Dante

Resenhas - Dante

1 | 2 | 3 | 4

Silvia.Souza 07/01/2018

Um bom livro...
O livro é muito bem escrito. Mas não gostei do Dante desde o início da história. Ok, ele não tem culpa pelo problema que tem mas é culpado por ter decidido não se tratar. Simplesmente um cara totalmente incoveniente, grosso e irresponsável que de tão egoísta não percebe o mal que faz para as pessoas por não se tratar. O amigo Benjamim é um santo, coitado, aguentando tudo e ainda assim sem sair do lado de Dante. Apenas por não ter gostado do personagem tirei um estrela... As quatro estrelas dadas foi pela ótima escrita...
Karina Oliveira 15/01/2018minha estante
Odeio o Dante e a Angel. Ok ele tem um problema, mas me pergunto de todo o egoísmo, falta de educação e a forma abusiva como ele conduz o relacionamento, podem ser justificadas somente pelo transtorno. Estou na metade do livro e ainda não vi nada que me leve acreditar que é tudopor causa da doença. Odeio a Angel pq ela é completamente complacente. Aff

Silvia.Souza 16/01/2018minha estante
Concordo com você...

Ellen - @anotacoesliterarias 22/05/2018minha estante
Acabei de ler e concordo com vcs. Só gostei do Benjamin, me identifiquei com ele. Convivo com um Dante e é bem assim, é egoísta e usa a doença como desculpa p tudo.

Andressa.Adarque @meuladoleitora 03/03/2018

História incrível!
Dante é um homem inteligente e lindo, que após a morte da mãe há 8 anos, desenvolveu o Transtorno Bipolar.

"Dante tinha consciência de que sua doença afetava, não somente a ele, mas a todos que o envolviam."

Por não fazer o tratamento corretamente ele sofria surtos dos quais preocupavam seu pai e amigo, Benjamim.
Somente quando conhece Angel em uma cafeteria cogita a idéia de se cuidar de verdade.
Angel é uma moça linda e de personalidade forte, que está disposta a ajudar, entender e amar Dante.

Porém, mesmo com Angel ao seu lado, ele não faz o tratamento completo, e após uma crise, as consequências vem como uma avalanche!

"Sentia-se dormente, como se estivesse preso a uma outra realidade, a um mundo paralelo, e não sabia o caminho de volta para casa..."

Dante precisará ser forte, sentir sua dor e decidir mudar por si mesmo para que consiga sair do abismo em que se encontra!

Estar na cabeça de uma pessoa com transtorno é angustiante e doloroso. A autora com sua escrita fluída me fez sentir todas as emoções dos personagens! O assunto abordado foi tratado de forma espetacular, a autora conseguiu deixar tudo na medida certa.
Dante é um livro incrível, completo, com uma carga emocional bem forte onde fala sobre amor, amizade, dor, evolução pessoal, perdas e recomeços.
Essa história nos mostra também a importância do apoio das pessoas ao redor e o quanto a aceitação do paciente ao tratamento faz toda diferença, assim podendo levar uma vida normal e feliz!

Amei demais esta leitura!

Super indico este livro!
Ticiana.Pontes 13/03/2018minha estante
??

Lindooo

@books_beatriz 19/04/2018

Sensível
Mais uma nacional top.
A história de Dante foi bem diferente do que eu esperava. Dante tem transtorno bipolar e isso é triste de se ler. O preconceito foi a ponto mais chocante, porém real.
A luta dele a cada dia, o medo de magoar quem está a sua volta, o cegou para o mais importante, ELE mesmo. Ao conhecer Angel ele a vê como uma ponte de salvação. Ela é carinhosa e compreensiva, mas veio acompanhada por uma "amiga" que só de lembrar me sobe o sangue.
Essa criatura foi praticamente a responsável pelas crises que Dante teve, o que acarretou em várias tragédias. ( A autora bem que podia ter queimado ela com um lança chamas. Ranço daquela criatura)
História mais que recomendado.
Escrita fluída ?
Ele está disponível em ebook e tbm físico pela editora SELÍDA
Perfeito!!!

