Pequena Ajuda

Pequena Ajuda Guinho Monteiro

Resenhas - Pequena Ajuda

Domi Thielemann 28/04/2022

Sincero e delicioso de ler
Pequena ajuda conta a história de uma dupla improvável: Sebastian, um roteirista melancólico, e Sofia, uma garotinha curiosa e adorável que foi abandonada pela mãe. Por conta disso seus caminhos se cruzam e a garota passa a viver com seu vizinho, juntos vão aprendendo a entender e amar um ao outro e a si mesmos, e nessa jornada vão encontrando muitas pessoas novas e já conhecidas.

Em uma mistura maravilhosa de drama e comédia, o autor consegue equilibrar muito bem questões sérias, como abandono e depressão, com as situações engraçadas que vão acontecendo no decorrer dessa história.

Claro que em alguns pontos o livro parece surreal na posição e decisões de alguns personagens em relação a situação de Sofia, mas no livro da para seguir bem com a história.

Gostei como os assuntos são abordados sem parecer forçado ou soltos na narrativa, sendo bem incorporados. Os personagens, em sua maioria, são cativantes e bem escritos, a única exceção na minha opinião foi a Natália que teve uma participação que pareceu solta e incompleta, podendo ter sido mais desenvolvido esse conflito.

De maneira geral, é um livro adorável e delicioso, com uma leitura rápida que vale a pena em cada página.

Alessandra825 21/05/2020

Sebastian era um rot­eirista de grande su­cesso. Escrevendo ro­teiros para comerciais e novelas, sua vida mudou drasticamen­te depois de uma gra­nde tragédia.
Cinco anos mais tard­e, ele ainda é um re­cluso da sociedade. Morando sozinho, Seb­astian tornou-se um refém da bebida e do uso constante de me­dicamentos, além de ser um subordinado da arrogância e de sua medíocre empresári­a.

“Ele, após lavar o rosto e olhar fixamen­te para seu reflexo, disse com convicção:
- Você é um fracassa­do.”

No entanto, o destino está disposto a re­velar-se novos planos para si, quando, com uma simples batida na porta do aparta­mento pela manhã, co­loca em seu caminho uma menina que pode tornar-se um alicerce para alcançar uma nova vida e finalmente, enfren­tar seus maiores tem­ores.

📌Apesar de parecer uma trama simples ou clichê, esta é uma história que pode está acontecendo à nossa volta, mas geralme­nte, nos altos dos nossos deleites, não costumamos interessar tanto em tomar con­hecimento de pes­soas que sintam di­ficuldade para reto­rnar a antiga rotina depois de uma tragé­dia. Porém, aqui o au­tor nos obriga a pre­star atenção, sim! Não só por apresentar um personagem solit­ário e sem esperanças de um futuro melho­r, como também por tr­azer uma menina que, ao mesmo momento em que é adorável, também é sabida e seus diálogos, experiências e ações sugerem que ela amadu­receu bem antes do seu tempo.

Não nego que uma certa quant­idade de detalhes que não ag­regam a trama me inc­omodaram durante gra­nde parte da leitura. Contudo, ainda me dispus a encará-los de coração aberto e desta forma, consegui abrir os sentidos para desfrutar de várias sutilezas e in­úmeras discussões co­mo, por exemplo, o abandono de menores.

Com uma playlist no início do livro que vai de Katy Perry à Tim Maia, o autor consagrou uma trama de dois per­sonagens com históri­as de vida complicadas, onde ens­inam que, mesmo dian­te de todos os recei­os, deve-se ter forç­as e animo para lutar e buscar a felicidade nos pequenos momentos.

No final, pude até não me empolgar tanto com a narrativa, mas certamente ela toc­ou-me de diversas form­as.

Bjo,
Ale.

Pri 23/10/2019

Uma pequena mudança na vida é sempre bem-vinda
Recebi esse livro em parceria com a Editora Sinna.

"— Na vida, você pode perder tudo: beleza, riqueza, amizades e amores... mas nunca vai perder o seu conhecimento."

Sebastian já foi um famoso roteirista, autor de várias novelas e séries de sucesso. No entanto, há cinco anos, após um trágico acontecimento em sua vida, passou a viver recluso, abdicou da sua carreira e se entregou a depressão. Agora, com pouco mais de 30 anos, passa seus dias entregue à bebida e aos remédios, sobrevivendo de escrever roteiros para comerciais bobos da televisão, e sendo usado por sua empresária, Natália. Não existe mais inspiração para escrever, nem propósito para viver.

