A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado Friedrich Engels

Resenhas - A origem da família, da propriedade privada e do Estado

Japa 12/03/2024

Muito bom, mesmo.
Pra escrita desse livro, Engels se baseia em um outro livro, de um antropólogo chamado Lewis Morgan. Não o conheço, mas pela leitura desse exemplar do Engels, deu vontade de conhecer.

Esse livro do Engels é da década de 1880, em que a antropologia enquanto ciência pra conhecer o "outro", principalmente do "além-mar", era muito difundida. Mas Engels não se prende nisso e consegue empreender uma leitura sagaz se pensarmos no contexto em que foi escrito e desenvolvido.

Apesar do vício em alguns conceitos que hoje já estão em desuso, como o enviesamento "civilizado/bárbaro", Engels tenta subverter a lógica desses conceitos, explicando que o "progresso" material implica em "regressos", a depender da classe à qual estamos falando.

O autor consegue fazer uma ligação muito boa entre o surgimento do Estado, o surgimento das sociedades da mercadoria, do desenvolvimento das sociedades e do surgimento da monogamia a partir de um ponto de viata econômico e materialista. Achei muito pertinente.

Confesso que nos primeiros capítulos eu fiquei um pouco desencantado e até perdido: as constantes referências de Engels às sociedades romana e celta não me faziam tanto sentido. Mas ao longo do caminhar do livro, a pertinência desses apontamentos fizeram sentido e consegui entender a linha de raciocínio do autor.

É, no fim das contas, um clássico da antropologia muito pouco estudado nas universidades. Alguns outros citados no posfácio como clássicos são muito mais estudados, casos de Pierre Clastres e Claude Levi-Strauss. Precisamos resgatar e divulgar mais e mais a literatura científica marxista. Necessário o estudo.

Sira Borges 06/03/2024

A origem...
O título desse livro já é quase uma resenha: a origem da família, da propriedade privada e do estado!
É uma leitura lenta, mas não é enfadonha... tem uma linguagem relativamente fácil, mas trata de temas complexos, então, em alguns momentos, me perdi um pouco na leitura, mas o que esse livro acrescenta de conhecimento acerca de história das relações sociais, políticas, e econômicas entre as pessoas ao longo do tempo é, digamos, boom nos neurônios, na falta de uma palavra mais elucidativa. Muito bom!

ciliane.ogg 06/03/2024

Um livro para ser lido com calma, sem pressa de terminá-lo. Trás uma maneira de ver a construção da família, da propriedade (como sofreu modificações no decorrer dos anos).
Senti falta da análise do mundo oriental. É discutido apenas o mundo ocidental.
É um livro denso, expressando as contradições de seu tempo, valioso até nos dias de hoje.

Pih 10/02/2024

Me ajudou a entender
A minha compreensão de família foi totalmente alterada de uma maneira muito mais bonita e muito mais liberta das estruturas tanto raciais quanto etimológicas, além de me ensinar um pouco mais sobre economia.

Math 27/01/2024

Necessário
A escrita de Engels não é difícil, é bem objetiva e muito clara. O livro é de 1884, tem sim uma visão europeia e de que as tribos ao redor do mundo eram a versão pré histórica dos Europeus, que ainda iriam evoluir (o que sabemos estar totalmente errado hj em dia) mas tirando isso, toda a análise do livro é extremamente esclarecedora e genial. Não me lembro de grifar tanto um livro igual fiz com esse.

Tuy 25/01/2024

Sobre o livro
Um livro necessário para quem se interessa por antropologia.

O que dizer de um livro que abriu espaço para o debate feminista moderno?
O lugar da mulher na sociedade, sua relevância no mercado de trabalho, etc. Engels não foca nas nuances do tema, afinal não era seu objetivo com essa obra, mas serviu como ponto de partida para argumentos e obras posteriores excelentes.

Outro ponto é a refutação da ideia de estado de Hegel e simpatizantes. O estado surge a partir das contradições de um próprio povo com as divisões de classes; não surgindo naturalmente como uma espécie de consciência superior ao indivíduo.

Inovador ao argumentar que a instauração da monogamia foi feita de forma exclusivamente social e política. Ponto interessantíssimo do livro, te faz pensar sobre como tudo que nos cerca é estrutural.

