O Ladrão de Raios

O Ladrão de Raios Rick Riordan

Resenhas - O Ladrão de Raios

Rique 13/09/2021

O ladrão de raios
Este livro é bom. Não este livro è muito bom .
Massssss como tudo o que não é perfeito , Percy Jackson na MINHA OPINIÃO tem falhas , como o livro e previsível, e confuso em poucas partes por isso a minha nota não foi cinco estrelas foi só quatro. Mas mesmo assim vou continuar a ler a saga

Helena Chase 08/06/2021

Perfeição 💖
Esse livro é completamente perfeito em todos os sentidos. A escrita do Rick Riordan é muito boa, te prende até o final, os personagens são completamente incríveis, a construção do universo é muito boa, o plot twist desse livro é surpreendente, o sarcasmo nesse livro, serio, pft. O inicio não faz jus a história por ser completamente chato, mas depois o livro fica tão envolvente, tão envolvente que quando vc acaba são 3hrs da madrugada.
O acampamento meio sangue virou um tipo de segunda casa pra mim, por isso amo tanto esse livro pq ele introduz a gente a esse lugar inesquecível.
Se vc está pensando em ler esse livro, n pense duas vezes
Compre.
Confia
(Obs: Minha primeira resenha, espero que esteja boa KKK🙃✊)
Sara Férrer 08/06/2021minha estante
Amo demais ele..sério

vaval 20/01/2024

Releitura
Minha saga favorita como eu poderia não reler ela agora que lançou a série? tá tudo perfeito desde a última vez que eu li esse livro me fez ter o gosto de ler te amo pjo

enzsreadings 15/01/2023

annabeth linda linda linda
eu sempre me interessei por mitologia grega e esse livro superou MUITO minhas expectativas. não sou muito da ficção//fantasia mas eu amei DEMAAAAAIS essa história!!!! os personagens e o desenvolvimento deles, o plot, juro que incrivel, com certeza quero continuar lendo a saga e admirar minha fav annabeth
Marina 15/01/2023minha estante
espera até os últimos livros, cada vez da mais orgulho da annabeth e do percy, meus protegidos

Arthur 15/01/2023minha estante
E olhe que isso é só o começo kkkkkk

ana lau 01/11/2022

Percy Jackson: O Ladrão de Raios
No começo do livro eu achei interessante mas um pouco tedioso também quando a história foi se desenrolando e ele chegou
no acampamento eu me interessei mais pelo livro até que chega um ponto onde eu fiquei literalmente viciada.

É muito bom, eu não tinha muitas espectativas mas o livro me surpreendeu bastante, eu sempre soube que o livro era muito diferente do filme mas eu não pensei que fosse tanto assim e que fosse muito melhor também.

Fernanda 12/11/2022

Esse livro é meu xodózinhooooo, é muito fofo ver o trio bem pequenininho, dá uma nostalgia voltar a ler uns trechos depois de ler os mais atuais do riordanverso como heróis do olimpo, não achei entediante a introdução do universo, que em algumas séries acaba sendo chatinho. Os personagens são muito legais e se apegamos muito ao longo da saga toda, chega a ser triste quando terminamos de ler o último olimpíano e nos despedimos da saga original. É uma ótima introdução no mundo da leitura pra quem tem uns 11,12 ou 13 anos. Mas recomendo pra todo muito, amo o ponto de vista do percy da história, é muito engraçado ver os comentários sobre os acontecimentos kkkkkkkkk Leiam!!

barbs 26/06/2021

maravilhoso
Esse livro é incrível, a escrita não é nem um pouco cansativa e a história é envolvente. Fiquei apaixonada pelos personagens e queria ser amiga de todos!! estou ansiosa para ler o próximo
Gui 26/06/2021minha estante
Que bom que gostou, ladrão de raios é mt legal msm

Pefico 08/09/2010

Patético
Raios que me partam, que livro ruim!

Pra começar, "O Ladrão de Raios" tenta ser uma cópia de Harry Potter (e só consegue ser irritante): menino órfão descobre que possui um passado especial e é enviado para uma escola onde aprenderá a desenvolver seus poderes. Essa escola é o único lugar onde ele ficará a salvo daquele que quer destruí-lo. Somente ele poderá impedir o grande mal de retornar a este planeta. Ah sim, claro, no colégio ele conhece uma menina nerds e faz amizade com um garoto meio medroso mas com bom coração.

