Rebelião de Lúcifer

Rebelião de Lúcifer J. J. Benítez

Resenhas - Rebelião de Lúcifer

wesley 25/05/2010

Racista
Apesar de parecer fruto de pesquisa por parte do autor, com tentativa a tentativa de alguns dados científicos, não gostei.
Além de confuso e muito 'massante', com o autor voltando em muitas vezes à assuntos e diálogos antes apresentados, e em outras ocasiões fazendo com que o Leitor leia informações extremamente desnecessárias à trama, além de cansativas.
Por fim, a divisão dos humanos entre raças mais ou menos desenvolvidas, para mim foi a gota d'água.
Não me arrependo de tê-lo lido, me ajudou a mudar um pouco minha visão sobre determinados assuntos, mas sem dúvida que o livro poderia ser muito melhor, o conteúdo definitivamente não bate com a capa.
Bruno Leandro 10/04/2011minha estante
Exatamente a minha opinião sobre o livro. Principalmente em relação ao racismo, pois fica óbvio que ele considera os "vermelhos" mais evoluídos por ser ele mesmo latido e descendente de indígenas. mas acho horrível ele fazer uma escala de "evolução" e culminar reproduzindo o argumento escavocrata de que negros são inferiores.

Eduarda Graciano do Nascimento 01/04/2013minha estante
Nossa, achei que só eu tivesse com essa impressão.
Ô livrinho chato, tá difícil ler até o fim!

Alex666Messias 01/07/2016minha estante
Concordo plenamente.

Beatrice 23/10/2016minha estante
Como um leitor anterior comentou...acho o mesmo e admiro sua resposta: "o LIVRO É UM APANHADO DAS INFORMAÇÕES DO LIVRO DE URANTIA. EU ACREDITO QUE O OBJETIVO DO AUTOR ERA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR O LIVRO DE URÂNTIA. O SUBDESENVOLVIMENTO DAS RAÇAS, NÃO DENOTA RACISMO, E SIM, UMA DIFERENCIAÇÃO DE QUE CADA RAÇA QUE HABITA EM LUGARES DÍSPARES TEMM A OPORTUNIDADES PARA SEU DESENVOLVIMENTO MAIS DO QUE OUTRA; ASSIM COMO PODEMOS COMPARTILHAR ATUALMENTE. SERÁ QUE PODEMOS DIZER QUE A RAÇA AMARELA (JAPONESA) É MAIS DESENVOLVIDA QUE OUTRAS RAÇAS, SOMENTE POR ELES ESTAREM EM OUTRO LUGAR QUE A RAÇA BRANCA OU PORQUE ELES TEM A OPORTUNIDADE E CONDIÇÃO TECNOLÓGICA PARA TAL? A TECNOLOGIA PROPORCIONA UM APANHADO DE INSTIGAÇÃO QUE PROPOE O CRESCIMENTO DA CRIATIVIDADE E ASSIM AO DESENVOLVIMENTO PSICOFISIOLÓGICO. A DIFERENÇA NÃO ESTÁ NA DIFERENÇA DOS HUMANOS, MAS SIM A DIFERENÇA DE OPORTUNIDADE QUE CADA RAÇA DISPONHA DE TECNOLOGIA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO HUMANO, PSICOLÓGICO E FÍSICO. ACHEI O LIVRO FANTÁSTICO, ASSIM COMO O LIVRO DE URÂNTIA. ABÇOS A TODOS"

MÁRSON ALQUATI 25/02/2009

Um dos melhores que já li!
Não é para qualquer um. Linguagem culta e enredo bastante complexo, porém extremamente interessante e polêmico. Me prendeu do início ao fim, embora tenha que admitir que em muitas ocasiões precisei voltar e reler capítulos anteriores para me situar, mas me prendeu e me fez mudar alguns conceitos. Recomendo somente àqueles de mente aberta e que saibam discernir ficção de realidade.
Luciano 13/01/2013minha estante
Não é para qualquer um? Claro que é! Quando um leitor faz um comentário desse tipo, quer se colocar acima dos outros. O livro é chato, monótono. A parte onde o protagonista passa para uma aventura é penosa, boba. Sem dúvidas é o pior livro do Benitez. Péssimo!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 04/12/2016minha estante
Bacana seu posicionamento Luciano. Qualquer livro é para qualquer um. Vejo, infelizmente, que muitas pessoas aqui, ao invés de evoluírem pela leitura se tornam egos intelectualizados e discriminadores. Quem decide se o livro dá para ler ou não é quem tem o livro, lê e acha que o livro não é pra ele. É um achismo individual. Tem gente que acha que tem cacife pra falar de tudo...

