A ilha Victoria Hislop

Resenhas - A ilha

gaiadaugh 04/12/2009

Leia !
Você está em dúvida se ler ou não ?

Então aqui vai a minha sugestão: Leia !
Eu sei que a "parte I" do livro poderá parecer monótona, muitas descrições e pouco "tesão", mas garanto que é apenas aparência; não seja apressado. Quando Fotini começa a narrar, aí sim é o início da verdadeira história e que história ! A "saga" de Alexis é a mais sem graça e a mais curta também.

O que virá a seguir não é uma história clichê, jamais; a vida dessas pessoas pode ser tudo menos lugar-comum. Aprendi muito graças ao livro, coisas de que eu desconhecia a existência; pois não fala da parte "popular" da história mas de seus pequenos trechos esquecidos. Irá descobrir tanto sobre Spinalonga que ficará com saudade quando a vida da ilha acabar. E irá se surpreender sim, sempre. "A ilha" não é apenas um relato fascinante, é algo extremamente humano.

Você irá conhecer pessoas inesquecíveis, que ficarão ao seu lado como o amigo mais próximo e irá torcer por eles no silêncio da sua leitura. As páginas estão ali para serem sentidas, não desgrudei delas por dias e no final quase tropecei tamanha a ânsia em terminar.
Porque garanto que quando a trama lançar seu ímã você será fisgado, mesmo que isso demore alguns capítulos.

Por fim não está prestes a ler sobre romance, não como costuma ver por aí pelo menos; trata-se de amor, "sim", mas um amor forte, corajoso, difícil, esperançoso. "A ilha" é esperança, é luta e uma infinidade de coragem e o fim não é previsível, gostaria de defini-lo mais como um "alívio".

Não irá se arrepender, é sem dúvidas um livro muito bom e é aquela história... queira conhecer pessoas que irão valer a pena, o pessoal da colônia vai fazer toda a diferença !

Boa leitura ;)
vsc bibliotecária 09/04/2010minha estante
Me convenceu. Quero ler tbm!!!

Loriiy 07/11/2010minha estante
Bem, o livro estava "mofando" aqui na minha estante, pois eu comecei e não consegui terminar, mas depois disso tudo, vc tbm me convenceu!!
Vou ler, assim que terminar o que eu estou lendo

Ps: Gostei da sua resenha !!

aaburrsir 24/11/2011minha estante
Essa resenha convenceu hein. :)

David 11/01/2012minha estante
muito boa a resenha. o livro é realmente uma experiencia.

Lilian 07/10/2012minha estante
Esse livro é uma obra de arte, mas infelizmente nem todos entendem... Chorei horrores lendo e tenho o maior carinho por ele...

Elaine 17/01/2013minha estante
resenha perfeita. estou no ultimo capitulo e ja morrendo de saudades do livro e da ilha. realmente é tudo isso q vc disse. nada a acrescentar. tive os mesmos anseios dos personagens....como seriam vistos aqui fora depois q tudo acabasse....la eles eram "iguais"..e aqui, como seriam recebidos de volta? SENSACIONAL o livro!! LEIAM

Taci 24/01/2013minha estante
Adorei a resenha :) eu fiquei três noites tentando passar da primeira parte, e agora estou me apaixonando pela história!!!

Edméia 08/10/2017minha estante
*Você me convenceu ! Coloquei este livro na minha lista dos livros que quero ler ! Obrigada pela resenha ! Boas leituras !!! Um abraço.

Kaique.Vidal 08/01/2024minha estante
parei por bastante tempo e travei legal na metade dele, voltei e não recomecei tudo porque tinha certeza que tinha entendido tudo até ali e agora tô maluco pra não acabar, que resenha hein, convenceu até quem não gosta de romance aliás

Vanessa1482 02/10/2023

A ilha
O começo é bem chatinho, demora bastante pra leitura prender a gente, mas depois que entra na parte dos romances fica impossível parar de ler

Fernanda 24/09/2020

Spinalonga
Uma história envolvente sobre segredos de família, com personagens fortes que apresentam a cultura grega.
A descrição sobre a ilha de Spinalonga e sua atividade real como comunidade para pacientes de hanseníase, traz esclarecimentos sobre a doença e a vida dos pacientes numa época de descriminação e abandono quando não havia cura.
Tratando de laços familiares a história se desenvolve voltando no tempo numa narrativa fácil, romântica e surpreendente emocionante.

