Trindade do Sertão

Trindade do Sertão Braga Junior

Resenhas - Trindade do Sertão

Ray 09/11/2020

Esse livro é bem diferente dos tipos de leituras que eu consumo, é um livro cheio de fantasia, mas aborda assuntos bem atuais e reais. Vale a pena conferir!

Nathi 13/09/2020

Promessa da Literatura Brasileira Contemporânea
Obra incrível. O autor conseguiu manter um ritmo de terror e suspense muito bem equilibrados, misturando a fé do sertanejo aos elementos atuais da literatura.

Simplesmente amei. Não conseguia parar de ler, queria sempre avançar mais um capítulo para saber o que iria acontecer.

Para mim, o autor (que ainda é independente) é a grande promessa da nossa Literatura Contemporânea. Inclusive, torço para que alguma grande editora invista nele e, também, que Trindade do Sertão ganhe uma adaptação cinematográfica.

Obra simples, cheia de nuances que valorizam o nordeste brasileiro e cheia de riquezas culturais.

Fenrir 16/08/2020

Sensacional
Que livro sensacional ! Deveria virar uma HQ, devorei esse livro com prazer , quanto mais lia, mais eu queria! O linguajar nordestino , a mistura da fantasia e o terror, estupendo!

Rodrigo Digão 28/05/2020

Bom livro, personagens carismáticos, vilões " arretados", um risca faca com toque de magia. Recomendo a leitura, se nao, lhe corto o bucho.

Douglas Tavares 20/04/2020

Cangaço e Sobrenatural.
O livro narra a historia de Marcus (um tenente) e sua tropa em uma missão de deter um trio de cangaceiros. Uma mistura de cangaço e sobrenatural recheado de ação e terror no coração do sertão Sergipano.

Observação: Os dois capítulos finais (epílogos) são excelentes, inebriantes apresentam uma narrativa destoante da anterior. Conseguiram me deixar ávido por uma trilogia ;-)

Wesnen Tellurian 25/08/2019

LAMPIÃO ERA UMA PRAGA? NÃO VIU AINDA ESSES 3 MONSTROS | Trindade do Sertão (BRAGA JUNIOR)
O nordeste nunca sentiu tanto cagaço quanto agora. Esses três cangaceiros literalmente tocam o terror, e fé não será o bastante para impedi-los. Nessa obra do escritor Braga Junior, também conhecido como Aglainir Oliveira Braga Junior, ele vai surpreender você com essa dark fantasy da mulesta.

A resenha completa está no canal no Youtube, Canal KrossOver, no link disponível aqui. Aposto que vão gostar.

site: https://www.youtube.com/watch?v=yB4CZ8NoVIY&t=170s

. 22/06/2019

Cangaço e sobrenatural, mistura valorizada nesse livro, em narrativa de muita ação e empolgação na leitura. Gosto das duas temáticas, fortemente arraigadas no folclore nordestino, por isso a leitura ocorreu com avidez, favorecida pelo texto fluido e envolvente de Braga Júnior.

No contexto real, as histórias populares sobre o cangaço tem também um quê de sobrenaturais. Os cangaceiros são vistos demonizados, tendo parte com o tinhoso, ou então o demo está no contexto do sertão, de várias maneiras na sociedade injusta, sendo os cangaceiros reacionários a este mal presente (a visão romantizada de heroísmo que lhes atribuem).
No livro, Braga Júnior supervaloriza as duas coisas, com cangaceiros pra lá de possuídos e transformados pelo demo, e o contexto ultraviolento, com opressão, injustiças, autoritarismo e abusos (do jeito que o diabo gosta), espalhando terror e também instigando reações de que tenha fim.

O desenrolar está no confronto entre os maiores representantes desse terror, que são os cabras-demônios (Cabrunco, Terra Seca e Pé na Cova, prefigurações do mal) contra o tenente Marcus Alves (chefe de volante). Entre eles, histórias de violência na origem de seus objetivos, com resultados diferentes.

Esse é o caminhar, que deve ser lido basicamente deixando-se levar pelas ações. Se der muita atenção a criticidades, vais perceber que as coisas descambam para uma sucessão de eventos trash, que flertam com o nonsense, ingenuidade melosa, e coisas sem sentido, que se perdem nessa disposição de maneira um tanto ridícula (como na visita a Tião Urubu). É apenas uma descrição, o que não curti no livro....