Andressa.Gusmao 19/10/2020

Não perca tempo.
As únicas partes que gostei de ler foram o primeiro e o penúltimo capítulo . Proposta tinha muito potencial, sabe, de trazer uma pegada mais cientista para a relação Deus e a Criação do Universo. Mas, não rolou. O autor se prolonga e se enrola de mais em explicações de como se organiza as hierarquias intergalácticas celestiais, como se deu a vida e formação dos povos na terra, mas pouco deixa claro, porque cargas d'água Lúcifer se rebelou. Só criei uma ligação com o personagem Belzebu (ABC), que apareceu só no final, mas que a fala da personagem me trouxe reflexões de como nós julgamos o que é mau e bom, e como as vezes disfarçamos o nosso medo da "não salvação" em "fé".

@oikrystyan 28/02/2022

O pior livro que eu já li
A premissa do livro é interessante: um objeto não identificado está cruzando o espaço com uma mensagem bem clara; o julgamento de Lúcifer está chegando. Mas nenhuma espectativa sobre o livro foi atendida e não que isso seja de todo ruim, pois há excelentes livros que quebram nossas espectativas, mas entregan algo melhor do que esperávamos. Não é o caso aqui.
Eu divido o livro em 3 partes e o pior é que a primeira e aceitável, a segunda é ótima, mas a terceira é uma lambança. Me senti lendo um roteiro de Scooby-Doo, mas até o desenho sabia responder os questionamentos que propunha. O livro é confuso e vazio, não chega a lugar nenhum.

Pasqualon 19/10/2009

J. J. Benítez
Quem já leu algum livro da série "Operação Cavalo de Tróia" vai gostar deste livro. JJ Utiliza a ciência, aventura e fantasia para contar a história do personagem mais polêmico da história da humanidade.

Não com a imagem demonizada que é perpetuada pela Igreja, mas, também, não isenta de culpa da maldade humana. Um livro com uma perspectiva diferente, uma nova hierarquia do "Céu" e uma nova função para os anjos e todas as personalidades envolvidas na organização celestial.

Não é o fim da saga, e Lúcifer ainda não foi julgado. Agora fico aguardando a continuação.
França 08/01/2012minha estante

Bruno Leandro 10/04/2011

Um livro do qual não gostei muito, pois não cumpre o que promete.
A rebelião de Lúcifer é um livro feito por JJ Benítez, que pretendeu dar uma explicação racional para o fato de nosso mundo parecer ser abandonado por Deus e a causa de tantos atrasos a que a humanidade se impõe. Mas isso foi a promessa. Cumpri-la é outra história.
Perdendo-se em datas e cálculos matemáticos, que além de desnecessários são enfadonhos (minha mente gerava um zumbido ou eu simplesmente pulava as partes em que estavam escritos), o autor tentava compensar esses momentos com excesso de conflitos, não permitindo aos personagens descansarem entre um momento de ação e o seguinte. Se isso fosse porque os perigos se ligam, tudo bem. Mas não é a verdade. Ele parece simplesmente não saber como fazer esta parte e exagera.
Além disso, os personagens são superficiais e quase nada sabemos deles, como se não fossem importantes para a história. Ganham e perdem poderes com uma velocidade incrível e antes que nos acostumemos com eles.
Outro ponto de que não gostei foi o racismo nada velado do autor, que, ao considerar a divisão da humanidade em raças coloridas, acaba por colocar uma raça como superior às outras, em um discurso que deixaria os escravocratas levemente orgulhosos.
Por fim, o livro não cumpre a promessa feita inicialmente e faz esperar por um segundo livro que, pelo que eu entendi, talvez nunca venha.
Dinheiro mal gasto em um livro inutilmente caro, esta foi minha impressão. Se tiverem interesse em lê-lo, vejam algumas páginas centrais antes da compra, assim poderão decidir por si mesmos.
Gunnar.Gustavo 20/04/2012minha estante
Faço minhas as suas palavras (o que não é legal numa comunidade de leitores, isso é plágio, hehehe), mas realmente o livro me decepcionou, só não foi uma perda total de tempo porque aumentei meu vocabulário. A descrição da criação dos multi-universos me deixou mais que confuso, os personagens não são substanciais. Mesmo sabendo que sendo uma trilogia ou série de livros e que tudo pode ser mais aprofundado em novos volumes, muita coisa foi simplesmente jogada nas páginas sem razão. Penso que devemos fazer uma mesa redonda com o autor e pedir esclarecimentos, hehehehe ;)

