O Processo

Resenhas - O PROCESSO

1 | 2 | 3 | 4

Ulqiorra 13/04/2024

K.
Que livro maluco! É como acordar de um sono profundo, ainda sonolento e com pouca consciência e tentar se habituar ao mundo ao seu redor.
E block, o comerciante, é um sujeito engraçado.

Beatriz2725 16/03/2024

Nao me agradou
O livro é muito confuso pelos acontecimentos que apenas vao se jogando um sob o outro, não ha um desenrolar fluido da história. Muitas das vezes parece que apenas a história é cortadas. Porem, isso provavelmente ocorre por conta da edição que comprei, vou comprar uma nova e completa e ver se a leitura será igual, pois amo o kafka!

Daniel 13/03/2024

Uma leitura bastante envolvente e cada vez mais você se interessa pelo processo, porém o processo é a vida, a gente pode se alienar e viver a vida da pior maneira ou tratar tudo de maneira mais leve e conseguir viver o nosso processo, independente de qualquer coisa espero que seu processo seja favorável

Carolina Corrêa 03/03/2024

O autor deixa bem claras suas intenções de criticar o Sistema. Embora veladas, as críticas aparecem a todo momento, em meio a diálogos sem maiores propósitos.
Não é um livro ruim e não poderia, dada sua posição na literatura mundial. No entanto, a falta de acontecimentos substanciais promove uma narrativa de muitas divagações.
Recomendo uma tradução direta, que não é o caso da edição que li, infelizmente.

danbelmont 04/02/2024

Josef. K.
A atmosfera opressora que o livro transmite quanto aos trâmites do processo contra Josef K. tem um quê de realismo e, ainda sim, com tons de ficção.

Victor Galdino 12/01/2024

Um afogamento!
Kafka tem uma habilidade incrível de ambiência, a leitura é cinzenta, rochosa, quadrada, ambivalente. O leitor tem a sensação de estar perdido o tempo todo, e evidentemente essa é a intencionalidade. Lidar com a injustiça, o não saber, a invasão desse não saber, o processo é um verdadeiro afogamento em um mar de dúvida. Vulnerabilidade, corrupção e incerteza. A leitura se aplicaria perfeitamente a dinâmica judicial contemporânea.

Marcela414 27/11/2023

É um livro bem diferente do que estou acostumada, e fiquei perdida ao tentar me situar na história. Mas acho que tudo isso foi intencional, causar esse sentimento de estar perdido no leitor porque era assim que o Josef se sentia durante todo o livro. Por vezes tive muita raiva do protagonista, por sua arrogância e machismo, mas ao mesmo tempo queria saber o que aconteceria.
Foi um bom livro, que mesmo depois de 100 anos ainda demonstra uma crítica válida à nossa sociedade e o sistema judicial.

Rodrigues 25/10/2023

Instigante, prende o leitor. Embora um pouco confuso quanto ao final ou talvez seja eu que não tenha aceitado o final, o livro trás a insatisfação, o desespero por se ver de mãos atadas em várias e/ou em muitas citações. Mas e principalmente pela falta de agilidade, respeito, e verdade quanto à justiça. Talvez - quem sabe!? - qualquer semelhança não seja mera coincidência.

Wellington.Pimente 16/10/2023

Essencial!
O romance conta a história do bancário Josef K. que é processado judicialmente sem saber o motivo. Praticamente em todo o texto narrativo acompanhamos o réu buscando informações do seu processo e quem o acusou para assim mostrar a sua inocência, buscando se defender. Como no começo do romance lemos: "Alguém devia ter caluniado Josef K, porque foi preso numa manhã, sem que houvesse feito alguma coisa de mal".
Portanto, como no livro "A metamorfose" , a obra inicialmente aponta a problemática que o personagem enfrenta. Quem já teve que enfrentar a burocracia ou envolvido em algum processo judicial, provavelmente entenderá como é sufocante/angustiante a situação enfrentada por Josef K., que apesar da injustiça e toda arbitrariedade enfrentada não desiste de lutar e faz sua peregrinação em locais de difícil acesso na época na época como cartório, tribunais, salas, repartições, os becos da burocracia do Estado.
Franz Kafka não deixa dúvidas do seu brilhantismo como escritor, pois o tema é muito atual, em que mostra a inconstitucionalidade e um poder judiciário abusivo, que manda prender o acusado no seu próprio quarto. A narrativa nos incomoda como leitor criando uma atmosfera de mal-estar, de completa alienação e principalmente, em que o ambiente com uma estrutura social das organizações do estado parece levar a desumanização burocrática de qualquer Poder, tanto que após a escrita dessa até os tempos atuais vem acontecendo muitos arbitrios judiciais contra o cidadão. Leitura mais que necessária, fundamental!

