Quase Esquecidos

Quase Esquecidos Hiran Murbach

Resenhas - Quase Esquecidos

Joyce 27/04/2018

Quase Esquecidos Eles Ainda Estão Entre Nós
Você já parou para pensar que alguns seres mitológicos do nosso Folclore Brasileiro podem estar entre nós?
Pois bem, nesse livro de Hiran Murbach a história já começa assim, com alguns personagens folclóricos que estão infiltrados em nosso meio sem que possamos perceber.

Esses personagens ( Potira, Lobo, Boto, Iara etc.) recebem todos uma carta misteriosa para irem a um determinado local, lá eles discutirão uma maneira de não serem esquecidos pela raça humana, pois é isso mesmo o que está acontecendo e se não fizerem algo para mudar a situação, logo eles poderão sumir da face da terra, ou melhor da nossa memória, pois dependem dela para sobreviverem.
Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novos personagens que estão virando modinha, muitos personagens do nosso Folclore já foram esquecidos, e os que ainda restam, vão bolar um plano para que permaneçam vivos na memória da humanidade.

É aí que entra os personagens Emília e Visconde de Sabugosa do Sítio do Pica pau amarelo e a história fica mais animada com toda a ousadia da boneca Emília, juntos, eles querem resolver esse problema e vão focar em um plano para que tudo dê certo.
Para isso precisa encontrar um descendente da família do sítio.
A questão é que vampiros, magos entre outros personagens estão tomando o lugar desses seres mitológicos do folclore brasileiro e eles estão sendo esquecidos, as futuras gerações por exemplo, nunca ouviram falar sobre o saci, e a turma que ainda não foram esquecidas precisam darem um jeito de continuarem vivos nas lembranças das pessoas, já que, para estarem vivos suas lendas precisam serem contadas de geração a geração, ou seja , permanecerem na memória para não entrarem em extinção definitivamente.

A história foi muito bem elaborada e teve um ótimo desfecho, o autor caprichou na trama.
A diagramação do livro também está perfeita com páginas que tem como plano de fundo a floresta.
Uma fantasia bem animada , que EMBORA O FOCO PRINCIPAL SEJA O FOLCLORE, NÃO É UM LIVRO PARA CRIANÇAS E SIM PARA JOVENS E ADULTOS, pois contem conteúdos adultos.

Como sempre fui apaixonada pelo folclore, sempre caprichava na semana do folclore em sala de aula com os meus alunos, elaborando peças e figurinos para as crianças e sempre que eu podia comprava materiais didáticos para enriquecer minhas aulas.
Então quando vi que o autor tinha aberto inscrição para seleção de blogs, eu logo quis me inscrever.

Sem dúvidas o Folclore Brasileiro é uma das culturas que mais amo no nosso país, principalmente as lendas, mitos e fábulas e vale a pena lutar para que as nossas lendas permaneçam vivas em nossas memórias e de nossas futuras gerações.