Por Trás do Véu de Ísis

Por Trás do Véu de Ísis Marcel Souto Maior

Resenhas - Por Trás do Véu de Ísis

Karina.Nishiyama 06/06/2023

Por detrás de tudo?
Que livro? de tirar o fôlego de tanta narrativa interessante.
Marcel Souto Maior é muito fluido em sua escrita e, como jornalista, tenta sério mais objetivo e cetico possível!
Tentar mas ao meu olhar é envolvido pela grandiosidade que é o Espiritismo.
E no final do livro deixa uma mensagem que nos pega de surpresa. Uma mensagem que Chico Xavier sempre dava aos céticos: Você pode duvidar da sobrevivência do espírito, da vida, ? mas não pode negar que Chico tirava as pessoas do ?próprio umbigo??.

GioMAS 06/06/2023

Análise sensível e comprometida
Valendo-se de linguagem jornalística e abordagem - quase - imparcial, o autor investiga os aspectos que permeiam a prática da psicografia, questionando sua legitimidade enquanto fenômeno paranormal.

Inicialmente, dedica-se à jornada de Chico Xavier, considerado um dos mais relevantes expoentes do espiritismo e maior psicógrafo de todos os tempos, narrando os eventos que, em tese, atestaram sua credibilidade, conferindo-lhe posto de medium genuíno, entre os quais, possível citar, os inquéritos conduzidos de forma metodológica, com ares de experimentação científica, em meados de 1935, assim como os extravagantes e despropositados testes de veracidade, aplicados reiteradamente no decorrer dos anos.

Os fatos elencados, extraídos de estudos técnicos e reportagens investigativas, convencem até o mais incrédulo dos ateus. Como uma das representantes da "geração anos noventa" - agnóstica por rebeldia e cética por hábito -, posso dizer que nem os recentes escândalos envolvendo uns e outros "santificados" por aí, portadores do dom maior do charlatanismo, foram suficientes a aviltar os feitos mediúnicos narrados.

Sob enfoque diverso, o autor prossegue analisando a eficácia da psicografia como mecanismo de alento às famílias em luto, compartilhando suas experiências e apontando fortes indícios da autenticidade das mensagens captadas.

Saeto 11/07/2022

Uma excelente obra investigativa acerca da psicografia e mediunidade. Muito bem elaborada e investigada pelo autor. Recomendo a leitura à todos, desde os adeptos à Chico, quanto aos céticos para que possam tirar suas próprias conclusões.
S.

Ivanete 02/10/2021

Um universo de saudade
Um mergulho nesse universo marcado por dor, saudade, esperança e algum conforto. Várias histórias de mães que perderam os seus filhos.
A partir da psicografia mediúnica, foram capazes de tranquilizar sua alma, encontrar alguma razão para seguir vivendo e ainda ajudar outras que passam pelo mesmo tipo de tragédia.
Um pouco de elucidação sobre o mundo psicografico.?

Eros 29/09/2021

Investigação?
"Por Trás do Véu de Isis" deixou uma certa ausência em suas páginas. Marcel Souto Maior não chegou a fazer uma "investigação sobre a comunicação entre vivos e mortos" como sugeriu em seu subtítulo. Sua pesquisa (não passa disso) até que não foi rasa, mas rasa certamente foi a abordagem junto aos importantes nomes que entrevistou. Nomes como o do médico Sérgio Felipe de Oliveira ou do médium Waldo Vieira, além dos outros entrevistados, acabaram tendo seus depoimentos aproveitados de forma muito superficial. Ou Marcel teve dificuldade para se aprofundar nas questões por motivo de falta de conhecimento técnico, ou teve que ser limitado na produção escrita por questões editoriais. Tendo a acreditar na segunda hipótese, pois durante a leitura fica a sensação de uma certa "pressa" ao discorrer sobre as dúvidas a serem confrontadas com sua pesquisa. De qualquer forma, passagens interessantes do intercâmbio entre o mundo dos vivos e dos chamados mortos vem à tona nas páginas dessa obra. Ótimo para quem está iniciando no tema.

Carlinha 05/02/2021

Interessante
Eu tinha lido o "Vidas de Chico Xavier" do mesmo autor e já engatei nesse aqui. Não é nada repetitivo, tem um foco diferente da mediunidade.
Ele é um estudo que o jornalista fez sobre a psicografia.
Acompanhamos histórias emocionantes de pessoas que viveram essa experiência.
É um livro de narrativa fluida e bem rápido de ler.
Gostei

Vitorugo 04/02/2021

Dor sem nome....
A dor da perda de um filho é algo imensurável. Nenhum clichê afirmar que ?só entende quem passa?.