ocantinhodarafa 11/05/2018

Simplesmente apaixonada...
Dante, meu amado Dante, meu primeiro afilhado literário, digo isso porque tive a honra de ver a história de Dante nascer capítulo por capítulo, pude até escolher o nome de uma personagem, kkkkk nossa foi muito emocionante acompanhar e ser beta dessa maravilhosa obra. O que falar sobre esse livro? Genteee é ôôhh livro!! Simplesmente amei! A forma com que a minha querida amiga @tici conseguiu descrever o que se passa na cabeça de uma pessoa com transtorno bipolar, o misto de sentimentos que nos envolve com o decorrer da leitura, nos faz sentir o mesmo que Dante, suas angústias, medos, raivas, confusões e seu amor, principalmente o seu amor, é impossível não se apaixonar. Dante estava perdido, por ser bipolar o seu humor mudava muito fácil, ele ficava inconstante quando parava de tomar os remédios, mas Dante achava que não precisava deles e que ele poderia seguir em frente sem os remédios, ele sempre visita seu psicólogo Dr. Adler, a única pessoa para quem ele consegue contar tudo, e conta com a ajuda e cuidados do seu amigo, (que na verdade é quase que um irmão mais velho, porque vive consertando e limpando a bagunça do Dante kkkk) Benjamim, (Ó meu querido Ben?) em um de seus surtos Dante perde seu emprego e em uma passadinha na cafeteria que costuma frequentar ele conhece Angel, uma mulher forte, linda, doce, mais de temperamento forte, que de feliz em conhecê-lo lhe dá um belo banho de chá gelado (merecidamente isso lhe garanto kkkkkk), bem acho que estou contando muitos detalhes, kkkkk vou deixar você por si só descobrir mais sobre essa linda história, que não é só uma bela história de amor, e um livro que vai te levar a refletir sobre o transtorno bipolar e mostrar que para aceitar completamente uma outra pessoa em nossas vidas é fundamental a auto aceitação de nossas limitações, afirmo com toda certeza que você não vai se arrepender em momento algum de conhecer se encantar e aprender com os personagens desta obra, que com seus jeitos de ser, encantaram e conquistaram cada um dos meus risos e lágrimas. Sou simplesmente apaixonada por este livro, então não perca tempo e venha você também conhecer a história do bipolar mais amado do mundo literário.
Maravilhoso!!!

Mari Canan 04/09/2020

Viagem incrível
Há muito tempo que este livro estava na minha biblioteca esperando para ser lido. Então ao cogitar a ideia de ler Benjamim, pensei que seria a hora de ler Dante primeiro.
E devo confessar que este livro me pegou de tal maneira que só parei quando li a última página.
Dante tem transtorno bipolar, o que o faz sofrer muito, mas em contrapartida é um cara que tem um coração enorme e faz de tudo para ajudar quem ele ama.
Encontrar Angel foi a luz que ele precisava em sua vida.
Passaram por provações enormes para que enfim pudessem ter o seu feliz para sempre.
Em meio a toda confusão que era a sua mente, se redescobriu, se reinventou e sim buscou ajuda para que ele pudesse em primeiro lugar se sentir bem e se aceitar para só aí encontrar a felicidade ao lado de Angel.
Disse lá no título que foi uma viagem incrível pq me vi em várias situações que ambos passaram.
Revisitei meu passado, revivi dores que a gente sabe que diminuem mas nunca param, me identifiquei com a luta entre a mente, o corpo, a razão e a medicações. Senti saudades de pessoas que já se foram.
Foi impossível conter o choro durante quase toda essa leitura.
A autora expõe situações conflitantes e difíceis de lidar de maneira extremamente delicada, com uma maestria incrível.
Sua escrita é limpa, de fácil entendimento e a leitura flui de tal maneira que te envolve plenamente.
Enfim, acho que tudo tem sua hora e a maneira certa de acontecer, percalços todos passamos, mas a caminhada se torna mais fácil e leve quando encontramos a pessoa certa para caminhar ao nosso lado.
E assim foi com Dante, que com suas imperfeições, com a sua luta interna, com seus demônios encontrou a sua metade. Aquela que compreendeu o seu lado "louco", ajudou-o a se compreender e se reerguer, preencheu o vazio que ele carregava no peito.
Jis Rocha 04/09/2020minha estante
Dante é incrível.

