Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia: Inferno

Roxane 22/07/2021

Muito bom!
Primeiro poema épico que li e eu gostei muito! A descrição de Dante é bastante gráfica e é interessante observar como diversas representações do inferno nas diferentes artes tiveram inspiração no poema, muito embora o centro do inferno difira das representações contemporâneas mais conhecidas.
A leitura foi um desafio, especialmente pelo vocabulário e as diversas referências citadas ao longo dos cantos. Cada canto me demandou bastante tempo porque, além da necessidade de consulta ao dicionário e notas explicativas da edição, também fiz pesquisas paralelas. À medida que a leitura foi evoluindo, fui me acostumando mais com a escrita. É uma leitura possível, mas exige um pouco de esforço. Fiquei muito feliz de ter conseguido.
Ler a "Divina Comédia: Inferno" me instigou a ler os clássicos greco-romanos.

Cinthia 27/08/2021

Inferno
Definitivamente foi o mais difícil de ler de todos, talvez pelo primeiro contato com o autor com sua escrita de muitos séculos atrás ,mais quem sabe em uma releitura eu goste mais.

Fernando1355 04/05/2022

Dante no inferno
É um livro interessantíssimo, apesar da linguagem rebuscada e arcaica, a descrição das paisagens é de tirar o fôlego.

BurnBeranger 14/06/2021

Inferno de Dante
Não vou mentir, a Divina Comédia de Dante Alighieri é uma obra atemporal, porém, dificílima de ser lida. Entendo a importância deste clássico para a história da literatura. Mas se não fossem pelas introduções dos Cantos, não teria finalizado minha leitura. Inferno é de longe a passagem mais marcante de nosso poeta.
biabbrito0 14/06/2021minha estante
concordo kkkkk já desisti muitas vezes de ler livros assim por sua difícil leitura :,)

Alana226 20/04/2021

Obra Prima
Trata-se de um poema épico, escrito em florentino, durante o Renascimento, sua estrutura é baseada no número 3, em alusão a Divina Trindade (chamada de Santíssima, Pai, Filho e Espírito Santo).
O próprio poeta Dante é o protagonista do livro A Divina Comédia, ele percorre uma viagem entre três instancias distintas: Inferno, Purgatório e Paraíso.
Durante seu caminho Dante encontra-se com amigos, conhecidos e figuras publicas, e debatem sobre diversos temas. Em seu trajeto pelo inferno é guiado por Virgílio, poeta que sempre admirou.
O livro Inferno, faz o leitor refletir sobre as terríveis consequências do que está praticando no mundo terreno, ao ver o sofrimento das almas neste plano, que são almas pecadoras e recebem castigos horríveis, cada castigo relacionado ao pecado cometido, do mais brando ao mais grave.

Vicioouss 24/03/2020

Inferno
Um dos melhores livros já escritos até hoje

Aline 16/04/2020

Que jornada!!!
Esse foi o livro mais DEMORADO que já li, pois atrás de cada verso, existe uma história, um indivíduo, um acontecimento e principalmente uma menção.... Então sugiro que você leia com um dicionário ao lado e consultando o Google a todo momento e ANOTANDO tudo!

SoyPaolla 04/10/2023

Primeira leitura.
Fiz minha primeira leitura, e simplesmente amei apesar de me sentir perdido em relação a quem é cada pessoa citada e o que elas representam para Dante, mas eu queria ter essa leitura ainda leiga para que em breve eu refaça com a ajuda das notas e estudando mais cada momento, esse foi um daqueles livros que em alguns momentos eu me senti empolgado mas que em outros juntando o cansaço do dia a dia e o cansaço da leitura eu penava para chegar no fim de cada canto. Agora pretendo seguir a leitura da sequência Purgatório e Paraíso.

Nícolas 20/12/2021

Um clássico
No primeiro livro da divina comédia, o poeta se perde em meio a uma selva e encontra ninguém menos do que o poeta romano Virgílio que o guiara em uma estranha viagem até o céu, passando pelo inferno e purgatório

O inferno trata-se de um pretexto para o poeta construir uma crítica social a vários personagens de sua época.

