O Ladrão de Raios

O Ladrão de Raios Rick Riordan

Resenhas - O Ladrão de Raios

Jow 29/10/2010

Uma busca para provar... Mas, provar o que?
É incrível como o mito grego, transforma os deuses em imagens perfeitas dos próprios seres humanos. E o que nos diferencia deles; Poderes, riquezas, orgulho, inteligência, imortalidade? Pode até ser! Mas, os deuses possuem muito mais coisas pra invejar o homem do que o contrário. Nascemos já conscientes das nossas limitações, e é isso que nos motiva a querer escrever o nosso nome de um jeito magnífico na história, para assim sermos lembrados, para sermos "imortais, para sermos Heróis.

O que torna Percy Jackson um candidato a ser herói, não é apenas o fato dele ser um filho de Poseidon. Mas, a sua grande necessidade de provar a todos ao seu redor, e a sí mesmo, que ele tem algo de muito importante a realizar, que ele é um predestinado. Nessa busca em tentar provar valores, inocência e sobretudo em livrar o mundo de um apocalipse, é que Percy Jackson consegue ser um mortal diferente, um homem capaz de desafiar deuses e tocar na ferida mais doida de um ser supremo: A capacidade do homem em se entregar de corpo em alma, em uma busca para realizar um sonho, um objetivo. Os deuses não possuem essa capacidade, pois o orgulho os impede de serem iguais aquilo que criaram, que dominam e que tratam como joguetes de uma luta eterna.

Percy Jackson é a imagem do homem em busca de um reconhecimento fora do comum, que tem um destino que o leva a fazer tarefas hercúleas, e que faz de sentimentos como: amor, amizade, fé, e confiança um trunfo importantíssimo em sua luta.

Com referências sensacionais a mitologia grega, um forte apelo a potencialização americana, olhar crítico a poluição ambiental causada pelo homem, e licenças poéticas sensacionais, Percy Jackson veio pra ficar com sua originalidade e potência.

Só resta ler, e esperar que o Cronus torne Percy naquilo que ele nasceu pra ser: Guerreiro, Herói... Lenda!
Saulo 24/10/2010minha estante
Bom, essa foi a melhor resenha que já li sobre "O Ladrão de Raios", vindo de você, não esperava outra coisa. Já falei isso mas volto a reforçar, meu amigo você escreve muito bem.
Abraço Brother o/\o

Jô Lima 26/10/2010minha estante
Jow...definitivamente vc tem o dom da escrita!
me encantei com sua resenha,até consegui reviver a história do livro...vc sabe o quanto amo a saga de Percy e o meu fascinio pr História e mitologia grega, mas tudo q escrevestes foi muito além da saga de percy, foi o sentimento de um leitor q ensina a seus proximos o quão é mágico o mundo literario.
Parabéns!

Alan Ventura 29/10/2010minha estante
Cara,que resenha magnífica.Genial.

Luh Costa 10/11/2010minha estante
Jow que resenha maravilhosa!
Fiquei com muita vontade de ler.
Você escreve muito bem, continue assim nos deliciando com suas resenhas.

Deb 10/01/2011minha estante
Muito boa sua resenha,vou começar a ler amanhã os livros :D
Tenho muita vontade de ler.

Júlia da Mata 02/02/2011minha estante
Eu realmente nunca vi as coisas por esse lado. A minha relação com PJ é uma relação tipo ao amor e o odio, eles andam juntos. Eu odiei PJ por um grande tempo, um recentimento gigantesco, por uma coisa idiota que era a perca de fãs de HP - que hoje sei que não vai acontecer - e depois que eu descobri disso, eu percebi que era mesmo uma bobeira aquele velho recentimento. Estou encantada com o que você falou desse grande livro.

Fran Kotipelto 11/02/2011minha estante
"o orgulho os impede de serem iguais aquilo que criaram, que dominam e que tratam como joguetes de uma luta eterna." (fato incontestável) !

Andarilho® 02/03/2011minha estante
"Nós contamos histórias de heróis para nos lembrarmos de que nós também podemos ser grandes"
- Tao de Shinsei

Jéu 07/03/2011minha estante
Nossa! ameei o comentario e concordo.
realmente, vai além de uma historia mitológica grega onde o personagem se torna héroi apenas por ser filho de um deus; Perseu Jackson esta sendo desafiado a mostrar, não só aos outros, mas como a si mesmo do que é capaz. Mostrar que aquele menino com deficit de atenção e outros tantos defeitos é na realidade o salvador da pátria, o héroi, que desafiou seus medos, suas incapacidades, seus sentimentos..; pelo amor.

- não vejo a hora de ler mar de monstros, espero que siga o mesmo ritmo do anterior.

Taaliita 07/03/2011minha estante
Muito boa sua resenha e concordo com o seu ponto de vista ao afirmar que Percy Jackson está ali para se entregar de corpo e alma naquilo em que acredita, fato este que diferencia os humanos dos deuses do Olimpo. Só não achei legal o fato de voce mencionar quem é o pai de Percy na resenha, pq de certa forma quebra o ar de misterio que entrona nos primeiros capitulos da narrativa, fora isso está genial. Parabens :D

Jow 11/03/2011minha estante
Oi Talita!
Obg pelo comentário.
Desculpa se tirei a sua surpresa, citei tal fato por acha-lo praticamente explicito na obra. Seja na sua capa, ou seja pelas fortes implicações que a narrativa toma logo no começo.

Laura 22/04/2011minha estante
Os primeiros capítulos realmente dão muitas pistas do pai do PJ (ainda estou no capítulo 6 do livro). Para quem conhece mitologia fica bem óbvio... mas essa informação ainda pode ser considerada spoiler, já que não consta na contracapa ou nas orelhas do livro...

Marilia 01/05/2011minha estante
Isso que você escreveu eh uma das falas de Hercules no filme Troia com o ator Brad Pitt. "Mas, os deuses possuem muito mais coisas pra invejar o homem do que o contrário. Nascemos já conscientes das nossas limitações, e é isso que nos motiva a querer escrever o nosso nome de um jeito magnífico na história, para assim sermos lembrados, para sermos "imortais, para sermos Heróis."

Sarah 07/10/2012minha estante
Bom já li a saga toda, estou lendo "o Herói perdido" que no caso é uma continuação do livro. Achei muito bom o livro.

Arthur 11/10/2012minha estante
Olá, sou novo no site e estou muito em dúvida em qual livro eu compro. Pode não ter muito a ver um livro com o outro, mas eu estou em dúvida entre Jogos Vorazes ou Percy Jackson. Já vi ambos os filmes, e preferi mil vezes Jogos Vorazes, porém sei que os livros são completamente diferentes na maioria das vezes. Poderiam me ajudar para saber qual seria melhor comprar?

Mari 22/12/2012minha estante
Arthur, ambas as séries são muito boas! Porque você não lê as duas séries?

Lucas Fernando 25/01/2013minha estante
Parabéns, resenha 10!

samir crzo 07/03/2013minha estante
muito infantil,talvez se eu tivesse lido a uns 10 anos atras eu fosse gostar!!

Larissa 22/07/2013minha estante
Gostei muito sou fã do autor

Gab 22/03/2016minha estante
e Chronos

Sofi 19/05/2020minha estante
Oi, bom dia! Como faz para abrir o livro para ler? Não estou conseguindo. Obrigada

Jhalila 23/09/2020minha estante
Sou nova aqui como faço pra ler os livros

claudinha 19/01/2021minha estante
Perfeito nossa

Nicolle.RosArio 13/02/2021minha estante
Gente, como faço pra ler? Eu tenho que comprar qualquer livro que eu quiser ler?

euamoler 21/05/2021minha estante
Perfeita a resenha!

Gisele 08/06/2021minha estante

euamoler 08/06/2021minha estante
É só abaixar o livro

Filha da mente 15/06/2021minha estante
Eu amo esse livro e amei a sua escrita é maravilhosa.

Duda 20/06/2021minha estante
Tem que pagar para ler

euamoler 20/06/2021minha estante
Não, eu acho

Julie 27/08/2021minha estante
Quando comecei a ler fiquei empresionada uma literatura totalmente detalhada eu não assisti o filme então é uma melhor experiência , quem não conhece muito sobre mitologia fica meio perdido mais depois parece um caminho que se abre na nossa frente maravilhoso

Bim 08/10/2021minha estante
Para quem gosta de aventura, é um prato cheio. Para quem não curte tanto, é uma chance de sair da zona de conforto, pois é uma leitura rápida, leve e descontraída.

Ale 30/10/2021minha estante
É minha primeira vez aqui, como faço para poder ler?

Duda 20/11/2021minha estante
Achei incrível até a pág que estou, aposto que da pág que estou em diante será incrível tb

Dan Dan 10/02/2022minha estante
A 12 anos atrás misericórdia

Marina.Talarico 29/06/2022minha estante
Vale a pena. É um livro atual com alguns aspectos da mitologia grega. Isso traz conhecimento sim e na minha opinião é muito legal. Eu AMO mitologia grega e acho q quem se interessa sobre o assunto deveria ler. Apaixonada pelos personagens

Nanah.Souza 23/07/2022minha estante
Sou nova aq

Nanah.Souza 23/07/2022minha estante
Sou nova aq

Ninguém 07/09/2022minha estante
Como ler o livro nesse aplicativo? Por acaso e de graça?

