Multiverso

Multiverso Ivan Reis

Resenhas -

mateuspy 24/01/2023

O acúmulo das temáticas do Morrison estão aqui
nessas páginas de Multiverso, só que todos parecem mais amadurecidos e com uma boa liberdade editorial de endoidar à vontade. Um exercício de metalinguagem, uma ode aos heróis e como eles podem ser bem (re)escritos sempre e do jeito que você quiser, uma carta de amor à criatividade fantástica dos quadrinhos!
PS: Pax Americana é um passo adiante de Watchmen(Alan Moore é muito bom mas é cínico de doer), e eu simplesmente amei a história dos filhos dos supers e suas tretinhas, bem como todas as histórias que se passam entre as edições 1 e 2 de Multiversity. E aquele Guia, que delícia de guia para pirar no GIGANTESCO POTENCIAL DESPERDIÇADO que há nos quadrinhos. Tanto mundo inexplorado, tanto personagem pra ser criado, e "a gente" fica colocando o Batman pra bater em ladrão de laranja...

PS2: O Superman nazi sendo desenhado pelo Jim Lee parece uma piada pronta, porque é um desenhista muito fascistóide ao estilo Zack Snyder de representar os heróis.
Mas é aquilo né, sempre que metem a mão em algo assim EXLICITAMENTE político costumam dar uma deslizada quando não uma completa viagem ideológica("Superman entre a foice e o martelo"), e aqui rola isso também. Até porque, venhamos e convenhamos, uma liga nazi é basicamente a liga defendendo outros interesses político/ideológicos(que defende o imperialismo americano, não a """liberdade"""). E felizmente o Morrison tem pelo menos alguma consciência disso e coloca em algum dos capítulos essa diferença ideológica de herói/bandido.
Lembrando aqui: sim, nazi bom é nazi morto, não tô dando uma de Monark aqui.
Forte abraço, leiam quadrinhos!
(se ficou confuso, me manda mensagem que eu tento explicar melhor alguma coisa aí)

Igor 16/04/2022

"Onde quer que consiga se estabelecer. Onde quer que consiga florescer. A vida luta e prospera. Se necessário, se houver oportunidade."

nana 25/10/2020

No começo eu não entendi nada, no fim, parecia que estava no começo, mas é ótimo!
Apesar de ser bastante confuso, eu adorei essa HQ, tem um ritmo eletrizante e divertido, dá vontade de ler cada vez mais para entender e saber o que vai acontecer.
Além disso, essa versão é um pouco cara, mas é muito linda! Tem vários mimos como um mapa do multiverso, amei muito

Hugo 10/08/2020

Um pouco confuso
Com várias referências e muita coisa coisa doida, a HQ tem vários momentos bons, mas ainda é um pouco confusa. No final vale a leitura e conhecimento dos miltiversos

Gabriel Farias Martins 13/05/2020

Revisitar o universo (multiverso) da DC é sempre incrível!
É extremamente complexo, impossível estar familiarizado com tudo, é informação demais, já havia lido crise nas infinitas terras anteriormente e cada vez mais desde então venho conhecendo pouco a pouco este universo incrível! (Essas dezenas de multiversos)
Também foi a primeira obra completa que li do Grant Morrison
A forma como ele trabalhou a metalinguagem foi sensacional.
Você realmente sente que o texto dialoga diretamente contigo.
Vale demais a leitura
Mesmo sendo meio complexo, te aprofunda mais nesse universo tão mágico da DC!