Rei Davi (King David)

Rei Davi (King David) Allan Massie

Resenhas - Rei Davi

Galo Doido 21/05/2015

Livro mais ou menos. Me desculpem quem acredita, mas uma pessoa não pode ter uma vida dedicado à matança, à conquista, às mulheres, etc,e etc, etc, e dizerem que era por vontade de Deus. Ele não seria Deus se assim o fizesse!

D.J. Alves 26/03/2023

David by Allan Massie
2° Livro do Ano: David by Allan Massie
Nota 3,9 de 5,0.

Davi, David ou ??? (em hebraico). É desse famoso personagem das histórias bíblicas que vem o meu nome, Dêivisson, apesar de graficamente modificado, o meu nome é baseado nesse personagem. Já havia lido a história dele há muito tempo na Bíblia, mas não da forma como Allan Massie nos apresenta em seu livro.

Nesse livro vemos um Davi mais humano e próximo da realidade, um jovem pastor, filho de um homem influente na sua tribo, usado por Samuel como uma peça no tabuleiro político da época. Seus conflitos com Saul, seu amor por Jonatas e Mical, sua vida no deserto sendo um líder e general e depois rei de Judá e mais tarde de todo o recém criado reino de Israel.

Davi foi uma figura real, que consta nos registros históricos da época, citado como rei por nações inimigas ou estrangeiros.

O que chama bastante atenção na história desse personagem é o cuidado que devemos ter com nossas escolhas, pois na velhice eles cobram um alto preço. Davi ao fixar residência em Jerusalém como novo rei, deixou o comando do exército ao seu general Joabe. Deixou a educação dos seus filhos exclusivamente a mãe e aos tutores e sacerdotes. E deixou a sua própria vontade na mão de outros. Com o tempo cada decisão cobrou seu preço, causando a ele uma velhice conturbada e sem paz. Um forte alerta à todos nós!

Segue alguns trechos do livro:

Tempo e paciência

Uma geração morre, e outra geração caminha atrás dela, mas a terra vive eternamente.

Geralmente as pessoas sentem-se muito mais felizes por darem a sua opinião do que por ouvirem os pontos de vista de outros.

Nada dá aos grandes homens uma melhor noção da inteligência de outros do que serem alvo de perguntas que encerrem admiração.

Tudo deveria ser diferente. No entanto, como de uma caneca a verter, o triunfo escoa, e apercebemo-nos de que o mundo continua, é obrigado a continuar, o seu curso do costume.

Há algo de patético num homem que tão consistentemente sobrestima as suas capacidades e a sua importância. Ele estava sempre tão certo de que tinha razão, e, na verdade, raramente a tinha.

Como é fácil para a estrutura mental de um homem tornar-se fixa!

Toda a minha vida tenho tido muito cuidado para não me permitir parecer mais esperto do que aqueles com quem estou a lidar.

Persuadir-me a tentar disfarçar a minha superioridade intelectual em expressões vagas e de cortesia.

Há poucos prazeres maiores na vida do que exercermos os nossos talentos em pleno, e poucos maiores do que pegar num corpo de recrutas em bruto e moldá-los, fazer deles uma força de luta.

Ninguém pode tomar banho duas vezes no mesmo rio, pois o rio mudou, e a primeira água correu para o mar.

Não acreditando na sorte, ela sentia que a felicidade era algo a esconder, com medo de que lha roubassem. Pela minha parte, acredito que o Senhor deixa a vontade do homem livre e apenas intervém para guiar os contornos mais latos do nosso destino.

À noite, costumava isolar-me sob os céus, no terraço do meu pequeno palácio, e estendia o olhar para o Norte, quando a Lua se levantava por cima das montanhas e o silêncio da noite era quebrado pelo ladrar dos cães e os ganidos dos chacais do deserto. E orava ao Senhor para que me enviasse um sinal. Mas não chegava sinal nenhum, nenhum que eu pudesse reconhecer com segurança. Por isso, eu esperava.

Os reis vivem e prosperam de acordo com a sua autoridade e o seu poder. A autoridade depende da estima, assim como o poder depende da capacidade de suscitar medo.

Como todos aqueles que têm prosperado e aprendido os prazeres do luxo, eles receiam homens que tenham levado vidas duras e que, não tendo nunca experimentado o conforto, desprezam aqueles que levam vidas fáceis e luxuosas.

Há uma estação para tudo, e uma altura própria para cada um dos objetivos a alcançar sob o firmamento. ?Quando eu era jovem?, pensei, ?na glória da manhã, eu agia sobre o mundo; agora é o mundo que age sobre mim, e as sombras erguem-se, gigantescas, nas areias da vida?.

Quase todos os homens preferem confessar um pecado e não uma fraqueza. A fraqueza é uma abnegação da vontade; a fraqueza é sempre de desprezar.

Um chefe não pode ter iguais, nem amigos, e não deve dar confiança a ninguém, nem permitir intromissões na intimidade da sua existência.

A opinião pública é, certamente, uma meretriz, facilmente influenciável e sem princípios. Contudo, o chefe sensato deseja cultivá-la e comandá-la.

Ação é um bom remédio para um coração ferido e um espírito prostrado.

Thiago 09/11/2020

Decepcionante
Gostei muito de alguns dos livros do autor sobre os imperadores romanos, fui para este cheio de expectativa. Contudo, a história me pareceu, desde o início, sem pé nem cabeça. A tentativa de colocar Davi ao mesmo tempo como um fiel de Jeová, um general implacável e um amante luxurioso soa descasada, parecem três personagens distintos que aparecem cada um a um tempo. A ênfase que o autor deu à homossexualidade também causa estranheza.