"— (...) Sofia, a vida não é como os filmes que você assiste onde tudo acaba bem no final."

Sofia é uma criança esperta, que mora no apartamento ao lado do de Sebastian. Tem apenas oito anos, mas desde novinha aprendeu a se virar e a cuidar de tudo sozinha, pois sua mãe precisa trabalhar a semana inteira, retornando apenas aos finais de semana para ficar um pouco com a filha.

Até que um dia, pela primeira vez, Sofia bate à porta de Sebastian. Mesmo sem a menor vontade, ele decide deixar a curiosa menina entrar e ficar em seu apartamento até o retorno da mãe. O que ele não esperava era que esse dia não chegaria. Logo o porteiro vem informar a Sebastian que a senhorita Morales foi embora e que Sofia foi deixada para trás. Inesperadamente, esse homem sem nenhum objetivo acaba encarregado de revelar a notícia e dar um lar temporário para a criança. Sem nenhuma opção, acaba cedendo seu espaço.

"Mesmo não querendo admitir, pois no início a achara irritante, Sofia o fez sentir algo inexplicável e ele só sabia que isso lhe fez muito bem."

Com o passar dos dias, ambos vão se conhecendo e uma bela amizade surge. Mesmo com vidas e idades tão diferentes, têm muito em comum, aprendendo e ensinando diariamente. Sebastian começa a perceber que talvez a companhia de Sofia seja a pequena ajuda de que ele precisava para ignorar a passado, seguir em frente e mudar a sua vida.

"— Eu quis dizer se você já teve vontade de ter uma casa com pai, mãe, irmão ou cachorros, entendeu? — Naquele momento sua voz saiu mais calma.
— Ah tá! — Sofia sorriu finalmente entendendo o que ele queria dizer. — Eu até queria tudo isso aí, sabe? Mas nesse momento não preciso, porque tenho você na minha vida."

Sebastian é um homem que vive atormentado pelos fantasmas do passado. Decidiu que se trancar para o mundo era a melhor forma de não sofrer mais, mas não percebe que isso só o faz afundar em sofrimento. Sofia é uma menina esperta até demais para a idade que tem, que possui problemas que nenhuma criança deveria ter, mas que leva a vida de forma alegre, sempre vendo o lado bom das coisas. Com essa personalidade animada e a ingenuidade infantil, pouco a pouco conquista o coração endurecido de Sebastian e o desperta do torpor. É muito bonito acompanhar o crescimento da amizade entre eles e as mudanças que começam a ocorrer. Priscila minha xará!, uma personagem que surge logo no começo da história, também contribui muito para o desenvolvimento da relação dos dois. Ela é meiga, fofa e atenciosa, e tem uma paciência que eu jamais teria, além de ter um coração muito bondoso. Chega a ser bobinha algumas vezes. rs Já Natália é uma mulher bem irritante, com quem não simpatizei desde o início.

"— O tempo é muito engraçado, né? Quando queremos que demore, ele passa voando, mas no momento em que desejamos que tudo passe rápido, ele fica mais lento!"

O enredo do livro é diferente da maioria dos dramas que já li, já que não se trata de um romance. A história também possui romance sim, mas o foco principal é o surgimento do sentimento de pai/filha entre os protagonistas, que achei criativo. Não posso dizer que não é previsível, pois tem vários acontecimentos que já eram esperados, inclusive certas revelações, mas algumas atitudes dos personagens conseguiram me surpreender, principalmente partindo de Sofia. No entanto, a menina às vezes parecia madura até demais, pensando ou falando coisas que me perguntava se realmente seria pertinente. Em outras, ela parecia não notar algumas coisas que estavam óbvias. rs Mas analisando bem, cheguei a conclusão de que criança é um ser imprevisível mesmo e muitas vezes não conseguimos entender como funciona direito sua cabecinha. hahaha
A narrativa é em terceira pessoa, mas segue principalmente pelo ponto de vista de Sebastian. Também acompanhamos um pouco os outros personagens, como Sofia e Priscila. A forma como a história foi escrita poderia ter sido mais fluida. Achei o desenvolvimento lento, pois as descrições são muito minuciosas, o que nos ajuda a visualizar melhor as cenas, mas torna a leitura arrastada. Acredito que se uma parte dos detalhes desnecessários fossem deixados de lado, a leitura seria mais dinâmica.
A editora Sinna fez um trabalho bonito no livro. A primeira página de cada capítulo é sempre preta, dando bastante contraste com o restante da obra, e o título é escrito com uma fonte que lembra a da máquina de escrever. Também tem várias pequenas máquinas de escrever que dividem as partes dos capítulos.
Por fim, apesar de ter demorado um pouco para engrenar na leitura por ser meio lenta, logo os personagens me conquistaram e queria saber como tudo se resolveria. O final conseguiu me surpreender e fiquei muito satisfeita com a conclusão. É um daqueles livros que te deixa com o coração quentinho quando termina, e fiquei feliz com o que encontrei.

