O Processo

Resenhas - O PROCESSO

1 | 2 | 3 | 4

jessicapdss 24/03/2021

Ótimo clássico
Apesar de ter um final, este livro tem alguns capítulos inacabados e ainda assim é considerada a obra mais importante de Franz Kafka e uma das mais importantes obras da literatura alemã e mundial. E não é à toa, pois a miríade de interpretações que a leitura deste livro possibilita é absurda.
Ao longo da leitura é possível perceber um tom bastante realista ? apesar de o surreal estar sempre presente. Pois, a crítica que Kafka tece contra a burocracia e a corrupção do sistema jurídico é bastante contundente. Mas há algo mais que aos poucos se percebe. A obra parece tratar do próprio absurdo da vida, onde cada pessoa está condenada à morte sem jamais saber o motivo. Onde, como no livro, sabemos que há instâncias superiores, mas não podemos recorrer a elas.
E o mais interessante desta narrativa é a própria densidade de interpretações possíveis que Kafka não está interessado em responder qual a correta, apenas, ilustrar que todas são possíveis.
Assim percebi outra leitura possível que já parte do próprio título. Aqui, O Processo não representa apenas um processo jurídico, mas também, pessoal. Um processo de desgaste que aos poucos degrada o protagonista, até que no final o faz sucumbir perante si mesmo.

Ulqiorra 13/04/2024

K.
Que livro maluco! É como acordar de um sono profundo, ainda sonolento e com pouca consciência e tentar se habituar ao mundo ao seu redor.
E block, o comerciante, é um sujeito engraçado.

Joicy Duarte 22/06/2020

Surreal
As vezes me pegava pensando em como Kafka conduzia tão bem algo tão estranho e que ao mesmo tempo me remetia a nossa realidade. Leitura demorada, exige reflexão.

JoAo.Vitor 24/07/2020

Uma leitura KAFKIANA, de fato!
Muito interessante o enredo, o qual gira em torno de Josef K., um bancário bem sucedido que é vítima de um processo judiciário. O interessante é que ele não sabe qual é o motivo do processo, isso que torna tudo tão kafkiano.
Uma leitura envolvente, muito legal e que aborda a burocracia que é a justiça.
Vale a pena ler e conhecer mais sobre esse autor diferenciado que é Franz Kafka.
lucas_marcon 25/07/2020minha estante
Acho que é um dos meus livros favoritos da vida. Desesperador, dormi mal a semana inteira de leitura dele.

JoAo.Vitor 25/07/2020minha estante
Compartilho da tua opinião, amigo!
????????????????

lucas_marcon 25/07/2020minha estante
*Gif do cérebro comendo livro*

Instagram: @leitor_eduardo 01/04/2023

O Processo
Título: #OProcesso

Ano: 1925

Nota: ?????

"O Processo" é uma das obras mais famosas e importantes do escritor tcheco #FranzKafka, publicada postumamente em 1925. A história é centrada em #JosefK., um banqueiro que acorda em sua casa em um dia comum, apenas para ser informado que está sendo acusado de um crime misterioso e é obrigado a passar por um processo judicial em que ele não sabe ao certo do que é acusado ou como se defender.

Ao longo da obra, #Kafka explora temas como a #obrigação, a #alienação e a #justiça. A narrativa é conduzida de maneira opressiva e labiríntica, levando o leitor a se identificar com a angústia e o desespero do protagonista. A sensação de impotência diante das instituições e do sistema judiciário é acentuada pela atmosfera claustrofóbica que envolve a trama.

Kafka usa sua prosa precisa e imagética para descrever detalhes minuciosos que reforçam a sensação de absurdo e a desorientação do protagonista. A obra também é rica em #simbolismo, como a figura do carrasco ou a porta que leva a um mundo desconhecido. Esses elementos criaram uma atmosfera inquietante e perturbadora que marca a obra como uma das mais emblemáticas da literatura moderna.