###Edição 08/09/10: Em função de vários comentários, vamos deixar claro que os comentaristas tem razão: Percy não é órfão. Apesar dos pais dele estarem vivos, dá pra perceber claramente a tentativa do autor de chamar atenção do leitor para a situação única do "pobre" Percy. Em primeiro lugar o pai dele é "desconhecido", quer dizer, a mãe dele sabe quem é seu pai mas o Percy não. Além disso, logo no começo do livro Percy supostamente perde a mãe.
Por algum tempo na estória o Percy fica sem nenhum dos pais. Ok, ele não é órfão por que na verdade ambos estão vivos, mas Rick Riordan tentou causar o mesmo efeito. Mais pra frente o autor revela quem é o pai de Percy *dããã* e também que a mãe dele não morreu apesar de ter sido esmagada por um minotauro do tamanho de um tanque.####

Depois você descobre que ele não é órfão por que a mãe dele volta à vida como um presente dos Deuses)

Se ao menos ele tivesse sido bem sucedido em copiar HP, tudo bem. Como não foi, ficou patético.

E eu que estava pensando assim, ah, já que virou filme deve ser legalzinho ao menos. Ledo engano. Os personagens são todos, sem exceção, desinteressantes. Percy, o protagonista, fica tentando bancar uma de durão o livro inteiro, mas só consegue ser irritadinho e irritante. Os vilões então são uma piada. Aliás, não sei por que existem outros personagens além do Percy, por que eles não fazem praticamente nada o livro inteiro.

Pra não dizer que o livro é todo ruim, achei o plot principal muito bom: Os Deuses Gregos ainda tem filhos com mortais, gerando semi-Deuses. Estes funcionam como os heróis de antigamente, realizando grandes jornadas e grandes feitos.
Léo 20/02/2010minha estante
percy não é orfão!Mas ficou bem parecido com HP e o filme foi a pior adptação que já vi

Ban 24/02/2010minha estante
Concordo no ponto em que as semelhanças com Harry Potter são óbvias, e também concordo que Percy como protagonista não tem uma personalidade excepcional. Então pare um pouco pra pensar qual a verdadeira intensão do autor. O protagonista não precisa ser alguém excepcional pra nos levantar as questões que são colocadas, como quando ele diz que as grandes guerras foram causadas por filhos de deuses na verdade ele está dizendo que independente de quem sejam, a história é feita por aqueles que detém o poder ou lhes foi dado por alguém, e junto com isso vem tudo o mais que os queira retirar esse poder. O encaixe da mitologia com a contemporaneidade criou um pano de fundo mágico e que amplia os horizontes das explicações humanamente e, é claro, não-humanamente possíveis. Preste mais atenção no que você lê, não se prenda apenas aos olhos.

vsc bibliotecária 19/03/2010minha estante
Vc falou td que eu estou pensando do livro!!! Por isso, vai ganhar um "gostei" para fazer justiça aos deprimentes 8 "não gostei" q vc ganhou.

vsc bibliotecária 24/03/2010minha estante
Relaxe, amigo, pq vc acaba de ganhar um "gostei". ;)

Ragana 29/03/2010minha estante
Eu não li o livro, ainda tá na fila, mas assisti ao filme e confesso que se ali está a idéia geral do livro, ele vai continuar na fila por um bom tempo. Achei o filme péssimo!

sulian 30/03/2010minha estante
mtaaaaaaaaa imitaçao de HP... realmente

so depois q o livro mostra a sua historia sem teermos q comparar com HP...

mas ainda sim

copiaaaaaaaaa

mas gostei do ladrao de raios

Yasmin 22/07/2010minha estante
As pessoas teimam em comparar qualquer série de livros com Harry Potter, já li ambos os livros e afirmo que não tem absolutamente nada a ver com A série do bruxo. As duas séries abordam temas totalmente diferentes e não como serem comparadas.
Qauanto a não existir personagens interessantes e você afirmar que olivro só fala de Percy , é quase obvio que o livro trate-se mais da história de Percy, Ele é o personagem principal o livro fala da história dele, como você quer que o livro fale muito de outros personagens. Então eu acho patético você criticar um livro com base em outro, mas respeito sua opinião.