Nada pode consolar, aprende-se a viver com o vazio, a ausência. A dor não diminui, apenas é adaptada.

O livro, como os outros do autor, é leve, com trechos emocionantes e marcantes. Relatos de episódios onde o ceticismo e a incredulidade são abalados e provam que o amor de mãe é tão poderoso que protege seus filhos onde estiverem, rompendo barreiras, seja no plano físico ou espiritual.

Que deus conforte o coração destas pessoas.

Tha_Reis 18/01/2021

Uma porta leve para adentrar nas discussões do Espiritismo
Sempre tive curiosidade de ler os livros do Chico Xavier, mas ao mesmo tempo tinha um bloqueio para ir diretamente às obras dele. Esse livro serviu perfeitamente como "porta" para chegar indiretamente nele e ainda descobrir sobre o trabalho de outros médiuns brasileiros.

O livro vai contando sobre o trabalho dos médiuns ao mesmo tempo em que apresenta as histórias de vida e morte (muita morte!) daqueles que recorrem a eles. Preparem o lencinho pois são relatos tocantes! O final em aberto me deixou curiosa sobre o desfecho de uma mãe em específico.

A escrita é leve e explicativa, num tom jornalístico mesmo, e ainda levanta questionamentos intrigantes típicos de quem é inexperiente em lidar com as facetas do espiritismo.
Michel 18/01/2021minha estante
Sempre achei um assunto meio complexo de entender, mas pela sua resenha, esse parece ser um bom livro para adentrar no tema. Gostei.

André 18/07/2020

Entre a incredulidade e o fanatismo ...
"Em matéria de fé, eis os extremos que devem ser evitados: a incredulidade e o fanatismo. Porém, entre os dois, o fanatismo é o pior."
É disso que se trata o livro, aliás um livro investigativo, não um livro biográfico ou sobre o Espiritismo. O livro mostra o percurso do autor através de entrevistas a vários médiuns e idas a vários centros espíritas a fim de se obter respostas sobre o fenômeno da psicografia. Cercado de casos de familiares que buscam alguma prova da continuidade da vida de seus entes queridos, Marcel escreve para todos, espíritas ou não, entender como ocorre o processo da comunicação entre encarnados e desencarnados, mostra as brechas para a fraude, para a auto sugestão, para a descrença, e acima de tudo, o papel fundamental no consolo que a crença na comunicação além túmulo leva a essas pessoas. Sempre devemos olhar com olhar crítico, e entender que até os mais céticos, ficam abalados diante da "prova" da existência da vida eterna.

Eliza Cristina 12/02/2020

Por trás do véu de Isis
Um livro jornalistico e interessante, porém pra quem tem conhecimento sobre espiritismo, e acredita não agrega muita coisa.

kleberaugusto 06/05/2018

Pesquisa Investigativa Fascinante
Apesar do subtítulo deixar claro - uma investigação sobre a comunicação entre vivos e mortos - eu comecei a ler este livro achando que seria algum tipo de biografia do Médium Chico Xavier, mas isso ocorre apenas na primeira parte e, mesmo assim, apenas para situar o leitor sobre a importância e influência do maior Médium do Brasil - e acredito, um dos maiores do mundo.

O objetivo é apresentar de forma bem racional o fenômeno da comunicação entre mortos e vivos - pois percebemos que geralmente a comunicação é de lá para cá - em suas várias formas: escrita, falada, pensada...

O autor nos descreve suas perplexidades e dúvidas, e nos apresenta as pessoas que foi conhecendo no caminho, todas com histórias de perdas imensas e, talvez por isso mesmo, mais fáceis de serem ludibriadas.

O autor tem uma prosa muito fluida, e muito gostosa de se ler, e a história em si é muito cativante.

Muito recomendado, e fiquei com vontade de ler as outras obras dele.

Marcelo 25/05/2014

Livro jornalístico.
Não se trata de uma obra espírita, fala sobre a questão da mediunidade, da psicografia espírita. Eu li, gostei, apesar que fiquei surpreso e apreensivo com alguns trechos. Mas Marcel Souto Maior é um profissional que sabe ser imparcial ou instigar na medida certa se tratando de um tema bem complexo e delicado.

Egídio Pizarro 19/08/2011

Investigação bem bacana sobre mediunidade e psicografia. Ao mesmo tempo que não buscou "endeusar" a comunicação entre vivos e mortos, mostrou que o ceticismo sobre o assunto não tem tanta razão assim.

