Querido Menino

Querido Menino David Sheff

Resenhas - Querido menino

Jorge Luiz da Silva 19/08/2023

Alerta Geral
Uma maratona de sofrimento. Um alerta para as famílias e para nossos governantes. É preciso criar uma guerra contra a dependência química.

haalecn 28/01/2023

incrível trajetória
Quando comecei esse livro já tinha visto o filme, que pra mim foi muito impactante então vê que o livro dava mais detalhes da história me agradou.
Esse livro é incrível mas aborda um assunto delicado, você tem que está preparado para ler, quando eu comecei não estava mas agora no final sim

A história de Nic e o pai dele se torna muito conturbada por conta das drogas e álcool mas é uma realidade de muitas famílias, esse livro me marcou muito,

Ansiosa para ler o livro do Nic Sheff: Tweak

Lud 24/08/2022

Livro muito bom. É uma experiência bem complicada, difícil de compreendermos o que leva jovens a se drogarem e acabarem viciados, porém é algo que acontece com bastante frequência. Achei muito interessante acompanharmos a história pelo olhar do pai, as preocupações das pessoas ao redor da pessoa viciada. E como eles decidem ajudar ou não o jovem. Achei interessante porque, em geral, em filmes e séries que abordam essa temática, a gente acaba acompanhando mais o jovem em meio às drogas e não vemos quase nada de como é para os pais e familiares dessa pessoa lidar com toda essa situação. É uma leitura que vale muito a pena.

Grazielly.Castilho 20/12/2021

Dolorosamente angustiante
A palavra que define meu sentimento quanto a esse livro é "angustiante".
Consiste em uma jornada muito difícil, onde você não tem respostas claras e tudo é incerto, além de mostrar que nem o maior amor do mundo pode salvar certas coisas ou pessoas, você pode até conseguir salvar, mas nesse caminho pode se perder e levar com você as pessoas que estão ao seu redor.
Seria impossível descrever o que foi essa leitura e principalmente todos os sentimentos envoltos nela, só você lendo para saber.

"Preocupação, culpa e remorso podem ter uma função - para turbinar a consciência -, mas em excesso são inúteis e incapacitantes. Mesmo assim, não consigo silenciá-los"

Fabiana.Almeida 14/02/2020

Maravilhoso
A luta de uma família. De um pai por seu filho dependente químico.
O filme é perfeito!

cris.leal 14/06/2019

Informativo e desolador ao mesmo tempo...
Em "Querido Menino" vamos acompanhar a perplexidade, a frustração e o desespero de David Sheff com a perda progressiva de seu amado filho Nic para as drogas. A grande questão para David é entender como o filho, um jovem inteligente e gentil, não conseguiu fugir do vício, principalmente após experimentar metanfetaminas.

David, que é jornalista, fez ampla pesquisa sobre drogas e os tratamentos que pudessem salvar Nic. Dessa forma, o livro é muito informativo e também um alerta para os pais, e um apelo para que o poder público reveja a política sobre a dependência química, a fim de torná-la mais preventiva, acessível e eficaz.

Ao relatar as várias tentativas de recuperação e as inúmeras recaídas de Nic, David mostra não só as dramáticas consequências da dependências química para o viciado, mas como ela interfere na vida de todos aqueles que o amam, provocando caos e tristeza.

Este foi um dos livros mais dolorosos que li. É impossível não se solidarizar com o pai desesperado que se vê impotente diante da tragédia vivida pelo filho. Infelizmente acontecem coisas na vida das nossas crianças que não conseguimos prever nem consertar, e não somos culpados por isso. Como pais, devemos cobrir os filhos de amor e cuidados, principalmente quando eles estiverem perdidos, possivelmente para sempre.

site: https://www.newsdacris.com.br/2019/06/resenha-querido-menino-de-david-sheff.html

Adriane Almeida 01/08/2018

legal

Marcia 13/04/2017

A luta e a dor de um pai.
Um pai relata em primeira pessoa a angústia e a luta pela sobrevivência do seu filho dependente de drogas. O autor e jornalista David Sheff abre a vida da sua família e expõe as aflições de Nic, um garoto, que aos poucos acaba entrando no mundo das drogas.
A sinceridade do pai comove o leitor, que se pergunta, como a crítica perguntou. “Por que escancarar a vida do filho desta maneira?” Ele responde: para que ele, o livro, seja um manual para aqueles que passam pelo mesmo problema, a mesma dor.
Baseado em pesquisas, como a indicação de que filhos de pais separados têm maior propensão ao uso de drogas pesadas, o autor vai escalando os degraus doloridos que seu filho sobe. Mas, antes, ele relembra a infância de Nic e narra a vida de uma criança tranqüila, alegre e carismática.
O problema é quando o menino dedicado, estudioso e inteligente começa a demostrar sinais de distração, irritabilidade e outros comportamentos que diferem de quem ele era. O pai pergunta: o que está acontecendo com meu filho? Descobre: aos 12 anos Nic começa a fumar maconha e aos 17 passa a usar drogas pesadas, como cocaína e metanfetamina.
O pai tem a impressão que vai perder seu filho para as drogas e resolve travar uma batalha. Interna o filho diversas vezes (em clínicas com tratamentos diferenciados: a cada internação, um método) e ouve sempre na saída da clínica: “pai, foi a última vez”. Mas, não. A cada recaída do filho, o pai não dorme, se culpa, tem um derrame cerebral (se salva) e tenta achar a explicação, o porquê de isto ter acontecido com seu filho – tão bem criado. Não há respostas, diz o próprio autor, só alternativas.
São elas, as alternativas para aliviar a dor e o sofrimento, que o autor vai oferecendo no decorrer do livro. Além de exemplos práticos de convívio, como fumar maconha com o filho, para tentar aproximar-se dele. Querido menino é o relato emocionado de um pai-autor que ainda sofre com o drama do filho. “O afeto que sinto pelo meu filho é temperado pelo medo que sinto dele”, diz David Sheff. Para quem já viveu essa experiência, como eu, o livro e meio que um bálsamo para a alma, qdo deixamos de lado o pensamento:"isso tinha que acontecer comigo". É um livro sofrido ou uma história sofrida, mas se antes de meu filho morrer eu tivesse conhecido este livro, penso que saberia lidar melhor com a situação. Ou não!
Catherine 22/07/2018minha estante
Um dos relatos mais verdadeiros sobre a luta contra as drogas e sobre o amor de um pai pelo filho. Qualquer palavra que eu disser aqui será irrelevante para exprimir a delicadeza e a grandiosidade com que David Sheff conta sua história. No livro há muita dor, mas há momentos lindíssimos de esperança e amor. Uma das leituras mais lindas que já fiz. Recomendo muitíssimo.

megacombo 16/01/2009

Tem horas que dá vontade de socar o menino, porque o pai faz tudo por ele, e ele fica tendo inúmeras recaídas... É muito emocionante, o pai não tem medo de expor seus erros e acertos nas tentativas de ajudar o filho a se recuperar.
Pri Oliveira 21/05/2012minha estante
Um dos melhores livros que já li. A história é super envolvente. O autor, David Sheff se mostra de duas formas: como pai preocupado que se culpa pelos problemas do filho e que não consegue desistir dele. E como jornalista curioso, que busca toda e qualquer informação sobre o tema.
Super recomendo!