Japa 16/09/2022minha estante
Onde eu acho esse livro?

Natyelle 08/10/2022minha estante
Como faço pra ler ? Kkkkk sou nova aqui e n sei como funciona kkkkkkk

Sophie.Ramos 20/10/2022minha estante
Meu deus comecei a entrar nesse universo de Percy Jackson e esse livro já é um ótimo início, história perfeita principalmente pra fãs de mitologia, personagens interessantes, te dá vontade de ler pra ver o que vai acontecer (também tem o cachorro mais fofo do mundo)
!!SPOILER¡¡

Só não dou 5 estrelas porque a vejo o final com o Luke muito previsível

Bia 24/10/2022minha estante
Genteee, vim aqui avisar para vcs fãs de Percy Jackson, e até para quem quer começar a ler, que vai lançar uma série do livro.

E para quem está gostando assim como eu ficar ligado. ??

Andressa 25/10/2022minha estante
Como faço pra lê?.

tory 27/10/2022minha estante
Lendo ele online mas já indo comprar o físico qaaa

Rafaela.Moyzes 20/11/2022minha estante
Amei! Concordo com todas as falas da Annabeth!!

maria 21/11/2022minha estante
sou simplesmente apaixonada em pjo!

maria 21/11/2022minha estante
sou simplesmente apaixonada em pjo!

Gabriele 01/12/2022minha estante
Gente, como faz pra ler?

Maria 04/12/2022minha estante
Muito bom, ainda não acabei, mas é o único livro que não pretendo abandonar e que li 100 páginas em 2 diaskkkkk

Maria 04/12/2022minha estante
Simplesmente perfeito. Sou apaixonada por mitologia grega e livros, geralmente tenho muita preguiça de ler um muito grande e tenho dificuldade em prestar mt atenção, mas esse livro, eu li 150 páginas em 2 diaskkkkkkkk ainda não acabei e peguei emprestado de um amigo, mas sem dúvidas vai ser o melhor livro que eu já li!!

Lucas965 18/12/2022minha estante
falo tudo mano

Esther 11/01/2023minha estante
Eu amei

Esther 11/01/2023minha estante
Envolvente, parecia que eu estava dentro da história. Realmente cativante.??

Gabriela.Celestina 12/01/2023minha estante
Acho q n dá pra ler aqui , acho q é apenas um app pra ajudar a vc a organizar sua leitura .. os livros o pessoal tá lendo via pdf, kindle etc .. ou o livro fisico mesmo

Yasmin 16/01/2023minha estante
gnt quando a gente instala o app a primeira coisa que aparece é que esse app NÃO é pra ler!! esse app serve apenas pra organizar sua leitura, ver avaliações de livros, ver o que outras pessoas estão achando dos livros que elas estão lendo, etc.

Yasmin 20/01/2023minha estante
Como que? Le eu sou nova nesse aplicativos alguem me ajuda? !

Júlia 22/01/2023minha estante
Simplesmente incrível, me prendeu do início ao fim.

Bela_Pacheco 23/01/2023minha estante
Eu já estava louca para ler e essa resenha me instigou ainda mais!

Anna960 02/03/2023minha estante
Gente como faz para lê??

lipes 29/03/2023minha estante
que livro fantástico, leiam!

Julia1536 04/05/2023minha estante
Eh amei o livro, muito incrível e interessante,a mitologia do livro é incrível fiquei encantada e vou recomendar para todo mundo

duda1353 20/05/2023minha estante
é um livro perfeito, tb amo o filme e ja quero ler o resto da saga !! ?

duda1353 20/05/2023minha estante
é um livro perfeito, tb amo o filme e ja quero ler o resto da saga !! ?

Clara.Giovanini 30/06/2023minha estante
Nossa esse livro é simplesmente maravilhoso, já acabei a coleção e me arrependo muito de ter acabado queria que tivesse um sexto livro.

Carolina1982 30/06/2023minha estante
o maior plot desse livro foi o luke sendo o ladrão de raios meodeus

Mare23 02/07/2023minha estante
O autor tem preguiça de escrever.

Bianca1492 08/07/2023minha estante
Eu gosto muito de livro de romance, ganhei esse e como eu tava sem fazer nada resolvi ler para ver como era , e fiquei presa , esse livro é simplesmente perfeito, eu amei , esse livro tem um lugar no meu coração!!!

Hyzzi 01/09/2023minha estante
Bom muito bom

Sarah587 26/09/2023minha estante
Comecei a ler por esse livro. Começou arrastado e duvidoso, então de repente foram 12 livros do nada

Sophia.Bento 06/10/2023minha estante
Quero comprar

Sophia1435 12/12/2023minha estante
que resenha maravilhosa, você tem muito dom de escrita

Charllito 13/12/2023minha estante
Já li a saga de Percy Jackson faz alguns anos, e em todos esses anos eu nunca vi uma resenha tão bem feita! Vc conseguiu passar sentimento, nostalgia e uma vontade imensa de reler.

Percy Jackson me ensinou muitas coisas, principalmente sobre os laços a serem criados e o quão devemos prezar pelas pessoas que nós desejamos cuidar. Mas mesmo me ensinando isso e muito mais, eu nunca tinha visto uma ótica que entrasse em questões que eu diria que são até levemente "filosóficas" em questão à deuses e humanos.

Gostei muito, viu! Vou seguir!

teté 01/01/2024minha estante
esse livro me surpreendeu de todas as formas, eu esperava q ia ser bom, afinal eu adoro mitologia grega, mas esse livro foi além das minha expectativas. Animada pra ler o próximo

Larissa3450 02/01/2024minha estante
Ameeeei

Rafaela.paro 09/01/2024minha estante
Adorei o livro porque, o final é muito surpreendente e achei o livro com uma leitura muito fluida eu li esse livro em 3 dias e quero muito continuar a saga ,por isso, foi meu favorito de 2023

Rafaela.paro 09/01/2024minha estante
Também achei muito legal o assunto de mitologia grega achei que ficou muito legal a história

Gisela27 29/01/2024minha estante
Eu queria muito saber na onde aperta pra ler acabei de abaixar e não sei

asicarva@gmail.com 14/02/2024minha estante
Livro que coloca o adolescente como herói, onde o menino vence as discussões com homens e mulheres experientes, que suas decisões são mais acertadas. Os adultos deixam uma criança (e seus companheiros também crianças) ir até o inferno para recuperar uma arma.

Algo de errado não está certo!

Hellen.Karoliny 02/03/2024minha estante
Pra mim não consigo ler, ou e para todos ?

Hellen.Karoliny 02/03/2024minha estante
Pra mim não consigo ler, ou e para todos ?

Isabella.Victorino 18/03/2024minha estante
livro maravilhoso?

Juliiia23 25/03/2024minha estante
Sem palavras para descrever a preciosidade

Pefico 08/09/2010

Patético
Raios que me partam, que livro ruim!

Pra começar, "O Ladrão de Raios" tenta ser uma cópia de Harry Potter (e só consegue ser irritante): menino órfão descobre que possui um passado especial e é enviado para uma escola onde aprenderá a desenvolver seus poderes. Essa escola é o único lugar onde ele ficará a salvo daquele que quer destruí-lo. Somente ele poderá impedir o grande mal de retornar a este planeta. Ah sim, claro, no colégio ele conhece uma menina nerds e faz amizade com um garoto meio medroso mas com bom coração.

###Edição 08/09/10: Em função de vários comentários, vamos deixar claro que os comentaristas tem razão: Percy não é órfão. Apesar dos pais dele estarem vivos, dá pra perceber claramente a tentativa do autor de chamar atenção do leitor para a situação única do "pobre" Percy. Em primeiro lugar o pai dele é "desconhecido", quer dizer, a mãe dele sabe quem é seu pai mas o Percy não. Além disso, logo no começo do livro Percy supostamente perde a mãe.
Por algum tempo na estória o Percy fica sem nenhum dos pais. Ok, ele não é órfão por que na verdade ambos estão vivos, mas Rick Riordan tentou causar o mesmo efeito. Mais pra frente o autor revela quem é o pai de Percy *dããã* e também que a mãe dele não morreu apesar de ter sido esmagada por um minotauro do tamanho de um tanque.####

Depois você descobre que ele não é órfão por que a mãe dele volta à vida como um presente dos Deuses)

Se ao menos ele tivesse sido bem sucedido em copiar HP, tudo bem. Como não foi, ficou patético.

E eu que estava pensando assim, ah, já que virou filme deve ser legalzinho ao menos. Ledo engano. Os personagens são todos, sem exceção, desinteressantes. Percy, o protagonista, fica tentando bancar uma de durão o livro inteiro, mas só consegue ser irritadinho e irritante. Os vilões então são uma piada. Aliás, não sei por que existem outros personagens além do Percy, por que eles não fazem praticamente nada o livro inteiro.