@Livrosdami_ 26/12/2018

Emoção, raiva, carinho, alivio, amor.... Tudo junto e misturado
Dante, tem 27 anos, é um homem bonito inteligente, formado em administração, tudo normal ne? Mas Dante é bipolar, faz tratamento, porém não aceita o tratamento, nem a doença.
Deixando de tomar seus medicamentos, ele se vê em uma crise constante.
Em meio a angústia Dante conhece a Angel, a princípio ele acha que a jovem odeia ele. Mas aos poucos eles vão se conhecendo e Angel tenta ajudá-lo do jeito que pode.
Mas será que Dante está preparado para essa ajuda?
Será que Angel conseguirá se manter firme?
💊
Sabe aquele livro que você devora? Sabe aquele livro que você chora e rir em seguida?
Dante é esse livro. Uma narrativa fluida, envolvente, uma história tão bem narrada que você sente a aflição, a raiva, o amor, a loucura de Dante e ainda sofre com ele.
Eu sabia que ia chorar com esse livro, e obvio que chorei.
Dante sofre muito, não só pela doença, mas por sua imaturidade.
Em uma determinada cena, eu fiquei com raiva da Tici, pois eles não mereciam, estava tudo aparentemente bem, mas entendi que Dante precisava se aceitar, só depois disso ele poderia seguir.
Angel é uma personagem que da brilho ao livro, mas foco principal é Dante e até Benjamin, amigo que cuida do Dante nas piores crises.
💊
Adorei a leitura e super recomendo.
A obra está disponível na Amazon.
Ticiana.Pontes 17/01/2019minha estante
Obgada ?

Anna Maia @livrosdashesha 11/12/2018

Uma história linda.
Dante sofre de transtorno bipolar e vive lutando contra seu tratamento, isso mesmo contra o tratamento e não contra a doença, ele acredita que pode melhorar sozinho e que não precisa dos medicamentos, a falta dos medicamentos faz com que Dante tenha crises que afetam principalmente seus amigos e parentes.
Um certo dia Dante esbarra com uma garota pequena e marrenta chamada Angel, mesmo o encontro sendo um desastre ele não tira a garota da cabeça e quando o destino decide proporcionar um novo encontro a atração entre os dois é inevitável.
Dante acredita que Angel é a sua salvação, mas, será que só o amor de Angel e o suficiente para controlar sua bipolaridade?
Será Dante capaz de seguir o tratamento por causa de Angel?

A escrita da Tici é leve e a história envolvente, comecei a ler e não queria mais parar, pois é uma leitura agradável e muito interessante devido o assunto abordado. Os personagens são bem construídos e é fácil se apegar a eles.

Esse livro é cheio de mensagens e lições de vida, eu amei ler Dante, foi uma experiência agregadora, o que eu sabia sobre transtorno bipolar é o que a maioria das pessoas sabe, que causa alterações de humor, mas, lendo esse livro eu vi que é muito mais que isso, essa doença envolve tantos sentimentos, não tinha idéia do que a pessoa doente sente ou o que a família passa. Recomendo!

@livrosdashesha
Ticiana.Pontes 17/01/2019minha estante
Obgada ?

