Trindade do Sertão

Trindade do Sertão Braga Junior

Resenhas - Trindade do Sertão

Luciano Otaciano 20/10/2022

Livro nacional de excelência!
A luta do bem contra o mal. Em Trindade do Sertão, acompanhamos a saga do tenente Marcus Alves para deter o trio de cangaceiros. Vindo do Sudeste, com referências e realidade de vida bem distintas, Marcus encontra um cenário desafiador em que até suas crenças são colocadas a prova. As diferenças já começam no grupo que ele lidera, onde homens calejados pela batalha diária daquelas terras não confiam totalmente naquele moço bem-apessoado, e se estendem pelos terrenos a serem percorridos e pela razão confrontada com o sobrenatural.
Impressionante como em tão poucas páginas é possível encontrar um pouquinho de cada característica que compõe nosso povo. Tudo isso alinhavado por uma escrita ágil, objetiva e envolvente que nos transporta com facilidade para os cenários e nos faz espectadores dos conflitos e terrores enfrentados pelos personagens. Montar em seu cavalo e se aventurar pelas páginas dessa obra é (re) descobrir que o nosso Brasil tem muita história para ser contada. Braga Junior nos entregou um pedacinho desse mundão, e poderia muito bem ter entregue mais porque a ambientação deixou claro que ainda há muito a ser desvendado. Um livro nacional de excelência!

Diego Cruz 04/11/2021

Pra quem curte essa pegada de cangaço e sobrenatural, acredito que pode se divertir bastante com a leitura, assim como eu. Adorei a ambientação e os personagens. Vale a pena dar uma conferida!

Leitora.Voraz 20/06/2021

Eu acho que iniciei a leitura com uma expectativa que não foi atendida ao longo do livro. Mas, mesmo assim, gostei do livro.

OdirleyDeotti 12/02/2021

Boa história, edição ruim
A história narrada é uma aventura pela religiosidade e vida sofrida no sertão sergipano. Porém, a revisão e edição, se existiram, não foram felizes. Existem muitos erros por todo o livro. É uma pena, pois atrapalha o leitor mais atento.
Enfim, vale a pena pela história, mas merece uma nova edição, dessa vez, revisada.

Daniela 04/02/2021

Gostei bastante da história, os personagens são ótimos! A narrativa é bem corrida, então o livro é bem curto, acho que poderia ser mais longo até para desenvolver melhor a história. Achei a forma como as cenas são descritas bem parecidas com um roteiro, inclusive seria uma história maravilhosa para um filme ou hq.

Ray 09/11/2020

Esse livro é bem diferente dos tipos de leituras que eu consumo, é um livro cheio de fantasia, mas aborda assuntos bem atuais e reais. Vale a pena conferir!

Nathi 13/09/2020

Promessa da Literatura Brasileira Contemporânea
Obra incrível. O autor conseguiu manter um ritmo de terror e suspense muito bem equilibrados, misturando a fé do sertanejo aos elementos atuais da literatura.

Simplesmente amei. Não conseguia parar de ler, queria sempre avançar mais um capítulo para saber o que iria acontecer.

Para mim, o autor (que ainda é independente) é a grande promessa da nossa Literatura Contemporânea. Inclusive, torço para que alguma grande editora invista nele e, também, que Trindade do Sertão ganhe uma adaptação cinematográfica.

Obra simples, cheia de nuances que valorizam o nordeste brasileiro e cheia de riquezas culturais.
Fabio.Keller 16/03/2021minha estante
Já leu o livro O Covil do Diabo ? É muito bom tbm.

Fenrir 16/08/2020

Sensacional
Que livro sensacional ! Deveria virar uma HQ, devorei esse livro com prazer , quanto mais lia, mais eu queria! O linguajar nordestino , a mistura da fantasia e o terror, estupendo!

Rodrigo Digão 28/05/2020

Bom livro, personagens carismáticos, vilões " arretados", um risca faca com toque de magia. Recomendo a leitura, se nao, lhe corto o bucho.

Douglas Tavares 20/04/2020

Cangaço e Sobrenatural.
O livro narra a historia de Marcus (um tenente) e sua tropa em uma missão de deter um trio de cangaceiros. Uma mistura de cangaço e sobrenatural recheado de ação e terror no coração do sertão Sergipano.