Pra não dizer que o livro é todo ruim, achei o plot principal muito bom: Os Deuses Gregos ainda tem filhos com mortais, gerando semi-Deuses. Estes funcionam como os heróis de antigamente, realizando grandes jornadas e grandes feitos.
Léo 20/02/2010minha estante
percy não é orfão!Mas ficou bem parecido com HP e o filme foi a pior adptação que já vi

Ban 24/02/2010minha estante
Concordo no ponto em que as semelhanças com Harry Potter são óbvias, e também concordo que Percy como protagonista não tem uma personalidade excepcional. Então pare um pouco pra pensar qual a verdadeira intensão do autor. O protagonista não precisa ser alguém excepcional pra nos levantar as questões que são colocadas, como quando ele diz que as grandes guerras foram causadas por filhos de deuses na verdade ele está dizendo que independente de quem sejam, a história é feita por aqueles que detém o poder ou lhes foi dado por alguém, e junto com isso vem tudo o mais que os queira retirar esse poder. O encaixe da mitologia com a contemporaneidade criou um pano de fundo mágico e que amplia os horizontes das explicações humanamente e, é claro, não-humanamente possíveis. Preste mais atenção no que você lê, não se prenda apenas aos olhos.

vsc bibliotecária 19/03/2010minha estante
Vc falou td que eu estou pensando do livro!!! Por isso, vai ganhar um "gostei" para fazer justiça aos deprimentes 8 "não gostei" q vc ganhou.

vsc bibliotecária 24/03/2010minha estante
Relaxe, amigo, pq vc acaba de ganhar um "gostei". ;)

Ragana 29/03/2010minha estante
Eu não li o livro, ainda tá na fila, mas assisti ao filme e confesso que se ali está a idéia geral do livro, ele vai continuar na fila por um bom tempo. Achei o filme péssimo!

sulian 30/03/2010minha estante
mtaaaaaaaaa imitaçao de HP... realmente

so depois q o livro mostra a sua historia sem teermos q comparar com HP...

mas ainda sim

copiaaaaaaaaa

mas gostei do ladrao de raios

Yasmin 22/07/2010minha estante
As pessoas teimam em comparar qualquer série de livros com Harry Potter, já li ambos os livros e afirmo que não tem absolutamente nada a ver com A série do bruxo. As duas séries abordam temas totalmente diferentes e não como serem comparadas.
Qauanto a não existir personagens interessantes e você afirmar que olivro só fala de Percy , é quase obvio que o livro trate-se mais da história de Percy, Ele é o personagem principal o livro fala da história dele, como você quer que o livro fale muito de outros personagens. Então eu acho patético você criticar um livro com base em outro, mas respeito sua opinião.

Pefico 10/08/2010minha estante
Oi Yasmin, não conheço "As pessoas" de quem você está falando. Eu critico os livros com base em 1) narrativa 2)plot 3)personagens. A narrativa deste livro é pessima, o plot é extremamente previsível e todos os personagens, sem exceção, são infantis. Acho patético criticar críticas, alguns gostaram da estória e outros não. Qual a dificuldade em aceitar isso?

felipe.cesar 22/08/2010minha estante
Tentei ler Percy Jackson, mas abandonei ao ver que, como a maioria dos autores contemporâneos contaminados pelo maniqueísmo, Rick Riordan transformou Hades em vilão.
Só pelo fato de Hades ser guardião do submundo todos insistem em lhe conferir um ar demoníaco e nefasto que não existe. Ele é tão, ou até mais, prudente e bom quanto seus irmãos.
PAREM DE INTERPRETAR A MITOLOGIA ATRAVÉS DA FILOSIFIA CRISTÃ.

Liz 02/09/2010minha estante
Felipe, voce não leu o livro todo. o Hades não é vilão do livro - mas você só descobre quando o encontra.
e eu concordo que, no começo, a história parece mesmo uma cópia de Harry Potter, mas depois vai ficando muito diferente - a única semelhança mesmo é a do Acampamento com Hogwarts e a cor dos olhos dos protagonistas. e mais, o Percy NÃO é orfão; quem diz isso não leu o livro, nem viu o filme.
PS: eu só estou "criticando a crítica" porque eu odeio quem critica um livro, filme, qualquer coisa, falando bem ou mal, sem prestar ateçao na historia.

Frannie Black 08/09/2010minha estante
Percy não é órfão!!!
Harry é Harry. Percy é Percy. Não dá para comparar. Na minha opinão, os personagens são únicos. Talvez vc não queira aceitar ou só viu defeitos no livro, pq é a saga do momento. Harry Potter sempre terá o seu lugar!

Pefico 08/09/2010minha estante
Ok, resenha editada para contemplar o fato de que Percy não é órfão. Isso não muda várias coisas importantes na estória, inclusive o fato da narrativa ser ridícula e do plot ser absurdamente previsível e os personagens fracos.
E sinceramente Liz, qualquer pessoa com pelo menos metade do cérebro que tenha assistido o filme ou lido o livro NÃO teria ficado nada surpreso de descobrir que Hades não era o vilão. Mostrando de novo o quão fraco é o plot. Pra mim "não prestar atenção" é ser incapaz de perceber algo tão óbvio.

Liz 08/09/2010minha estante
Sobre a questão do Hades Pefico, eu não estava falando com você, mas com o felipe.
Eu concordo que os personagens não são tão bons, mas a narrativa não é ruim - a dose de sarcasmo é muito boa. Só porque ela é bem contemporânea, não quer dizer que não seja boa. E o plot não é tão fraco asim: tem coisas bem imprevisíveis, como a traição do Luke. E Ladrão de Raios é só o 1º livro de uma série de 5. O plot desse talvez seja fraco, mas o da história não é.
E eu acho que o filme deve ser deixado de fora, porque ele é totalmente diferente do livro e, de fato, bem idiota.

Fabio 10/09/2010minha estante
Olá Pefico. Concordo com você. Eu não seria tão contundente, mas é por aí. Como eu falei na minha resenha, esse livro é mais do mesmo. Seguindo um padrão de livros infanto-juvenis com personagens semelhantes, histórias parecidas e um final que não surpreende. Acho que o ideal é não exigir demais do livro cuja proposta não é criar algo novo e sim contar um aventura e entreter. No fundo é uma boa história.

Pefico 12/09/2010minha estante
Oi Fabio, com certeza. Talvez o problema esteja comigo já que livros com essa temática vendem tão bem. Mas depois de 7 ou 8 livros iguais ou no mínimo muito semelhantes, quem não enjoa?

vitormarshall 15/09/2010minha estante
Em alguns livros de magos e monstros mais antigos encontraremos muitas coisas iguais em HP, mas nem por isso o consideramos cópia. Ambos tem pontos parecidos, mas os objetivos são bem diferentes comparando essa edição e a primeira de HP.

Ambos os personagens são épicos, importantes e inexperientes em suas aparições, nada mais justo que uma forma de protege-los não?

Abraço!

Shibahime 22/11/2010minha estante
"E eu que estava pensando assim, ah, já que virou filme deve ser legalzinho ao menos. "

Que superficial o_o

E você deveria ler os outros livros. Da mesma maneira que Harry Potter começou bem infantil e foi mudando enquanto o Harry "crescia" acontece o mesmo com Percy Jackson. E, sinceramente, não tem nada a ver com Harry Potter... parece que todo livro de fantasia agora tem essa comparação.

Pefico 22/11/2010minha estante
Oi Shibahime, não entendi o que você achou superficial do meu comentário. Normalmente a indústria cinematográfica faz filmes de livros bons, certo?
Minha esposa leu os outros livros da série e disse que, de fato, eles melhoram e se tornam mais interessantes. Independente disso, Rick Riordan não conseguiu me cativar com seus personagens. Quando você passa a maior parte do tempo desejando que os personagens quebrem a cara, significa que você não está se divertindo com a narrativa. Certo?
Não acho justo dizer que Percy Jackson é uma imitação de HP (até por que como disse na minha resenha, se houve cópia não foi bem sucedida), mas ignorar semelhanças que certamente não foram coincidências me soa um pouco de inocência demais.

Teko 10/02/2011minha estante
O livro ruim, é muito mal escrito e pouco detalhado... Não chega nem aos pés de HP ou O Senhor..., o cara usa muitos poucos detalhes o máximo é "Percy disse" "Percy sorriu" "Percy contraiu os lábios". aff medíocre ¬¬
Sinceramente eu gosto muito de mitologia e o Rick - Autor - tinha uma carta nas mangas era pra ser o livro de uma geração e acabo sendo aquele que todo mundo compra porque não há mais J.K. e nem J.R.R a venda.

Júlia da Mata 31/03/2011minha estante
Cada um tem a sua opinião, eu até pensava o mesmo que você antigamente. Mas não acha que está na hora de rever seus conceitos?

Lilizz 10/07/2011minha estante
AMEI A RESENHA TUDO O QUE EU PENSO!!!

