Guerra e Paz vol. 01

Guerra e Paz vol. 01 Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

Juluzsg 12/04/2024

Romance e história
O romance e a teoria da história de Tolstói são inseparáveis. Um se apoia no outro. É um romance genial de uma arte e classe que nunca li em minha vida. Algumas cenas descritas no livro me deixaram de boca aberta. Em outras chorei de emoção.
A parte de teoria da história é básica, pouco fundamentada, mas tem bons insights. Como obra completa é uma verdadeira obra-prima ??

JM_ 07/04/2024

Foram 5 meses...
Eu digo 5 meses, porém tecnicamente foram muito mais, comprei uma edição onde a história é dividida em 3 livros e demorei um mês e pouco pra ler cada, porém com um mês de intervalo entre elas. Honestamente não sei pq eu terminei, talvez minha versão mais nova tivesse realmente muita resiliência, ou vontade de dizer que já passou pelo suplício de ler mil páginas, onde talvez eu tenha realmente gostado da chegada de Napoleão a Rússia, algumas batalhas, os Rostov e etc.
Fora isso ele se demora em uma série de contextos menos interessantes, são MUITOS personagens, a maioria chata, acontece MUITA coisa, a maior parte tem a ver com os meandros e opiniões da sociedade a respeito da guerra.
Óbvio, existem méritos além do que eu citei, o maior talvez seja transformar um momento histórico em personagem, uma coisa que eu vi pouquíssimas vezes.
Enfim, é necessário ler Tolstoi pra não gostar de Tolstoi.
Recomendo esse livro? Como feito, sim. Mas vai conservador pra leitura, esperando que vai ser um processo lento.

Luuu 04/04/2024

Guerra e paz é um livro antigo e acaba tendo uma linguagem diferente da que eu estou acostumada, acaba se tornando maçante. Acho q fui pretensiosa demais em começar por um livro tão grande na literatura russa. O livro nos apresenta a sociedade aristocrata da época e as guerras napoleônicas, confesso que achei demorada de mais as partes sobre a guerra e me perdi com a quantidade de nomes e informações, porém a parte sobre a sociedade, intrigas, romances, achei muito boa, estava esperando um despenho digno de filme do Oscar. E eu fui enganada, o final tinha tudo pra ter uma frase impactante, algo que marcasse, mas acabou ficando vago e desvalorizou os personagens, além de que achei sem necessidade o epílogo tão extenso, poderia ter feito uma parte um pouco menor para finalizar a história. Indico para quem tem vontade de ler algo tão extenso e não tenha pressa, pois demorei uns 8 meses para ler ele, além de que li pouquíssimos livros desde que inicie, por isso dei 3 estrelas.

Valéria Cristina 30/03/2024

Monumental
Finalizei o monumental Guerra e Paz!

Este se tornou, até o momento, o livro da minha vida.

Tolstói, nessa obra, apresenta-nos uma Rússia grandiosa, revestida de esplendor e beleza. Sua geografia, suas cidades, seus monumentos, palácios e moradias nos fazem conhecer um país soberbo.

A históris abarca o período de 1805 a 1820 e tem como fundo a guerra contra Napoleão desde as primeiras batalhas até os eventos mais determinantes de 1812, bem como seus impactos em todo o povo russo.

Nesse cenário, que envolve grandes bailes e recepções entre Moscou e São Petersburgo e batalhas acirradas, o autor conduz a vida de cinco famílias aristocráticas.

Dentre mais de quinhentas personagens, destacam-se os complexos e inesquecíveis Natacha e Nikolai Rostóv, Pierre Bezúkhov, Andrei Bolkónski. Ao longo da história, acompanhamos seu amadurecimento e crescimento por meio de lutas, buscas, dilemas, sucessos e insucesso.

Os acontecimentos históricos - por exemplo: as batalhas de Austerlitz, de Borodinó, de Tarútino, de Krásnoi ? são mesclados com as ocorrências particulares dessas famílias, cuja dinâmica é alterada por eles.

Ainda, a chegada de Napoleão a Moscou, o incêndio que arrasou a cidade, o comportamento das tropas francesas também são retratados de forma que nos faz vivenciá-los.

