Her Body and Other Parties

Her Body and Other Parties Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas -

Robson.Abrantes 23/09/2020

Pode nao ser o melhor livro que vi na vida, mas com certeza a autora tem um estilo. Seus contos são levemente eróticos (bem light na verdade), sexualidade fluida e um toque de surreal.
Fiquei entretido durante maior parte do livro, mas algumas partes não poderia me importar menos.
Melhores contos:
Inventory (ela advinhou uma pandemia um anos antes, são muitas coincidências no conto)
Specially Henious (adorei a ideia desse conto, talvez o mais tenha gostado junto c o acima, ao menos os mais inspiradores diferentes e cheios de estilo)
The resident (o mais divertido e empolgante de ler)

Bons: Difficult at parties e Eight bites

Piores:
The husband switch
Mother
Real women have bodies

Lendo seus contos sinto q talvez ela esteja querendo deixar uma mensagem ou crítica, ou que suas escolhas são uma analogia para algo que não consigo captar. Algumas vezes a mensagem é clara o suficiente. Outras não tanto. Um dos seus acertos é não tentar mastigar e entregar a mensagem pronta.
Diria que o livro vale a pena pelos contos que citei acima.

19/08/2021

Bom, mas cansativo. Precisei pesquisar algumas análises dos contos pra entender completamente o que a autora queria abordar em cada um
Destaques: The Husband's Stitch, Eight Bites, Mothers

gabriella 17/12/2021

Resenha: Her Body and Other Parties
A autora tem um estilo muito claro de escrito que, particularmente, amei. É sutil e poético em partes, e de repente, se torna grotesco, cru e doloroso. Demorei um pouco porque eu vivia precisando parar para refletir após terminar um conto. Sou muito acostumada a consumir literatura de terror e me surpreendeu o quanto alguns contos me assustavam. Não são contos de terror no sentido típico da coisa, mas são contos de terror femininos: eles tratam sobre o medo do matrimônio e de ter filhos, da perda de identidade, do assédio, da pressão estética, etc. É um jeito muito interessante de relatar o sentimento de ser mulher no mundo.

Meus contos favoritos: The Husband Stitch, Inventory, Mothers e The Resident.

Bárbara 11/08/2022

Exceto pelo capítulo de law and order svu, amei todos os contos, todos tinham alguma mensagem, metáfora, que por vezes tão profunda não consegui identificar qual era, mas ainda assim me deleitei e me envolvi com cada conto e fiquei querendo mais, espero ler mais livros da autora mas certamente não entendi o capítulo de law and order, achei muito desnecessário e tive que pular, só por isso não dou 5 estrelas para o livro.

"I understood that knowledge was a dwarfing, obliterating, all-consuming thing, and to have it was to both be grateful and suffer greatly".

lAvia 20/07/2023

O corpo dela e outras farras
"her body and other parties" é o primeiro livro da carmen maria machado que me dispus a ler e, se me lembro bem, também o primeiro a ser publicado por ela. vários dos contos presentes aqui já haviam sido publicados anteriormente em outras coletâneas, mas essa é a primeira vez que todos se encontram numa única publicação da autora.

a proposta do livro é simples: são contos sobre mulheres, seus relacionamentos, seus corpos e suas vivências, todos contados através de uma perspectiva que beira o terror e o realismo mágico. essa estratégia de abordar a feminilidade sobre uma visão quase sobrenatural funciona bem ? ser uma mulher é assustador, no final das contas. ainda assim, o aspecto do horror nem sempre é abordado da melhor forma; o estilo de escrita da autora se recusa a expor demais e tende a deixar muita coisa sem explicação, o que por si só não é um defeito, mas aqui causa tamanha confusão que por vezes o entendimento da história é prejudicado, ao invés de agregar à narrativa.

outro problema é que a sequência dos contos não flui bem. essa questão se dá principalmente pelo conto em que a autora praticamente escreve uma fanfic de "Law & Order: SVU". extremamente longo, ainda que criativo e, vira e mexe, muito interessante e de causar arrepios, a história é longa e partida demais pra que siga um bom fluxo tanto para o próprio conto quanto para o livro como um todo. é cansativo e me desmotivou a seguir lendo o livro, mesmo que eu não tenha considerado parar de lê-lo. alguns outros contos também não são tão interessantes assim, ainda que pareçam dignos de um roteiro da A24.

de positivo fica o óbvio talento da autora e alguns contos que realmente se destacam, em especial o primeiro deles, "the husband stitch", que me provocou um leque de emoções e reflexões que só uma boa autora conseguiria em poucas páginas.

Juliana 10/11/2020

Quando você gosta mas nem sabe como nem por quê
Comecei esse livro sem saber o que esperar e sem nem saber pq diabos eu havia decidido ler algo assim. A sugestão veio em uma newsletter que eu assino e a sinopse me interessou. Foi uma decisão de impulso, pura e simples.

No começo não entendi nada e alguns contos passaram batido. Mas a medida que fui lendo e me envolvendo com a escrita cativante de Carmen Maria Machado, me peguei ansiosa pra ler a próxima página a cada dia que passava.

Nem todos os contos me interessaram, mas a sensação final é que foi um livro um tanto quanto poderoso, ainda que eu não saiba explicar.

Peguei esse livro na biblioteca, mas agora deu até vontade de ter em casa.

bruna 12/06/2021

quando li esse livro em junho de 2020, o meu primeiro pensamento foi "adorei mas nunca vou ler novo". hoje, quase um ano depois, penso da mesma forma e real women have bodies ainda me assombra.