Renato T. 02/11/2011minha estante
Tirou as palavras da minha boca. Odiei o livro totalmente, e tampouco vou continuar a saga.

Victória 31/12/2011minha estante
Parei no "menino órfão".
E na boa? As estórias da saga Harry Potter e da saga Percy Jackson e Os Olimpianos são muito diferentes. Ou você não leu os outros volumes, ou você está tão convencido que é uma cópia mal-feita de Harry Potter que enxerga coisas aonde não tem. Se for para usar o seu raciocínio, Agatha Christie "copiou" Arthur Conan Doyle descaradamente em várias de suas obras. Consigo dizer várias semelhanças de Miss Marple com relação ao famoso Sherlock Holmes de Doyle. E ambos os autores são ícones da literatura policial de qualidade e criatividade incontestável.
A estória de Percy Jackson se passa num contexto totalmente diferente da de Harry Potter.
E só o fato de Rick Riordan ter pego um assunto já existente há longa data e pouco interessante aos jovens de hoje(Mitologia Grega) e transformado em algo moderno e contemporâneo, já faz dele um grande escritor.
Então se quiser alegar algo absurdamente forçado como fez nessa resenha, pelo menos tenha alguma noção do que está falando ao invés de sair soltando afirmações ignorantes do tipo "Percy é órfão".

Pefico 31/12/2011minha estante
Parei de ler no "E na boa".
Não estou aqui para justificar minha opinião sobre o livro. Gostou dele? Não achou cópia do Harry Potter? Que bom pra você. Faça sua própria resenha e, quem sabe com muita sorte, você vai ter pelo menos uma pessoa interessada em lê-la.

derson 14/07/2012minha estante
o ladrão de raios é o meu livro preferido, vc é um idiota q ñ aceita outra história a ñ ser hp, seu burro.

Nena 13/08/2012minha estante
Já estou cansada de todas as séries serem comparadas a Harry Potter.... poxa, cansa! Nenhum autor quer copiar nada de Harry Potter! PJO não se parece em nada com Harry Potter, acho que a única semelhança é que os autores amadurecem em cada livro. Harry Potter é uma ótima saga, mas acho que vocês deveriam parar de comparar HP com tudo.

Mari 22/12/2012minha estante
Percy não é órfão, pois sua mãe e seu pai estão vivos. Se você prestasse mais atenção no livro, alguém poderia levar essa sua crítica adiante... +2

Rodolfo 02/06/2013minha estante
Patético é esse seu comentário, com certeza não deve nem ter lido(ou se leu não consegiu captar a historia, que por sinal e bem simples),ta na cara que ele é filho de um deus o tempo inteiro alem das citaçoes logo no começo do livro sobre a mãe,claro tem uma semelhança muito leve com HP, assim como em outras historias que vc provavelmente não conhece, em detalhes que não desmerecem nem melhoram em nda(ou quase nda) a historia,tanto faz um cara ser órfão, oq interessa e o enredo principal e o plot de raiz, vc tem uma opinião e é livre para falar oq quiser, mas achei muito estupido e sem nexo o conteudo no comentario
eu gosto da historia,mas concerteza esta longe de ser das mais brilhantes(em minha opinião claro)assim como HP, mas entre esses prefiro PJ, Hp decepciona mais, o grande trunfo de HP foi a epoca em que foi lançado aqui no brasil, onde foi o primeiro do genero a expandir por aui, muitos cresceram conhecendo apenas HP(filmes visto que a maioria dos fãs surgiu dai, e alguns migraram para oa livros tbm)alem de ser so um pouco infantil oq não desmerece em nda vosto que O Hobbit de Tolkien tbm era e é referencia, use o discernimento para dizer algo mai produtivo...

Mauro 14/10/2013minha estante
Percy Jackson foi escrito ANTES de Harry Potter, porém publicado DEPOIS. Se informem antes de falar besteira.

*-*Mi 17/12/2013minha estante
A verdade é que quem já leu os 2 livros nota algumas semelhanças, mas PJ nem se compara a Harry Potter, pois HP é uma estória grandiosa, envolvente e que passa emoção desdo primeiro livro ao último. Eu achei PJ uma estória mais superficial para distrair os leitores, mas gostei da parte mitologica, pois amo mitologia. Enfim, essa é minha opinião.

Camila 28/05/2014minha estante
Posso estar atrasada pra comentar essa resenha, mas preciso esclarecer uma coisa. É verdade que semelhanças podem ser percebidas entre hp e pjo, mas na falta de pesquisa você deixou passar o fato de que pjo foi escrito em 1994, porém só conseguiu ser publicado em 2005. Portanto, nada do que você falou sobre "copiar hp" se aplica. A conclusão a qual eu chego depois de ler o que você escreveu é que você é só mais um daqueles fãs "hardcore" de hp que se recusam a gostar de (e desprezam) qualquer outra saga/livro que faça tanto sucesso quanto hp e/ou tenha a história parecida. Perdão se eu estiver errada, mas né... Dica: abre essa tua mente fechada e pesquisa mais antes de escrever uma resenha.

Rebecca.Novaes 30/03/2018minha estante
Eita, acabaram com vc nos últimos sete comentários. Ah, e... EU AMO PJO!

Rebecca.Novaes 30/03/2018minha estante
Resenha ruím. Gira praticamente em torno do Percy ser ou não órfão. além de as chatas comparações do filho de Poseidon com Harry Potter. Tá certo que o primeiro livro é meio infantil, mas e daí? A evolução de Percy e dos demais vem na sequencia dos livros. O livro não é patético. o enredo é original. Quem havia pensado em escrever sobre mitologia grega nos tempos modernos? E sobre o fato de que o semideus protagonista não é filho de Zeus? (Por que na maioria das vezes, os heróis são sempre os filhinhos de Zeus). E o resto da resenha é meio sem pé nem cabeça, por isso não vou comentar sobre isso. (Hey, eu estou discordando de sua resenha, mas q isso não seja motivo para guerra e ódio. Só disse oq eu achei de sua resenha).

Gelmo.Araujo 04/06/2020minha estante
bom primeiramente, vc nem leu o livro né meu bem? ele foi para um ACAMPAMENTO, consegue ver a diferença? acho que não né anjo? depois, se não gostou, leu por que? outra coisa, nem venha falar do filme que todo mundo achou uma bosta. por ultimo não venha me falar que os outros personagens não são importantes que pelo amor de Deus vai achar o que fazer da vida

xelaoloc 27/04/2022

Sem querer, faço uma ótima resenha pra esse livro
A história de Perseu Jackson não escapa de um clichê; quem nunca fez 12 anos, perdeu a mãe, descobriu que era filho de um deus que por causa de uma briguinha com um irmão ameaça acabar com o mundo; dependendo agora de você, um Cabeça de Alga, uma Cachinhos Dourados mandona nível Hermione e um Menino-Bode para salvar tudo e todos -- enfrentando o monstros, bullys, velhas más e deuses-cabeça-quente??!

Eu adorei esse livro, apesar de ter enrolado *demais* pra finalmente terminá-lo, é uma leitura que entretem e vale a pena.

"De certo modo, é bom saber que há deuses lá fora, porque aí temos alguém para culpar quando as coisas dão errado."

É inovador e revolucionário? Não muito, algumas coisas acabaram sendo previsíveis e clichêszinhas, porém, indo com a mentalidade de que não é um livro muito profundo --, sem pensamentos sobre o sentido da vida, o porquê disso tudo e esse tipo de coisa, e sim sobre crianças que estão fadadas a uma vida sem a falta de monstros e que agora precisam realizar essa missão porque simplesmente virou problema delas -- é muito bom; o humor do Percy é impecável?

A história é narrada por ele, e os nomes dos capítulos são incríveis, como se ele fosse um influencer deixando os títulos bem "????" para as pessoas continuarem a leitura, e digo que funciona*

*No meu caso, eu fui deixando essa história de lado por uns tempos, e às vezes eu sentia vontade de ler, mas depois passava mais 3 semanas sem encostar nesse livro. Por quê? Nem ideia?

Os personagens são cativantes e a maturidade do Peter Johnson é literalmente de uma criança de 12 anos; e que delícia ele debochando e falando/pensando as coisas nas situações.

O livro, sendo um infanto-juvenil, vale muito o hype; novos leitores, ou mesmo os que já lêem faz um tempo e querem uma leitura leve e descontraída, devem buscar PJ.

??????????ATENÇÃO??????????
Se, ao decorrer da leitura você se reconhecer nas páginas, sentir alguma coisa emocionante ali, pare de ler imediatamente. Você pode ser um de nós. Ser um meio-sangue é perigoso e assustador e, quando você fica sabendo disso, é questão de tempo até que venham atrás de você. Não diga que não avisei.
Mas, é claro, você pode possivelmente encontrar irmãos e irmãs refazendo um teste de "decubra sua casa de Hogwarts", mas com mais opções de resultado e descobrir o seu chalé, onde você ficará durante seu período no acampamento.