Pefico 10/08/2010minha estante
Oi Yasmin, não conheço "As pessoas" de quem você está falando. Eu critico os livros com base em 1) narrativa 2)plot 3)personagens. A narrativa deste livro é pessima, o plot é extremamente previsível e todos os personagens, sem exceção, são infantis. Acho patético criticar críticas, alguns gostaram da estória e outros não. Qual a dificuldade em aceitar isso?

felipe.cesar 22/08/2010minha estante
Tentei ler Percy Jackson, mas abandonei ao ver que, como a maioria dos autores contemporâneos contaminados pelo maniqueísmo, Rick Riordan transformou Hades em vilão.
Só pelo fato de Hades ser guardião do submundo todos insistem em lhe conferir um ar demoníaco e nefasto que não existe. Ele é tão, ou até mais, prudente e bom quanto seus irmãos.
PAREM DE INTERPRETAR A MITOLOGIA ATRAVÉS DA FILOSIFIA CRISTÃ.

Liz 02/09/2010minha estante
Felipe, voce não leu o livro todo. o Hades não é vilão do livro - mas você só descobre quando o encontra.
e eu concordo que, no começo, a história parece mesmo uma cópia de Harry Potter, mas depois vai ficando muito diferente - a única semelhança mesmo é a do Acampamento com Hogwarts e a cor dos olhos dos protagonistas. e mais, o Percy NÃO é orfão; quem diz isso não leu o livro, nem viu o filme.
PS: eu só estou "criticando a crítica" porque eu odeio quem critica um livro, filme, qualquer coisa, falando bem ou mal, sem prestar ateçao na historia.

Frannie Black 08/09/2010minha estante
Percy não é órfão!!!
Harry é Harry. Percy é Percy. Não dá para comparar. Na minha opinão, os personagens são únicos. Talvez vc não queira aceitar ou só viu defeitos no livro, pq é a saga do momento. Harry Potter sempre terá o seu lugar!

Pefico 08/09/2010minha estante
Ok, resenha editada para contemplar o fato de que Percy não é órfão. Isso não muda várias coisas importantes na estória, inclusive o fato da narrativa ser ridícula e do plot ser absurdamente previsível e os personagens fracos.
E sinceramente Liz, qualquer pessoa com pelo menos metade do cérebro que tenha assistido o filme ou lido o livro NÃO teria ficado nada surpreso de descobrir que Hades não era o vilão. Mostrando de novo o quão fraco é o plot. Pra mim "não prestar atenção" é ser incapaz de perceber algo tão óbvio.

Liz 08/09/2010minha estante
Sobre a questão do Hades Pefico, eu não estava falando com você, mas com o felipe.
Eu concordo que os personagens não são tão bons, mas a narrativa não é ruim - a dose de sarcasmo é muito boa. Só porque ela é bem contemporânea, não quer dizer que não seja boa. E o plot não é tão fraco asim: tem coisas bem imprevisíveis, como a traição do Luke. E Ladrão de Raios é só o 1º livro de uma série de 5. O plot desse talvez seja fraco, mas o da história não é.
E eu acho que o filme deve ser deixado de fora, porque ele é totalmente diferente do livro e, de fato, bem idiota.

Fabio 10/09/2010minha estante
Olá Pefico. Concordo com você. Eu não seria tão contundente, mas é por aí. Como eu falei na minha resenha, esse livro é mais do mesmo. Seguindo um padrão de livros infanto-juvenis com personagens semelhantes, histórias parecidas e um final que não surpreende. Acho que o ideal é não exigir demais do livro cuja proposta não é criar algo novo e sim contar um aventura e entreter. No fundo é uma boa história.

Pefico 12/09/2010minha estante
Oi Fabio, com certeza. Talvez o problema esteja comigo já que livros com essa temática vendem tão bem. Mas depois de 7 ou 8 livros iguais ou no mínimo muito semelhantes, quem não enjoa?

vitormarshall 15/09/2010minha estante
Em alguns livros de magos e monstros mais antigos encontraremos muitas coisas iguais em HP, mas nem por isso o consideramos cópia. Ambos tem pontos parecidos, mas os objetivos são bem diferentes comparando essa edição e a primeira de HP.

Ambos os personagens são épicos, importantes e inexperientes em suas aparições, nada mais justo que uma forma de protege-los não?

Abraço!

