A História de Amor de Anastásia Romanov Fabiane Ribeiro

Resenhas - A História de Amor de Anastásia Romanov

Joh 16/02/2021

Uma alternativa ficcional para o que aconteceu com a família Romanov parecia a premissa perfeita, mas no final me senti enganada, como se a trama tivesse saído do foco e depois voltado a estaca zero.
Recomendo pelo contexto histórico, e se quiser saber um pouco sobre a monarquia russa e czares.
Debbye 24/02/2021minha estante
Estou com ódio aqui. Acredita que o protagonista masculino do meu livro abandonou a mocinha sozinha em casa por que ela disse que não ama ele pq ela estava com medo?! O que passa na cabeça desse homem?

Joh 25/02/2021minha estante
Menina que tenso?

Karoline67 14/03/2022minha estante
Senti um pouco isso também

Nattália Azevedo 23/05/2018

A História de Amor de Anastásia Romanov
Quando eu soube do lançamento desse livro da Fabiane Ribeiro, meu coração chegou a palpitar, justamente porque nele eu encontraria a junção de duas coisas, que amo de paixão, a primeira delas um ótimo romance e a segunda a história de uma das dinastias mais poderosas que já passaram pela Terra, os Romanov (aqui é o meu lado estudante de história falando hahaha)
Para quem não sabe os Romanov governaram a Russa durante 300 anos e encontraram seu fim com a Revolução Russa, um fim bem trágico por sinal já que “supostamente” toda a família real e alguns empregados foram mortos.
Para quem conhece um pouco sobre essa história ou ao menos assistiu ao filme Anastásia da Disney hahaha sabe que durante muito tempo se questionou o que de fato teria acontecido com a filha mais jovem do czar, já que quando os restos mortais de sua família foram encontrados, os ossos que deveriam pertencer à quarta grã- duquesa e seu pequeno irmão não estavam lá e A História de Amor de Anastásia Romanov nos conta justamente o que teria acontecido, caso a menina realmente tivesse escapado da morte pelas mãos dos Bolcheviques.
O livro é narrado em primeira pessoa por quatro personagens, anos e países diferentes, a própria Anastásia, seu irmão Alexei, Vladimir - o jovem guarda bolchevique, responsável por vigiar toda a família real durante o período de cativeiro – e Noel – um menino que conhece sobre a história e os mistérios que envolvem Anastásia ainda em sua infância e a partir daí passa a pesquisar tudo sobre ela - são os responsáveis por nos apresentar as emoções de cada capítulo.
Eu particularmente adorei o livro, como ele nos enche de informações verídicas e históricas sem se tornar algo maçante ou cansativo, claro que além dos fatos reais temos a imaginação da autora correndo solta, visto que o livro faz referência a uma suposição.
As páginas finais me surpreenderam de uma maneira grandiosa, indo totalmente contra ao que eu havia imaginado como desfecho, tanto que não pude segurar as lágrimas, já que a autora transmitiu com sabedoria, sutileza e verdade os sentimentos de todos os personagens.
Para finalizar afirmo que me sinto incapaz de transmitir em palavras tudo o que esse livro me passou, como ele me fez refletir e como me encantou... Gostaria de contar mais a respeito dele, mas não quero dar qualquer tipo de spoiler, que adiante o enredo por menor que seja, quero que vocês sintam tudo que senti, o nervosismo, a aflição e toda a expectativa por um final feliz, ainda que ele chegue um pouco diferente do que pensamos.
Indico o livro sem medo e garanto que ele se tornou o mais novo item de minha lista de livros preferidos da vida.
BOA LEITURA...

sófss 23/09/2021

Uma proposta bem legal
Minha gente, eu comprei esse livro no começo de 2019 e tentei lê-lo, mas não conseguia levar a minha leitura para a frente. Depois de 2 anos, eu finalmente o pego de novo, e eu realmente gostei! Acho que eu não consegui ler esse livro em 2019 pois era uma leitura meio avançada para mim.

Mas falando sobre o livro; foi uma proposta bem interessante. Contar como que poderia ter sido se Anastásia tivesse sobrevivido foi uma aventura. Eu nunca tinha ouvido falar dessa família, e foi legal descobrir várias coisas sobre ela! Eu gostei do livro, mas não é algo que eu pegaria para reler.

