Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha

Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha Liudmila Petruchévskaia

Resenhas - Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ju_allencar 05/01/2024

Gostei em partes
É um livro de contos, confesso que alguns não me pegaram, eu simplesmente não entendi certas histórias. Outros eu gostei bastante como o da vizinha e o bebê, o da mulher gorda e o do sobretudo. É uma experiência diferente ler um livro assim. A primeira leitura de 2024 não foi tão boa assim, mas valeu a pena conhecer a autora.

Leonardo Lemes 19/07/2022

ERA UMA VEZ UMA MULHER QUE TENTOU MATAR O BEBÊ DA VIZINHA
Literatura russa em plena metaforização. O livro traz um conjunto de contos que se baseiam no ser humano como causador de sua própria sobrenaturalidade, se distanciando do que é bom, ingênuo, pacífico e belo. Por meio de uma atmosfera que envolve o terror, os textos caminham de uma normalidade cotidiana para uma quebra dessa verossimilhança, causando o desconforto pelo agouro. Contudo, as histórias se afastam do assombroso, um vez que, prioriza elementos narrativos psicológicos intencionados, como, por exemplo, mensagens subliminares sobre vida e morte, ditos populares e superstições. A autora trabalha questões da sociedade russa, esbarrando em pautas sociais, culturais, políticas, e em temas como a fome, violência, depressão, guerra, crimes passionais etc. Pode-se dizer que os textos remetem às verdadeiras raízes dos contos de fadas. "Existe um lado da vida secreto, animal, que floresce teimosamente, e é nele que se concentram as coisas detestáveis e hediondas."

Lucas 17/10/2021

Muitos bocejos
Não tinha grandes expectativas pra esse livro, porque tinha visto a nota no Skoob e não é lá essas coisas, mas, sinceramente, falar que são histórias assustadoras... Assustadoras pra quem? São vinte um contos no total. Alguns são realmente bons, tem um arzinho de terror, como: A Vingança, Um Caso em Sokólniki, então, consegue prender e deixar você ansioso com a leitura. Outros contos são péssimos, não casavam com a proposta do livro e com uma escrita maçante, não acontecia nada e nada era mostrado, como: A Nova família Robinson, O Deus Poseidon. Tem conto que só tinha seis páginas e a sensação era como se estivesse lendo mil páginas porque não terminava nunca. Tem contos que não tinha tema, era uma sequência de acontecimentos que não havia uma ligação com a personagem, com o ambiente. Por exemplo: A Sombra da Vida.
Recomendo em partes esse livro (mas para não recomendo muito). Tem contos bons, tem uns mais ou menos e tem uns horríveis.
Lari @larissasantosrn 14/07/2022minha estante
Estou lendo ele e estou achando maçante

Andriola 28/04/2023

Cansativo
Sinceramente esperava bem mais desse livro, uns 3 contos no máximo prenderam minha atenção, os outros não faziam sentido, além de ser bem cansativo. O título do livro te faz querer ler, mas é só capa mesmo.

Davi A. 18/05/2020

Não é uma nova Tolstói
Petruchévskaia, nesta pequena obra, apresenta 21 contos que não são nada assustadores, como o subtítulo demonstraria serem. Raramente, a Cia. das Letra apresenta livros com chamadas como Best-seller do NYT e resenhas escritas na contra-capa, mas neste parece que precisou. O livro chega a ser soporífero em alguns trechos e não tem nada que nos faça lembrar nem de Allan Poe, King ou algo do gênero.

Enfim, a promessa da escrita, inclusive com a sua vinda recente à FLIP, não foi a das melhores. Talvez o outro livro dela já traduzido nos traga melhores ventos.

Nota: 3/5. Dos 21 contos, destacaria apenas 4.
Jane.FAlix 14/10/2021minha estante
Eu estou lendo e quase abandonando, não lembra em nada Poe

Jane.FAlix 14/10/2021minha estante
Quais os quatro q vc destaca?

08/01/2023

Bom, mas esperava mais
Confesso que esperava mais dos contos, alguns deles me cativaram bastante e me estimularam, outros foram bem sem graça e não consegui me apegar muito.
mrs.archeron 08/01/2023minha estante
como vcs fazem pra colocar um comentário assim sem ter que fazer uma resenha??

08/01/2023minha estante
quando vc registra o histórico de leitura tem como deixar um comentário junto

mrs.archeron 08/01/2023minha estante
ataaaa obgg, acabei de instalar?

08/01/2023minha estante
por nada! se precisar de ajuda é só mandar mensagem ?

mrs.archeron 09/01/2023minha estante
aaa obrigadaaa?

Italo 16/03/2021

O ser humano normal, seja lá o que isso signifique, pisca uma média de 11 mil vezes por dia ? desconsiderando o tempo que estamos dormindo, o que talvez possa ser considerado como uma piscada longa. Também respiramos uma média de 23 mil vezes por dia ? desconsiderando se você for fanático por natação ou se tem algum fetiche envolvido enforcamento.