Bruno Leandro 16/05/2012minha estante
Pois é, pessoal. Eu não gostei nadinha do livro. O pior é que tive muitas expectativas quando vi a sinopse, mas nenhuma delas se concretizou. O autor usou o livro para explicar seu universo, em vez de usar seu universo para contar uma história.

Igor Marcelo 21/03/2013minha estante
Ufa, ainda bem que não foi só eu que achei o livro ruim, parei na explicação dos universos também, uma ilustração não faria mal.

Laysa 25/03/2023

Um livro diferente ?
Após ter lido todos os livros da Operação Cavalo de Tróia, achei que estava preparada para mais um livro de Benítez. A verdade é que sempre sou pega de surpresa. Eu entendo as más avaliações do livro: não é uma leitura pra todo mundo e mesmo quem tem a mente aberta (como eu) vai se pegar olhando estranho para as páginas em alguns momentos. Englobando astronomia, física, química, biologia, evolução, religião, geografia e mais um punhado de ciências, o livro faz uma reunião de várias linhas da origem do universo para tentar dar um motivo alternativo para a rebelião de Lúcifer. Não dei nota maior devido a uns momentos aborrecidos que tive com o protagonista e devido às pontas soltas que ficaram ao final do livro. Creio que um volume dois cairia bem.

Simone 15/03/2010

Confuso
Achei muito confuso, tive de voltar algumas paginas e reler varias vezes para tentar compreender o que o autor queria dizer. Muitas vezes perdi o fio da meada. Achei muito cansativo. Mas ainda tenho a intenção de retomar esta leitura.

Thaianne 15/03/2024

Livro de Urântia e teorias do surgimento do Universo
Eu não sabia o que me aguardava com essa leitura. Eu divido esse livro em três partes: a primeira tenta ser mais próxima de uma ficção científica; a segunda (e minha favorita) vai tentar explicar o Universo com base no Livro de Urântia, então vai explorar várias teorias (de certa forma conspiracionistas e muitas de ufologia), mas que são muito interessantes! E a terceira (que não me encanta tanto) vai narrar a aventura dos protagonistas, levando o livro pra um patamar fantasioso demais. De forma geral, eu gostei muito do livro. A nota não é maior porque primeiramente, a leitura não é simples devido ao estilo complexo de escrita do autor e não cativa todas as pessoas, recomendo para leitores experientes e que tenham paciência e interesse por teorias. Além disso, o autor cita muito dado para fomentar os argumentos, mas muitos simplesmente são desnecessários e não agregam a leitura. Outro ponto que me irritou foi o fato de que os protagonistas são constantemente salvos por Deus Ex Machina. Não recomendo para todas as pessoas, quem tiver interesse precisa ler algumas resenhas antes!

Principais pontos:
1. a leitura é um pouquinho cansativa (1985), tem muitos detalhes, números e dados que ?enriquecem? a história, mas não acrescenta muito ao leitor.
2. O autor começou a explicar a teoria do livro de Urantia. Para entender a teoria, precisei do suporte de 2 imagens (facilmente encontradas na internet) para entender o Grande Universo e Universo Central. Para quem gosta de livros de fantasia com riqueza de informações (como mapas, cartas etc) vai gostar desse livro! E quem gosta de teorias, assim como eu, também!
3. Nessa parte do livro, onde o autor tenta explicar um pouco mais da teoria da ?Quinta Revelação?, são muitas informações complexas de entender. Acredito que elas ajudam a compreender melhor a história, mas tenho a impressão de que muitos detalhes ou são explorados demais, ou não tem tanta clareza no desdobramento.
4. Em determinado momento eu comecei a achar fantasioso demais e interessante de menos, levemente corriqueiro e o autor perdeu o interesse em ligar os ?fatos? do livro de urantia com a narrativa.