Gabi e um livro 25/11/2017

Ameiii, Dante e Angel é o meu casal do Ano
Dante é um livro que prende do início ao fim. Nele conhecemos o Dante, personagem principal que apresenta um nível de transtorno bipolar e que como qualquer outra pessoa tem problemas diversos na vida, que além de tudo isso ele não gosta do seu próprio trabalho e uma série de fatores que o atrapalham a ser feliz. Mas a causa de Dante ser tão complicado talvez saia dele mesmo é isso o deixa frustado, ele é um cara normal com problemas e além de tudo um ser humano incrível. Dante pode parecer o centro das atenções,mas Benjamim,seu fiel amigo que consegue controlar e mostrar para Dante o quanto ele é mais forte do que a sua doença. Porém, nessa equação está faltando alguém para lá de importante Angel. Ela se encanta pelo jeito irônico e convencido de Dante, aquele cara lindo, que abala qualquer uma é que mesmo com os seus demônios, Angel passa a ser o seu porto seguro e juntos eles vão enfrentar grandes dificuldades. Mas também vão aprender o verdadeiro Amor♥ e com isso um talento de Dante que vai ser a mudança que ele precisava. Que tal conhecer esses dois?
Disponível na Amazon.

site: https://www.instagram.com/p/BbhmDm1nYHb/?taken-by=gabieumlivro

eusayo 11/02/2018

Amor que ajuda a curar...
Dante é um homem que sofre de transtorno bipolar desde que sofreu um acidente de carro e sua mãe faleceu. Tem momentos em que a euforia toma conta dele e em outros é a tristeza profunda.
Isso acabou o afastando de seu pai, tudo que Dante tem é seu amigo Benjamin, com quem divide a casa e os problemas. Mas chegou um ponto em que nem Benjamim consegue mais lidar com seu amigo, já que ele se recusa a fazer seu tratamento de forma correta e esta ficando cada vez pior.
Angel é uma mulher forte, mas que abriu mão do seu sonho de ser aeromoça, por causa da sua altura. Agora trabalha em um emprego que não gosta e não tem nenhum plano para seu futuro.
Ambos se conhecem na lanchonete do bairro, e se sentem atraídos um pelo outro. Mas para Dante não é nada fácil controlar seus picos de humor, principalmente quando já faz dois meses que ele parou de tomar seus remédios por conta própria. Ele sente que Angel será sua salvação, mas será que ela vai aguentar todas as besteiras de Dante, porque ele não consegue aceitar sua doença e acha que pode vence-la sozinho. Vai ser um longo caminho para Dante percorrer, depois de abandonar Angel no momento mais difícil de sua vida, ele terá que provar pra ela que consegue lidar com sua doença. E que merece seu amor.
Aí gente a história é muito boa, e tinha tudo pra ser um livraço, mas foi muito corrido, achei que tudo acontecia muito rápido, como se tivesse com pressa pra terminar de contar. Apesar disso, é uma leitura muito boa. O leitor entende um pouco mais sobre esse problema que é o transtorno bipolar.
E o livro também nos trás uma lição muito valiosa, mesmo o amor sendo verdadeiro, se você decide mudar por outra pessoa, uma hora essa mudança acaba se tornando um fardo. Você precisa mudar por você mesmo, pra você ser feliz. E aí sim você será feliz com outra pessoa. Parece clichê, e talvez seja mesmo. Mas foi algo que me marcou no livro, e que na vida nós (eu) temos o hábito de esquecer!
Recomendo sim a leitura, apesar de corrido vale muito a pena!

Dani 19/02/2023

Foi uma tortura terminar esse livro...
A única coisa boa foi o modo que foi abordado a bipolaridade,porque os personagens são insuportáveis,a história acontece muito rápido (depois me questionei se não foi um modo de mostrar a bipolaridade em relacionamentos) e achei péssimo. Parece que uma adolescente que escreveu os diálogos e os personagens.?