Boa sorte, pequenos heróis?
mwnuzitta 28/04/2022minha estante
achei vc muito convencida no título não gostei

mentira eu amei

resenha mto boa, eu ri

Perseu é tão estranho

Adorei

obgd

cara demais, Percy acostuma

beatriz2061 28/04/2022minha estante
Perseu???? O NOME DELE É PERDEU?!?!?!?

MXMXMSKKSKS AMEI A RESENHA

NAO MANO

xelaoloc 29/04/2022minha estante
altas revelações

Bru Samos 02/05/2022minha estante
Mano que resenha incrível ?
Percy Jackson marcou e irá marcar muitas gerações aa
Essa série é aquelas que são gostosinhas de ler e que te deixa com vontade de ler todos os livros

xelaoloc 02/05/2022minha estante
nossa demaaais (obrigadaa?)

Lari 29/01/2024

Tudo bem, eu tô 10 anos atrasada pra ler esse livro, me julguem. Mas como uma boa amiga e leitora, decidi por livre e espontânea pressão ler e tô amandoooo, leitura muito fácil, bem gostosa, é muito bom ler livro bem escrito. Só pra deixar claro que eu não gostei do Luke desde o começo, muito falsinho. Amei o trio de amigos e tô torcendo pro Grover aparecer de novo
Bela Butterfly 29/01/2024minha estante
Estou amando a leitura e a narração do Percy é muito tudo!! Super calmo ele né... Ksksk

Bela Butterfly 29/01/2024minha estante
Se puder me seguir, tentando chegar aos 70 seguidores ???

Edvaldo692 29/01/2024minha estante
Também tô lendo pela primeira vez e falta dois capítulos pra mim acabar.

Naty.Chase 29/01/2024minha estante
Os livros de Percy Jackson são os meus favoritos

Kyony 29/01/2024minha estante
Bem vinda ao grupo que só leu agora! ??

Debora 29/01/2024minha estante
eu gostei do Luke desde o começo ?? tombo grande

Felizcomlivros 29/01/2024minha estante
Não tem tempo certo para ler. Só aproveita!

Thais 29/01/2024minha estante
O mais incrível de Percy Jackson, é que os livros só melhoram

Eduarda 29/01/2024minha estante
Queria poder esquecer esse livro só pra poder ler novamente como se fosse a primeira vez, simplesmente perfeito

Edufiera 29/01/2024minha estante
Amg se for continuar a saga JAMAIS leia a última página de mar de monstros antes de começar a leitura kkkkkkkkkk

mada98s 29/01/2024minha estante
O Grover vai aparecer de novo... com uma outra skin, mas vai aparecer KKKKKKK

Geovana Rodrigues 29/01/2024minha estante
Não tem problema, o importante é que você chegou. Bem vinda ao Acampamento meio sangue ?

Thays184 29/01/2024minha estante
Oii, me chamo Thays e comecei um insta literário em 2023, ficaria muito feliz se você desse uma passadinha lá ??
@books_thatasds

Vivi Martins 29/01/2024minha estante
Não tem essa de atrasada! ?

Tereza.Costa 29/01/2024minha estante
Lendo pela primeira vez agora e amando.

leiturandressa 06/04/2023

Karol Conká correu para que Percy Jackson pudesse caminhar
Em 2020 em decidi que ia ler Percy Jackson em algum momento. Eu só não sabia que isso iria demorar 3 anos.

É, eu sei que eu enrolei e agora estou arrependida por isso. A verdade é que me acostumei muito com as fantasias adultas, então quando eu pensava em ler um infanto-juvenil só me dava vontade de adiar e esperar o momento certo, pois eu achava que não tinha mais paciência pra quem tava começando, tal qual Suzana Vieira. Grande engano.

A escrita do Rick é muito boa, tem muita coisa engraçada, principalmente os títulos dos capítulos. É um tipo de escrita que faz você não enjoar de ler, além de ser rapidinho. Gente, fantasia com menos de 400 páginas? Que isso? Um paraíso?

Lendo esse livro fiquei um pouco confusa me perguntando qual a razão de compararem tanto com Harry Potter. As únicas semelhanças que vi foi a aparência do Percy e o fato de ter um trio principal, mas tirando isso não tem nada a ver, sério, são vibes totalmente diferentes. Então se você é daqueles que arruma briga na internet por isso e acha que só dá pra gostar de uma das sagas ao mesmo tempo, por favor, recomendo que procure urgentemente um emprego.

Outra coisa que fiquei confusa. Certeza que o Percy é uma criança?????? Só se for de corpo, porque a alma é de um cara de 50 anos que já tá de saco cheio de todo mundo e não teme mais nada na vida. O Percy é exatamente isso, não tem paciência pra ninguém, dá resposta atravessada pra todo mundo, se mete em briga, luta com monstros e deuses e não tá nem aí se vai sobreviver pra contar história. Além de tudo isso, é muito inteligente e um grande de um manipulador. Eu AMEI isso. Se no primeiro livro ele já é assim, quem dirá os próximos.

Eu amo muito todo tipo de livro que aborda a mitologia grega, além de ser algo que eu normalmente pesquiso pra saber algumas curiosidades sobre alguns deuses. Então eu assumo que foi um grande desserviço da minha parte gostar tanto desse assunto e nunca ter lido nada do Rick Riordan.

Esse é daquele tipo de saga em que você se acostuma tanto com os personagens que se torna muito confortável de ler, ao ponto de sequer cogitar parar ou dar uma pausa para ler algo diferente.

As cenas de luta são ótimas!!!! Amo quando são bem descritivas e eu consigo imaginar exatamente o que está acontecendo.
Iavinia 06/04/2023minha estante
percy tem 10 anos de carreira

Luana 06/04/2023minha estante
A melhor resenha que eu já li na vida

leiturandressa 06/04/2023minha estante
@Lu aaaaaah, muito obrigada ????????????

@Lavinia 10 anos de ódio acumulado

Alencar11 06/04/2023minha estante
Tô começando a me viciar nas duas resenhas

Alencar11 06/04/2023minha estante
suas*****
suas*

leiturandressa 06/04/2023minha estante
obrigadaaa ?????? aqui é puro suco de surto

Estelaa 06/04/2023minha estante
Eu ainda nn lii, to mt animada pra ler tbm

leia, é incrível!!!

Isabel 06/04/2023minha estante
como você consegue fazer resenhas tão boas e transmitir oque todo mundo sente lendo??? Percy é um saco de ódio e de respostinhas, amoo

leiturandressa 06/04/2023minha estante
muito obrigada ??? não fazia ideia disso, normalmente só vou escrevendo o que dá na telha falar kkk
ps : percy kingo

Lady Addams 07/04/2023minha estante
Amei a resenha ???

leiturandressa 07/04/2023minha estante
muito obrigada ?????

Cleo 16/06/2021

Cabeça de Alga
Gostei do livro num geral mas n achei ele tão perfeito qnt me disseram ser.
Indicar eu indico, é uma leitura ate q legalzinha, vc fica "aai mdss oq vai acontecer agr???"
Ridícula ?

Ester.Frerichs 16/06/2021minha estante
Caramba, eu sou apaixonada

Hellen 16/06/2021minha estante
Né essa série é perfeita

Ester.Frerichs 16/06/2021minha estante
É minha preferida

cici 16/06/2021minha estante
meu Deus, Hellen, que lamentável. as pessoas têm direito de opinar sobre as coisas, sabe? ela não é nem um pouco ridícula por expressar a opinião dela (que, por acaso, é diferente da sua). a sua opinião não é nenhum fato para ser imposto sobre a dos outros, não.

cleo, fico feliz que alguém tenha tido uma opinião diferente. ainda não li, e normalmente me sinto mais animada para ler quando vejo resenhas que talvez sejam mais próximas àquelas que eu faria (tenho um censo crítico numa escala meio elevada, então me dão mais sensação de realismo, por mais que talvez eu vá dar mais ou menos estrelas).

*senso

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK fofa vc

Hellen 16/06/2021minha estante
ate que demorou pra aparecer um desse
ela é minha irma e eu que fiz ela ler e ela provavelmente so deu nota baixa por isso

ahKKKKKKKKKKKKKKKKK

Cleo 16/06/2021minha estante
Mentira!
Primeiro, minha nota n foi baixa so n foi o 5/5 q tu esperava.
Segundo, ja q tu n leu o livro ainda repito q indico ele n é ruim só n é perfeito e eu acho q oq eu n gostei msm foi do protagonista, mas pretendo ler o resto da saga

Hellen 16/06/2021minha estante
mds o coitadinho do percy não tem culpa de ter salvar a bunda do olimpo

Cleo 16/06/2021minha estante

ag4th4.oliveira 26/12/2023

Não sei pq, mas pra mim não funcionou.
O primeiro volume desse universo conta a história de Percy Jackson, um garoto de 12 anos que se descobre um semi-deus. Ocorre um roubo no Olimpo e após ele ser assumido por seu pai, é enviado em uma missão para recuperar o que foi perdido. E a partir daí a história se desenrola...