A obra mistura aspectos da tradição cristã com mitologia greco-romana, criando uma atmosfera bizarra que envolve o leitor a medida que a viagem acontece.
Raquel.Santos 20/12/2021minha estante
A tradução do livro facilita o entendimento ou é difícil?

Nícolas 20/12/2021minha estante
Depende muito da tradução (eu tive que mudar pq não estava progredindo muito) tanto na escolha das palavras como se manteve em versos ou se traduziu como prosa (na forma de prosa costuma ser mais fácil de entender), mas o que mais me salvou foram as notas de rodapé que explicava os personagens e símbolos.
Procure uma versão rica em notas de rodapé.

Raquel.Santos 20/12/2021minha estante
Ok. Obrigada pela dica. ??

Vini 23/12/2020

Impressionante
Não esperava ler tantas referências a mitos gregos neste livro, mas eles estão em toda parte, apesar do catolicismo exacerbado de Dante. O fato dos não batizados permanecerem no inferno e Maomé ser um pecador é de deixar o leitor contemporâneo de queixo caído.

Bruna Eloy 01/03/2021

Ótimo para quem gosta!
É realmente um livro incrível, comprei super empolgada o box mas não é o tipo de leitura para mim.
A linguagem, por eu não estar acostumada, fez com que a leitura fosse arrastada, tediosa, quase não terminei.
As partes que entendi são realmente incríveis, só que foi um experiência bem ruim para mim, lutei muito para não ficar de ressaca desse livro.

Ana Paula 09/03/2022

Que imaginação!
A Divina Comédia - Inferno
Dante Alighieri
????
Nota 8 de 10
Enfim retorno a minha lista de clássicos. Já foram na ordem: Ilíada, Odisseia, Eneida. Agora inicio A Divina Comédia em 3 volumes - Inferno, Purgatório, Paraíso.
?Vamos ao Inferno: leitura difícil, vocabulário erudito. Para que fluisse a leitura, lia sem me preocupar com as palavras desconhecidas e só quando terminava o trecho, recorria ao dicionário. Foi bom fazer assim. Deu certo. Não quebrou o ritmo e o contexto sempre foi assimilado.
E que criatividade a de Dante! Enquanto lia, minha imaginação foi a mil!
"Eia! Toda fraqueza em ti se mude!
Em ócio - disse o Mestre - ou sobre a pluma
Prêmios ninguém conquista da virtude. (...)
Ergue-te, pois! Torpor de ti desterra!
Recobra o esforço que os perigos vence!
Impere alma no corpo em que se encerra!"
Pag 122

DaniBooks 29/06/2019

A Divina Comédia: Inferno
O primeiro volume de A Divina Comédia, Inferno, nos mostra a viagem astral de Dante ao plano espiritual, iniciando pelas profundezas, lar dos pecadores. Aqui, Dante, guiado por Virgílio, poeta autor de Eneida, passa pelos nove círculos do inferno e presencia as penas atrozes das almas que, em vida, cometeram os mais variados pecados. A viagem começa no Limbo, onde estão as almas das crianças não batizadas e dos que não conheceram os preceitos cristãos, e termina no nono círculo, centro da Terra, onde Lúcifer faz penar as almas condenadas a ali estar.
O livro é escrito em verso, com muitas referências a figuras mitológicas e a personagens da época -séculos XIII e XIV. A linguagem empregada é bastante rebuscada, com muitas inversões da estrutura sintática padrão, o não dá fluidez à leitura. É uma obra para ler com calma, pesquisando e relendo as partes mais intrincadas.
Agora, vamos visitar com Dante o Purgatório e prosseguir no caminho que a alma faz em busca de redenção.

Andreyna 19/03/2020

O melhor de todos

paulo 25/01/2021

Como já é dito no prefácio, A Divina Comédia pode ser vista sobre quatro perspectivas e você nunca vai absorver todo o conteúdo da obra de uma só vez. É interessante e desafiador sair da zona de conforto, a história é legal dada o seu contexto e importância, mas demanda um certo repertório e paciência para entender e compreender todas as referências.