09/2019

MARAVILHOSO
Simplesmente amei! Gostaria que fosse maior, mas mesmo com poucas páginas os personagens foram bem construídos e cativantes e o enredo foi bem desenvolvido. Não sei qual dos protagonistas eu gostei mais. A química do casal me impactou bastante e eu ADOREI as referências pop. Recomendo muitoooo!

Nanna - Livraneios 13/09/2019

Me apaixonei por essa história. Aqui nós contamos com personagens extremamente bem construídos e com planos de fundos consistentes. Dei muitas risadas e fiquei com a sensação de estar com o coração quentinho ao finalizar. Bem levinho e divertido, super recomendo!

Andy 15/09/2019

Uma delicinha, tipo leite com chocolate.
Tão gostoso de ler! Tão suave... A história contada por 2 pontos de vista diferentes teve um quê a mais, certamente.
Sabe filme americano de high school? Tem mais ou menos essa sensação (o que me pareceu um pouquinho irreal pro contexto Brasil, mas...), com um final bem aconchegante.
Super recomendo!

Guilherme da Casa Baratheon 15/10/2019

É tão leve e bonitinho que li o mais rápidoque pude, queria até mais acontecimentos só pra ler mais

Meu sonho uma continuação desse casal em um livro físico ou mesmo umas 300 páginas pra me acabar (e por favor com cenas de hot)

Cantiolinha 01/11/2019

Vibe nostálgica
Este é um livro do qual não sabia o que esperar. Baixei por uma questão de oportunidade, e comecei a leitura porque queria algo leve. De fato, não é nada extraordinário, mas alegra o coração e da a sensação de estar assistindo àqueles filmes pop adolescentes em plena Sessão da Tarde. Conta a história de Júlio, o típico menino tímido e deslocado de um amigo só (com o diferencial que, apesar da timidez, ele se obriga a sediar festas), e Cauã, um adolescente lindo (a descrição dele é ótima pra te fazer querer um na sua vida) e extrovertido, o rapaz mais popular do último ano do Ensino Médio. Numa das festas de Júlio, eles se esbarram numa situação corriqueira e começam a se envolver a partir daí, com direito à telefone sem fio e intrigas adolescentes. Não é uma narrativa com feitos impressionantes (embora um momento em especial tenha sido bem inusitado de se ler), mas nem há necessidade disso para o objetivo da história, o qual suponho ser entreter de maneira leve e divertida. Vale a pena dar uma chance despretensiosamente.

De Olivato - @olivatobooks 03/01/2020

Os Reis da Festa
Este livro nos conta a história do Júlio que é um adolescente que aceita realizar festas para as pessoas de sua escola apenas para agradar os pais que eram o estereótipo de adolescente popular de filme americano. O problema é que Júlio não interage com a maioria dessas pessoas e acaba ficando no canto enquanto as festas acontecem.

Em uma dessas festas, Júlio acaba tendo um momento muito inusitado com Cauã – o garoto popular –, sendo a primeira vez que ele é notado em suas festas, nosso protagonista não sabe o que fazer com toda essa atenção. O que o choca mais ainda é quando Cauã o chama para se encontrar com ele em outro lugar da festa, desconfiado e sem saber o que fazer, o Júlio vai buscar conselhos com o seu melhor amigo que também é gay.

Uma noite longa com uma festa cheia de mal entendidos parece ser o cenário perfeito para esse clichê se desenrolar, muitas primeiras impressões são colocadas a prova. Será possível que o garoto mais popular da escola está mesmo querendo conhecer o tímido Júlio? Ou tudo é apenas uma pegadinha para humilhar o garoto gay que está impressionado com a beleza e com o status do outro?

“Sou apenas mais um na multidão. Aquela pessoa que passa do seu lado na rua e você nem olha duas vezes.”

Eu simplesmente amo clichês e me senti muito bem servido com esse livro, ele estava gratuito esses dias na Amazon e aproveitei para lê-lo, a escrita é bem fluída e os dois garotos dividem a narração dos capítulos. Vale muito a pena conhecer, pois acabou sendo o romance que eu não sabia que precisava naquele momento.

No Skoob, eu dei 4 estrelas.

site: https://www.instagram.com/p/B3mxH_hj6s1/

Bells 15/01/2020

Comentário sobre: Os Reis da Festa
É um romance adolescente, no qual dois garotos, que são totalmente diferentes acabam se envolvendo. Júlio, é o cara que sempre da as festas, porém, ele se sente um estranho nelas, ficando isolado apenas na companhia de seu melhor amigo . Cauã, por outro lado, é um cara lindo, popular. Os dois se encontram na cozinha por acaso, e Cauã acaba se interessando pelo Júlio, e assim começa a história deles.

É um romance bem rápido, com uma escrita bem fluida. Indico para quem deseja lê algo mais simples, sem informações complexas.

Teve algo que sentir falta na obra, contudo, pelo tipo de livro que o autor escreveu, não entraria na obra. O personagem Cauã, é descrito como moreno, dos cabelos cacheados, o que sentir falta foi de vê na obra algo que remetesse mais a realidade dessas pessoas, que sempre sofrem algum tipo de preconceito/discriminação devido a sua cor, mas seria algo que tornaria a obra com mais informações e poderia torna-la mais complexa, fugindo do tipo de obra que foi criado. Além disso, achei legal ter pincelado sobre a homofobia, apesar de ter sido algo mais passageiro.