site: https://www.sigolendo.com.br/2019/08/resenha-pequena-ajuda.html

Fernanda Barroso 17/03/2019

Resenha do @literaleitura
Se existe uma certeza sobre Pequena Ajuda é que é um livro para deixar a gente pensando em como tratar as pessoas pode mudar o que elas sentem e o que elas podem se tornar. Sebastian sempre foi recluso depois do que houve em seu passado, mas as pessoas o tratavam como tal, sendo poucos os que realmente o viam. Isso fez com que ele se afundasse ainda mais em seu eu e não visse muito além disso. Sofia foi a primeira que o viu, ainda em um corredor, e sorriu pra ele. Tanto que quando a menina apareceu em sua porta, ele se lembrou dela e não conseguiu ir embora.

Mas Sofia, ao meu ver, é a grande protagonista. Uma criança esperta (talvez até mais do que a idade), atenciosa e carente, que soube dar mais do que recebia e acabou recebendo mais do que esperava. Um exemplo de força e dedicação. Mesmo com saudades da mãe e sem notícias dela uma boa parte da história, ela foi capaz de, com seu jeito, tocar o coração de Sebastian e torná-lo visível outra vez.

É muito gostoso ver o desenvolvimento das personagens até chegar ao clímax da história, onde o segredo de Sebastian é revelado e o de Sofia vem à tona. Podemos ver o quanto ambos cresceram e o quanto os segredos são capazes de machucar, muito mais do que a dura realidade. E, assim, conseguimos tirar mais lições dessa história.

Pequena Ajuda é um livro tocante, capaz de emocionar aqueles que forem mais sensíveis e nos deleitar com uma narrativa fluída e cativante.

site: http://literaleitura2013.blogspot.com/2019/03/resenha-pequena-ajuda.html

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 31/01/2019

Pequena ajuda
Pequena Ajuda é um romance escrito pelo autor Guinho Monteiro sendo de literatura nacional. Conheci ele pessoalmente no lançamento da Kate Willians do livro Mal-Amada. E ele já havia escrito outro livro chamado Laços de Casamento. Essa resenha é em parceria com a Editora Sinna.

O conteúdo do livro é sobre o Sebatian que era um roteirista mas devido a depressão ansiedade começa dedicar somente para roteiro televisivo ele tem uma empresária que só quer que ele faz logo o comercial e se relacionar com ele. De repente uma menina chamada Sofia é abandonada pela mãe e ele cuidará dela e isso mudará tudo a vida dele de uma forma impressionante.

Minha análise esse livro é incrível, a escrita dele não só isso ele passa mensagens sobre amor que se pode cativar durante o tempo que o Sebastian obteve pela Sofia, minha leitura foi muito fluída, ótimos personagens e mais a escritora Kate Willians aprece no livro essa foi minha parte favorita portanto Guinho Monteiro mostrará como essa pequena ajuda mudará o universo do Sebastian.

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2019/01/resenha-pequena-ajuda-guinho-monteiro.html

Jeh Xavier @dramatica.literaria 16/01/2019

Sebastian é um roteirista que já fez grande sucesso escrevendo séries para a TV,as depois de uma tragédia em sua vida ele agora vive isolado do mundo escrevendo roteiros para propagandas. Sebastian sofre com a depressão e vive uma vida solitária.

Um dia uma garotinha de 8 anos chamada Sofia bate em sua porta e é nesse momento que Sebastian vai ter sua vida mudada.

Sofia é uma garota muito esperta e inteligente, sua mãe a abandonou e agora Sebastian se vê com a responsabilidade de cuidar da garota.

Mesmo relutante ele acaba deixando Sofia ficar em seu apartamento. Sofia não sabe que foi abandonada pela mãe que disse que voltaria para buscá-la e Sebastian seguindo o conselho do seu psicólogo espera o momento certo para entregar a carta que a mãe dela deixou.

