Grandes Obras de Shakespeare: Peças Históricas

Grandes Obras de Shakespeare: Peças Históricas William Shakespeare

Resenhas - PEÇAS HISTÓRICAS INGLESAS E ROMANAS

Beatriz Almeida ð«ð 05/12/2023

Muito bom, amei conhecer mais sobre Shakespeare e suas lindas histórias. Cada clássico me tocou de uma forma distinta, vale muito a pena...

Kah 11/08/2023

Esplêndido!
Sem jamais apelar a lições de moral, Shakespeare deixa claro que somos responsáveis pelas nossas ações, e que estas têm consequências.

?Os covardes morrem muitas vezes antes de sua verdadeira morte; os valentes provam a morte só uma vez.? (Júlio César)

Carolina221B 12/05/2023

Superou minhas expectativas!
Que livro! Aprendi muito lendo!
Amei saber mais sobre as tretas da Inglaterra, sobre os príncipes na Torre de Londres e sobre como se iniciou a Guerra das Rosa! Com certeza vou buscar saber sobre cada detalhe dos Lancaster's e York's!
A leitura foi prazerosa, me apaixonei por uns, passei raiva com outros e dei boas gargalhadas com Cleópatra!
Para mim "Antônio e Cleópatra" foi a melhor peça desse volume.
Recomendo para todos.?

Lanny 01/05/2023

5 pra Shakespeare; 2 pra mim; Média 2,5
A minha admiração vai toda pra os que escrevem as introduções explicativas das peças. Elas fazem sentido, a peça não.

Se eu fosse ler a peça sem as explicações, meu entendimento, que já é pouco, seria menos ainda.

Então, como eu não sou doida de botar a culpa em Shakespeare, eu boto a culpa em mim mesma.

No próximo volume dessa caixa tem Romeu e Julieta, se eu não entender a peça, preciso realmente desistir, porque de Romeu e Julieta eu entendo.

Américo 19/10/2022

Peças históricas não tão interessantes
Chego ao final desse terceiro volume de peças de Shakespeare, e no caso deste aqui, confesso que não achei tão interessante quanto os demais.

Ricardo III é enfadonha, o protagonista não possui escrúpulo algum, e sai eliminando todo mundo que aparece pela frente, mas a trama não cativa o leitor costumaz, exceto talvez os aficionados pela história da Inglaterra, em particular pela guerra das rosas. Entendo a importância da peça, mas creio que um bom livro de não ficção sobre o assunto possa ter uma leitura mais fluida e interessante, nesse caso. Se você procura uma boa peça do bardo com um personagem tão inescrupuloso quanto Ricardo III, recomendo a leitura de Otelo, o mouro de Veneza.

Se Ricardo III é enfadonha, Ricardo II é (embora bem mais curta) pelo menos duas vezes mais. A escrita é bastante lírica e nada objetiva, repleta de floreios. Some-se a isso o fato de as principais cenas de ação ocorrerem em segundo plano, pois a maior parte da peça se concentra em debates e intrigas palacianas sobre honra e sobre quem de fato está dizendo a verdade.

Júlio César foi de longe a melhor peça desse volume, a única que na minha opinião foi perfeita em tudo: enredo, personagens, texto, tamanho etc. Com certeza entra pra minha lista de melhores de Shakespeare, e muito provavelmente a melhor dentre as peças históricas. Em poucas palavras: fez valer a leitura desse volume.

Antônio e Cleópatra não é uma peça ruim, mas não possui o mesmo brilho e objetividade de Júlio César. Achei uma espécie de mistura entre os enredos das peças Júlio César e Romeu e Julieta, no entanto deixando a desejar bastante se comparada com essas duas. Mas como eu disse, não é uma peça ruim e vale a leitura, ficando em segundo lugar com relação às quatro peças deste volume.

Keell 26/01/2022

Comparado as tragédias, esse aqui eu não achei tão bom quanto imaginei, salvo Antônio e Cleópatra que foi maravilhoso. Ricardo III eu li na misericórdia dívida, Ricardo II e Júlio César achei ok, mas uma coisa em comum nesse box e no de tragédias... Todos terminam em morte. Esse homem não sabia escrever um final feliz???

