Dinheiro: Domine esse jogo

Dinheiro: Domine esse jogo Tony Robbins

Resenhas - Dinheiro: Domine esse jogo

Zaqueu 10/02/2024

Modelo americano de finanças.
Tenho uma boa experiência com esse autor, que no começo da minha vida literária foi um dos autores que eu tive a vontade de ler. Sendo o foco dele voltado para desenvolvimento pessoal (autoajuda), sempre me trouxe vários pontos que eu filtrava e colocava em minha vida na prática para ver se realmente surgiria efeito.

Com essa obra posso me dizer que foi uma experiência "mediana" pois aqui temos o foco principal a situação financeira do povo americano e bem sabemos que a grande maioria dos americanos possuem um renda muito melhor do que a grande maioria dos brasileiros, porém temos sim uma leitura fluida e que trás os pontos que eu particularmente mais encontro em livros de finanças: gaste menos do que ganha, ganhe mais e invista diferença.

Não achei o livro um grande divisor de águas até porque tem obras que falam sobre o mesmo tema e é mais simplista vai direto ao ponto e que já entrega o que havia proposto no livro, leituras como: o segredo das mentes milionárias, o homem mais rico da babilónia e pai rico, pai pobre são obras que eu achei bem mais interessante do que essa.

Não indicaria essa obra para quem quer iniciar a vida de leitura no mundo das finanças, porém é de um certo aproveito. Achei bem interessante as partes das entrevistas que Tony fez com os bilionários e principalmente a visão que ele passa para o leitor e clareza de como as vezes somos manipulados pela mídia e os gurus das finanças que ganham o nosso dinheiro na maioria das vezes da nossa falta de conhecimento.

Falar e dominar o dinheiro para muitos ainda é um tabu pois temos nossas crenças e valores que na maioria das vezes podem fazer com que se percamos no caminho. Penso que o dinheiro é apenas um meio para se chegar ao um fim e que ele trás segurança e um certo conforto para nossas famílias e somente isso. Do lado sombrio ele pode te fazer ter acesso ao certo grau de poder e ego que aos poucos te corrompe ao ponto de as pessoas que antes te viam como uma pessoa normal não te conhecerem mais.

Dinheiro é uma ferramenta assim como celular por exemplo. Temos pessoas que são viciadas no aparelho celular e por esse motivo sacrificam o tempo valioso com a família e amigos, a mesma coisa vale para o dinheiro você pode domina-lo ou ele vai te dominar, fazendo com que se perca no caminho e viva uma vida cheia de tristeza e dores.

Robtavares 12/06/2023

Importante
Apesar dele citar muito a realidade americana, este livro traz excelentes dicas para investimento principalmente pra quem tem medo de investir. Dá esperanças q pode dar certo! Vale a pena!

jonlenon.duarte 18/03/2023

O LIVRO PRA QUEM QUER APRENDER O QUE REALMENTE É RIQUEZA!
Esse livro transcende todo e qualquer entendimento sobre riqueza e sucesso.

A transformação que esse livro me causou não tá no mapa, é algo que eu durante os 5 meses de leitura foi me transformando.

Recomendadíssimo.

Morales 24/07/2021

Poupar sempre
O livro explica a importância de guardar sempre, pensando no amanhã.
Temos que nos preparar, e fazer uma boa reserva de emergência enquanto somos jovens.
Não devemos acreditar em aposentadoria, devemos fazer o que gostamos, trabalhar é vida, mas trabalho sem escravidão.

Vinicius Borges Martins 08/03/2019

O segredo definitivo da riqueza é o segredo de doar.
Considero Tony Robbins o maior comunicador que existe, e nada como um bilionário influente fazendo as melhores perguntas para outras dezenas de bilionários para te orientar sobre dinheiro.

O livro começa quebrando paradigmas sobre investimentos, erros que as pessoas costumam praticar e ignorar. Mostra a diferença que 1% a mais pode causar ao longo dos anos e como tomar ações para potencializar suas economias mensais.

Essa primeira parte do livro, até aproximadamente a metade, ele passa alguns investimentos que são mais voltados para os americanos, mas para o leitor que possui algum conhecimento sobre os principais investimentos do Brasil como CDB, Tesouro, Renda Fixa, Ações e outros mais, consegue fazer algo parecido com o que o que ele orienta.

É um livro para o trabalhador de baixa renda quanto para um bilionário investir. Tony faz orientações para todos.

Após a metade do livro ele faz entrevistas com Bilionários, muitos deles construtores de riqueza e mestres na gestão de fundos de investimento que chegam a gerir trilhões. É impressionante como essas pessoas são humildes.

Pra mim, a melhor parte do livro está no final que ele aborta a questão emocional sobre dinheiro e riqueza. O que é ser próspero? Por quê você quer prosperar? No quê você está errando? Muitas outras perguntas e lições que mexeram comigo.

E ainda pra fechar ele faz um debrieafing, algo como um checklist para você verificar se entendeu os conceitos aplicados no livro. Acredito que isso deveria ter em todo livro de desenvolvimento pessoal.

Recomendo a leitura completa, este livro é maravilhoso!
DanielBrandt 19/01/2020minha estante
Só por curiosidade, o patrimônio do Tony Robbins (2020) é 500 milhões de dólares. Fonte: https://wealthygorilla.com/tony-robbins-net-worth/