No Meu Lugar

No Meu Lugar Jorge Castro

Resenhas - No Meu Lugar

Queria Estar Lendo 22/02/2018

Resenha: No Meu Lugar
O mais recente lançamento do autor Jorge Castro é uma história sobre superação e aceitação; No Meu Lugar tem uma premissa simples, mas muito importante, e entrega representatividade e empatia em uma narrativa única.

Pedro está com problemas. Ele foi expulso de casa depois de um incidente que repercutiu em toda sua rotina, e esse incidente envolveu a revelação da sua orientação sexual. Abrigado por Guilherme, seu amigo mais próximo, Pedro vive em meio a crises de ansiedade e incerteza sobre seu futuro, mas, principalmente, sem saber exatamente onde é seu lugar em toda essa história.

"Somos um grande bolo de massas diferentes, com medos parecidos e falhas quase infinitas."

Jorge entrega uma história sobre descobrimentos e entendimentos a respeito da vida; a narrativa tem uma sensibilidade enorme e fala sobre temas pesados (e necessários) de maneira exemplar. A jornada de Pedro é mais do que apenas encontrar o seu lugar, é sobre se encontrar. Ele é um personagem muito frágil, bem desenhado dentro das páginas do livro. É um protagonista carismático, com um humor no ponto - mas igualmente sombrio e melancólico, uma vez que estamos dentro da sua cabeça.

Pedro convive com as crises como se fossem fantasmas, sombras espreitando cada pensamento seu, empurrando para longe qualquer ínfima luz de esperança ou felicidade ou mesmo compreensão. Ele sabe que tem amigos, sabe que não está sozinho, mas essa é a coisa sobre o psicológico: não importa o ambiente ou a situação, depende de você encontrar uma maneira de melhorar. Depende da sua força e do seu entendimento a respeito da própria fragilidade. Pedro é forte, só precisa encontrar essa força. O livro entrega uma história simples e bem desenvolvida sobre os altos e baixos na vida do protagonista, enquanto ele caminha nessa trilha incerta que é a vida.

"Seu cheiro vem em mente, e a voz, e a quentura dos dedos. O hálito. Cigarro sufocado em rios de hortelã."

Ao seu lado, Pedro conta com a companhia do Guilherme (cof cof meu filho cof cof). Gentil, compreensivo, sempre presente e disposto a ajudar, mesmo que não saiba exatamente de que maneira fazer isso, Guilherme é o raio de sol em meio à escuridão crescente do Pedro.

Ele é a mão estendida para erguê-lo, o sorriso que faz as trevas se dissiparem. Não é a solução perfeita de salvação, mas é um dos caminhos para que o Pedro atravesse os momentos difíceis. Eu amo cada momento entre os dois; é um romance leve, a princípio, com flertes e olhares e incerteza, mas também é um amor crescente, poderoso e importante. É o tipo de amor entregue, que vê as partes sombrias, os medos e os terrores e se dispõe a ajudar. É o exemplo de relacionamento fofo, bem escrito e de causar calafrios e aquela sensação de felicidade genuína que enche qualquer coração.

Carla é outra personagem bastante presente no dia a dia dos meninos; uma das amigas mais próximas do Guilherme, ela adota Pedro dentro desse círculo de amor e apoio e não dá pra fazer mais do que querer abraçar todos eles e protegê-los do mundo.

"Carla é a rainha da responsabilidade, cheia de paranoias e medo de falhar."

No Meu Lugar fala sobre abandono, sobre preconceito e sobre as consequências de um medo irracional, mas intrinsecamente conectado ao que o preconceito faz com as pessoas. O medo de se abrir e de contar para o mundo quem você realmente é, uma vez que o mundo oferece tanta hostilidade de volta - e também fala sobre aceitação.

Ao mesmo tempo em que tem muito ódio e crueldade, tem também amizade e todos os tipos de amor. A jornada do Pedro é também a do Guilherme, da Carla, da Lara, do Pablo. É minha e sua.