Shibahime 22/11/2010minha estante
"E eu que estava pensando assim, ah, já que virou filme deve ser legalzinho ao menos. "

Que superficial o_o

E você deveria ler os outros livros. Da mesma maneira que Harry Potter começou bem infantil e foi mudando enquanto o Harry "crescia" acontece o mesmo com Percy Jackson. E, sinceramente, não tem nada a ver com Harry Potter... parece que todo livro de fantasia agora tem essa comparação.

Pefico 22/11/2010minha estante
Oi Shibahime, não entendi o que você achou superficial do meu comentário. Normalmente a indústria cinematográfica faz filmes de livros bons, certo?
Minha esposa leu os outros livros da série e disse que, de fato, eles melhoram e se tornam mais interessantes. Independente disso, Rick Riordan não conseguiu me cativar com seus personagens. Quando você passa a maior parte do tempo desejando que os personagens quebrem a cara, significa que você não está se divertindo com a narrativa. Certo?
Não acho justo dizer que Percy Jackson é uma imitação de HP (até por que como disse na minha resenha, se houve cópia não foi bem sucedida), mas ignorar semelhanças que certamente não foram coincidências me soa um pouco de inocência demais.

Teko 10/02/2011minha estante
O livro ruim, é muito mal escrito e pouco detalhado... Não chega nem aos pés de HP ou O Senhor..., o cara usa muitos poucos detalhes o máximo é "Percy disse" "Percy sorriu" "Percy contraiu os lábios". aff medíocre ¬¬
Sinceramente eu gosto muito de mitologia e o Rick - Autor - tinha uma carta nas mangas era pra ser o livro de uma geração e acabo sendo aquele que todo mundo compra porque não há mais J.K. e nem J.R.R a venda.

Júlia da Mata 31/03/2011minha estante
Cada um tem a sua opinião, eu até pensava o mesmo que você antigamente. Mas não acha que está na hora de rever seus conceitos?

Lilizz 10/07/2011minha estante
AMEI A RESENHA TUDO O QUE EU PENSO!!!

Renato T. 02/11/2011minha estante
Tirou as palavras da minha boca. Odiei o livro totalmente, e tampouco vou continuar a saga.

Victória 31/12/2011minha estante
Parei no "menino órfão".
E na boa? As estórias da saga Harry Potter e da saga Percy Jackson e Os Olimpianos são muito diferentes. Ou você não leu os outros volumes, ou você está tão convencido que é uma cópia mal-feita de Harry Potter que enxerga coisas aonde não tem. Se for para usar o seu raciocínio, Agatha Christie "copiou" Arthur Conan Doyle descaradamente em várias de suas obras. Consigo dizer várias semelhanças de Miss Marple com relação ao famoso Sherlock Holmes de Doyle. E ambos os autores são ícones da literatura policial de qualidade e criatividade incontestável.
A estória de Percy Jackson se passa num contexto totalmente diferente da de Harry Potter.
E só o fato de Rick Riordan ter pego um assunto já existente há longa data e pouco interessante aos jovens de hoje(Mitologia Grega) e transformado em algo moderno e contemporâneo, já faz dele um grande escritor.
Então se quiser alegar algo absurdamente forçado como fez nessa resenha, pelo menos tenha alguma noção do que está falando ao invés de sair soltando afirmações ignorantes do tipo "Percy é órfão".

Pefico 31/12/2011minha estante
Parei de ler no "E na boa".
Não estou aqui para justificar minha opinião sobre o livro. Gostou dele? Não achou cópia do Harry Potter? Que bom pra você. Faça sua própria resenha e, quem sabe com muita sorte, você vai ter pelo menos uma pessoa interessada em lê-la.

derson 14/07/2012minha estante
o ladrão de raios é o meu livro preferido, vc é um idiota q ñ aceita outra história a ñ ser hp, seu burro.

Nena 13/08/2012minha estante
Já estou cansada de todas as séries serem comparadas a Harry Potter.... poxa, cansa! Nenhum autor quer copiar nada de Harry Potter! PJO não se parece em nada com Harry Potter, acho que a única semelhança é que os autores amadurecem em cada livro. Harry Potter é uma ótima saga, mas acho que vocês deveriam parar de comparar HP com tudo.