Bano 18/11/2010

Nascidos para a vida eterna
Se você não gosta de espiritismo, Chico Xavier e de pessoas choramingando por terem perdido entes amados, então é bom passar bem longe deste livro.

Eu gosto do assunto (nos últimos 18 meses só tenho lido livros espirituais), creio que isso explica porque li este livro em dois dias — há pessoas que devem ter lido num dia, ou numa noite. Contudo, devo confessar que fiquei meio decepcionado com o trabalho do autor Marcel Souto Maior. Esperava mais, uma literatura mais rica, arrebatadora. Até o final me deixou um pouquinho decepcionado. Por quê? Porque Marcel demonstra — depois de tudo que leu, viu e ouviu — ainda não estar convencido de que existe vida após a morte do corpo físico.

Quando afirmo que o livro poderia ser melhor é porque, durante a leitura, fiquei comparando o estilo literário de Marcel com o de outro jornalista: Clementino de Alencar, correspondente do jornal "O Globo", que foi pesquisar a mediunidade de Chico Xavier, em 1935. Marcel reproduz (como na página 51) alguns trechos do primoroso texto de Clementino.

Há um pequeno trecho no meio do livro que achei meio cansativo, e a descrição que Marcel faz sobre a choradeira de mães e pais enquanto esperam ser atendidos pelos médiuns, só não chegam a ser entediantes porque ele permeia a narrativa com algumas pitadas de humor — claro que sempre sem o desejo de zombar da situação descrita. Um ótimo exemplo desse humor está descrito no seguinte diálogo:
Médium: — Quem é Neguinha? Fusquinha? Pituquinha?
Consulente: — São meus gatinhos.
Médium: — E o José Luís?
Consulente: — Meu galo.
Médium: — Estão todos aqui.

Um trecho curioso é uma mensagem enviada pelo espírito da mãe do presidente Lula. Ela revela que, quando menino, Lula gritava: "Um dia o Brasil vai viver sem fome e dirá: Foi o Lula que nos salvou". Parece que Lula sempre desejou chegar à presidência, e conseguiu. Pena que esqueceu as promessas que fez quando jovem, pois o povo ainda passa fome e continua ignorante. Ele só conseguiu controlar a inflação.

Outra curiosidade é quando o autor conta um dos encontros que teve com um médium (ele pediu para Marcel não divulgar seu nome) de Brasília. O médium entra em transe e quando o jornalista pergunta com quem fala, demora para entender: "Sou a individualidade espiritual que, por enquanto, não falará de nomes passados. Sou aquele que vós conheceis, nesta encarnação, pelo nome de [nome do médium]. Sou a consciência ampliada de outras experiências que vão além da atual". Ou seja, o espírito do próprio médium resolveu esclarecer as dúvidas do jornalista. Se Marcel ficou surpreso, eu também fiquei ao ler esse trecho. Pois pensei que quando o espírito ainda está encarnado, ele só conseguisse se manifestar através de projeção da consciência (viagem astral).

Eu torcia, ainda no início do livro, para que Marcel seguisse uma linha de pesquisa mais científica, como ele conta nos capítulos em que descreve seus encontros com o psiquiatra Sérgio Felipe de Oliveira, o físico Alexandre Fontes da Fonseca, e o médico projeciologista Waldo Vieira. Mas não foi assim, em vez do assunto complexo, Marcel preferiu as amenidades das choradeiras dos pais.

Apesar das ressalvas, ainda assim eu recomendo a leitura deste livro. Porém, faço um alerta: não duvide, acredite — por mais difícil que seja —, você é imortal. Seu corpo físico morrerá um dia, mas sua consciência, o ser inteligente jamais perecerá. Tenha uma feliz jornada eterna!

P.S.: veja este vídeo: http://video.google.com/videoplay?docid=-7197128954993375060#
Fernanda1943 08/07/2017minha estante
Ah melhor resenha desse livro!

Simone 25/11/2017minha estante
eu gostei muito do livro

Egnaldo 30/12/2009

Inteligente
Um belo trabalho jornalístico do competente Marcel Souto Maior, reponsável pelo que considero como o melhor [e mais esclarecedor] estudo da atividade mediúnica no Brasil.

Verdade? Farsa? Loucura? Aos espíritas, aos curiosos, aos religiosos de qualquer segmento: 'Por Trás do Véu de Ísis' é altamente recomendável.