Um livro apaixonante, cheio de emoções e de personagens carismáticos, No Meu Lugar é a promessa de todos os tipos de emoções possíveis - e com certeza a melhor pedida para quem quer chorar e sorrir com a história de um garoto encontrando o seu lugar.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/02/resenha-no-meu-lugar.html

Fábbio (@omeninoquele) 07/09/2020

Terminei querendo mais!
#OMeninoResenhando
⠀⠀
❝A grande verdade é que as pessoas se importam demais com esse tipo de coisa. Quem dorme com quem, quem beija qual boca. Nada disso define um ser humano, e é importante que vocês se lembrem disso.❞
⠀⠀
Pedro está passando por uma fase complicada em sua vida. Os pais souberam que ele é gay por outra pessoa, que ele jurava que o amava. E não ter tido oportunidade de contar aos pais como ele se sente o machuca tão quanto foi a reação agressiva que os pais tiveram ao receber a notícia do filho ser gay.
⠀⠀
Ele foi expulso de casa e não fosse pelo seu amigo Guilherme, lhe ceder um quarto em sua casa, Pedro talvez estaria vagando pela cidade. E ele é muito grato à Gui por isso, por abrir sua casa quando parecia que todos o rejeitavam. Mas as coisas que aconteceram em sua família não saem de sua cabeça e ainda por cima Pedro parece não se aceitar muito bem, ou teme que o mundo lhe julgue assim como os pais, juntando a traição e a sua ansiedade, Pedro parece estar cada vez mais perdido em si mesmo.
⠀⠀
O que fazer quando a família que é pra ser sua base não está ali pra te apoiar? Parece não ser tão normal, mas essa é uma dura realidade que atinge muitas pessoas LGBTQ+ mundo à fora, quando se aceitam e abrem para as famílias muitas delas viram as costas igual os pais de Pedro, e isso é algo que machuca muito e que mesmo com a gama de informações que temos hoje, ainda acontece.
⠀⠀
O Pedro é um personagem que sofre pelo fato de ele ser quem é, e eu me identifiquei muito com ele, pelos problemas que carrega e por acima de tudo ainda querer resolver as coisas com sua família. Ele está passando por depressão e Gui vai o ajudar muito, o romance dos dois acontece de forma muito singela, dá até gosto de acompanhar e enche nosso coração de afago. Não há nada muito apelativo nesse relacionamento deles e acho que nesse ponto, o autor soube retratar muito bem o relacionamento dos dois, eu curti demais e queria a todo momento guardar os dois num potinho.
⠀⠀
Claro que o Pedro ainda tem umas neuras quanto ao que sente pelo Gui, mas é por conta de tudo que passou na família. Ele precisa se aceitar, passar por essa fase complicada e procurar ajuda pra perceber que não há nada de errado com ele, que sua vida é normal. E Gui e os amigos que o cercam vão fazer com que ele note isso.
⠀⠀
O livro é uma conversa sobre autoconhecimento e aceitação, que parece um caminho difícil a ser trilhado, mas que só acontece quando a pessoa percebe que não há nada de errado consigo e passa a se permitir ser quem é. Garanto que todo mundo que passou por isso vai se identificar com o Pedro, então livros como esse são super importantes hoje em dia, pois moldam a maneira de pensar das futuras gerações a não cometer o mesmo erro.
⠀⠀
Eu recomendo demais que você conheça a história do Pedro e o relacionamento afetuoso dele com o Gui, que trás aquele aconchego no coração.
#NoMeuLugar #JorgeCastro #Kindle

site: https://www.instagram.com/p/CEuqWQQjQru/

Jairo Oliveira 25/03/2021

A tanto tempo esse livro estava na minha lista. Estou impressionante com a capacidade do autor de retratar com tanta realidade os pensamentos de desespero e angustia que uma depressão pode causar e deixar um sentimento de que esta e vai ficar tudo bem. Não da aquele gatilho e sim uma esperança que tudo fique bem. Entrei aqui pelo romance e fiquei pela narrativa maravilhosa que te faz mergulhar nos pensamentos do personagem principal. Me senti amigos deles e com vontade de colocar todos no potinho. Leitura excelente que finalizei em 24 horas.