Camila.Aranha 11/04/2021

A História de Amor de Anastásia Romanov
?Os sentimentos são bonitos justamente por serem inesperados? foi a frase que me fez fechar o livro e passar horas pensando. Qual seria a graça se pudéssemos escolher por quem nos apaixonamos?
Quando um fato histórico acaba deixando perguntas sem respostas, inevitavelmente, tudo pode ser uma brecha para dar lugar a imaginação. Assim ocorreu com a história envolvendo o assassinato da família do último czar russo, Nicolau II. Ele, sua mulher, a czarina Alexandra Feodorovna, suas quatro filhas, as grã-duquesas Olga, Tatiana, Maria e Anastásia, e seu filho, o tsarevitch Alexei, juntamente com os empregados que escolheram cumprir o exílio com a família imperial, foram fuzilados no porão de seu Palácio pelos soldados bolcheviques em 1918.
Entretanto, muitos questionamentos acerca do paradeiro dos ossos da grã-duquesa Anastásia Romanov, colocaram sua morte em discussão por muitos anos, dando origem à grandes romances como este. O livro de Fabiane Ribeiro é uma ficção do que supostamente poderia ter acontecido se a quarta filha de Nicolau II houvesse sobrevivido ao massacre, e conta como sua paixão secreta por um dos soldados de seu cárcere a poderia ter salvado de seu terrível fim.
Será que o sangue Romanov foi realmente destruído, ou ainda existe clandestinamente circulando pelas estradas da Rússia? Anastásia conhece Vladimir acidentalmente durante sua prisão domiciliar, enquanto o jovem fazia a sua ronda diária, dando início a história de amor que dá vida aos tristes cômodos do grande palácio. Assim, realidade se mistura com ficção enquanto tentamos desvendar diversos mistérios criados pela autora. São palavras tristes e, ao mesmo tempo, apaixonantes. As explicações são tão bem estruturadas, que poderiam ser reais. E desejamos que fossem. Passamos toda a narrativa tentando esquecer os fatos e apelando para a imaginação. O desfecho do casal também depende da nossa capacidade de acreditar.
Depois dessa leitura emocionante, é impossível não se apiedar e ter vontade de saber mais a respeito da família Romanov. Como tiranos passaram a ser vistos como santos pelos olhos da sociedade? Creio que a mudança da imagem deles se deu principalmente por influência de Anastásia, afinal, ela os livrou de ocupar um lugar no inferno, para estarem no paraíso de nossas mentes.

Daphne 23/06/2020

Gostei muito
Passei a minha infância toda assisto o filme da Anastásia e amava! O livro não é fantasioso como o filme, mas amei muito como foi escrito e como ficou ?fiel? ao que aconteceu na vida real. Indico super!

Débora Castro Alves 01/03/2022

Que experiência bacana!

Mesclando fatos históricos com teorias e imaginação, com uma pitada de fantasia, pudemos conhecer um pouco mais da intimidade dessa família tão poderosa no cenário político e geográfico da Europa/Ásia. Uma vez que tantos países foram impactados pela dinastia dos Romanov, ou por seu fim, através de Lênin e seus pupilo Stalin.

Impossível não sentir e se emocionar com a dor dessa família em seus últimos e mais aflitivos momentos. Não podemos julgar os filhos pelos pecados e decisões do pai, que tbm tirou milhares de vidas e aflingiu outras tantas famílias.

O livro vai abordar os últimos dias dos Romanov, na prisão-exilio e o que aconteceu após a trágica noite em que foram assassinados. Com um toque de misticismo e ciência, a teria da sobrevivência dos dois filhos mais novos se desenrola em uma aventura com um romance improvável e muitas descobertas.

Com a narrativa alternada entre personagens e tempos, essa história vai te surpreender.

Letícia Magrini 05/02/2021

A história de amor de Anastásia Romanov...
Sempre fui apaixonada pela história de Anastásia... Assisti ao filme mais vezes do que sou capaz de contar, e sempre pesquisei muito sobre a história dessa garota, que na minha opinião, se parecia muito comigo. Quando encontrei esse livro, meu coração disparou na hora! Seria incrível embarcar em uma aventura com ela...
E agora, não tenho palavras para descrever o sentimento ao ler essa história. É envolvente, é emocionante, é apaixonante... A autora traz verdade em cada palavra. Durante todo o livro, pude sentir exatamente o que cada personagem sentia!! Isso significa, que conter as lágrimas foi uma verdadeira missão impossível!
Destaco aqui que fiquei extremamente surpresa com o final dessa história... Sem dúvidas, eu não esperava algo do tipo... Mas foi perfeito, e me emocionou ainda mais!!
E diria que, se você gosta de história, romance e emoção, esse livro é simplemente perfeito!!