Tolstói discuti, ademais, a origem e a natureza do poder, a força que move os povos e a vontade humana, bem como a influência das personagens históricas nos acontecimentos dos quais participaram.

Esta é uma leitura que não é trivial, mas que vale cada página, pois se constitui em uma obra-prima imortal.

Valéria Cristina 30/03/2024

Monumental
Finalizei o monumental Guerra e Paz!

Este se tornou, até o momento, o livro da minha vida.

Karolline.Campos 28/03/2024

Fev/2024
Uma obra realmente incrível e que justifica seu lugar como clássico.

Infelizmente por conta da alta demanda do trabalho precisei concluir o volume dois de maneira muito espaçada, então é difícil sair detalhando o tanto de coisa que me chamou a atenção.

Confesso que o destino de alguns personagens não me agradou muito. Mas no geral, isso tem mais a ver com a afinidade que desenvolvi com alguns deles do que com a qualidade da obra.

Esse é um livro que eu super indicaria. Na verdade, o tamanho dele não deveria ser um empecilho, já que o enredo envolve o leitor de um jeito que nem se sente que tá lendo o tanto que tá lendo.

Mari 10/03/2024

Clássico é classico
Pq demorei tanto??? Livro ótimo! Estranhei um pouco os nomes, apelidos e o fato de todo mundo ser príncipe.

snoopyievski 06/03/2024

Que livro gigante (em todos os sentidos)
Nem acredito que cheguei até aqui. Não porque tenha sido torturante, como se o conteúdo fosse cansativo somando pela quantidade de páginas, mas por achar que a obra seria monstruosamente grande e me engoliria antes de eu terminar. Minha experiência com Guerra e Paz foi muito íntima e pessoal desde a página 1, ela envolveu a minha relação com a faculdade, comigo mesma e com a minha percepção sobre coisas que eu ainda não consigo delimitar exatamente o que são.

Pra começar, acho importante dizer que Tolstói descreve, relata, caracteriza tão bem os integrantes de uma família e sua convivência, como passam pelas dificuldades e alegrias juntos, seus costumes, tudo de uma forma tão intimista e cuidadosamente realista que me sinto uma Rostóva agora. É como se Natacha fosse a irmã que vi crescer, com quem briguei pelas escolhas imprudentes e com quem chorei junto.
Aliás, é a primeira vez que choro lendo um livro. Isso só pode ser muito especial!

Um conhecido me disse, quando soube que eu estava lendo Guerra e Paz, que era um clássico com final feliz. Em partes, discordo profundamente com ele. Não vi final feliz aqui, mas vi um final realista. Em muitas partes, sobre muitos personagens, seus finais me agradaram, mas eu não diria que é especificamente feliz. O final é, observando pela lógica dos desenvolvimentos e desfechos dos personagens, realista, imperfeito, doloroso misturado com as felicidades que a vida também traz com a dor, espiritualmente esclarecedor (Pierre, particularmente, não poderia ter tido um desfecho melhor, apesar de algumas críticas pessoais minhas) e parece retratar exatamente o desenrolar de uma família que se ramifica para a criação de outras mais. Uma familiaridade, uma intimidade que se cria a partir de relações que vão surgindo junto do desenrolar de outros acontecimentos paralelos que você não controla e que mostra, justamente, que a liberdade que achamos que temos, a consciência e responsabilidade de seguir os planos que traçamos baseados no nosso senso de certo, de justiça etc, são apenas detalhes facilmente corrigíveis a algo muito maior que nem imaginamos que aconteceu, acontece e vai continuar acontecendo. Enquanto isso, nos deixamos ser acontecidos pelo entorno.

JSGuedes 24/02/2024

Excepcional
Experiência muito boa, mas exige paciência, em alguns momentos é um pouco cansativo (principalmente o última parte do epílogo), porém vale muito a pena.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/02/2024

Poucos numerosos são na história literária os escritores , cuja via no seu patético e no seu conflito entre realidade e ideal, tenha sido tão :intensamente ela própria massa para realização
artística como a desse nobre russo Leão Nicoláievitch Tolstói que figura, com justiça , entre os maiores romancistas da literatura mundial .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8531900433

Karolline.Campos 16/02/2024

Fev/2024
É difícil ler um clássico e discorrer sobre ele quando já é unânime a sua inesgotável possibilidade de interpretação, de análise.