Eu de fato não sei o que aconteceu com esse livro. Fiquei feliz quando acabou.
Fazia tanto tempo que eu queria ler, estava com tanta expectativa, mas fui terrivelmente frustrada, e eu só conseguia pensar: "Meu Deus, por que eu não gostei desse livro? Todo mundo gosta e fica empolgado com Percy Jackson, eu tinha que gostar também."

De início comecei a história muito empolgada, achando divertido. Acho muito interessante a mitologia, mas depois de um tempo, começou a ficar chato por que era muita introdução e pouca história, e senti que as coisas iam acontecendo muuuuito devagar, então fui perdendo o ritmo de leitura. Até que cheguei no momento em que não aguentava mais, só queria acabar logo, pois sempre que eu tentava ler sentia sono, desanimo e achava a leitura super arrastada por conta de como as coisas iam acontecendo. Demorei 3 meses pra terminar esse livro, mas não nego que a escrita do autor é bem boa. E também gostei muito da amizade do trio.

Fico triste por não ter gostado, fui com muita expectativa e me decepcionei. Esperava muito mais. Mas acho que isso talvez tenha influência da idade, já que acredito que se eu fosse beeem mais nova, provavelmente gostaria muito mais do livro, da história e desse grandioso universo. O livro vai ficar com duas estrelas e meia porque sei que tem um grande potencial, só não funcionou comigo, além de que o final é bom, apesar de que eu descobri o plot antes.
zxsaturno 26/12/2023minha estante
Gente, como assim...

anaclaraleitegomes 26/12/2023minha estante
Não funcionou e tá tudo bem! Cada um tem seu gosto literário, só precisamos respeitar e nos respeitar ?

Asminho 26/12/2023minha estante
A experiência fora do livro afeta muito a visão que o leitor tem dele, eu mesmo, percebi que sempre tenho uma leitura ruim ou decepcionante qnd crio muita expectativa sobre algum livro. Em contrapartida, todos os livros que leio sem pretensão (se n forem realmente mal escritos) me geram experiências cativantes. Tenta evitar criar expectativas pelo q os outros dizem, pois nosso cérebro sempre vai desejar um entretenimento MT grande q nem sempre os livros vão conseguir gerar.

moon 26/12/2023minha estante
Eu queria MUITO ler percy, me cobro mt pois eu acho um clássico da fantasia sabe? Eu tenho 16 anos, e não sei se vou gostar, dps de ver sua resenha acredito q nn irei ler esse ano

Mila Campos 26/12/2023minha estante
Entendo essa sensação. Quando li um da Agatha que falavam que era o melhor dela mas me decepcionei muito com a história, fiquei pensando se tinha lido errado kkakkkkk. Mas depois entendi que estava tudo bem, as vezes um livro só não é pra gente.

fontbooks 26/12/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação?

ð; will 26/12/2023minha estante
como assim?? mas tudo bem, né

Ravena 26/12/2023minha estante
minha prima relatou uma experiência parecida, demorou muito tempo para terminar o primeiro livro pq achava o desenvolvimento chato. para ela não funcionava, mas ela resolveu ler o segundo livro e leu em dois dias kkkk dps disso foi tudo mto bem e ela se apaixonou pela saga... talvez o enredo do primeiro livro nao seja compatível com vc igual nao foi com ela

Tainá.J 26/12/2023minha estante
Tb não gostei... Não entendo o hype... Acontece. ?????

bysophia 26/12/2023minha estante
ué? uma das primeiras pessoas que vejo falar mal e geralmente fico muito surpresa com isso Kkkkkkkkkkkk mas tudo bem, já ocorreu comigo de ver gente gostando de certos livros do Rick que eu não achei tudo isso e ok

nath191 26/12/2023minha estante
Tá tudo bem não ter funcionado pra ti haha
Nenhum livro é pra todo mundo.

(E a teoria da época da vida que lê acho que faz sentido.
Não necessariamente, claro, pode ser que tu não gostasse dele mesmo mais nova. Mas pelo menos pra mim, eu sinto que se eu lesse ele só hoje, sem ter o apego emocional que eu tenho, provavelmente não gostaria tanto assim.)

Luna.Bard 09/01/2023minha estante

_victic 09/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK SCRR

raivadomundo 09/01/2023minha estante

luan 09/01/2023minha estante
deve ser filho do sharkboy

Lucas 09/01/2023minha estante
Eu confirmo

Klara com "K" 09/01/2023minha estante
Sempre tive minhas suspeitas ?

geleiadeuva 09/01/2023minha estante

deve ser filho do Aquaman

Bianca 09/01/2023minha estante
CARA KKKWHWLWLWKWKQNQKQK

May Furlan 20/06/2011

Quando a fama se torna a própria ruína
Acusações de plágio, inúmeras comparações, odiado pelos fãs mais fervorosos de Harry Potter, defendido com ardor por outros e uma adaptação cinematográfica destinada ao esquecimento. Isso e muito mais fazem de “O Ladrão de Raios” um daqueles livros-bomba, na qual tanta manifestação pública gera uma tremenda expectativa em torno da história, uma vez que todos querem saber o motivo de tanta polêmica em torno de um simples punhado de folhas marcadas com tinta. Acho que o problema que tive com o livro foi exatamente esse, muito barulho para pouca coisa.

O primeiro contato que tive com a história de Percy foi no sofá da minha casa, enquanto assistia o filme no conforto da minha sala. Agradeci aos céus por não ter ido assistir no cinema, afinal, não gosto de desperdiçar dinheiro com filmes nada (aqueles que você assiste e na meia-hora seguinte nem se lembra direito do que viu). Não vou comentar sobre o filme, deixarei de lado a fraca adaptação e o fato do garoto que interpretava Percy parecer ter 15 anos e não 12 como o personagem do livro, afinal o objetivo é avaliar o livro. Comentei minha experiência com as minhas fontes e estas me garantiram que, como sempre, o livro era infinitamente melhor que o filme, o que me encorajou a comprar o livro na primeira oportunidade que tivesse.

Assim que tive o dito cujo em minhas mãos comecei a leitura. Logo no início me aproximei do livro, gostei muito dos nomes dos capítulos, todos com um toque de humor simpático. A apresentação do protagonista também é muito boa, acabei me apegando ao Percy do início. Outros personagens foram aparecendo, alguns bem densos, outros nem tanto. A ação foi acontecendo, a história se desenrolando, e quando dei por mim o livro já tinha acabado. Rápido demais, superficial demais, essa foi a minha sensação.

Achei a narrativa muito simples, se apega em alguns pontos desnecessários e deixa pincelado momentos que mereciam uma maior atenção. “O Ladrão de Raios” é um daqueles livros que em nenhum momento ficam ruins, mas também nunca chegam a empolgar realmente o leitor. Pode-se dizer que não é um livro marcante. Pelo tema abordado e por todo o barulho que estavam fazendo por causa do livro eu, sinceramente, esperava mais.

Com relação as acusações de plágio, realmente há algumas semelhanças que pesam bastante, mas nada que tire o mérito de Riordan. O autor conseguiu criar um mundo onde a existência de deuses e semi-deuses é completamente plausível assim como Rowling conseguiu criar um mundo onde a existência de bruxos e escolas de bruxarias é aceitável. Mas, particularmente, a autora de Harry Potter supera, e muito, “O Ladrão de Raios”, uma vez que até hoje espero minha carta de admissão em Hogwarts (não aceito ser uma trouxa), mas não espero ser filha de deus (estou contente com a minha atual paternidade).

Ainda não li os outros livros da série. Sim, pretendo terminar de ler, mas não estou ansiosa para isso. “Percy Jackson e os Olimpianos” me parece uma série bem light, daquelas que você começa a ler sem compromisso e no final do livro continua sem compromisso. É uma boa distração para os domingos tediosos, quando não se tem um livro realmente bom como opção de leitura.
Tiago.DeAveiro 16/04/2011minha estante
Incrível Nara!!! A minha opnião coincidiu com a sua em gênero, número e grau! E eu ainda achei que era o único a pensar assim em meio a uma legião de fãs dessa série sem graça. Parabéns pela resenha!

Andressa 16/05/2011minha estante
Nossa, finalmente alguém que concorda comigo.
Não entendo todo o alvoroço pela série, pois não achei nada de incrível. E se for continuar lendo, prepare-se, pois todos os livros são assim, inclusive O Labirinto dos Ossos, livro de outra série em que Riordan escreveu um dos volumes.

Gabrieeel 22/06/2011minha estante
Descordo de você (vou ter que roubar sua expressão Tiago) em gênero, número e grau!

Acho que o fato de eu ter lido a saga inteira antes de ter visto o filme (que foi, de fato, um fracasso) contribuiu para eu achar Percy Jackson e Os Olimpianos uma das melhores, se não a melhor, sagas que eu já li. Também sou fã dos livros de HP mas isso não vai me impedir de desfrutar de outras leituras boas.

