O Fim do Círculo Vicioso

O Fim do Círculo Vicioso Marcio Fernandes

Resenhas -

Carla.Zuqueti 21/04/2019

Opinião
Por que algumas empresas têm dificuldade para inovar, para desenvolver novas perspectivas? Por que não conseguem motivar suas equipes a se comprometer com a sustentabilidade da empresa, em uma visão de longo prazo?

Essas são as questões que Marcio Fernandes procura responder em ?O Fim do Círculo Vicioso?.
A ideia é aplicar a Filosofia da Gestão, amplamente discutida em seu primeiro livro ?Felicidade da Lucro? e substituir o círculo vicioso que assola as empresas pelo círculo virtuoso, que é: Acreditar - Praticar - Melhorar - Compartilhar.

A medida que acreditamos em um propósito, praticamos nosso propósito baseado em valores, com coerência, fazemos as mudanças necessárias em nossas equipes e nosso comportamento e por último, compartilhamos nossa visão com outros ao nosso redor, podemos espalhar a filosofia da gestão e melhorar não só nossa empresa, como nossa família, comunidade e o mundo.

É um livro legal, fala muito dos conceitos do livro anterior, mas um pouco repetitivo. Reforça bastante os conceitos de efetividade com afetividade, raro de se ver nas empresas.

Achei o conteúdo bem dia-a-dia, não tem dicas incríveis ou algo muito diferente. É bem parecido com o primeiro livro do autor. Esperava um pouco mais.

Pontos importantes:

1. Comunicação na empresa: fluente, frequente, transparente e quente(emocional).
2. Diferente do talento, a superação e o esforço são democráticos: estão disponíveis a todos.
3. O que nos mantém na inércia é a perda da capacidade de acreditar que existe um caminho alternativo para ser feliz.

Boa leitura!