Em suma, "O Processo" é uma obra complexa e rica em significados, que merece ser lida e relida com atenção. Ela reflete o clima de intensidade e desesperança que caracterizou a Europa da primeira metade do século XX e continua a ressoar até hoje como um retrato sombrio das relações entre indivíduo e sociedade.

Amanda.Pierozzi 13/06/2020

Foi processo ler esse também, eu passei e depois de um tempo eu voltei a ler. Parece que você tá na cabeça de uma pessoa doida lendo o livro. Será que mais alguém teve essa sensação ?
Mila 18/06/2020minha estante
eu comecei e não consegui chegar nem na metade! achei muito doido, Kafka pareceu dar voltas e voltas sem chegar no ponto principal! Vc acha q vale a pena continuar?

Amanda.Pierozzi 18/06/2020minha estante
Eu também parei de ler pra voltar a ler depois. Eu acho que o que ele qr mostrar no livro é algo q não tem a ver com um final sabe concreto ahhaha. Igual as enrolações q não tem fim da sociedade kk

Mila 18/06/2020minha estante
kkkk deve ser

Cássia 12/08/2020

Estranhamente genial
Kafka é assim cara, ele condum uma narrativa super bizarra enquanto nos faz refletir e traçar vários paralelos e nos fazer refletir. Que gênio!

Ramalho 22/04/2021

Homem comum ou homem criatura?
Apesar da edição ser feita a partir do Inglês e por conta disso em muitos obter alguma linguagem nao própria da narrativa original, o livro me deu um panorama muito forte da visão do kafka. Esse livro para mim é vanguardista. Ele é o kafka. E o kafka é vamguardista. Eu gosto de pensar nele como o Surrealismo da literatura, claro que de forma diferente pois com Kafka existe um realismo desenfreado e absurdo que nos da a loucura. Mas acho que só com O Processo eu pude notar o quanto ele é um otimo escritor. Em A Metamorfose tudo ainda é muito amador e muito maluco. Aqui o absurdo toma outros ares e eu finalmente compreendi o termo "kafkaniano". A vida de Joseph K é posta como uma versao de todos nós. E eu sei que apesar de todo o ar burocratico que existe dentro da obra, essa critica ao sistema, me parece ser uma visao mais atual da obra. No periodo em que Kafka escreveu, a visao obtida parece estar mais relacionada com a morte de Deus e a morte do questionamento proprio. Tanto que por muito tempo fora questionado o periodo seguido por toda a formaçao da ciencia na nossa vida, principalmente apos a segunda guerra mundial. E este livro fora escrito muito antes, quando a ciencia influenciava obras como a de Oscar Wilde e Machado de Assis: um sarcastico infimo, direto, uniforme. Aqui isso para de ter ares e aparenta mais um romance pós-guerra como a obra de Camus ou de Dostoievski. Mas Kafka é muito proprio. Pois nao é na narrativa que isso é construida, nem no enredo, é no tom e na açao. O absurdo esta em tudo. Pois o absurdo urbano do homem criatura está ao redor. O pecado e a culpa de Joseph K está na sua vida. Esta em quem ele é. No seu inconsciente que acabou se tornando coletivo. Todos sabem qual é seu pecado, menos ele. Menos nós. Porque somos a representaçao de K. E seu pecado é sua rotina. Sua credulencia. Sua imersao na culpa de viver. Kafka retratou o homem comum de uma maneira sublime. Pessimista. Diferente de James Joyce em Ulysses ou de Fernando Pessoa no Livro do Dessassocego, em O Processo o homem comum está imerso de culpa. Culpa pelo seu nilismo e sua ausencia de perspectiva, sua inveracidade com o mundo, sua privaçao à ideologia e a burocracia. Um inconsciente ao meio de toda consciencia do mundo.

Esta é minha persepçao, mas esta é uma obra LOTADA de interpretaçoes, metaforas e estudos. Então, leia e tire suas proprias conclusões.
Nao recomebdo essa ediçao, nao é muito boa de ler, e a traduçao deixa a desejar, mas se so tiver essa leia assim mesmo como eu. Ainda quero ler outras ediçoes.

