Hacking Growth

Hacking Growth Sean Ellis...

Resenhas -

Vitor Hugo 06/02/2018

Teste, teste e teste. No final, repita o ciclo!
Um livro de peso e que aprofunda no assunto de Growth Hacking!
Eu que era leigo no assunto, acreditava que esse "novo" marketing, era apenas para fazer uma ação e viralizar um aplicativo. Acabei descobrindo de cara, que não é todo negócio que possui o chamado loop viral.
Estava completamente enganado. Ter uma equipe de crescimento e fazer os chamados "Hacks", devem sempre ser utilizados, desde a aquisição de clientes/usuários, passando pela ativação, retenção e terminando na monetização.

O livro foi escrito por nada mais, nada menos do que o "pai" da metodologia: Sean Ellis. O que passa ainda mais credibilidade aos leitores.
Também é repleto de exemplos de Hacks bem sucedidos e mal sucedidos por grandes Startups do cenário mundial.
Ex: Facebook, Twitter, Instagram, Tinder, BitTorrent, Uber, Evernote, Netflix, Microsoft...

Na primeira parte, Sean e Morgan explicam como formar uma equipe de crescimento, como chegar ao product market fit e como funciona o método!

Na segunda parte é explicado como fazer hacks para aquisição, ativação, retenção e monetização. Sendo um capítulo para cada um desses passos da jornada do cliente/usuário.

Normalmente os entusiastas do assunto ou os que trabalham com essa poderosa ferramenta de negócios, acreditam que só é possível fazer G. Hack para negócios digitais(e-commerce, apps, software), mas não é isso que se aprende no livro. Podemos fazer os Hacks em negócios mais tradicionais e usando ferramentas de marketing offline(rádio, tv, panfletos, comunidade, etc).

Quem deve ler o livro?
Estudantes e profissionais de marketing/Propaganda, empreendedores online ou offline e toda e qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o método de alavancar negócios!

O Queiroz 15/08/2021minha estante
Valeu Vitor, estou lendo ele a alguns dias

Cesar Marcondes 23/02/2023minha estante
ótima resenha, e você tem conseguido aplicar no dia a dia o aprendizado do livro?

Luciano498 29/11/2022

Growth Hacking é muito mais que uma estratégia de negócio, muito mais que um processo contínuo. É uma filosofia, um jeito de pensar e ele pode e deve ser usado por qualquer equipe.

Lari 20/02/2022

Principais pontos:
- Análise e experimentação são chaves para o crescimento;
- Uma equipe qualificada é fundamental;
- Crie produtos que causarão o momento "AHA!" e serão "must-have" dos seus consumidores;
- Analisar e conhecer a fundo seus clientes é essencial.

Pamela.Dornas 11/04/2021

Dá para tirar bons insights
Um livro voltado para tecnologia, mas que nos mostra diversas coisas ligadas ao negócio. No final do livro você começa a ver formas de aplicar da melhor forma o que foi lendo ao longo do livro.
Acredito que para empresas de tecnologia é um livro crucial, para as demais empresas, vale a pena por causa de algumas ideias que abrem os olhos sobre preço, promoção e relacionamento com o cliente.

Glauber Rosendo 12/03/2022

A fase 2 da gestão ágil de produtos e negócios.
Não é um livro sobre Marketing! O princípio aqui é alcançar um ciclo virtuoso de crescimento.

Enquanto o Lean Startup e Scrum te guiam pela: ideação, validação, prototipagem, teste, aprendizagem, ajustes e "iteração". O Growth Hacking segue exatamente o mesmo processo, com a diferença de que a preocupação aqui é "manter o seu produto ou negócio sempre vivo", com valor atualizado, otimizado e reconhecido.

Estratégias de Marketing tradicionais focam muito na aquisição e conversão de lead, mas pouco se preocupam com a retenção e monetização.

Você pode trazer 1 milhão de leads ao seu produto ou empresa, mas se a casa está uma bagunça e eles ficam desconfortáveis com o desleixo, tu só está perdendo dinheiro.

É nesse sentido que o Growth Hacking ataca. Analisa os aspectos que envolvem o produto ou negócio de forma sistemática. As transformações de mercado, as leis, o comportamento do consumidor, os novos canais de marketing, as novas tecnologias disruptivas, etc..

Avalia tudo isso para criar diversas ideias e soluções que possam interceptar cada ponto da jornada do usuário e alavancar o crescimento. Sempre testando e aprendendo, em um mergulho constante na base de dados que fomentam os insights.

Posso dizer que foi uma leitura muito satisfatória. Esperava pouco dele, mas acrescentou muito a minha base de conhecimento sobre "as ágeis". É como ter a faca (Scrum e Lean Startup) e o queijo (Growth Hacking) nas mãos para desenvolver um modelo de negócios poderoso (infalível).

Sério! Se você estuda Marketing, gestão de negócios, startups (ExO's) e áreas correlatas, cai matando sem dó nesse livro, pois tu só tem a ganhar.
Cesar Marcondes 23/02/2023minha estante

Gleison 18/01/2021

Guia completo
Com muitos casos e exemplos práticos o livro vai ensinando técnicas de Growth Marketing que podem ser usadas tanto em grandes empresas como no dia a dia de pequenos negócios. Recomendo a leitura, principalmente se a inovação é papel importante na sua estrutura de trabalho como diferencial em relação aos concorrentes.

Flávia 09/03/2022

Excelente!
Recomendo fortemente esse livro para quem já trabalha com growth hacking e deseja ter um conhecimento mais ?by the book? sobre esse tema super importante no desenvolvimento de produtos digitais. A leitura é um pouco densa mas nada que você não consiga ler se for indo devagar.

André 11/06/2023

Hack de Crescimento
O livro fala como as empresas, principalmente as de tecnologia, utilizam de testes constantes para descobrir maneiras de fazer o negócio crescer mais rapidamente, seja pelo uso de novos canais, seja descobrindo o público ideal e direcionando ações pra estes, dentre outras ações.

Eduardo 25/03/2024

Excelente!
Um baita livro sobre como fazer sua empresa e sua marca crescerem e rápido!

Muito exemplos e casos reais!

Muitas lições a serem testadas e aplicadas imediatamente!

Edu 01/05/2023

Experimentar, analisar, potencializar e repetir
Growth Hacking é um processo sistemático de experimentação, análise e otimização contínua. E nada por acaso, são aplicadas técnicas com metodologias que definem notas para os experimentos considerando fatores chaves, como custo, engajamento e tempo de execução.

Pra mim foi interessante ver a utilização de estratégias de aquisição de usuários, como SEO, publicidade online e marketing de conteúdo, para atrair mais visitantes para o site ou app e demonstrando os impactos da adoção de cada estratégia.

O grande diferencial do livro é que ele apresenta uma abordagem prática, casos reais de empresas que aplicaram a metodologia de hacking growth com sucesso e dicas práticas para aplicar as estratégias em diversos tipos de negócios.

Outro ponto que fica evidente na leitura é que aparentemente, montar uma equipe de crescimento ainda soa como "luxo" para algumas empresas, porém, se bem implementada, torna-se o fator decisivo para o sucesso ou fracasso do projeto em si.