Observação: Os dois capítulos finais (epílogos) são excelentes, inebriantes apresentam uma narrativa destoante da anterior. Conseguiram me deixar ávido por uma trilogia ;-)

Wesnen Tellurian 25/08/2019

LAMPIÃO ERA UMA PRAGA? NÃO VIU AINDA ESSES 3 MONSTROS | Trindade do Sertão (BRAGA JUNIOR)
O nordeste nunca sentiu tanto cagaço quanto agora. Esses três cangaceiros literalmente tocam o terror, e fé não será o bastante para impedi-los. Nessa obra do escritor Braga Junior, também conhecido como Aglainir Oliveira Braga Junior, ele vai surpreender você com essa dark fantasy da mulesta.

A resenha completa está no canal no Youtube, Canal KrossOver, no link disponível aqui. Aposto que vão gostar.

site: https://www.youtube.com/watch?v=yB4CZ8NoVIY&t=170s

z..... 22/06/2019

Cangaço e sobrenatural, mistura valorizada nesse livro, em narrativa de muita ação e empolgação na leitura. Gosto das duas temáticas, fortemente arraigadas no folclore nordestino, por isso a leitura ocorreu com avidez, favorecida pelo texto fluido e envolvente de Braga Júnior.

No contexto real, as histórias populares sobre o cangaço tem também um quê de sobrenaturais. Os cangaceiros são vistos demonizados, tendo parte com o tinhoso, ou então o demo está no contexto do sertão, de várias maneiras na sociedade injusta, sendo os cangaceiros reacionários a este mal presente (a visão romantizada de heroísmo que lhes atribuem).
No livro, Braga Júnior supervaloriza as duas coisas, com cangaceiros pra lá de possuídos e transformados pelo demo, e o contexto ultraviolento, com opressão, injustiças, autoritarismo e abusos (do jeito que o diabo gosta), espalhando terror e também instigando reações de que tenha fim.

O desenrolar está no confronto entre os maiores representantes desse terror, que são os cabras-demônios (Cabrunco, Terra Seca e Pé na Cova, prefigurações do mal) contra o tenente Marcus Alves (chefe de volante). Entre eles, histórias de violência na origem de seus objetivos, com resultados diferentes.

Esse é o caminhar, que deve ser lido basicamente deixando-se levar pelas ações. Se der muita atenção a criticidades, vais perceber que as coisas descambam para uma sucessão de eventos trash, que flertam com o nonsense, ingenuidade melosa, e coisas sem sentido, que se perdem nessa disposição de maneira um tanto ridícula (como na visita a Tião Urubu). É apenas uma descrição, o que não curti no livro....

Leia e se empolgue nos desdobramentos, só isso, não dando bola ao sobrenatural raso e mistérios bobos.

A leitura foi empolgante e curti emotivamente.

Lilian_89 26/02/2019

Interessante
Leitura agradável e muito fluída, não perde em nada para as estórias fantásticas mais famosas. Um livro que me surpreendeu, tanto pela escrita quanto pela estória. O livro se passa no nordeste brasileiro e tem como pano de fundo a história dos cangaceiros e as disputas para que os militares do governos os prendessem além de narrar um pouco sobre os coronéis e seus desmandos para com a população local.
Nessa narrativa um certo grupo de cangaceiros faz um pacto com o tinhoso e se transformam em seres bestiais horrendo quase invencíveis. Com uma narrativa envolvente, somos colocados diante de cenas de horror perpetradas por esses cangaceiros enquanto observamos as táticas a serem utilizadas para para-los, missão de um soldado capixaba que agora vive no nordeste e seus subordinados.
Por se tratarem de seres inumanos, as armas para detê-los deverá também ser algo extraordinário, sendo necessário que os soldados empreendam uma séries de missões menores para se armarem de forma eficiente contra esses cangaceiros do demo.
Para quem gosta de seres sobrenaturais, esse livro é formidável. Recomendo demais a leitura, uma combinação perfeita entre seres sobrenaturais e a cultura nordestina brasileira.

Elivelton 03/01/2019

Arretado!
Cara, essa fantasia nacional é muito agradável de se ler.

Tem um pouco de suspense, terror e aventura. Tudo contado utilizando a cultura nordestina.

Foi incrível como o livro apresenta os personagens do cangaço sob uma nova história que foi desenvolvida de forma criativa e que prende o leitor até o final.

Faltou mais desenvolvimento da história e de seus personagens. Algumas situações soaram como forçadas para que fossem explicados os passados dos personagens.

O livro é pequeno mas poderia ter mais de 200 páginas se fosse mais bem trabalhado e desenvolvido pelo autor, se deu a impressão de ter sido escrito com certa velocidade. Percebesse alguns erros na escrita e até repetições de frases.

Os ápicesda história poderiam ser mais trabalhados e aproveitados. Com mais reviravoltas pois são momentos muito aguardados no decorrer da leitura.

Ao todo o livro tem uma ótima história. O autor está de parabéns pela criatividade.