Lari 11/08/2020

Um livro bem razoável, espera muito mais da historia, mas não quer dizer que a escrita e ruim

Thais 08/09/2021

No começo achei que ia ser um livro de viagem no tempo... mas no fim enquadraria mais como uma psicografia de ficção. São duas histórias distintas em um único livro.

Ãgatha 06/04/2021

Minha opinião
Livro muito bom, história bem relatada, um contesto maravilhoso e apaixonante, porém não gostei do final, não esperava por tal final e acho que a outra deveria ter dado outro fim

ste 07/07/2021

fim...
é uma ótima história, o romance não é sobre toques, é sobre sentimentos e ações. Comecei a ler, com uma visão co k plenamente diferentes de como terminei o livro. Se vocês estão procurando por uma leitura com muito romance, onde os personagens quase não se separam, esse livro não é pra vocês.
É contada uma parte da vida da Anastásia. Problemas da família, e com o irmãozinho mais novo, o amor da mãe, o amor das e com as irmãs, e a falta de amor de um pai 'ausente'.
Fala super bem sobre a história russa, e por mais que eu não tenha absorvido muita coisa (porque história não é o meu forte), acredito que pessoas que gostam de história tem grande chance de amar aprender mais sobre a história russa.
Eu não esperava por esse final em um 'mundo paralelo', confesso que me surpreendi demais, comentei cada passo da história com a minha prima kkkkkkkk mas acho que não classificaria tanto como romance.
Amei a leitura! me deixou curiosa e imersa na história. As cenas são bem escritas e eu super indico a leitura.

catxalciati 09/06/2020

Decepcionada
O livro baseado em fatos reais, conta a história de Anastásia Romanov e de como ela teria sobrevivido ao assassinato de sua família pelos soldados bolcheviques. O livro contém 4 narrativas: Noel, um menino que leu a história de Anastásia e se apaixonou por ela muitos anos depois de sua suposta morte; Vladimir, um soldado bolchevique que se apaixonou por Anastásia e a ajudou a fugir; Alexei, irmão mais novo de Anastásia que também conseguiu fugir; e claro, Anastásia;

O desenvolvimento do livro é ótimo e a construção das personagens também, mas fiquei totalmente decepcionada com o final.

Mel Trabach 23/01/2021

A História de Amor de Anastásia Romanov - Fabiane Ribeiro
Anastásia Nikolaevna foi a quarta filha e segunda mais nova do czar Nicolau segundo da Rússia e da czarina Alexandra Feodorovna, os últimos governantes autocraticos da Rússia Imperial.

Como todos sabem toda a família de Anastásia foi morta por soldados bolcheviques, porém por muito tempo se especulou qual teria sido o verdadeiro destino da Duquesa Anastásia já que seu corpo não foi encontrado entre os dos demais familiares.

Muito gente teve seu primeiro contato com Anastásia através do filme da Fox de 1997, nele trabalha-se com a ideia de que Anastásia tenha sobrevivido e que anos depois consegue se reunir a sua avó (o que sobrou de sua família).
O filme não só traz uma perspectiva mais esperançosa como também trabalha elementos como a magia.

Já nesse livro acompanhamos a relação de Anastásia com seus familiares e os dias que antecederam a morte de todos eles.

A autora consegue trabalhar muito bem a história e realmente nos faz acreditar que aqueles são fatos reais, a todo tempo nos pegamos desejando que Anastásia tenha um final feliz e sobreviva (mesmo sabendo que infelizmente na vida real isso não foi possível). Por muito tempo especulou-se que Anastásia teria conseguido fugir com a ajuda de um dos soldados bolcheviques, e é com essa teoria que a autora trabalha, aqui.
Anastásia se apaixona por um deles e vamos acompanhando como o relacionamento deles foi sendo construído.

Outro membro da família que supostamente teria sobrevivido é Alexei o irmão mais novo de Anastásia, ele e a Duquesa tem um relação muito forte isso é trabalhado de uma forma muito bonita pela autora.

Outro personagem que não pode deixar de ser mencionado é Rasputin, alguém que teve muito impacto na vida da família Imperial, especula-se até que ele tenha desempenhado um papel significativo no aumento da impopularidade da casa Imperial, já que enquanto alguns o viam como um visionário, por muitos era visto como um charlatão.

Se você se interessa por história ou se apenas curte uma boa leitura esse é um livro que eu realmente recomendo.