Rafa Castro 09/06/2021

O Processo da Vida
Kafka nos presenteia com uma belíssima obra que, apesar de incompleta em alguns pontos, nos faz amar e odiar esse livro.
Com um texto algumas vezes arrastado e em outras super leve e fluído, ele nos traz uma obra aberta a várias interpretações e análises diferentes, nos fazendo enxergar uma crítica à justiça e à burocracia, em todo o livro, ou uma crítica ao nosso jeito de encarar a vida e o nosso processo de desenvolvimento.

Para mim, o processo é encarado como a vida, onde por mais que façamos tudo correto, somos acusados, sem que ao menos saibamos o porquê, e ainda temos poucas chances de absolvição. Cabendo à cada um de nós aprender a conviver com esse processo, até que o veredito final nos seja dado.

Enfim, uma leitura que vale muito a pena ser feita para que cada um tire suas próprias conclusões acerca do que é "O Processo".

Italo 15/03/2023

Melancólico
É uma leitura INCRÍVEL, impecável, porém ela consome MUITO do leitor. Não quero dar spoiler, apenas a minha opinião sobre o livro.
O livro vai seguir a mesma linha dos outros dois clássicos, A Metamorfose e, principalmente, O Castelo. Por sinal, recomendo ler este antes de O Castelo, sinto que eles se completam e eu perdi um pouco lendo-os na ordem "errada". Todavia, vamos ao livro.

O Processo ele vai tratar, justamente, sobre um processo. Um verdadeiro problema kafkiano. Ao pé da letra, imagine receber a notícia, no auge da sua juventude, que você está sendo processado criminalmente e sendo PRESO - todavia, ninguém tem o interesse de te informar os motivos de você estar sendo conduzido. De antemão, é uma crítica à burocracia estatal: processos longos, papelada desnecessária mas obrigatória, advogados gananciosos e preguiçosos e juízes e juizados negligentes. Uma burocracia complexa mas, gasta. O protagonista, Josef K., em todo livro, tenta se defender de uma acusação que nem ele mesmo foi informado.

Sob o que eu entendi do livro, acredito que isso reflita mais sobre mim, mas também tenha sido intencional do Kafka, considerando a vida dele. No final, acredito também que o livro fale mais sobre o Kafka do que sobre um processo ou uma burocracia estatal. Todo o livro, para mim, soou como uma crise depressiva: diferente do que o protagonista alega, ele é humano, e como todo humano, existem tantos motivos para ele estar numa crise que soa como não tivesse nenhum. Como se aquilo fosse completamente aleatório. E digo mais: todos os livros do Kafka que eu li me aparentam esse mesmo teor depressivo. Para mim, o Kafka usa o protagonista (curiosamente, de nome K.) para falar sobre sua própria depressão. Um problema comum à maioria de nos. O processo que ele enfrenta é essa depressão: ele nao sabe como ou pq entrou, nem como pode sair; muito menos a quem recorrer pra isso. No início, ele finge que não há nenhum problema mas, com o tempo, ele se vê num fundo do poço.

Realmente, do fundo do meu coração, não sei se essa resenha diz mais sobre o protagonista, o K; o autor, o Kafka; ou a mim, Ítalo, o leitor.

Brina 28/10/2021

Mas q agonia
Que livro claustrofóbico, q agonia acompanhar a vida de K. sem saber de nada, e o final ... MEU DEUS DO CÉU ?. Apesar de uma obra inacabada é uma trama bem fechada com um final digno.

Andre 27/05/2020

Um livro que frita o seu cérebro, além de muito denso, existem muitas camadas e muitas interpretações possíveis, a gente se pergunta do que exatamente o autor está falando.
A questão da burocracia é a mais óbvia e a primeira que salta aos olhos, mas na minha interpretação o tribunal é principalmente uma alegoria para o "tribunal" da opinião pública, que está em todos os lugares e parte do pressuposto de que você é culpado até que se prove o contrário. E que no final das contas só tem poder sobre você se você deixar que ela tenha.

1 | 2 | 3 | 4