Isaac.Ferreira 08/01/2021

Finalmente, encontrei meu lugar
Foi graças ao Kindle Unlimited que consegui ler esse livro maravilhoso que, pode parecer bobinho, um livro clichê como todos os outros e tals, mas não. "No Meu Lugar" vai abordar alguns assuntos (que ao meu ver são assustadores) que são recorrentes ao mundo LGBT+, como principalmente a culpa e a aceitação da sexualidade.

O livro conta a história de Pedro, um menino que acaba sendo expulso de casa por apenas ser gay, além de ser traído pelo próprio "crush". Sem ter o apoio da família, Guilherme acolhe o menino em sua casa enquanto os pais de Guilherme estão viajando e a sua irmã em um intercâmbio. Com tudo isso, Pedro tem que superar diversos obstáculo, desafios e traumas para encontrar o seu lugar.

A escrita do autor me fez com que tivesse vontade e curiosidade para entender o que está acontecendo. A história começa no presente, sem detalhar como os personagens chegaram a determinado ponto. Conquanto, ao decorrer do livro, o autor vai jogando migalhas para que o leitor possa se situar no contexto geral da história e o que levou a alguns personagens a se mudarem por completo.

O livro foi um pouco dolorido de ler por causa de um dos temas (um dos principais) abordado: a depressão. Ler algo assim, foi um pouco difícil, ver eles tão tristes e não poder ajudá-los.

Tem outros temas do livro que muitos podem se identificar, outros nem tanto.

Eu considero o final do livro clichê, mas a forma como tudo se desenrola é o "tchan", o charme do livro. O final é gostosinho, fazendo com que o que aconteceu no passado, faça com que o personagem se torne ainda mais forte para superar mais obstáculos.

Sobre os personagens, gosto de, praticamente, todos eles. São personagem com nomes comuns no Brasil (eu acho que são na maioria das cidades do país) além de não serem personagem "perfeitos". Ah, e cada personagem tem a sua importância na história de Pedro.

Duas frases do livro que eu amo são:
"Debaixo das estrelas e das folhas que chacoalham, estou sorrindo. É aqui! Isso é o meu lugar. Eles são o meu lugar."

"Se chegou até aqui, pode ir muito mais além. Não desista. Existem pessoas esperando o seu abraço."

É uma leitura rápida e interessante, saí um pouco da minha bolha e zona de conforto. Quem procurar ler esse livro, tenha em mente que pode ser um pouco difícil terminar a leitura, mas o final pode conquistar o seu coração.

Gisele Galindo 28/09/2023

No Meu Lugar
No Meu Lugar não é para qualquer leitor nem para qualquer momento. Se você está passando por uma situação delicada, deixe parar ler esse livro quando estiver bem.

Esse ebook estava no meu app há tempos e como tenho tentado ler as obras mais antigas em meus mais de mil livros no kindle, optei por essa capa linda e fofa... não se deixe enganar por ela, nem pela sinopse, que entrega um pouco do drama, mas, acredito, não passa o estilo da narrativa e a densidade da trama.

O autor possui um linguajar literário singular, se não está acostumado com escritas diferentes das habituais, estranhará de início, talvez até não goste, abandone a leitura ou crie certo distanciamento da história por conta. No começo, ao ler detalhes que o personagem narrava, citava, pensei: desnecessário, para que colocar isso? Com o decorrer da leitura, entendi, sim, era necessário e muito. Nota-se assim, a essência de Pedro, sua mente trabalhando e sua doença progredindo. Sem citar, o autor traz a progressão de um estado depressivo. O nome, se não me engano... a palavra "depressão", referindo-se ao personagem principal, surge só nos últimos capítulos, quando Pedro entende o que acontece com ele.