Gabriel Castro 03/11/2020

Apenas um título
O título chama a atenção, porém o texto deixa a desejar. Uma mistura de ficção e religião. O texto é cansativo e algumas vezes confuso.

CleeBR 27/03/2009

Diferente.
Em dado dia, quando estava lendo o livro no meu trabalho, um colega, evangélico, pediu para que eu o deixasse ver a capa do livro. Ele ficou maluco quando viu o título. Achou que eu tinha surtado.
Na verdade, gostei muito da leitura, pois o autor está antenado a detalhes muito bem esmiuçados e pronto para despertar o nosso interesse.
Leitura muito interessante.
Já li a série Op. CAvalo de tróia, o que me levou a ler tal livro.

Lili Machado 23/06/2010

Para aqueles que acreditam que as coisas não são da forma que nos forçaram a acreditar...
Juan José Benítez
Juan José Benítez López (Pamplona, 7 de setembro de 1946) é um jornalista e escritor espanhol, que percorreu o mundo como enviado especial e foi jornalista em vários diários regionais espanhóis.
Suas pesquisas com o Santo Sudário deram origem a uma série de livros Cavalo de Troia sobre a vida de Jesus de Nazaré. No epílogo da sua primeira novela confirma ao leitor confuso, que este é o seu primeiro livro onde mescla realidade (a vida de Jesus) com ficção (a viagem no tempo).
A partir de 1972, se especializou no fenómeno OVNI, começando com o estudo de casos na Real Força Aérea Espanhola. Em 1975, afirmou ter participado de um encontro marcado com alienígenas no deserto de Chilca, no Peru, fato que marcou a sua vida e está retratado em seu primeiro livro OVNIs - SOS à Humanidade. Vem realizando documentários de televisão, conferencias, artigos de imprensa e entrevistas com artigos de supostos fenómenos de OVNIs. Em 1992 dirigiu um curso de caráter universitário em El Escorial sobre questões extraterrestres, gerando controvérsias entre a comunidade científica espanhola que o acusou de completa falta de rigor, ser totalmente acientífico para juntar causas extraterrestres a fenômenos explicados anteriormente sem necessidade de intervenções alienígenas.

Neste livro, Benitez, utilizando-se da forma romancista, explora ao máximo a Rebelião de Lúcifer.
Para aqueles que acreditam que as coisas simplesmente não são da forma que nos forçaram a acreditar, esse livro é devastador.
Benitez utiliza ciência, aventura e fantasia para contar a história do personagem mais polêmico da história da humanidade; não com a imagem demonizada que é perpetuada pela Igreja Católica, porém, não isenta de culpa da maldade humana.
Benitez se supera, mostrando a formação do Universo e sua luta entre o bem e o mal de uma maneira clara; sendo ambos, provenientes da mesma Fonte e parte da mesma humanidade, não existindo os conceitos de bom ou ruim.
Linguagem culta e enredo bastante complexo, porém extremamente interessante e polêmico. Recomendado somente àqueles de mente aberta e que saibam discernir ficção de realidade.

Janus 10/01/2010

Para aqueles que tem acreditam que as coisas simplesmente não são da forma que nos forçaram a acreditar. Esse livro é devastador, melhor dizendo, esse livro devasta todas as crenças cristã embutidas na nossa mente. Um livro tenso e pesado, mais vale cada página. Muitas informações extremamente importantes.
Vale a pena ler.

Rogério 11/01/2010

Livro de Urantia
Neste livro, J. Benitez utilizando-se da forma romancista, explora ao máximo a Rebelião de Lucifer decrita no Livro de Urantia.

Olgashion 03/02/2022

Poderia ter menos enrolação sobre a história e mais ação. PAreceu mais um grande documentário, acho que funcionaria melhor em forma de filme, seria mais dinâmico