Ensinando a transgredir

Ensinando a transgredir bell hooks

Resenhas -

Maria 11/04/2024

Bell hooks u rock
Primeiro livro que li da bell hooks e já comecei logo com esse! No início, pensei que fosse uma espécie de ?manual? para professores, o que me estranhou, mas, como o livro é dividido em capítulos até que rápidos, continuei (ps: eu continuaria de qualquer forma, afinal, é a bell hooks) e percebi que é um livro para professores e alunos. Os que já foram e os que ainda são? afinal, todos nós já estivemos nessa posição: a de receber conhecimento de alguém que vem ?de cima?. Mas, a bell nos elucida e diz que isso não é verdade: para que haja uma educação como prática da liberdade não pode existir uma hierarquia dentro de sala de aula. bell explica como praticar o criticismo sem reforçar padrões históricos de dominação ? sexistas ou de raça ? e que essa educação engajada é um compromisso político de qualquer professor: mostrar para a gente que nossas mentes (((e corpos))) cabem, sim, dentro da academia. e que vamos, com toda certeza, abrir a boca pra falar ? mesmo que para isso precisemos usar a língua do opressor.

Renan 03/03/2024

Reflexões sobre ensinar e aprender
O que mais gostei desse livro é que a autora começa explicando que nunca quis ser professora e termina com um capítulo incrível, super emocionada, contando sobre a diferença que um professor pode fazer na vida do aluno e vice-versa. Me fez pensar em todos ótimos professores que já tive.

O livro traz uma ótima reflexão para todo mundo, não só professores, que se interessa por educação. Ela explica de maneira muito clara e interessante sobre pedagogia da inclusão e outros conceitos muito interessantes que não conhecia. Fala sobre o papel do professor e do aluno nesse processo de aprendizagem e muitas outras coisas que me fizeram pensar sobre o que leva a gente a considerar um professor bom ou ruim. Enfim, para todos aqueles que se interessam pela área, ou por curiosidade mesmo, é uma excelente leitura.

Aninha Mortean 05/02/2024

Os ensaios presentes no livro de bell hooks "Ensinando a transgredir" tratam de temas importantes de pensar um outro envolvimento com a educação, uma educação que esteja ligada à suas
vivências, ou seja, defesa de um modelo holístico de aprendizado, um aprendizado que une saberes do corpo e da mente. Realça que a academia não é o paraíso. Mas o aprendizado é um lugar onde o paraíso pode ser criado. A sala de aula, com todas as suas limitações, continua sendo um ambiente de possibilidades. Nesse campo de possibilidades temos a oportunidade de trabalhar pela liberdade, de exigir de nós e dos nossos camaradas uma abertura da mente e do coração que nos permite encarar a realidade ao mesmo tempo em que, coletivamente, imaginamos esquemas para cruzar fronteiras, para transgredir. Isso é a educação como prática da liberdade.

Thay 17/01/2024

A educação como prática da liberdade
É incrível perceber como a educação pode - e deve - ser libertadora. Quando a bell hooks nos lança questões sobre como o ato de ensinar pode ser é para que a educação como um todo se transforme. Lendo esse livro, sendo uma quase professora, percebo o quanto a gente só aprende na prática, ao olhar nos olhos dos alunos, ao compreender o que eles sentem e percebe-los como pessoas dotadas de significado.
Termino a leitura transformada mas ainda com bastante medo. Ensinar para a transgressão é difícil, arrebatador, assustador mas lindo.

Jeanine 15/01/2024

Quase um ano lendo esse livro...
Não sou muito fã desse tipo de leitura para lazer.
Nesse livro contêm 14 artigos e conversas da autora que revelam estratégias, dificuldades e influências no processo de se fazer professora dentro e fora da sala de aula. Bom para reflexões de nós, professores pensarmos em nossa atuação. Mas acho que foi direcionado para professores universitários.

augusto.defragacardoso 31/12/2023

Ensinando a trangredir
Livro escrito na perspectiva de uma professora negra americana, que a partir da sua vivencia analisa a sociedade dos EUA racista e machista. bell hooks teve contato com Paulo Freire que a inspirou, com a pedagogia do oprimido. Fala do feminismo e quão transformador é esse pensamento para os e as estudantes com que ela trabalhou.

Miriamarela 15/12/2023

Melhor que Freire
Não sei por que demorei tanto a ler bell hooks. Comecei o livro sem saber do que se tratava, mas acabei gostando muito. A forma como a autora fala sobre pedagogia, educação, e mescla com temas de raça, gênero e a sua infância nos EUA segregados é muito fluida.
E sinceramente, a leitura é infinitamente mais fácil que a dos livros do Freire. Não tirando o mérito dele, mas eu acho que a ideia de se escrever um livro sobre pedagogia é se comunicar com as pessoas.
Enfim, muito bom, super recomendo.