Leia e se empolgue nos desdobramentos, só isso, não dando bola ao sobrenatural raso e mistérios bobos.

A leitura foi empolgante e curti emotivamente.

Lilian_89 26/02/2019

Interessante
Leitura agradável e muito fluída, não perde em nada para as estórias fantásticas mais famosas. Um livro que me surpreendeu, tanto pole escrita quanto pela estória. O livro se passa no nordeste brasileiro e tem como pano de fundo a história dos cangaceiros e as disputas para que os militares do governos os prendessem além de narrar um pouco sobre os coronéis e seus desmandos para com a população local.
Nessa narrativa um certo grupo de cangaceiros faz um pacto com o tinhoso e se transformam em seres bestiais horrendo quase invencíveis. Com uma narrativa envolvente, somo colocados diante de cenas de horror perpetradas por esses cangaceiros enquanto observamos as táticas a serem utilizadas para para-los, missão de um soldado capixaba que agora vive no nordeste e seus subordinados.
Por se tratarem de seres inumanos, as armas para detê-los deverá também ser algo extraordinário, sendo necessário que os soldados empreendam uma séries de missões menores para se armarem de forma eficiente contra esses cangaceiros do demo.
Para quem gosta de seres sobrenaturais, esse livro é formidável. Recomendo demais a leitura, uma combinação perfeita entre seres sobrenaturais e a cultura nordestina brasileira.

Elivelton 03/01/2019

Arretado!
Cara, essa fantasia nacional é muito agradável de se ler.

Tem um pouco de suspense, terror e aventura. Tudo contado utilizando a cultura nordestina.

Foi incrível como o livro apresenta os personagens do cangaço sob uma nova história que foi desenvolvida de forma criativa e que prende o leitor até o final.

Faltou mais desenvolvimento da história e de seus personagens. Algumas situações soaram como forçadas para que fossem explicados os passados dos personagens.

O livro é pequeno mas poderia ter mais de 200 páginas se fosse mais bem trabalhado e desenvolvido pelo autor, se deu a impressão de ter sido escrito com certa velocidade. Percebesse alguns erros na escrita e até repetições de frases.

Os ápicesda história poderiam ser mais trabalhados e aproveitados. Com mais reviravoltas pois são momentos muito aguardados no decorrer da leitura.

Ao todo o livro tem uma ótima história. O autor está de parabéns pela criatividade.

Jeff.Rodrigues 05/11/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Vocês certamente conhecem a história de Lampião e Maria Bonita, mas os nomes que vão tirar seu sono são os de Cabrunco, Pé na Cova e Terra Seca. Três homens marcados pelos desajustes de uma vida desafortunada que esbarraram com o mal e se transformaram em arautos da desgraça. Cangaceiros? Sim! Justiceiros? Talvez! Entidades das trevas? Com certeza! Três homens à frente de um bando que percorre as cidadezinhas roubando, estuprando, matando. E na terra do sol, quando Deus dá as costas, o Diabo toca o terror. É nesse ambiente que Braga Junior, em seu Trindade do Sertão, encena um ato de uma batalha mais velha que o mundo. A luta do bem contra o mal.

Em Trindade do Sertão, acompanhamos a saga do tenente Marcus Alves para deter o trio de cangaceiros. Vindo do Sudeste, com referências e realidade de vida bem distintas, Marcus encontra um cenário desafiador em que até suas crenças são colocadas a prova. As diferenças já começam no grupo que ele lidera, onde homens calejados pela batalha diária daquelas terras não confiam totalmente naquele moço bem-apessoado, e se estendem pelos terrenos a serem percorridos e pela razão confrontada com o sobrenatural.

Trindade do Sertão é uma pérola narrativa para ser lida de uma só vez e absorvida em toda a sua riqueza de detalhes. Uma história bem brasileira recheada com o DNA de nossa gente em todas as suas contradições, superstições e diferenças. Impressionante como em tão poucas páginas é possível encontrar um pouquinho de cada característica que compõe nosso povo. Tudo isso alinhavado por uma escrita ágil, objetiva e envolvente que nos transporta com facilidade para os cenários e nos faz espectadores dos conflitos e terrores enfrentados pelos personagens.