O modo descontraído com que Riordan/Percy narra os fatos tem uma harmonia perfeita com o desenrolar da história que acaba tendo um desfecho intrigante que nos faz querer devorar a sua sequência antes mesmo de termos terminado o livro.

Minha opinião? Genial. Virei fã de carteirinha de Riordan após ler a saga.

Camila 16/09/2011minha estante
Eu amo a série, então nem vale a pena falar muito. Cada um tem seu ponto de vista.
Mas tanto Percy Jackson quanto Harry Potter são ficções.
Esperar ser filha de um deus grego é tão ridículo quanto esperar uma carta de admissão pra Hogwards... infantil demais.

warley torres 21/10/2011minha estante
Prefiro Harry Potter pelo fato de ser escrito na terceira pessoa. Nao gosto mto de livros na primeira, gosto de ler o livro como se tivesse dentro de um filme.

rc 13/12/2011minha estante
Achei a história meio boba no começo, mas no entanto gostei. Concordo que existem algumas semelhanças, mas tb não pesam tanto assim como vc fez parecer.
Não é uma séries muitooo legal por ser infantil, apesar de eu ter gostado bastante. Acho que vale a pena ler a série inteira, assim como as outras duas séries que o Rick está escrevendo.

Lucas 02/01/2012minha estante
Concordo com você. Comecei a ler a série sem compromisso. Confesso que ao final do primeiro livro fiquei empolgado para ler a continuação. Daí para frente essa empolgação só diminuiu e, finalmente, desisti no terceiro. O mundo criado por Riordan é muito envolvente no início, mas, na minha opinião, torna-se cansativo com o passar dos livros.

thecferreira 17/01/2012minha estante
Só uma observação O Percy foi escrito uma década antes do Harry :*

Ingrid Santos 19/02/2012minha estante
Boa Resenha =D
parabéns... concordo com você, quando você diz que não tem nada de plágio na obra, e que o filme foi extremamente mal feito, uma péssima adaptação como tantas outras que nós vemos por ai.
Entretanto discordo da parte que esse livro ão empolga, eu gostei bastante o que me incentivou a ler os próximos.
Sou fã de HP, e fã de Percy Jackson, ambos me deram o que eu queria quando abri o livro: Viajar para um lugar distante, diferente e irreal!

;D

Marcos Amaro 20/08/2013minha estante
May, concordo plenamente com a sua abordagem sobre o livro. Senti-me, inteiramente abandonado quando mais precisava de emoção. Um livro aparentemente bom, mas que deixa muito a desejar quando se é envolvido pela especulação dos fãs. Mesmo assim, dar-me-ei a chance de ler o próximo. Abraços...

*-*Mi 17/12/2013minha estante
Penso o mesmo, não dá para comparar esse livro com Harry Potter. Achei a estória superficial, não é uma estória envolvente e nem desperta uma emoção profunda como HP. Mas gostei da parte mitologica, pois amo mitologia.

Mr.Caio 19/01/2010

Poderia ser MUITO melhor.
É triste ver um tema tão vasto ser tão mal aproveitado por um autor como em O Ladrão de Raios. Rick Riordan deveria ler um pouco mais de livros descritivos para, enfim, tentar criar um mundo.

O livro é terrivelmente mal escrito. O autor não sabe descrever os personagens, os ambientes e as batalhas. Os personagens são absurdamente superficiais. Os ambientes são RIQUÍSSIMOS (Dá pra criar uma série inteira só do submundo), mas o autor teve a infelicidade de deixar tudo passar sem a devida importância, levando tudo por água abaixo. As batalhas não empolgam em momento algum.
A luta com Ares, por exemplo, que eu tinha real esperança de ser uma BOA luta, o autor não deu o devido destaque. A batalha acabou sem definição, sem um fim. Não existe nenhum trecho de real tensão no livro e eu garanto, quando eu digo nenhum, quero dizer nenhum MESMO. Em momento algum dá pra sentir emoção, tristeza, raiva ou felicidade no livro.

Os "arcos" presentes no livro são idiotas. O autor não teve criatividade pra encaixar as situações. Annabeth, Perseu e Groover estão andando quando, SEM QUALQUER MOTIVO, vão parar no único cassino de toda Vegas que não podiam entrar. Sinceramente, o escritor tem que ser MUITO cara de pau pra deixar um capítulo desse tipo passar pra versão final do livro. E mais, existindo MILHÕES de lanchonetes, lojas, comércios e tudo mais nos Estados Unidos, as 4 lojas que os personagens entram são lojas de monstros. Desde quando o apocalipse caiu sobre a terra e agora todo "Tião da Padaria" virou demônio?

Os diálogos são ridículos de tão pífios. Os personagens estão indo pra terra de Hades e, quando o Percy pergunta o que poderia estar no abismo além do Hades, Annabeth responde com um: 'Não pode... Tem que ser Hades... Tem que ser...'. Desde quando um rapaz de 12 anos que está indo pro inferno vai aceitar uma resposta tão vaga como essa? A reação normal seria ele disparar trocentas perguntas pela reação evasiva da garota. Ele tinha, NO MÍNIMO, o direito de saber o que aguarda ele no FIM DO MUNDO. E eu tenho absoluta certeza que ele exigiria saber. Isso só prova a incapacidade do autor de criar até mesmo um diálogo com início e fim. Precisa deixar os personagens BURROS pra ter o mínimo de mistério no livro.

A única vantagem que vi no livro foi, sem dúvida nenhuma, a velocidade de leitura. O autor se preocupou tanto em NÃO descrever os ambientes, personagens e tudo mais, que o livro se tornou muito veloz e pouco cansativo. Em pouco mais de uma tarde, li quase 300 páginas do livro. Porém, nessas 300 páginas não consegui me apegar a personagem nenhum, simplesmente por não ter como, graças ao autor. Mesmo a narração sendo em primeira pessoa, você pouco sabe o que se passa com o Percy. É simplesmente TRISTE ver isso no livro.

Se eu fosse resumir o livro em uma palavra, com certeza seria "Decepcionante".
Artur Breda 22/01/2010minha estante
Mesmo tendo gostado do livro, adorei sua critica. É sempre bom ter as opiniões contrarias, sao elas que fazem realmente as coisas evoluírem.

Julia B. 23/02/2010minha estante
Única resenha que presta é essa, sério. Ler que "É o novo Harry Potter" ou que "o livro é maravilhoso, RECOMENDO!", não me ajuda em nada.

-Shadowcat- 14/04/2011minha estante
Ótima resenha, resumiu tudo que o que achei problematico nesta séria de livros. E olha que gostei dessas livros, por isso é doloroso ver uma presmissa tão legal desperdiçada dessa forma. Em perceber como Riordan não soube construiur seu mundo, sua falta de imaginação, como ele não consegue construir o mínimo de tensão do perigo que eles vão enfrentar. Essas coiss JK Rowling e Tolkien consiguiram fazer. Riordan não. .São livros interessantes, mas jamais vão virar clássicos. O bom dos livros são as reviravoltas. O autor saber usar isso.

Gisele 02/07/2013minha estante
Disse tudo!

Debora.Vilar 09/01/2014minha estante
Esqueceu de mencionar os erros de edição. Só tenho isso a acrescentar.

Erica 29/01/2014minha estante
A melhor resenha!!!! Ainda bem que eu não gastei um centavo nessa m@#$%, foi presente, mas infelizmente ganhei o box inteiro. :(

Vinicius 23/03/2014minha estante
Concordo com você

Laryssa 09/04/2014minha estante
"Precisa deixar os personagens BURROS pra ter o mínimo de mistério no livro."

Concordo. É algo que se repete também nos outros livros e chega a ser irritante.
No mais, gostei do livro. É legalzinho, o problema é que as pessoas criam muita expectativa e consequentemente acabam por se decepcionar.

Laura 27/09/2014minha estante
Definiu-me completamente. Eu sabia que havia algo que eu não tinha gostado e você soube definir completamente isso. Adorei.

Ana Eliza 13/12/2019minha estante
MELHOR CRÍTICA

Alana358 30/12/2023

??
Não consigo descrever o quanto eu amei esse livro, a cada página lida eu me pegava pensando "por que eu nunca li Percy Jackson antes?" E estou grata a mim mesma por finalmente ter lido. A escrita é muito cativante, amei que conseguia entender perfeitamente tudo que era narrado pelo Percy, era como se eu estivesse dentro da história, estivesse presenciando aquilo e sendo bem sincera, minhas partes favoritas era quando o Percy narrava, dei boas risadas.
Os personagens são incríveis, principalmente o trio principal, amei eles! E além disso, as cenas de lutas são ótimas! Amo quando são bem descritivas e eu consigo imaginar exatamente o que está acontecendo. Pra ser sincera, amei o livro de Percy Jackson por inteiro haha
Anadswan 30/12/2023minha estante
Os outros são melhores ainda amg

booksbylariinha 30/12/2023minha estante
essa saga tem meu coração ?

Natalia.Sitolini 30/12/2023minha estante
REIZINHO !!! ?