Eu gostei muito de acompanhar a história de Sofia e Sebastian. Vemos como Sebastian muda completamente com o amor que cresce em seu coração pela garotinha, graças a Sofia ele enfrenta seus traumas do passado, fazendo com que seu coração se abra para o amor.

Uma história sobre o poder do amor e como a inocência de uma criança pode trazer leveza e alegria para a vida dos adultos.

Flor do Mandakaru 09/10/2018

Surpreendeu-me positivamente !
Leia a resenha completa em

Pequena Ajuda é um livro sobre dor, amor e superação. Pontualmente, nas vidas de Sebastian, Sofia e Priscila, vamos observar as diversas formas de lidar com esses temas cotidianos, profundos e subjugados como ?banais?. Os traumas que a vida nos impõe, em muitos casos, se tornam claustrofóbicos!

Dois pontos chamaram minha atenção na trama: a forma como o autor apresentou um protagonista (Sebastian) derrotado, traumatizado, alheio ao mundo e fechado dentro do seu próprio castelo protetivo e a posterior transformação dentro dele quando sua vida se cruza com a de alguém tão pequeno e altruísta e de uma empatia além da imaginada, Sofia, que o faz aos poucos desconstruir tal muralha!

fabio 30/04/2018

Resenha // Lupi Literatus
Sebastian, o protagonista do livro, é um homem angustiado. Após perder as coisas mais importantes de sua vida, o roteirista (que já fora famoso) acaba se trancando dentro de si mesmo, afastando tudo aquilo que possa aliviar sua dor emocional.

Ele vive seus dias torcendo para que os demônios que atormentam sua mente não voltem, preferindo esquecer do melhor período de sua vida para escapar da dor de lembrar todas as coisas que perdeu. E sua vida segue assim, cinza, até que em uma tática desconhecida e inesperada, o destino coloca Sofia, garota de 8 anos abandonada pela própria mãe, no meio de seu caminho. Seria esse o empurrão que o homem precisa para voltar a viver?

Confesso que comecei a leitura cauteloso. Não costumo ler livros do gênero, pois, na maioria das vezes, me decepciono com alguma coisa. Os personagens, o enredo, o desfecho... algo sempre acaba quebrando o clima que a leitura possa me proporcionar.

E, infelizmente, Pequena Ajuda não foge totalmente á regra. Por mais que em algum momento eu tenha pego o ritmo, no começo não simpatizei com nada na estória, achando-a previsível e superficial. A falta de empolgação me fez demorar 5 dias para chegar aos 60%, esperando que algo diferente acontecesse.

Mas meu maior problema, talvez, tenha sido com os personagens. De ações do Sebastian á falas de Sofia, algumas situações simplesmente não conseguiram entrar na minha mente a ponto de me fazer acreditar no que estava lendo. As frases bem elaboradas da criança por vezes superaram o vocabulário do renomado ex-roteirista, com explicações complexas mas pouco argumentadas. E, quando ela retomava com um ar mais infantil, aquilo me soava falso e forçado. Acabei demorando para entender Sofia, e essas variações de personalidade dificultaram ainda mais essa tarefa.

Porém, diferente da maioria dos casos, o livro começou a me convencer nos últimos 40%. Os personagens, que até então estavam tão superficiais que pareciam maus autores atuando em uma novela, começaram a demonstrar uma profundidade surpreendente e inédita. A conduta de Sofia se estabilizou no proposto inicialmente, o que deixou um espaço maior para o autor explorar outras coisas.

E, sim, isso aconteceu. Os personagens que me soaram tão falsos começaram a se mostrar verídicos, agindo do modo esperado diante dos acontecimentos que se seguiam. Quando as coisas pararam de focar totalmente nos superficiais sentimentos dos dois em relação á seus problemas do passado, ambos começaram a viver e pensar no agora, levando consequentemente a trama e o leitor junto.

Ah, e o salto que o enredo deu nos dois últimos capítulos foi gigantesco. Além de fechar a obra com chave de ouro, o autor soube utilizar bem aquilo que construiu até ali para valorizar toda a obra. Se durante a leitura fiquei impaciente para terminar, quando finalizei me vi pensando no enredo com carinho. A pontual escrita do Guinho Monteiro me fez apreciar algo que raramente me agrada em obras literárias: finais felizes e/ou utópicos. Foi só no final que comecei a dar valor á todos os bons e doces momentos do enredo, entendendo finalmente a atmosfera que o autor quis passar.