Jonas.Doutrinador 03/10/2023

Existe democracia onde o judiciário não funciona de forma plena?
Esta obra que tem quase um século faz uma crítica bem contundente sobre o sistema jurídico estatal. Logo no início da narrativa, o protagonista K. ao completar 30 anos é detido por dois agentes sob acusação de que cometeu um crime e está sendo processado.

Ninguém sabe explicar ao certo que crime ele comentou e por conta disso, K. vai em busca de informações deste processo para poder se defender. No entanto, chegar ao entendimento deste fato não é algo fácil, pois o protagonista não encontra quem possa esclarecer sobre o seu conteúdo.

A dificuldade de obter informações se dá ao excesso de burocracia e a má gestão que existe no sistema judiciário, não se sabe quem vai julgar o processo, também as pessoas não possuem conhecimento sobre o conteúdo das leis, inclusive os agentes públicos. K. tenta colher informações durante um ano em vão, pois nada significante ele conseguiu.

O final da obra é bem shakespeariano e com uma simbologia de um indivíduo que é devorado por um judiciário corrupto e confuso. Acho interessante fazer uma comparação com a nossa realidade brasileira e refletir o motivo de que os membros do STF não são eleitos pela população, será que vivemos realmente numa democracia?

Mendonça 04/05/2023

Angustiante
Acho que angustiante é a palavra que define minha sensação deste livro. Kafka tem um jeito peculiar de escrever, o livro claramente é inacabado, visto que o capítulo 8 não termina. A história em diversos momentos parece não ter ?pé nem cabeça? mas talvez dê pra refletir um pouco sobre as burocracias da vida, por diversos momentos a gente não conseguir com questões que possam ser relevantes, mas somos esmagados pela ilusão de seguirmos com uma vida perfeita nos moldes da sociedade.

gabmello 17/04/2023

Nos alienamos no processo de Josef K.?
"O Processo" é uma história de narrativa surreal e distópica que segue o protagonista Josef K., um bancário, que de repente é acusado de um crime misterioso. O curioso é que ele não sabe o crime que cometeu, ou quem o processa, mas ainda assim se vê envolvido em um labirinto burocrático e absurdo de um sistema judicial inacessível.

A trama se desenrola em um cenário opressivo e claustrofóbico, o que me agoniou completamente. Estamos tão perdidos quanto K., tentando compreender e enfrentar as acusações invisíveis.

Kafka utiliza uma linguagem detalhada e uma atmosfera angustiante para explorar temas como a alienação, a burocracia, o absurdo da condição humana e a impotência diante de um sistema opressivo. O autor coloca-nos as pensar e repensar as leis que seguimos, assim como o sistema que cultivamos. A história evoca uma sensação de pesadelo e paranoia, deixando os leitores intrigados ao questionar essa natureza da justiça e da realidade.

"O Processo" é uma obra-prima da literatura moderna que fui capaz de vivenciar. A história é conhecida por sua escrita única e estilo narrativo singular de Kafka, mas, por ser um trabalho "inacabado", publicado postumamente, coloca o leitor a enxergar as entrelinhas, o que com certeza é um jogo incrível. É uma leitura desafiadora, mas completamente reflexiva e existencialista.

Instagram: @leitor_eduardo 01/04/2023

O Processo
Título: #OProcesso

Ano: 1925

Nota: ?????

"O Processo" é uma das obras mais famosas e importantes do escritor tcheco #FranzKafka, publicada postumamente em 1925. A história é centrada em #JosefK., um banqueiro que acorda em sua casa em um dia comum, apenas para ser informado que está sendo acusado de um crime misterioso e é obrigado a passar por um processo judicial em que ele não sabe ao certo do que é acusado ou como se defender.

Ao longo da obra, #Kafka explora temas como a #obrigação, a #alienação e a #justiça. A narrativa é conduzida de maneira opressiva e labiríntica, levando o leitor a se identificar com a angústia e o desespero do protagonista. A sensação de impotência diante das instituições e do sistema judiciário é acentuada pela atmosfera claustrofóbica que envolve a trama.

Kafka usa sua prosa precisa e imagética para descrever detalhes minuciosos que reforçam a sensação de absurdo e a desorientação do protagonista. A obra também é rica em #simbolismo, como a figura do carrasco ou a porta que leva a um mundo desconhecido. Esses elementos criaram uma atmosfera inquietante e perturbadora que marca a obra como uma das mais emblemáticas da literatura moderna.

Em suma, "O Processo" é uma obra complexa e rica em significados, que merece ser lida e relida com atenção. Ela reflete o clima de intensidade e desesperança que caracterizou a Europa da primeira metade do século XX e continua a ressoar até hoje como um retrato sombrio das relações entre indivíduo e sociedade.

1 | 2 | 3 | 4