VI 03/10/2009

Muito bom!
Um romance intenso e emocionante. Uma leitura que nos faz refletir sobre algumas “tragédias” que acontecem na vida, como doenças, traição, morte, entre outras, e que precisamos ser fortes para enfrentar, onde o amor e a vida continuam mesmo diante dessas circunstâncias. A personagem principal do livro é um exemplo de coragem e força, ela conseguiu superar todos os obstáculos que surgiram.
O livro conta a história da família Petrakis que viveu em Plaka, um vilarejo de Creta na Grécia e que foi abatida pela lepra. A escritora detalha muito bem sobre a lepra, o sofrimento e o preconceito dos doentes, sobre alguns costumes dos gregos e os locais onde a história é passada, despertando uma curiosidade em visitar a Grécia, principalmente a ilha de Spinalonga. Depois de ler este livro, busquei algumas fotos da ilha e é fascinante. Spinalonga realmente abrigou uma colônia de leprosos no século XX.

Gustavo 10/03/2021

Muito melhor do que esperava
Um livro que conta um pouco de como foi o sofrimento causado pela lepra em um cenário todo ambientado nas antigas ilhas gregas, que se baseou em histórias de famílias envoltas em traição, intrigas e amores incondicionais. Um drama quem tem um desenrolar muito emocionante e cheio de surpresas. Estava equivocado em pensar que era só mais um livro!

Fernanda Bitencourt 06/08/2023

?A ilha? está longe de ser um livro leve e solar. Apesar do cenário azul da ilha de Creta, o livro é bastante triste. Trata-se da história de uma família que é atravessada pela hanseníase (chamada de lepra, à época). Eu gostei da leitura, achei um livro bonito de se ler, mas, como eu disse acima, prepare-se para ler passagens duras. De toda forma, gostei muito de aprender um pouco sobre Creta e, principalmente, sobre a hanseníase e seu estigma no século passado.

Laura.Thais 09/06/2020

Vale a pena a leitura
É impossível não se envolver com a história pois são acontecimentos muito humanos. Conhecer essa história me fez pensar nos tipos de sofrimentos que existem no mundo e como no geral nós os vemos e os ignoramos

eurodrigoalves 22/07/2015

Lindo!
Uma linda história sobre a busca de suas raízes. Uma história de gerações de família muito emocionante. Super recomendo.

Lizianesg 10/08/2013

A ilha
A ilha é um romance que mostra a vida da família Petrakis, que vivia em Plaka, e foi marcada pela lepra. Alexis é uma jovem de 25 anos que se sente perdida e procura por respostas para dúvidas que tem com relação a sua vida. Ela pede a sua mãe, Sofia, para lhe contar algo sobre seu passado, mas ela é uma pessoa extremante fechada e marcada por tudo que já enfrentou, e sempre se recusou a se abrir. Porém, durante uma viagem, Alexis conhece Maria, que lhe conta sobre o passado de sua mãe. E é através destas descobertas que Alexis consegue ajuda-la a ver o seu passado de uma forma diferente, e também orientá-la com o que deve ser feito para que ela possa ter um futuro melhor.

Os personagens dessa história são marcantes e é impossível não se colocar no lugar de cada um deles. Alexis vive nos anos atuais e procura por respostas, e é através dela que conhecemos os outros personagens, como sua bisavó, Eleni, que era uma professora que amava as crianças e seu trabalho, foi diagnosticada com lepra em 1939 e foi obrigada a ir morar na ilha de Spinalonga. Ana e Maria são filhas de Eleni e são completamente diferentes. Ana é rebelde e às vezes dá vontade de estapeá-la pelo que ela faz. Maria é humilde e sempre se preocupa com o pai, mas sofre muito e mesmo assim consegue manter o amor que sente pelas pessoas que estão sempre próximas a ela. Fotini é a melhor amiga de Maria, e ela é quem conta a maior parte da história para Alexis.