Também é nos últimos capítulos que o título é citado (não mencionarei como, pois seria spoiler), no entanto, para mim, a interpretação chegou em forma de uma conversa do próprio título comigo: colocar-se no lugar. E se você estivesse No Meu Lugar? Foi assim que já mergulhei na trama, sentindo cada perturbação do personagem, o qual difícil era aquele momento para ele. E me preocupei. Será que o autor teria passado por tudo aquilo? O meu alívio veio nos agradecimentos, quando o autor menciona a mãe que o poupou de tais dores causadas por uma sociedade doente, que adoece as pessoas com seus julgamentos, suas imposições e crueldades. Infelizmente, sabe-se, que muitos passam pelo que Pedro vivencia e temi que ele avançasse ao estado de pânico.

As frases são curtas, bem como os capítulos, alguns com poucas linhas, além de palavras repetidas, o que, de início, pode deixar a leitura meio truncada e incomodar. Creio que o autor acertou em cheio nesse ponto também. Quando se acostuma e entende a dinâmica do livro, a admiração pelo belo trabalho se intensifica.

É impossível, por melhor que você esteja na sua vida, não se sentir angustiado. As palavras, os sentimentos em analogias de Pedro provocam até a exaustão, desafiam o leitor a não ignorar o sofrimento do personagem. Está-se dentro dele, na mente, nas entranhas. O mundo apresentado não é o externo, que oprime Pedro, é o interno, é como tudo chega a ele e se transforma em trauma, em dor, até à compreensão de si mesmo, até ele encontrar e entender o seu lugar no mundo.

Uma obra intensa, perturbadora da realidade em ficção.

Lethycia Dias 26/06/2020

Uma história dolorosa, porém importante
Pedro foi expulso de casa por ser gay. Agora, morando com um amigo, ele tenta se recuperar do que sofreu, contando com o apoio de pessoas que o querem bem. Porém as mágoas, o medo da rejeição e do abandono, a ansiedade e a depressão o fazem se sentir cada dia pior e se enxergar de uma forma que não corresponde à realidade.
Preciso começar essa resenha dizendo que esse livro estava no meu Kindle há muito tempo, e que eu decidi ler para reduzir o número de livros antigos acumulados. Por não me lembrar da sinopse, e talvez por causa da capa, eu esperava uma história feliz. Os traumas e angústias de Pedro eram o que eu menos queria ler agora, que estou fragilizada emocionalmente. Portanto, deixo o alerta para quem ficou interessado: só leia se estiver bem.
A história é narrada por meio de capítulos curtos, que se passam mais nos pensamentos de Pedro do que em acontecimentos propriamente ditos. Pedro está mal. Ele sente vontade de passar os dias trancado no quarto; sente culpa por não retribuir a atenção dada pelos amigos; se pergunta se os pais conservadores não estavam certos em chamá-lo de "vagabundo" e "aberração". E por mais que seus amigos tentem ajudá-lo a ficar bem, ele não consegue ficar.
Essa é uma história dolorosa, e eu acredito que mexe profundamente com pessoas LGBT, com os traumas e medos que essas pessoas podem ter. Mas por mais que seja doloroso, acho que é uma história que precisa ser contada, porque pode ser a história de muitas pessoas.
Eu demorei para criar empatia com Pedro, apesar de ser um livro tão curto. Me perguntei porque ele não aproveitava que não precisava mais dar satisfação aos pais, para ser livre e se expressar como quisesse. Mas pessoas machucadas não conseguem fazer isso de uma hora para a outra. Demora até conseguirem ficar bem. Nessa história, é aos poucos que vamos conhecendo as circunstâncias nas quais Pedro foi "jogado para fora do armário" e como aquilo o afetou. Então entendemos o quanto ele ainda precisa se recuperar.
Eu fiz uma leitura muito difícil, em que a curiosidade se misturava com o medo e a angústia que o texto passa. Notei alguns erros, mas nada que prejudique o entendimento. Gostei da associação de algumas músicas aos sentimentos de Pedro. E gostei do final, que não apresenta uma solução repentina, mas dá uma sensação de "primeiros passos" para a recuperação de Pedro.