Ademais, o livro possui uma visão de linha temporal nos eventos históricos (tanto temporal quanto cultural),o que é bem datado, tenha isso em mente.
E claro, é uma visão eurocentrista, nada de inesperado visto a época em que foi escrito.
Mesmo assim, seu rigor teórico na obra torna essas questões muito pouco impactantes, visto que tudo no livro ainda é extremamente relevante até hoje.

Favor corrijam-me, caso tenha me equivocado em algo ;)

Silva Sousa 22/01/2024

Definitivamente precisarei reler em algum momento no futuro
Esse livro mudou completamente minha visão de mundo, juro, apesar de eu ter ficado confusa em várias partes, com um esforço da minha parte, eu consegui entender alguns trechos, mas eu tenho n9 meu coração que com uma releitura eu irei entendê-lo totalmente. Eu fiquei confusa devido ao seguinte fato: eu criei uma expectativa pra esse livro e quando me deparei com uma disposição de informações de maneira diferente a qual eu tinha imaginado, meu cérebro bugou e pra mim o sentido do livro tinha se perdido, mas com um pouco de esforço eu consegui aproveitar algumas partes que definitivamente mudaram minhas ideias.

raannys 20/01/2024

A origem do Engels (pra mim)
Preciso confessar que essa não foi uma leitura tão fácil, porque é sobre política, porque é sobre política de uns 2 séculos atrás, e porque é escrita na linguagem de 2 séculos atrás. Mas, ainda assim foi um livro MUITO bom de ser lido, me acrescentou demais na parte de sociologia e tenho certeza que vou citar muito ele nos meus próximos textos do curso, obg Engels você é um querido ?

vini 19/01/2024

opiniao nerrr
Gostei do livro, umas partes achei meio maciça a leitura e, em geral, toda a argumentação gira em torno de uma visão eurocentrica.

mluisad 31/12/2023

Sempre tive vontade ler esse livro pelos os memes que o pessoal faz por ele criticar a monogamia. no final você entende que é só uma brincadeira mesmo pq depois que vc termina de ler o livro o meme não parece fazer tanto sentido (mas é claro que não perde a piada)

o livro fala sobre exatamente o título, ele explica a formação da família, propriedade privada e estado. e eu achei incrível que ele vem explicando desde o começo bem detalhadamente, é um ótimo livro para você entender de fato como essas 3 formações atuaram antes e como ela está atualmente. e acho que esse livro poderia ser até entendido como uma formação de caráter, pq como eu disse sobre o meme, ele fala sobre como a monogamia só foi aplicada a mulher e o homem a poligamia pq ele trai e não está dentro das linhas seguidas na monogamia, fazendo a pessoa poder refletir essa formação que tem uma grande importância para olharmos em volta a nossa sociedade atual.

um ótimo livro, estava um bom tempo querendo ler ele, e foi e muito aprendizado, acho que poderia ter até lido antes haha.

Boruto da Rita Lee 22/12/2023

Livro extremamente necessário, traz muitos fatos antropológicos interessantes acerca da família como instituição, da sociedade e do estado, e de como essas coisas estão conectadas e influenciaram direta e indiretamente a forma como o mundo é hoje. Engels é foda, meu traidor de classe favorito ?

luiza.caires0 12/12/2023

Muitoo interessante
apesar d ter demorado mto p terminar d ler, foi um livro mto interessante e enriquecedor, a leitura foi um pouco complicada e muitas vezes n entendi oq tava lendo. Mas, msm assim eu gostei, e achei mto útil, como sempre, Engels sempre menciona as fontes e explica muito bem.
o livro trabalha, como diz o título, a origem da família, da propriedade privada e do estado de forma muito bem trabalhada, mesmo com as dificuldades, eu consegui entender bem e é mto louco como tudo tá conectado e uma coisa vai desencadeando a outra, recomendo muitoo!!

Aline.Dias 05/11/2023

Li pro tcc e foi uma ótima leitura, me abriu os olhos pra muitas coisas no âmbito do Direito de Família e sobre como o capitalismo moldou a família ao longo do tempo.
só não dei 5 estrelas porque o livro é bem machista e racista, sei que é um livro de seu tempo e que, à época, isso era normal, mas me causou muito incômodo lendo.

Helena 31/10/2023

Interessante
Em alguns momentos fica bem chato de acompanhar a leitura e as diversas pesquisas mostradas, pois há termos desconhecidos e mesmo com a explicação fiquei um pouco perdida. Porém sobre o surgimento da família monogâmica, propriedade privada e o Estado é MUITO interessante.

E mesmo assim ninguém vai pegar minha namorada.