Embora em alguns momentos tenha achado o livro um pouco cansativo e repetitivo é muito interessante ver o desenvolvimento da ilha de Spinalonga desde que Eleni chegou lá e como a ilha mudava a vida das pessoas que para lá eram levadas. A esperança depositada no médico que começou a testar novos medicamentos, a ânsia pela cura e poder voltar a conviver com seus parentes, a amizade de Fotini e Maria que venceu o preconceito com relação à doença, o amor entre Maria e Kyritsis que venceu a doença e a distância, são fatores que colaboraram para que a história se tornasse agradável.

A capa tem uma ligação muito legal com a história e só podemos entender depois de ler todo o livro. A diagramação é bem simples e não encontrei erros gritantes.

Hester1 12/11/2020

Não gostei. Achei o tema interessante mas a estória não me envolveu. Achei alguns trechos forçados, outros chatos demais e, na minha opinião, não precisaria ser tão longa a estória. Mas, repito, o tema é muito interessante.
Alcione13 12/11/2020minha estante
Vixi,desanimei

Hester1 13/11/2020minha estante
Não desanime! Veja, o livro é muito bem avaliado pela maioria dos leitores. Pode ser que eu esteja errada. Leia e analise.

Alcione13 13/11/2020minha estante
Ah,sim
Acontece

Elis C. 04/01/2012

A Ilha - Victoria Hislop
Devo confessar que iniciei o livro sem muito ânimo, e no início o achei um pouco monótono demais, mas como já havia lido algumas resenhas que diziam que não podíamos desanimar no começo do livro, porque em sua segunda parte ele ficava muito mais interessante, persisti e tenho que dizer que não me arrependo.

É um daqueles livros que torcemos demais pelos personagens, nos sensibilizamos com suas angústias e problemas, e em alguns momentos você fica indignada e se revolta com os rumos e desfechos que os acontecimentos têm.

É um livro que nos mostra as reviravoltas da vida, trata de segredos de família, inveja, traições, medos, guerras, doenças, e por mais que eu não o defina como um livro romântico, mesmo assim, é um livro que fala, sobretudo de amor.

Pra quem tiver interesse em ler, não desanime em sua leitura, pois após algumas páginas é um livro que realmente cativa e envolve o leitor. Não espere nenhum conto de fadas, mas sim uma história - emocionante e surpreendente - sobre como a vida, apesar de tudo, deve ser vivida com amor.

Fernando 20/12/2013

Passado e amor...
Livro mais que excelente! Uma história ou melhor, um romance com cara de romance...com intrigas, famílias, passados, e muito , muito mais. Vale a pena ler e refletir sobre o real valor do passado e do amor.

André Goeldner 16/04/2009

Razoável
Serve como entretenimento, mas achei pouco acrescentador e o final é bem previsível. De toda forma, não encontrei nada que justifique ser um best seller. Dou nota 6.

Carla Martins 20/08/2013

Lindo e triste demais
Mais resenhas em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

A Ilha é um livro triste, repleto de resignação, surpresas do destino e esperança. Não é uma leitura fácil e nem leve, mas é uma leitura valiosa. Muito bem escrito, o livro aguça a curiosidade, apesar de ficar arrastado em alguns momentos, quando a autora se delonga muito em um único assunto, estressando demais o tema.

Alguns momentos do livro são lindos, felizes, cheios de amor e esperança para, na página seguinte, acontecer algo tão triste que deixa os ombros do leitor até pesados. A história é super original, eu nunca li nada nem sequer parecido com esse enredo. Cheio de segredos de família, personagens bem elaborados e desdobramentos surpreendentes, A Ilha é um romance que tem com otema central a lepra, mas que possui diversos outros temas quase tão importantes na história quanto a doença.

A história acontece no Mediterrâneo do início do século XX e segue até os dias atuais, Alexis Fielding é a protagonista, mas o livro acaba tenso vários personagens principais ao longoda trama, já que Alexis busca conehcer o passado da sua mãe misteriosa e fechada e, assim, desvendar a história de sua família, ao mesmo tempo em que usa esse aprendizado para tomar decisões sobre sua própria vida.

O final é emocionante e me peguei super sentida, emocionada mesmo, sentindo saudade do livro que estava terminando. Intenso e profunda, A Ilha é leitura (mais que) obrigatória!