Eliana.Gomes 28/07/2018

Dante
Pensa num livro q mexe com seus sentimentos , por um momento vc ama o Dante e quer pegar pra cuidar, no outro vc tem vontade de bater. Sentimentos em conflito , assim eu fiquei durante a leitura. A autora fez um trabalho extramamente lindo ao descrever as ações de uma pessoa com síndrome de bipolaridade. Muitas das vezes torcemos o nariz e até mesmo criticamos por não termos conhecimento dos sintomas deste transtorno, como ela transforma a pessoa.
A Autora nos conta a história de Dante um rapaz , aparentemente alegre , lindo ,daqueles que vc quer levar pra casa,mas que no seu interior trava uma batalha contra a síndrome. Dante não consegue aceitar q pra viver bem , ele precisa se medicar , ele não aceita ser controlado pelos remédios , não se sente ele mesmo quando estar mediação, se ilude dizendo q pode controlar a doença. Mas , na realidade ele não pode ,qdo está em crise ele tem picos elevados de alegria, e de mal humor, fica irritado , não consegue se controlar.O que se pode deduzir através da leitura e que o gatilho pro desparo da doença foi a morte da mãe num acidente em que ele saiu ileso com apenas um dedo quebrado e um arrombou no coração ,ele se sente só , pois o pai não soube dar a ele o devido apoio após a morte da mãe , ele conta com a compreensão e ajuda de um amigo -irmão Beijamin em que eles moram juntos.Dante sempre abandona o tratamento e é num destes momento que um dia antes de ir pro trabalho ele conhece Angel numa cafeteira, uma moça delicada , sensata e forte. Angel foi um divisor de águas na vida de Dante, ele quer melhorar , mas ao mesmo tempo não quer se medicar.Ele se mostra pra Angel , conta pra ela da sua doença ,mostra seu lado escuro, confia a ela seus sentimentos...
Angel trabalha numa loja de moveis e mora com uma amiga que de cara não gostou dele, foi contra o envolvimento dela com ele dizendo q ele era louco e que a amiga merecia coisa melhor...E um livro extremamente emocionante e que vc termina de ler com o coração transbordando de emoções.

Thaís @thanoslivros 03/08/2018

O melhor desse livro? A escrita da autora. Tici Pontes conseguiu me manter agarrada à história do início ao fim. A fluidez na forma como desenvolve a história fez com que fosse uma leitura rápida e muito agradável, mesmo com um enredo que envolve um protagonista com transtorno sério. Não foi difícil me comover com o drama de Dante e ter uma confusão nos sentimentos. Hora eu entendia e me compadecia. Em outra, a raiva me deixava louca e a vontade de entrar na história e dar uma chacoalhada no Dante era inevitável. Dante, mesmo ciente da importância do seu tratamento, acredita que pode ficar bem sem a medicação e as consequências desse engano são, muitas vezes, comportamentos que vão além do seu controle. E que magoam. Machucam. Principalmente aqueles que estão mais próximos, namorada Angel e o melhor amigo Ben. Sim, Dante me irritou algumas vezes.

Agora, não tem como negar que fica a mensagem clara de como a falta de informação sobre o este transtorno causa preconceito. Dante passou por algumas humilhações por isso e foi triste acompanhar esses momentos e, mais ainda, perceber o quanto isso é real.

Enfim, foi uma boa experiência de leitura, com carga emocional forte. Uma história que fala de dor e recomeços. De amor e Amizade. E, por falar em amizade... O Ben é maravilhoso. Já quero o livro dele!

Bjo, Thaís

site: https://www.instagram.com/thathemi_leitoravoraz/

Srta. Guimarães 28/10/2018

Ameiiii
Dante é um homem de 27 anos , ele sofre de TRANSTORNO BIPOLAR, por achar que não precisa do tratamento acaba abandonando os remédios. .
. ?O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor e períodos de irritação ou depressão. As chamadas "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas e podem ocorrer com muita ou pouca frequência.? .

Um certo dia, ele conhece Angel, uma mulher pequena, de cabelo cacheado e acaba gostando dela. O primeiro encontro não foi agradável, por conta de uma discussão, Angel joga um copo de chá gelado no rosto de Dante, ele até que gosta, e nesse momento, se descobre completamente apaixonado. .

À medida que o relacionamento se desenvolve, os problemas surgem, Dante está afastado do tratamento, suas crises de euforia e depressão são constantes. Angel se torna uma mulher persistente, forte e decidida, isso acaba fortalecendo Dante, que busca o tratamento e a aceitação da família de Angel e também de sua amiga Filo. .

A história é toda mto bem escrita!
Indico essa leitura a todos. Quem conhece ou vive com esse transtorno, irá se identificar e quem não conhece, irá entender um pouco como acontece.