Montar em seu cavalo e se aventurar pelas páginas dessa obra é (re) descobrir que o nosso Brasil tem muita história para ser contada. Braga Junior nos entregou um pedacinho desse mundão, e poderia muito bem ter entregue mais porque a ambientação deixou claro que ainda há muito a ser desvendado. Aos fãs de cavaleiros cruzados, pistoleiros do Velho Oeste, palhaços em bueiros e demais simpatizantes, conheçam a Trindade do Sertão e percebam que o perigo está bem mais perto do que vocês podem imaginar.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/09/26/resenha-trindade-do-sertao-braga-junior/

Manu 02/11/2018

A trindade do sertão
Um livro que mistura fantasia com a história do cangaço. O livro foi tão interessante pra mim que eu senti vontade de ler mais sobre os cangaceiros, que são uma parte tão importante da história do nordeste. Heróis ou bandidos?
Porém tiveram partes do livro que não me agradaram tanto, como o porque de Marcus, o protagonista, ser de fora. E alguns diálogos que eu vi como mal colocados, sim foi mto interessante ouvir as histórias das vidas de alguns personagens, mas eu senti como se eles se abrissem demais rápido demais.
Mas em geral a história é bem contada e cativante.
A mistura da magia do nordeste, com suas lendas mirabolantes, e o gênero em si da fantasia deu muito certo.

Sue 01/11/2018

Regional e sobrenatural
O conto faz uma releitura do que conhecemos como cangaceiros. Misturou o sobrenatural a uma parte da nossa sofrida história nordestina. Imaginem todo o irresistível cenário de horror e drama das obras americanas e europeias aqui bem perto da gente - para os que apreciam o gênero, obviamente. Com direito a todo o medo e a aventura, mas com as paisagens áridas de um sertão sergipano - isso, aqueles das fotos do livro de história, ou um lugar que você já visitou. Ler um thriller leve num cenário que está "bem ali assim" é uma sensação nova e instigante.

E não que isso seja uma resenha propriamente dita, mas quis compartilhar o quanto foi interessante ler uma coisa tão próxima da gente - nordestinos -, mesmo no contexto de crenças sobrenaturais. Enfim... Histórias regionais também são incríveis, deem uma chance a elas.

site: https://www.instagram.com/p/BhbmI8rB2qt/?hl=pt-br&taken-by=swdanbi

Halfleggr 01/08/2018

Livro do Cabrunco
Comecei a leitura sem muito entusiasmo, confesso. Um livro pequeno, um começo meio lento e sem grandes atrativos. Mas continuei e me surpreendi. O livro é um conto sobre um conto, uma história pra ser contada numa noite chuvosa a seus filhos ou amigos. Ao final já estava sem conseguir parar de ler.

Pra quem gosta de boas histórias e leitura rápida, A Trindade do Sertão é uma ótima escolha.

Vinny Britto 04/07/2018

Terror Genuinamente Brasileiro
Sendo breve irei simplesmente afirmar que sim, vale a pena essa leitura.

É um livro divertido que mistura a história do nosso cangaço com toques de terror sobrenatural e magia e o escritor soube mesclar muito bem tudo isso.

Por ser um livro relativamente curto, certos momentos pode parecer que tem uma narrativa meio acelerada mas nada que atrapalhe a diversão.

Li no Kindle e percebi que infelizmente possui muitos erros que seriam facilmente corrigidos numa boa revisão, espero que tenham sido retirados na versão impressa que aliás, quero muito na minha coleção.

Pra fechar deixa um gancho bem legal para uma possível futura continuação.
Joelma 07/12/2018minha estante
Também acho que vale a pena a leitura, mas os erros incomodaram-me muito! Faltou realmente uma boa revisão.

Rodrigo.Oliveira 13/06/2018

Uma boa proposta
Me interessei pelo livro, principalmente pela sua proposta de misturar personagens históricos do nordeste brasileiro em uma história fantástica. o livro é curto, são 120 ou 130 páginas. Me prendeu desde o início, assim que comecei não consegui mais parar de lê-lo, retrata a violência e o lado perverso do ser humano de forma dura e de como os principais personagens da história lidam com isso, Na minha opinião o livro cumpre com a sua proposta de contar uma boa história e melhor ainda uma boa história da nossa terra, O Nordeste. Eu recomendo.