O dia em que conheci meu pai pela segunda vez

O dia em que conheci meu pai pela segunda vez Tamires de Carvalho

Resenhas - O dia em que conheci meu pai pela segunda vez

efinco 05/02/2019

"Esta não é uma história da polícia. É a história de um policial"
Esse livro é uma linda homenagem ao pai, policial e herói na vida da autora. Afinal existe algo mais heroico que colocar a vida em risco pela segurança de outra vida? Contudo para mim dizer que são contos limita e simplifica muito, textos que são realmente lindos e contam histórias da vida real, que só quem realmente vive as situações é capaz de visualizar com toda a grandeza do que é, mas que nesse livro ficam muito próximos a realidade daquele momento.
Amei a ordem em que os contos foram colocados, porque cada história deixa um gosto ainda mais especial ao anterior, mesmo que não sejam ligados ou continuados. Só posso dizer, que ler é o único modo de entender exatamente porque esse livro é tão lindo. Além de bem escrito, o fato de ler como se o próprio Carvalho estivesse me contando a história criou um momento fascinante de leitura por que é raro algo assim, uma ligação tão forte com "quem conta" e com o que é contado.
Terminei a leitura como se houve o conhecido e tido a honra de conhecer sua história. Foi realmente lindo e emocionante cada momento dessa leitura.

site: https://www.instagram.com/efinco/

Tati 28/01/2019

@escritopias
Esta é uma antologia literária ambientada nas ruas do Rio de Janeiro e inspirada nos causos de polícia contados pelo próprio pai da autora. Com um pouco mais de setenta páginas, a obra possui uma narrativa envolvente, que nos prende do início ao fim, podendo ter sua leitura facilmente concluída em um dia. Acredito que também possa ser considerada um romance fix-up, já que o seu miolo é composto por contos protagonizados pelo mesmo personagem: o policial Carvalho.

Carvalho nos mostra o lado nobre de sua profissão, relatando situações cotidianas vivenciadas por ele em suas horas de serviço, desde a sua tentativa de entrar para a polícia por meio do concurso da PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) até a sua reforma (aposentadoria antecipada devido à uma doença crônica), passando pela sua fase de recruta e narrando suas operações pelas favelas (ou comunidades, como preferir) do Rio de Janeiro.

Ao longo da trama, conseguimos nos imaginarmos em seu lugar durante as perseguições aos ladrões pelos becos e vielas da cidade, sentindo o seu medo e as suas angústias nas operações. A autora utiliza uma linguagem simples e contextualizada ao meio policial, mas sempre esclarecendo os dialetos utilizados pelos policiais e citados pelos personagens; o que eu achei fantástico, pois nos insere na história e nos remete às situações relatadas. Eu me senti nos becos e vielas do RJ sem nunca ter ido lá pessoalmente!

Esta é a uma obra que vale a pena ser lida e relida sempre, sua trama envolvente nos proporciona um misto de sentimentos, além de uma verdadeira viagem pelas ruas do Rio de Janeiro ao lado do Carvalho e o seu companheiro de trabalho. Eu, como neta de Policial Militar pelo Estado de São Paulo e de uma família quase toda servindo às forças armadas, senti como se, assim como a autora, estivesse conhecendo todos pela segunda vez. Sem dúvidas, esse livro tem um cantinho reservado no meu coração por ter proporcionado conhecer a todos dessa forma. Parabéns, Tamires! E obrigada por compartilhar os causos do seu pai com a gente! ♥

(Resenha postada originalmente no Blog Escritopias.)

site: https://escritopias.wordpress.com/2019/01/21/resenha-o-dia-em-que-conheci-meu-pai-pela-segunda-vez-tamires-de-carvalho/

Tuca 05/12/2017

A autora reúne quinze contos baseados em histórias da vida de seu pai enquanto policial militar. Em uma linguagem simples e atrativa, somos imersos nas aventuras de “Carvalho”, narrador-personagem de todos os contos, desde a sua entrada na corporação até seu último dia. É uma chance de vermos o lado mais humano do policial. Além da farda, além do fuzil, há o pai, marido, filho, amigo. Há o medo, a coragem e o ideal. Alguns contos tem um teor mais cômico, outros um caráter mais triste, e ainda há aqueles enlaçados com as habitualidades e dificuldades da profissão. Muito bem escrito, é uma linda homenagem ao ofício.
“Meu amigo foi sepultado próximo ao lugar em que o seu sonho militar havia começado. Muitos policiais estavam presentes. Quem visse de longe, pensaria se tratar do cortejo de uma pessoa famosa. Mas era só mais uma farda vazia, suja de sangue, nos montes da guerra contra o tráfico.
Você já foi a um funeral de um policial militar? Duvido muito que alguém consiga ouvir a salva de tiros sem se emocionar. São os últimos tiros direcionados a um policial. Não contra ele, e sim em seu louvor, como pessoa e profissional.”

IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/