Natalie e Vivian @avidezliteraria 26/11/2018

Um acidente. Um sobrevivente. Uma morte. E uma mente transformada e transtornada pelo resto da vida.

Dante é um charmoso rapaz. Porte atlético, cabelos escuros, olhos azuis. Mas vive um dilema constante dentro de sua própria mente. Após a morte da mãe, Dante foi diagnosticado com Transtorno Afetivo Bipolar. Da depressão profunda ao estados de humor eufóricos e também caóticos, sua vida é cheia de altos e baixos.

A narrativa se conduz de forma intensa e arrebatadora. E como a própria mente do portador do transtorno descrito, os acontecimentos são por vezes imprevisíveis e inesperados.

O livro permite vivenciar, através da leitura, o funcionamento da mente bipolar. A euforia, a ansiedade, os medos, a dúvida, o desespero, a depressão. Mas acima de tudo, a solidão resultante de não controlar a sua própria mente e de não encontrar ninguém que entenda a sua dor.

Momentos de felicidade, erros, arrependimentos, perdas, preconceito, problemas familiares e tantos outros ingredientes se mesclam na trajetória do protagonista, enquanto ele redescobre os seus limites e se sente indo do paraíso ao inferno.

A obra mistura romance e drama, questiona e flerta sobre os conceitos tão preconceituosos e existentes na sociedade, e que envolvem o portador de qualquer transtorno que necessite de tratamento psicológico ou psiquiátrico. Um livro que conscientiza ao mesmo tempo que entretém e com certeza nos faz refletir sobre a loucura e a normalidade dentro de cada um de nós.

site: https://avidezliteraria.worpress.com

Fabi | @acervoencalhado 29/11/2018

Intenso, lindo e perturbador
Aos 19 anos Dante perdeu a mãe e isso foi um gatilho; desde então, o rapaz convive com a bipolaridade e a dificuldade de se relacionar, especialmente com seu pai.

Morando com o amigo Benjamin, que parece ser o único capaz de compreendê-lo, Dante reluta em tomar os remédios que controlam suas crises.
Quando conhece Angel, tudo muda. A ruiva abusada, que despejou chá gelado em sua cabeça, não sai dos pensamentos de Dante.

Aos poucos, o rapaz consegue a confiança da moça e de uma amizade, nasce o amor. Disposto a fazer dar certo, Dante retoma o tratamento e passa a extravasar as emoções pintando lindos quadros.

Mas quando ele acha que está conseguindo controlar a doença sem os medicamentos, tudo dá errado e ele estraga uma grande noite.

Após um tempo internado, Dante se reconcilia com Angel e uma grande surpresa os torna ainda mais unidos. Ele consegue seguir seu tratamento à risca e tudo parece muito bem. Mas quando uma fatalidade recai sobre a vida do casal, Dante surta e abandona Angel no meio do desespero e da dor.

Será que o amor de Angel é suficiente para perdoar Dante? Poderá Dante se reerguer depois dessa perda?

°°°°°°°°°

Ah, meus amigos..eu nem sei por onde começar. Em muitos momentos compreendi o Dante. É dolorosa essa identificação e, ao mesmo tempo, edificante.

Dante é inteligente, complexo, sarcástico, iintenso. A escrita da Tici é apaixonante, muito fluida. Seus conhecimentos na área da saúde foram a cereja do bolo.

Uma parte, em particular mexeu muito comigo: quando Dante surta no momento em que Angel mais precisa dele. Por mais que entenda Dante, não sei se o perdoaria. Fiquei realmente abalada e nem imagino como reagiria.

Foi lindo acompanhar o amadurecimento do personagem e a solidificação de seu relacionamento com o pai. Achei bacana também o personagem expressar as emoções na pintura; os detalhes narrados foram comoventes e conseguimos visualizar perfeitamente. Ficou ótimo!
Encerramos as leituras coletivas de 2018 no grupo @amigasresenhando com chave de ouro. Eu super-recomendo esse livro!!

1 | 2 | 3 | 4