Trêfego e peralta

Trêfego e peralta Ruy Castro

Resenhas -

Rodrigo Arlindo 16/02/2022

Alguns artigos marcantes
Segunda leitura concluída em 2021 (iniciada em 2020)

Trêfego e peralta - 50 textos deliciosamente incorretos, do autor Ruy Castro, com seleção e organização de Heloísa Seixas

Dentro os 50 textos destaco alguns que gostei muito, tanto pelo estilo quanto pelas histórias: "Com vocês, Zé Carioca", texto sobre a história do multi-instrumentista Zé Carioca, um brasileiro que era estrela da música em Hollywood; "Viver no Solar" retrata a vida na pensão apelidada de Solar da Fossa. Local que foi durante algum tempo lar do autor e abrigou muitos figurões da nossa cultura durante o final dos anos 60; "Ao telefone com João Gilberto" descreve as pesquisas que o autor teve de fazer sobre a vida de João Gilberto para escrever seu livro sobre a Bossa Nova, o "Chega de saudade"

site: https://www.instagram.com/p/CaDzrJus3KF/

Gervasio 17/02/2018

Trêfego e Peralta
Maravilhoso!!! Dei boas risadas e até me emocionei em algumas lembranças da época. O título diz absolutamente tudo sobre os 50 textos selecionados. Uma advertência: excelente para quem tem mais de 50 anos!

Fátima Lopes 02/10/2021

Alguns textos são deliciosos, mesmo que datados. Dizem muito a quem tem 50, 60 anos (ou mais) e resgatam histórias e personagens que estavam perdidos nas lembranças dos "coroas", como eu. Alguns deles são verdadeiras viagens no tempo.
O lamentável na obra é a seleção de entrevistas ( Ibrahim Sued, Millôr Fernandes e Elsimar Coutinho) . No prefácio de Heloisa Seixas consta que "o critério de seleção foi a importância, a permanência e a qualidade dos textos". No entanto os três entrevistados despejam um amontoado de afirmações machistas e desrespeitosas em relação às mulheres . Mesmo que as falas reflitam valores dos anos 80 republicá-las é inoportuno e ofensivo.