Habitar

Habitar Juhani Pallasmaa

Resenhas -

Julia.Santana 03/04/2020

Habitar
Um livro importante para um estudante de arquitetura, trás conceitos fenomenológicos sobre o habitar e sobre a casa onírica.

Carol 11/08/2020

Importante
É um livro de teoria, então quando a professora recomendou meu preconceito já me disse que seria um saco. Mas não é. A leitura é fluida, os conceitos são bem explicados. A linguagem não chega a ser extremamente técnica, o autor faz várias referências a outras obras da literatura, do cinema, e até mesmo da sua própria vida, o que eu achei interessantíssimo, que para uma obra de teoria, é um livro que sabe que precisa encaixar-se na vida do seu público. E faz isso com extremo sucesso, é bonito o jeito que o autor discorre sobre o assunto, o jeito que ele traz a memória afetiva para dentro da casa e da cidade.
Sinto que aprendi muito com a leitura, meu olhar sobre a arquitetura mudou drasticamente. Acho um livro importantíssimo pros dias de hoje, onde tudo é meio automatizado é impessoal.
É um livro que pode ser lido por qualquer um, não necessariamente um arquiteto ou urbanista.
Julia.Santana 12/08/2020minha estante
Que resenha hein ??

Caroline Gurgel 12/06/2019

Excelente para todos, essencial para arquitetos
Habitar nos traz cinco ensaios do arquiteto e crítico finlandês Juhani Pallasmaa, que nos faz refletir sobre o lugar que moramos, sobre as memórias que temos e fazemos, o que sentimos e como sentimos.⠀

Com uma abordagem fenomenológica, Pallasmaa critica a arquitetura vulgar, a arquitetura que busca simplesmente ser única e inovadora, mas que carece de calor, de aconchego, de humanidade e deixa de lado as experiências sensoriais do usuário.⠀

Fala também de arte e de literatura, das imagens poéticas e daquilo que está dentro da gente, na nossa constituição biocultural.⠀

É um livro que cutuca, que traz de volta os pés para o chão e o olhar para o que realmente importa. Excelente, não só para arquitetos (para arquitetos é fundamental, rs).

ig: @historiasdepapel_

site: www.historiasdepapel.com.br

Sabrina149 08/06/2022

Esse livro faz uma grande crítica ao modernismo e onde a arquitetura e as artes se encaixam nisso.
Achei um pouco tradicionalista a 1° parte quando ele fala sobre a perda no sentido e do significado da arquitetura do nosso tempo, acredito que em parte ele tem razão, mas ao mesmo tempo o que mais vemos é uma transformação do sentido e uma adequação disso para as necessidades da nossa sociedade atual.
Uma parte que adorei do livro é quando ele relaciona a arquitetura e o tempo, diferenciando em tempo antigo "lento" e do tempo atual que é "apressado" como se estivesse "explodindo e fragmentando em pequenos pedaços". E como a arquitetura se perde nisso ou se encontra nos grandes monumentos atemporais como uma forma "desacelerada".
Mesmo criticando muitas coisas na visão dele, uma coisa que ele com certeza acertou, é que a geração que nasceu no tempo moderno tem uma forma de pensar diferente, como ele mesmo disse quando fala como atualmente tudo que remete a tradição automaticamente parece fazer referência a conservadorismo e de como estamos em uma sociedade completamente voltada para o futuro, mas ele dá um sentido diferente ao que entendemos como tradição.

Elenara 29/11/2017

Habitar - um pensamento humano de Juhani Pallasmaa
Ler Juhani Pallasmaa é me reencontrar com a essência do que considero Arquitetura. No seu livro Habitar este arquiteto finlandês reafirma sua visão centrada no ser humano. Através de uma síntese de cinco ensaios seus, ele nos fala, de forma apaixonada e amigável, sobre o espaço que se habita, o senso da cidade, o tempo, o sentir, o pertencer.
Ele começa falando que em sua arquitetura projeta apenas casas. Não no sentido estrito da função, mas porque "o ato de habitar é o modo básico de alguém se relacionar com o mundo". E passa a nos relatar o quanto essa relação com a casa primeira forma nosso senso de pertencimento, nossa maneira de interação com a realidade que nos cerca.
Impossível passar impune pela leitura de seus livros que, aliás, são altamente recomendáveis para arquitetos e usuários. E exatamente porque além dos papéis que exercemos na vida, somos pessoas que sentem, que percebem através dos sentidos, pessoas que habitam espaços que são mais que meras esculturas. E essa vivencia do espaço é altamente transformadora em nossas vidas.
Arquitetura instiga. Seja no espaço privado restrito ao lar. Seja no espaço mais amplo das cidades, seja visto pela dimensão do tempo, seja pela percepção do sentimento.
Dois pequenos trechos dos muitos que me tocaram e que sublinhei. Sim, eu sublinho e escrevo em livros, é minha forma de interação com as palavras. Um livro que me toca não passa impune por minhas mãos. Espero que os espaços que projeto também mexam com as pessoas que por eles passem. E nessa troca façam acontecer a verdadeira arquitetura que emerge dos sentidos, da percepção e da poética da vida.
Uma leitura para momentos de descanso. Não corra por este livro, deguste-o com calma e reflexão. É uma leitura que deve entrar pelos poros, pela mente e coração.

site: http://www.elenaraleitao.com.br/2017/11/habitar-um-pensamento-humano-de-juhani.html

Gabriela.Correa 08/04/2021

Recomendo muito para quem apenas "Habita".
Não sei fazer resenha kkkk. Bom, vamos lá... O livro é maravilhoso. Te faz refletir sobre um pouco de tudo. Tem umas citações incríveis e te trás uma ótima perspectiva sobre #casa ou para os mais íntimos #lar. Além de o autor ter uma outra cultura e outro conceito de uma casa 'tradicional' conseguimos perfeitamente entender e trazer para a nossa realidade. Eu simplesmente amei e recomendo.

Delano Delfino 06/01/2022

Este livro é uma compilação de cinco ensaios sobre a ideia de habitar do arquiteto e crítico finlandês Juhani Pallasmaa. Desde a abordagem fenomenológica que aparece no primeiro e mais longo artigo, “Identidade, intimidade e domicílio” (1994), até o significado da experiência do tempo na realidade empírica humana de “Habitar no tempo” (2015), o conjunto não somente trata das dimensões materiais, formais, geométricas e racionais da ideia de habitar como também investiga de maneira apaixonante as realidades mentais, subconscientes, míticas e poéticas da construção e da moradia.