Números impressionantes. Nem sequer notamos essa magnitude por respirar e piscar serem atos involuntários ? não precisamos solicitar por vontade a respiração nem a piscada (imagina caso fosse o contrário e você precisasse a todo instante se lembrar de respirar? seria um horror: meu deus, que prova difícil, bafe no chão; fulano morrer de asfixia por prova difícil ? enfim!).

(li recentemente sobre como o orgasmo representa uma pequena morte. a falta de respirar por uns momentos também tem a mesma representação. a pulsão por morte e a libido parecem andar em conjunto muitas vezes. como teorizar bdsm? além do princípio do prazer do freud talvez diga algo. enfim!)

São comportamentos que embora façamos nós não percebemos. Passam batido. Você sequer se lembra porque não precisa desse esforço mental.

E o que isso tem a ver com esses contos horrorosos (não no bom sentido, afinal são contos de horror) da Liudmila? Quando voltei a leitura e fui ver onde tinha parado, fiquei lendo um conto até a metade para então perceber que eu já tinha lido.

Eu tinha lido o conto no dia anterior e já não lembrava de nada de tão simplório, raso e desinteressante que é. Talvez seja o maior pecado para um escritor: ser desinteressante. Alguns contos tem ao menos a mácula de serem confusos. Ao menos isso permanece na mente, a confusão.

Ler os contos da Liudmila é uma coisa curiosa. É como respirar, você respira e não nota, não lembra da esforço constante e imenso que é a respiração, não marca, é involuntário. Você lê os contos e não nota, não lembra do esforço de sua atenção constante e ativo, não marca na memória, é involuntário.

Eu poderia escrever mais sobre a completa terceira dimensão que é esse livro, mas não merece mais o meu tempo. Só posso agradecer a Liudmila por me mostrar um novo tipo de leitura: a leitura involuntária. Obrigado, Liudmila!

Renato375 29/04/2022

Qualidade que não me agradou
O livro é de muita qualidade. Isso é algo indiscutível, e desde o primeiro conto o leitor já começa perceber, mas o paralelo com a realidade do Brasil me fez sofrer muito com tudo. Imaginei que seriam estórias leves e com pitadas de terror, mas o buraco é mais embaixo...

Liudmila é tão boa que vou ter de conhecer mais da obra dela.

Encadernação: 5/5
Fonte: 4,5/5
Espaçamento: 5/5
Cor do papel: amarelado
Preço: R$ 29,89

Toni 24/04/2018

As narrativas de Petruchévskaia são sutilmente devastadoras e nem sempre muito abertas à compreensão imediata (verdade seja dita, algumas tive de reler para tirar a prova do que diabos aconteceu). O estilo é seco sem muitos floreios e metáforas mas, ao final, cada conto acaba por revelar pequenas alegorias das condições de vida soviética pós-perestroika. O horror anunciado na capa não é o que podem esperar os leitores de Poe ou Lovecraft, e está muito mais próximo de uma Angela Carter (para citar uma contemporânea). Assustadores são, portanto, a vida doméstica sem privacidade, a condição das mulheres, a falta de perspectiva, o inverno, a guerra, as epidemias, a onipresença dos mortos. Vale muito a pena para aqueles que desejam descongelar (no pun intended) aquela imagem da Rússia que ficou parada no tempo desde as leituras de Dostoiévski, Tolstói, Tchekov & companhia ilimitada.
GRIFO: "Jênia entendeu que para as pessoas nem tudo é tão simples, e que existe um lado da vida secreto, animal, que floresce teimosamente, e é nele que se concentram as coisas detestáveis e hediondas; e será que não haviam matado sua mãe?, pensava a Jênia adulta (dezoito anos) — pois mamãe ainda era jovem e podia ter ido parar nessa sombra da vida onde tanta gente morre." (P.105)

Thiago 12/11/2020

É um estilo diferente de livros de contos. Achei alguns contos muito interessantes como O sobretudo preto, A história do relógio e alguns confusos.

Jane.FAlix 14/10/2021

Não gostei
Não funcionou pra mim, linguagem extremamente simplista e por diversas vezes confusa.

Li, mas não indico.

Leila de Carvalho e Gonçalves 02/03/2018

21 Contos Macabros
A moscovita Liudmila Petruchévskaia nasceu em 1938 e só conseguiu publicar o primeiro livro aos 39 anos, nos estertores da União Soviética. Opositora do regime comunista, até então sua obra não se adequava aos moldes pré-estabelecidos, isto é, não glorificava as conquistas, mas apresentava a tragédia por trás do poder.

Em sua estreia no Brasil, ela apresenta uma seleção de 21 contos macabros que se distinguem pela crueldade e o humor negro. Mesclando o folclore russo ao caos do dia dia, estas histórias narram desaparecimentos e aparições, pesadelos e torções do destino, doenças misteriosas e intervenções sobrenaturais. Aliás, a maioria de suas personagens faz parte de uma legião de desafortunados que, dominada pelo medo e próxima da loucura, desafia às agruras da vida e da morte em nome do perdão e do amor.