Mari 22/12/2012minha estante
Percy não é órfão, pois sua mãe e seu pai estão vivos. Se você prestasse mais atenção no livro, alguém poderia levar essa sua crítica adiante... +2

Rodolfo 02/06/2013minha estante
Patético é esse seu comentário, com certeza não deve nem ter lido(ou se leu não consegiu captar a historia, que por sinal e bem simples),ta na cara que ele é filho de um deus o tempo inteiro alem das citaçoes logo no começo do livro sobre a mãe,claro tem uma semelhança muito leve com HP, assim como em outras historias que vc provavelmente não conhece, em detalhes que não desmerecem nem melhoram em nda(ou quase nda) a historia,tanto faz um cara ser órfão, oq interessa e o enredo principal e o plot de raiz, vc tem uma opinião e é livre para falar oq quiser, mas achei muito estupido e sem nexo o conteudo no comentario
eu gosto da historia,mas concerteza esta longe de ser das mais brilhantes(em minha opinião claro)assim como HP, mas entre esses prefiro PJ, Hp decepciona mais, o grande trunfo de HP foi a epoca em que foi lançado aqui no brasil, onde foi o primeiro do genero a expandir por aui, muitos cresceram conhecendo apenas HP(filmes visto que a maioria dos fãs surgiu dai, e alguns migraram para oa livros tbm)alem de ser so um pouco infantil oq não desmerece em nda vosto que O Hobbit de Tolkien tbm era e é referencia, use o discernimento para dizer algo mai produtivo...

Mauro 14/10/2013minha estante
Percy Jackson foi escrito ANTES de Harry Potter, porém publicado DEPOIS. Se informem antes de falar besteira.

*-*Mi 17/12/2013minha estante
A verdade é que quem já leu os 2 livros nota algumas semelhanças, mas PJ nem se compara a Harry Potter, pois HP é uma estória grandiosa, envolvente e que passa emoção desdo primeiro livro ao último. Eu achei PJ uma estória mais superficial para distrair os leitores, mas gostei da parte mitologica, pois amo mitologia. Enfim, essa é minha opinião.

Camila 28/05/2014minha estante
Posso estar atrasada pra comentar essa resenha, mas preciso esclarecer uma coisa. É verdade que semelhanças podem ser percebidas entre hp e pjo, mas na falta de pesquisa você deixou passar o fato de que pjo foi escrito em 1994, porém só conseguiu ser publicado em 2005. Portanto, nada do que você falou sobre "copiar hp" se aplica. A conclusão a qual eu chego depois de ler o que você escreveu é que você é só mais um daqueles fãs "hardcore" de hp que se recusam a gostar de (e desprezam) qualquer outra saga/livro que faça tanto sucesso quanto hp e/ou tenha a história parecida. Perdão se eu estiver errada, mas né... Dica: abre essa tua mente fechada e pesquisa mais antes de escrever uma resenha.

Rebecca.Novaes 30/03/2018minha estante
Eita, acabaram com vc nos últimos sete comentários. Ah, e... EU AMO PJO!

Rebecca.Novaes 30/03/2018minha estante
Resenha ruím. Gira praticamente em torno do Percy ser ou não órfão. além de as chatas comparações do filho de Poseidon com Harry Potter. Tá certo que o primeiro livro é meio infantil, mas e daí? A evolução de Percy e dos demais vem na sequencia dos livros. O livro não é patético. o enredo é original. Quem havia pensado em escrever sobre mitologia grega nos tempos modernos? E sobre o fato de que o semideus protagonista não é filho de Zeus? (Por que na maioria das vezes, os heróis são sempre os filhinhos de Zeus). E o resto da resenha é meio sem pé nem cabeça, por isso não vou comentar sobre isso. (Hey, eu estou discordando de sua resenha, mas q isso não seja motivo para guerra e ódio. Só disse oq eu achei de sua resenha).

Gelmo.Araujo 04/06/2020minha estante
bom primeiramente, vc nem leu o livro né meu bem? ele foi para um ACAMPAMENTO, consegue ver a diferença? acho que não né anjo? depois, se não gostou, leu por que? outra coisa, nem venha falar do filme que todo mundo achou uma bosta. por ultimo não venha me falar que os outros personagens não são importantes que pelo amor de Deus vai achar o que fazer da vida

hesmeet 02/02/2024

Não sei porque eu ignorei esse livro tanto tempo meu deus, ainda bem que tomei vergonha na cara pra ler, te amo percabeth