Alana358 30/12/2023minha estante
@Anadswan quero ler os próximos logo haha

Alana358 30/12/2023minha estante
@booksbylariinha pelo visto vai ter a minha também, to amando

Alana358 30/12/2023minha estante
@Natalia.Sitolini um ícone!! ?

novais4 30/12/2023minha estante
a saga melhora a cada livro amg

Felipe.alefy 01/01/2024minha estante
É so perfeito kkk

Alana358 03/01/2024minha estante
@novais4 amooo

sophia.gabrielle. 21/12/2023

?Olhe, eu não queria ser um meio-sangue?
Percy Jackson é minha saga favorita! Os personagens me cativam e a história me prende de um jeito surreal.
É normal que o primeiro livro de uma saga seja mais fraco que os outros, já que é para ser algo mais introdutório. Mas O Ladrão de Raios não perde nem um pouco para suas continuações. É envolvente do início ao fim, com várias reviravoltas e momentos de tensão.
Sendo engraçado, leal, impulsivo e corajoso, Percy é um protagonista impossível de não amar!
Quem está a procura de um livro cheio de aventura, amizade, comidas azuis e muitas informações sobre mitologia grega, deveria com certeza ler Percy Jackson e os Olimpianos.
Anadswan 21/12/2023minha estante
Inacreditável o percy ter sido escrito por um homem

sophia.gabrielle. 22/12/2023minha estante
SIMMMM
odeio todos os homens, menos o tio rick

Juan199 22/12/2023minha estante
E ainda tem gente q acha HP>PJO

sophia.gabrielle. 22/12/2023minha estante
NUNCA, NUNCA, NUNCAAA!!!!

Anadswan 22/12/2023minha estante
HP tendo um dos piores protagonista literários

Maria5295 22/12/2023minha estante
Percy muito incrível ?? mas não precisa falar assim do Harry

Anadswan 22/12/2023minha estante
Acho Harry legal tbm amg, só acho q a autora poderia ter feito ele mais forte, não sei. Tenho raiva de autores q não desenvolvem bem o suficiente o prota. Mas de boa.

Maria5295 22/12/2023minha estante
Em questão de personagem principal (Harry e Percy) e de escrita, eu posso dizer q prefiro PJO até ?

Anadswan 22/12/2023minha estante
O universo de HP e as coisas nele são legais tbm amg, só q pra mim pjo é bem superior e tal. E pra mim a hermione é melhor q o Harry, acaba q pra mim o prota não chama tanta atenção. Mas não sou hater tbm, sei q tem pontos positivos, cada um tem um gosto kkkkkkkk

Lu 01/09/2010

Eu perdi as contas de quantas vezes eu torci o nariz para os livros Percy Jackson. Talvez por causa das ilustrações das capas. Ou por causa dos títulos " Percy Jackson e não sei o quê". Eu tinha absoluta certeza de que era uma cópia mal feita de Harry Potter, que eu amo de paixão. Foi apenas ao ver o filme e depois de conversar com alguns amigos que eu, relutantemente, aceitei a idéia de ler o livro.

Estou tão feliz por ter feito isso.

Não vou negar que a semelhança está lá, mas nada disso realmente importa. Percy Jackson não é Harry Potter. Seu comportamente me lembrou mais o de Rose Hatthaway, de O Beijo das Sombras: um talento nato pra encontrar encrenca. Mas com um bom coração.

Rick Riordan foi brilhante ao escolher a mitologia grega como tema. Sua narrativa é ágil e bem escrita. Seus personagens são bem definidos e carismáticos. Enfim, o livro se sustenta por mérito próprio e não por causa das eventuais semelhanças com a série da JK.

Também não vou dizer que é melhor ou pior do HP. E não farei isso porque tenho certeza de que, numa realidade paralela ou numa fanfic, Percy e Harry poderiam ser grandes amigos. Além disso, nunca se tem personagens favoritos demais.

Então Percy pode se sentar ao lado de Lyra Belácqua, Rose Hatthaway e Jace Wayland e dos outros sem qualquer acanhamento. =)

Eu preciso ler o segundo livro!

Márcia 22/08/2010minha estante
Parabéns, Lu. Leu um dos melhores livros de aventuras que poderia! Viu? nada como se libertar de certos "préconceitos" e arriscar.

Joice (Jojo) 22/08/2010minha estante
Amiga, vale realmente a pena?
Posso encará-lo sem medo (sofro do mesmo preconceito)?

Mateus 22/08/2010minha estante
Não te disse que vc ia gostar Lu?! :D
Ainda bem que vc leu, pois tirou esse pensamento bobo de que Percy era ruim...

Vivi Martins 23/08/2010minha estante
Lu, desculpe a ousadia, mas concordo com tudo o que vc disse e achei o livro realmente muito interessante!

Gabi C. 24/08/2010minha estante
Agora só falta ler o resto da série, que vai melhorando ainda mais em cada livro *__* [2] Só ação da boa, Lu! hahah

Frannie Black 01/09/2010minha estante
Concordo com vc!
A série foi muito bem escrita. E achei interessante vc citar a saga Harry Potter. Sou super fã de Rowling quanto de Riordan, e acho que cada personagem é unico. Não dá para ficar comparando para saber qual é o melhor. Sempre existirá quem vai gostar mais Harry do que de Percy. Fico feliz que vc goste, assim como eu, dos dois.
E com certeza vc precisa ler o segundo, assim como os outros, pois são simplesmente fabulosos!
Ótima resenha!!!

Evy 04/09/2010minha estante
Eu perdi as contas de quantas vezes torci o nariz para os livros Percy Jackson também!!! rsrsrsrs
Mas depois de sua resenha, penso que talvez algum dia eu dê uma chance para a história! Bjos

Milene 02/11/2010minha estante
Nossa, eu já tava louca pra ler O Ladrão de Raios antes de ler sua resenha, agora vou correr pro livro rsrsrs ' E fico feliz que ele lembre Rose Hathaway, acho que são poucos os personagens tão autenticos quanto ela! Adorei a resenha, me ajudou bastante na escolha do próximo livro que irei ler.

Heidi Gisele Borges 29/04/2011minha estante
Este livro é muito bom, mesmo!
Tem suas semelhanças com HP, mas se conseguir manter até o final o ritmo do primeiro, vai superar, na minha opinião. Adoro HP, mas acho que Percy vai ultrapassar - estou lendo o 4º.

Manoela.macalos 22/01/2024

Percy Jackson ladrão de raios
O livro é maravilhoso.contando momentos eletrizantes da vida do meio sangue percy Jackson E seus amigos annabeth e grover.mas presença de poseido e mais aparições da Sally e menos ela virada em escultura co lada de hades e cronos
ARRASOU LINDUCA!!!!

TOMARA Q CRONOS 3XPLODA

LUKE TE AMO

Manoela.macalos 22/01/2024minha estante
Não fala mais oque vc me disse na minha frente mana

Rayssa608 22/01/2024minha estante
Malu.MacalAs ate onde vc leu pra vc amar o luke ?

Malu.MacalAs 22/01/2024minha estante
Rayssa608 amg eu entendo os motivos dele, só o jeito q ele fez q foi errado, sou luke stan?

Rayssa608 22/01/2024minha estante
Eu n consigo gostar entendo q ele fez pq tava revoltado com o pai mais depois se arrependeu mais eu n consigo perdoar por ter machucado a minha annabeth

Malu.MacalAs 22/01/2024minha estante
aql negócio né, ele é o vilão com alma de herói

sophi 03/02/2022

percy jackson
O livro é perfeito!!! você nunca se cansa de ler, nunca fica entediante, ele é cheio de aventuras, lutas, fala sobre amizade, lealdade, perseverança, independência, amor, guerra, água? kkkkk, enfim, o livro é incrível, eu amo as primeiras páginas que ele começa falando tipo:
- se você está lendo isso por que acha que esse livro é sobre ficção e nada disso é de verdade, ótimo?. não lembro mto bem, mas eu AMEI esse começo, não sei explicar, o livro é ótimo em tudo, tem muitos plot twists incríveis, surpreendente!!!???leiam, vocês vão amar????????
Mariampinho 03/02/2022minha estante
É mt maravilhoso, eu amo

simmmm mtooooo

Steh 03/02/2022minha estante
Já li esse livros mais de 5 vezes, e nunca me cansei dele ??

Karol Cardozo 03/02/2022minha estante
É minha saga favorita junto com Heróis do Olimpo!! Eu amo o tio Rick ?

sophi 03/02/2022minha estante
steh: aaaaa que legaaallll?ele eh mto bom mesmoooo

sophi 03/02/2022minha estante
karol: oiiii, então kakakakak, eu só li o primeiro, n conheço esse tio rick ainda não hihihi, mas ele deve ser bem legal

Mari 04/02/2022minha estante
sophi: amg o tio rick é o autor skksksksk

sophi 04/02/2022minha estante
mari: AAAA ISIAKKDKQDIEGOSHWUDIQGFIWHJDV MDS EU NUNCA VEJO OS AUTORES LAKAKAKAKAKAKAKAKAK