O título do livro, ?Era Uma Vez Uma Mulher Que Tentou Matar O Bebê Da Vizinha?, nada mais é do que um resumo do segundo conto. Intitulado ?A Vingança?, ele reserva um insólito desfecho e está entre meus favoritos. Por sinal, dos 22 contos, dez são bons, os demais, regulares e gostaria também de destacar: ?A Nova Família Robinson?, ?Dois Reinos?, ?O Segredo de Marilena? e ?A Historia do Relógio?.

Enfim, o resultado é perturbador e pode não agradar a todos, entretanto, trata-se de uma experiência única e não é por acaso que, em 2006, Ludmilia recebeu o Triumph, o mais influente prêmio literário do seu país, pelo conjunto de sua obra. Hoje em dia, seus livros já foram traduzidas para mais de 30 idiomas e ela é considerada a herdeira do mestre do terror, Edgar Allan Poe.

Nota: Adquiri o e-book que atendeu minhas expectativas.Recomendo.
Hallef 02/03/2018minha estante
Amo leituras macabras, li Lugares Escuro que é um livro escrito por um jornalista baseado em fatoa reais. Como conseguiu o ebook pois me interessei por ele.

Leila de Carvalho e Gonçalves 02/03/2018minha estante
Comprei na Amazon, aliás, eu compro lá a maioria dos meus livros.

Hallef 02/03/2018minha estante
Amazon é inigualavel em muitos aspectos. Esse Lugared Escuros que citei está de forma Gratuita. Vale a pena dar uma lida e é bem curto.

Leila de Carvalho e Gonçalves 03/03/2018minha estante
Eu li ?Lugares Escutos?, da Gilliam Flynn, mas o livro que você está se referindo parece ser outro, do Flávio Assunção. Vou dar. Uma olhada.

rinaldo 26/06/2018minha estante
undefined

Hallef 27/06/2018minha estante
Isso Leila, é de Flavio Assunçao

Leila de Carvalho e Gonçalves 27/06/2018minha estante
Ok, grata.

Cris.Aguiar 19/11/2020

Interessante
Nossa segunda leitura russa do ano, muito interessante.

O livro é uma reunião de contos no estilo suspense e em vários traz uma leitura da alma humana assustadora. Não é de dar medo, não há sangue jorrando ou algo do gênero... mas ainda assim, muitas histórias provocam.

Inclusive uma que foi difícil de ler nesse ano tão inusitado, foi justamente um conto que trata de uma pandemia viral. Mas valeu a pena.

Para mim, foi uma boa experiência, mas não chego a recomendar (não para qualquer um)

No grupo o livro ganhou mais adeptos favoráveis do que o meu entusiasmo passa para quem me leu.

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/
Thiago 19/11/2020minha estante
Tive a mesma sensação, é interessante, mas não indicaria. Li a algumas semanas atrás.

Silvana.Tozetto 12/10/2021

Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha
Não são contos assustadores. É a primeira coisa a se dizer sobre o livro, um ou outro achei um pouco triste...
Não tinha muita expectativa porque já tinha lido alguns comentários sobre o livro, mas mesmo assim fiquei frustrada.
Gostei do conto do sobretudo preto e do relógio... o único minimamente "assustador", na minha opinião, foi higiene, mas porque é sobre pandemia - que nós estamos vivendo, só.
Não é um livro que eu recomendaria.

@versaoleitora 21/06/2020

Minha experiência de leitura
Um livro de contos russos divididos em quatro partes: Canções dos eslavos do leste, Alegorias, Réquiens e Contos de fadas, somando um total de 21 contos. Confesso que logo nos primeiros já me senti perdida, sem saber se eu tinha entendido o que a história queria passar, e isso me incomodou um pouco. Até cheguei a procurar a interpretação deles na internet mas não consegui encontrar. Porém, a partir de "Uma saudação materna" foi tudo ficando mais claro. A narrativa direta da autora passa uma sensação de que os fatos simplesmente ocorriam, e até em seus desfechos surpreendentes, o clima da história ainda era suave e normal. Arrisco dizer que até mesmo um pouco frio.
Apesar disso, quando vamos avançando na leitura já temos uma ideia do que esperar. Aceitamos a presença da morte como pessoa ou uma entidade que interage com o mundo dos vivos, aceitamos a presença de personagens que são sobrenaturais que interferem na "vida real", e outros elementos semelhantes a esses.
Tentei ler um conto por dia para ter tempo de absorver as mensagens e interpretá-los de ângulos diferentes. Encontrei meus contos favoritos em "Alegorias" e "Contos de fadas", e digo que apenas uma mente brilhante e fora dos padrões poderia escrever essas historias de forma tão direta e ainda conseguir nos comover de uma maneira tão profunda.

1 | 2 | 3 | 4 | 5