site: https://amzn.to/3dA4vex

Keslley de Castro 11/08/2020

Serpentes envolta do pescoço
Um livro com abordagem de temas tão necessários para esses tempos de agora. Não é frescura. Não é quer chamar atenção. Não é ?modinha?. Não é escolha/opção. É sofrimento. É aceitação.

chuwanning 19/06/2021

honesto
esse livro me deu uma crise de ansiedade doida. a escrita é bastante direta e cheia de parágrafos
assim
para
explicitar
o quão vulnerável
o protagonista
está.

achei tudo muito bem feito. durante um tempo, abandonei o livro porque me senti extremamente incomodade com o ritmo. quando voltei a ler, porém, percebi que essa era a intenção do Jorge. causa desconforto, mas é bem honesto e mostra as inseguranças e a ansiedade do protagonista de um jeito único do Jorge e muito dinâmico. é um livro sincero sobre encontrar a própria paz.

Lucas.Guimaraes 21/07/2021

Livro muito bom, de leitura rápida e história muito dramática, que ainda é realidade para muitos jovens LGBT+, principalmente no Brasil. Só o final que achei um pouco rápido, porém eu entendo o caminho escolhido pelo autor.

Dutrinha 20/01/2021

Infelizmente, tão real
A CAPA É ESCROTA, MAS A HISTÓRIA É TRISTE E BEM PESADA, TRAZ UM PERSONAGEM A BEIRA DO LIMITE, DEPRESSIVO POR SER QUEM É, POR SER GAY E NÃO CONSEGUIR SE COMPREENDER, SE ACEITAR, POR TER TIDO UMA CRIAÇÃO QUE NUNCA O PERMITIU SE AMAR DO JEITO QUE É....ESSE É O TIPO DE LIVRO QUE DEVERIA SER LIDO POR TODOS OS PAIS, PARA QUE PUDESSEM ENXERGAR UMA MANEIRA DE LIDAR COM AS EXPECTATIVAS QUE CRIAM SOBRE SEUS FILHOS E QUE NÃO SÃO ATENDIDAS.

É tão louco imaginar que alguém que recebe o apoio dos pais ao se assumir é visto como privilegiado, pq simplesmente é raro que isso aconteça. Graças a Deus, sou um privilegiado da vida, mas conheço tantos que não tiveram a mesma sorte, por isso as palavras do narrador mexeram tanto comigo. O autor tá de parabéns pela escrita, esse livro é forte e necessário.

Andre 14/01/2021

Não consigo dizer o misto de sentimentos que tive lendo esse livro, me vejo tanto no Pedro que me assustei. Me fez pensar e repensar muitas coisas, simplesmente amei.

nomedepassaro 01/02/2019

Grata surpresa!
Como todo mundo sabe, não se deve julgar um livro pela capa. Foi o que fiz antes mesmo de ler a obra de Jorge Castro: pensei que se tratava de mais um livro com um casal de homens gays repleto de diálogos clichês com situações que só acontecem nos filmes de Hollywood e terminam por soar artificiais.

E que bela surpresa (e feliz!) tive ao iniciar a leitura. A história se desenvolve de forma natural, mas com um peso gigantesco. As frases curtas que determinam cada sentimento de Pedro, o protagonista, alcançaram em mim um incômodo que perdurou por todo o livro. Não foi ruim - muito pelo contrário. Desenvolver um personagem tão complexo e forte como Pedro utilizando de frases curtas e repletas de significado sobre a confusão mental e emocional que o rapaz está passando foi como levar um soco na boca a cada questionamento e crise que ele teve.

O que mais gostei no livro foi a forma despretensiosa que o romance vivido por Guilherme e Pedro foi criado: ele não é o principal tema do filme, mas se desenvolve a partir do acontecimento principal. Não sou muito fã de diálogos repetitivos, clichês e melosos, portanto aprovei cada situação em que o casal demonstrou carinho sem aquele costumeiro ar de "eu amo você até a morte, nunca vamos nos separar" que muitos pares costumam ter em obras do tipo.