Lory 25/08/2021

Ah peças e peças
Confesso que nem todas as peças me foram agradáveis, confesso que amei Ricardo II e Ricardo III bem mais do que achei que pudesse gostar, mas Júlio Cesar e Antônio e Cleópatra não me agradaram tanto

Thiago Gadelha 20/06/2021

Porta de entrada
Pra quem nao sabia nada de Shakespeare achei que o box cumpriu seu dever em apresentar as obras que se destacam em geral. Algumas vezes fiquei perdido e outras envolvido, mas valeu a pena. Acredito que foram escritas para serem relidas.

Lucarinus 06/06/2021

Resenha: peças históricas
Muito bom, particularmente achei até vbem melhor do que as tragédias, talvez pelo fato de já estar mais acostumados com a escrita de Shakespeare mas pude aproveitar sinto que muito mais e as histórias mesmo que já sendo esperados os resultados achei ótimas e bem adaptadas por shakespeare nota gosteimuito/10.
Principalmente ricardo II e Júlio César foram peças fenomenais que amei do começo ao fim, todas as ideias que shakespeare tenta passar por elas de inveja, ganância e muito mais é sensacional. (Só pra falar que fiz a resenha mesmo kk)

Gabriel 20/05/2021

Peças fantásticas
Uma edição de respeito e carinho com a obra de Shakespeare?. Ótimo box que conclui hoje

Flor 14/04/2021

Volume 3
O volume finaliza o box das grandes obras com peças históricas de riquíssima qualidade. Adorei principalmente a de Marco Antônio e Cleópatra

IGuittis 24/03/2021

Não tem muito o que falar sobre esse livro, a única coisa seria, se você tem medo de ler Shakespeare achando que não irá entender... perca esse medo, é completamente acessível e as Tragédias, de tudo que li até agora, são as que mais gosto, seguidas das Comédias.

Carolina CM 02/05/2020

Históricas
RICARDO III
Eu nunca tinha lido nada sobre a realeza britânica, gostei bastante da peça. Mas é bom dar uma pesquisada histórica antes, durante a peça eu pesquisei mais um tanto...até entender quem era quem. Um mesmo personagem muda de nome, às vezes chamam pelo nome, às vezes chamam pelo título, quando muda de título muda de nome...e os nomes duplicados...muitos Eduardos, Ricardos, Henriques, Elizabeths...Mas entendida a confusão, o Ricardo é um personagem muito interessante, muito político, objetivo, corajoso...ambicioso até o último grau. Adorei também as pragas da Rainha Margaret, que a Elizabeth queria copiar de tão bem feitas. Muito boa a peça, muito bonita, bem escrita.. achei essa realeza britânica uma loucura...

Lucas 28/04/2018

O fim de uma jornada
Este é o terceiro e (espero que por enquanto) último volume da coleção que visa apresentar as obras do teatro de Dhakespeare. O foco desta vez está nas peças históricas que abordam vidas de personalidades da Inglaterra e da Roma antiga: Ricardo III, Ricardo II (é, eu também estranhei), Julio Cesar e Marco Antônio e Cleopatra. Apesar do seu caráter trágico, o que permite a distinção é o fato da ênfase de tais peças estar na construção histórica. Apesar das tentativas de driblar a censura e agradar os Tudors, é inegável que aqui temos o germe daquilo que se conhece como ficção histórica.

É interessante notar que em algumas peças, há uma semelhança com os livros do Bernard Cornwell, outro autor britânico: em "Julio César", o foco está no Brutus, que acredita na necessidade de salvar a República, estando disposto a extremos para isso. Outras peça que merece um destaque é "Ricardo III", que apresenta a essência do vilão, na figura do seu protagonista: alguém que em uma primeira análise é desumano e que existe apenas para ser odiado, ao mesmo tempo em que apresenta outras camadas que podem reforçar ou desconstruir esta visão. Já "Ricardo II" e "Marco Antônio", apesar de serem excelentes trabalhos, não se diferenciam muito das demais peças do bardo - com a última possuindo uma incrível semelhança com "Romeu e Julieta" até no final trágico.

Por fim, vale a pena ressaltar que o trabalho editorial continuou impecável, mantendo os comentários maravilhosos da Bárbara Heliodora, além de um epílogo escrito pela Liana de Camargo Leão, responsável por organizar este trabalho e que apresenta uma cronologia das obras do Bardo, abrindo caminho para a possibilidade de novas publicações que resgatem estas obras. Foi para fechar com chave de ouro e reafirmar a posição de destaque da Nova Fronteira no mercado das publicações de luxo.