Lari Bardoso 05/12/2023

Incrível!
Bell Hooks é genial, a frente do seu tempo, mas, simplesmente ? simples ?

Ganhei esse livro de presente do meu orientador de iniciação científica e olha, minha trajetória não seria a mesma sem ele. Educação não é só ensinar como algo mecanicista, e ter um pensamento crítico já é meio caminho andado.

Não tem nenhum mistério nas coisas que ela fala, não é uma abordagem inovadora, com algo que nunca ouvimos falar, mas ela escreve de um jeito? Toda vez que eu leio um livro dela, eu sinto que dá para conquistar o mundo ao estudar, ler, praticar e ter visão crítica, social e coletiva.

Não sei como expressar o que esse livro faz, mas é maravilhoso e logo mais vou ler ?Tudo Sobre o Amor: Novas Perspectivas? !!!

lareS2 01/12/2023

Primeira experiência
Minha primeira experiencia com livros da Bell hooks e devo dizer que muito me encantou e cativou, principalmente o recorte que ela traz de Paulo Freire

Evelin.Lourena 18/11/2023

Este é um livro para todo educador ler.
As vivências de Bell hooks como aluna e como professora permite diferentes olhares da sala de aula.

Com a leitura pude compreender que algumas práticas pedagógicas são essências se quisermos mesmo transgredir as normas tradicionais burguesas do ensinar e aprender.

O livro abre um horizonte de possibilidades para o educador e suas dinâmicas em sala de aula. Bem como permite que este reveja suas práticas metodológicas.

Recomendo e muito!

eduardagava 31/10/2023

Fod@!!
Bell Hooks dá o contexto de sua infância, experiência no colégio e na faculdade para entendermos como é porque ela usa do ensino para transgredir (e influenciar seus alunos a esse movimento também). Fala sobre sentimentos, corpo e mente e entusiasmo no processo de aprender e como esses fatores desafiam a educação bancária ao considerar o professor e o aluno realmente humanos, e exemplifica como isso não atrapalha o ensino, ao contrário do que se pensa. Além disso, aborda questões feministas, das quais ultrapassam as barreiras do ambiente acadêmico e faz o leitor entender que os problemas sociais se refletem nos alunos, por isso, a escola é um ambiente potencial de mudança, e das problemáticas sobre gênero, raça e classes sociais. A quebra de paradigmas acontece muitas vezes nesse livro, a autora traz uma sensibilidade ao entender como é possível transformar a educação por meio de novas formas de enxergar e lidar com os alunos, com a visão do que é ser professor.

Octavia 08/10/2023

Necessária
Apenas isso, bell hooks consegue ser certeira em absolutamente tudo que constrói. seja na linguagem, seja nas mensagens passadas e nas reflexões constantes do "fazer o educador/a. " a autora dialoga frequentemente com paulo freire e com outras figuras essenciais para pensar o ensino, incluindo ela mesma. bell hooks consegue de forma clara exemplificar e fazermos pensar o fazer educacional, principalmente pensando uma educação popular, inclusiva e construída com os sujeitos sócio-históricos-culturais. enfim, indico para todes. bell hooks é necessária.

psi.anacavalheiro 08/10/2023

Escrita apaixonante, que como sempre, Bell proporciona. É um livro dedicado e voltado a educação, ensino e professores, a criticar o sistema atual e mostrar uma nova forma de aprender. Mas para além disso, é um livro que pode ser aplicado a qualquer profissão. Como psicóloga, me identifiquei com falas e trechos que Bell trouxe, conseguindo transferir essas indagações a área clínica. Sua escrita envolvendo o criticismo cultural ajuda a ter esse olhar mais aberto, a se identificar e se questionar. Leitura recomendada a todos os profissionais e/ou pessoas que, de uma forma ou outra, trabalha com pessoas em seu dia a dia.

francezju 30/08/2023

Esse livro é importante pra todo mundo, mas sobretudo pra quem é da área da educação - é leitura essencial e indispensável.
bell hooks fala muito da sala de aula inclusiva, sempre feminista e anti racista. Ela cita várias vezes Paulo Freire, uma de suas grandes inspirações pedagógicas. A linguagem do livro é acessível e não é cansativa.

Laryssa48 29/07/2023

Bell hooks é incrível e disso nós sabemos bem.

Para professores e futuros professores, esse livro é essencial, pois leva a refletir sobre um professorar bem diferente.

Umas das partes que mais me tocam é quando ela pontua sobre a relação aluno-professor, pq sinto q normalmente os professores tentam evitar ao máximo qualquer tipo de contato para além de um falando e o outro ouvindo.

Outra questão que acho impressionante é que ela fala de coisas tão íntimas e parece que estamos conversando com uma amiga próxima. Enfim, perfeita.