Fiquei morrendo de vontade de saber mais dos personagens, tão ricos e tão bem trabalhados. Carla é um doce; Lara é maravilhosa; Carol teve pouquíssimos diálogos e que foram de uma beleza ímpar; os namorados de Lara e Carla marcaram com poucas falas e, claro, Guilherme, esse personagem incrível e que falava com seus "olhos de girassol".

Não acho que Pedro tenha mudado de opinião no final do livro. A mensagem para a mãe mostra sinais de evolução, mas não de superação. Ele deixa bem claro o que sente e como vai se sentir por um bom tempo. Enxergo os trechos finais como um sinal de que ele está no início de sua recuperação, mas não na conclusão dela.

Chorei na mensagem da mãe. Chorei nos trechos finais ao som de "Yellow" (que coloquei pra tocar enquanto lia). Chorei no primeiro beijo do casal protagonista. E chorei pelo quão real é tudo o que foi dito aqui.

Que possamos ser agraciados com mais um pouquinho de Porto Primavera

Biel 13/03/2020

Delicado
Eu julguei esse livro pela capa e me arrependo muito. Achamos que não passará de um romance clichê...puro engano. Existe nesse livro um turbilhão de emoções, medo, tristeza, raiva... Com temas super delicados como, depressão, ansiedade, violência, rejeição... Mas o melhor de todos e acima de tudo tem também, amor, compreensão, carinho, afeto, amizade e porto seguro.

"Ser você não é um problema. Pelo contrário. É corajoso deixar o mundo saber que você existe. Se alguém não respeita a essa essência que Deus te deu, então o problema não tá com você. Tá na pessoa. É ela quem precisa de conserto".

"A gente só consegue ser feliz quando para de se preocupar com a forma como os outros veem nossa casa, e passa a focar no que realmente importa: se sentir bem dentro dela".

Leiam!!!

Well 02/06/2021

Primeiro de muitos?
Este foi o primeiro livro de temática romance LGBTQIA+ que leio. Confesso que iniciei a leitura ja pensando que eu desistiria fácil, ja que é totalmente fora da minha zona de conforto (fantasia), mas o Jorge conseguiu transmitir nas páginas um sentimento q nem sei explicar, so sei que eu queria continuar lendo sobre o que tava se passando com o Pedro, queria ajudá-lo a enfrentar o medo e vê-lo feliz com o Gui.

A forma que o Jorge escreve tbm ajudou a leitura a fluir bem, deixando a história seguir um curso super natural e sem forçar nada. É bem provável q eu continue a ler esse gênero, ja que agr descobri que é até bom pra aliviar um pouco de tanta fantasia q leio, kkkk.

No meu lugar é um livro bem pesado para quem sofre de ansiedade e/ou depressão, principalmente se for LGBTQIA+! Possui diversos gatilhos e tals... então tome cuidado ao ler. Para quem não é desse grupo, recomendo livremente xD
Iankinha 03/06/2021minha estante
Não sei se já ouviu falar, mas Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo é meu xodó! É uma leitura super rápida, os capítulos são curtinhos, traz temas muito interessantes, ainda mais por ser de época...Se quiser anotar para uma próxima leitura.

Well 03/06/2021minha estante
eita! n conheço, nao, mas vou procurar sobre. obgg ???. este livro aqui tbm eh super rapidinho! eu demorei mais pq tava em lc, aí quis seguir o ritmo de lá. super recomendo ele

12/07/2020

Lado positivo: Muito bom e real Lado negativo: Muito real
Leitura muito boa e fluída, escrita que te deixa bem imersivo na história, que ao mesmo tempo é bom, você também entra na cabeça do personagem e sente tudo o que ele descreve e o que mais me apertou o peito é que sei que isso acontece de verdade, eu só queria entrar na história e abraçar o Pedro e falar que não tem nada de errado ser quem ele é, mas sabemos que só dizer isso as vezes não impede da pessoa sentir e isso é muito agonizante.

Recomendo bastante.