Essa é minha segunda/terceira obra do Tolstói e como muitos autores de meados do século XIX, a narrativa consegue ser simples e avassaladora ao mesmo tempo.

Mesmo com um número alto de personagens, nos sentimos instigados e completamente envolvidos a cada uma daquelas vidas em amadurecimento, em reflexão, em êxtase e em agonia.

Ainda não sei onde as histórias dos personagens vai nos levar ? ainda me restam alguns tomos para concluir a obra já que a Cia das Letras dividiu Guerra e Paz em dois livros.

Mas, sem dúvida, até aqui, o que mais chamou a minha atenção foi como Tolstói consegue expressar bem o funcionamento das amarras das convenções sociais.

É muito interessante conseguir perceber em escritos de outro tempo histórico permanências de experiências sociopsicologicas sobre como vemos a nós mesmos e sobre como queremos que os outros nos vejam.

Se aprende muito sobre qualquer coisa lendo. O meu conselho para a leitura desse livro é: preste muita atenção em cada personagem e no desenvolvimento da personalidade deles ao longo do tempo. Daí se tira muita coisa incrível.

Pedro.Inocente 12/02/2024

Um grande livro
No geral foi uma experiência muito boa ler Guerra e Paz, e com certeza eu considero um livro importante e bom, único problema ao meu ver é que não é uma obra prima como alguns aí dizem, há obras clássicas melhores tanto na Literatura russa como de um modo geral, tirando esse fator, com certeza é uma obra que eu recomendaria, apesar de extensa!
JosA.Bertozzi 06/03/2024minha estante
oi tudo bem, primeiramente, gostei de ouvir sua opinião sobre o livro! mas também queria saber sobre essa edição dele, vc acha que é boa? Ou recomenda comprar outra, talvez da cia das letras que é mais consolidada? Obrigado!

Pedro.Inocente 08/03/2024minha estante
Olá amigo, tudo bem?
Quanto a tradução eu achei de excelente qualidade, é em Português de Portugal, pelo Casal Guerra(Nina e Filipe Guerra), mas super de boa de entender(tanto que se eu não visse que eram portugueses eu nem teria reparado), mas é uma edição que tem muitas notas, não sei como você lida com isso, mas eu me perco bastante quando o livro é assim, agora se você não se incomoda, vai na fé! ?

PS: Não sei se a edição da Cia das Letras é boa, não pesquisei muito sobre?mas quanto a do Clube de Literatura eu recomendo!

Pedro.Inocente 08/03/2024minha estante
Ah, e esqueci de comentar, mas o projeto gráfico, que é do Vicente Pessôa(assim como todos do Clube de Literatura Clássica) é impecável, as ilustrações são bem bonitas, a capa é de tecido, tem mapa explicando as batalhas, tem guia de personagens no livro, e achei a diagramação dessa edição muito boa!!!

JSGuedes 11/02/2024

Livro é só o primeiro volume de Guerra e Paz, mesmo assim é gigante, mas é uma leitura tranquila, leve, exceto por algumas partes lá pro final, a narrativa é muito fluida. Tolstoi consegue fazer os momentos mias simples parecerem essenciais para a história.

Andreas.Caycedo 25/01/2024

O que é poder?
Finalmente acabei esse livro maior que a vida. Realmente um feito memorável, tem uns mil personagens e todos são memoráveis, ao mesmo tempo em que tece uma narrativa que explora as ações de indivíduos que realmente moldaram a história e que foram moldados pela mesma.

Aliás, a segunda parte do epílogo é praticamente um TCC sociológico. Muito bom, e levanta vários questionamentos

Maria.Barreto 24/01/2024

Guerra e paz
Guerra e paz é um clássico extremamente interessante, contém romance,guerras,famílias, histórias, amor.