Comentário Geral: Mesmo não apresentando algo novo, ou que chame a minha atenção, Pequena Ajuda me proporcionou uma boa leitura. Gostei bastante da escrita do autor, que conseguiu ser objetivo no que queria passar ao leitor. A edição da Sinna, novamente, ficou ótima. Talvez, por não gostar tanto do estilo de estória, eu não tenha aproveitado tudo o que a obra tem a oferecer. Mas é um livro que Recomendo, principalmente pra quem quer um livro que aqueça o coração! Nota 3.6/5

site: http://lupiliteratus.blogspot.com.br/2018/04/resenha-pequena-ajuda-guinho-monteiro.html
Guinho 10/05/2018minha estante
Obrigado pela resenha! ^^
Abraços

Camila | Book Obsession 23/12/2017

Olá pessoal! Hoje trago a resenha do livro do autor Guinho Monteiro em parceria com a editora Sinna, que tem previsão de lançamento nas livrarias dia 10 de janeiro de 2018.

Sebastian é um roteirista que passa seus dias trancado em seu apartamento escrevendo roteiro para propagandas. Famoso por estar à frente de alguns filmes, sua vida ser devastada após um acontecimento, ele perdeu a vontade de seguir na profissão e adquiriu um certo pânico em estar em público e afundava-se cada vez mais em bebidas e remédios.
Morador de um prédio com uma síndica nada amigável, seus relacionamentos acabam se baseando no porteiro e sua agente que vez ou outra tem um caso, Natália.

Em um dia comum de trabalho, uma batida na porta pode mudar completamente o rumo da vida de Sebastian, quando se depara com olhos pequenos e avaliadores de Sofia e a pedido da mãe fica na casa de Sebastian enquanto trabalha.
“O corpo pequenino no sofá parecia o de um anjo descansado despreocupadamente. Ela era uma criança tão linda que ele esboçou um sorriso.”

Sofia é uma menina de 8 anos que surpreende logo que aparece na história. Acostumada a ficar sozinha no apartamento a semana toda enquanto sua mãe vai trabalhar, coleciona habilidades que teve que desenvolver para conseguir sobreviver com a ausência dessa mãe.

Logo que a menina entra, Sebastian percebe como Sofia se comunica e passa a conhece-lo, mas quando Nill, o porteiro conta a ele que a Sra Morales saiu de casa com malas e lhe entregou um envelope, constataram a dura realidade: Sofia fora abandonada pela mãe.

Sebastian não sabia o que fazer, mas deu o seu melhor a partir daquele momento para dar uma moradia a pequena que invadiu sua vida solitária e começou a dar sentido aos seus dias.
“A menina aceitou o convite, pois, além de querer acabar com o tédio que sentia, amava muito dançar. Então os dois começaram a ser remexer no meio da sala ao som da música.”

E o que acompanhamos a partir daí é uma jornada de muita amizade, compreensão, risadas e amor fraternal de um homem marcado pela vida e uma jovenzinha abandonada, mas contente por ter Sebastian em sua vida.

Que história mais emocionante!

Os personagens apesar da diferença de idade são tão parecidos em seus sentimentos e temores, mas a forma como foi narrado temos um drama de uma sensibilidade incrível.
“Pela primeira vez desde que os dois se conheceram, o roteirista, após dar um sorriso, abraçou-a sem relutância.”

Não conhecia a escrita do autor, mas fiquei extremamente tocada com essa história, com a cumplicidades desses personagens, entrega e amor ao próximo. E principalmente por estarmos em uma época que repensamos planos, metas e celebramos a vida com as festas de final de ano, essa história nos coloca no vórtice com tantos sentimentos e reflexões.
Impossível não se apaixonar por essa garotinha tão esperta e cheia de vida. Eu poderia ficar aqui falando sobre o quanto vocês precisam ler esse livro, mas vou parar por aqui para não entregar os segredinhos que a leitura reserva. Valeu a pena a leitura de cada página!

Pequena Ajuda, como disse lá no início da resenha, encontra-se em pré-venda pela editora Sinna. A capa é linda e bem coerente com a história.

Se você ama livros que emocionam, que traz histórias de recomeços, amizade e cumplicidade, além de personagens cativantes, essa leitura certamente é pra você.

site: http://www.bookobsessionblog.com/2017/12/resenha-pequena-ajuda-guinho-monteiro.html
Guinho 19/07/2019minha estante
Sei que ela é antiga e que você fez a muito tempo, mas pensa no quanto cada palavra... cada frase... cada pedacinho das suas idéias, me faz feliz!