sophi 03/02/2022

percy jackson
O livro é perfeito!!! você nunca se cansa de ler, nunca fica entediante, ele é cheio de aventuras, lutas, fala sobre amizade, lealdade, perseverança, independência, amor, guerra, água? kkkkk, enfim, o livro é incrível, eu amo as primeiras páginas que ele começa falando tipo:
- se você está lendo isso por que acha que esse livro é sobre ficção e nada disso é de verdade, ótimo?. não lembro mto bem, mas eu AMEI esse começo, não sei explicar, o livro é ótimo em tudo, tem muitos plot twists incríveis, surpreendente!!!???leiam, vocês vão amar????????
Mariampinho 03/02/2022minha estante
É mt maravilhoso, eu amo

simmmm mtooooo

Steh 03/02/2022minha estante
Já li esse livros mais de 5 vezes, e nunca me cansei dele ??

Karol Cardozo 03/02/2022minha estante
É minha saga favorita junto com Heróis do Olimpo!! Eu amo o tio Rick ?

sophi 03/02/2022minha estante
steh: aaaaa que legaaallll?ele eh mto bom mesmoooo

sophi 03/02/2022minha estante
karol: oiiii, então kakakakak, eu só li o primeiro, n conheço esse tio rick ainda não hihihi, mas ele deve ser bem legal

Mari 04/02/2022minha estante
sophi: amg o tio rick é o autor skksksksk

sophi 04/02/2022minha estante
mari: AAAA ISIAKKDKQDIEGOSHWUDIQGFIWHJDV MDS EU NUNCA VEJO OS AUTORES LAKAKAKAKAKAKAKAKAK

Giovanna 19/04/2021

Perfeito
Eu sou completamente apaixonada por esse universo,os personagens são tudo pra mim,eu poderia reler esse 500 vezes!!
Thiago 19/04/2021minha estante
eu já reli quase 500 kkkkk amooo

Iamnathi 19/04/2021minha estante
Eu mesma

Deise Possan 19/04/2021minha estante
Ansiosa para começar essa leitura

Gra 22/02/2023

Tio Rick
Gosto muito desse universo, porque nos possibilidade viver as mitologias, conhecer os deuses gregos e seus aspecto. Além da escrita bem fluída do tio Rick.
â¢mila.14⢠22/02/2023minha estante
Eu AMO essa saga! Se tiver interesse tenho resenha de todos os livros dos olimpianos no perfil!

NathCoelho 27/07/2021

Porta de entrada da aventura
Havia lido a saga de Percy Jackson duas vezes durante a escola, e no início do ano resolvi ceder a nostalgia, já que a série daqui um tempo deve sair pela Disney+.

Para quem gosta de mitologia grega é um prato cheio, apesar de ter algumas interpretações próprias do autor e menos "históricas". Por ser um livro infanto-juvenil é super leve e passa voando as páginas enquanto você tenta desvendar o mistério junto dos protagonistas. O humor de Percy também encanta e nos faz identificar com ele.

É a porta de entrada da aventura não somente para ele, como para nós. Por quê? Quem fica encantado com a história não consegue parar no primeiro livro, ou na primeira saga, embora com o passar do tempo fique repetitivo.

Ladrão de Raios traz tudo de melhor das histórias de Rick Riordan antes que fiquem previsíveis pela sua fórmula.

Daniel.Gomes 25/05/2021

Divertido
A história por si já é ótima e a escrita do Rick deixa tudo bem leve e faz quase 400 páginas passarem bem rapidinho.

Gustavo616 28/12/2023

I
Esse foi um livro que sempre tive muita vontade de ler, mas o momento certo nunca chegava, mas quando chegou eu só me arrependi de não ter lido antes.

Percy Jackson e o Ladrão de Raios é o primeiro de cinco livros da saga Os Olimpianos. Nesse primeiro livro conhecemos Percy Jackson, um garoto de 12 anos que vivia sua vida normalmente... Bem, talvez não tão normal quanto as nossas vidas.

Percy via e vivia coisas que as outras pessoas julgariam como loucura, e com o passar do tempo tudo ia piorando, mas ele tinha um bom amigo ao seu lado que o ajudaria com essas coisas, seu nome era Grover.

Certo dia, a professora de Percy se torna um monstro horrível e o ataca, e a única coisa que ele pode fazer para se defender seria usar uma caneta que seu professor lhe entregou, talvez não uma caneta normal. Ao longo dos dias após esse incidente, as coisas começam a ficar piores, e quando Grover bate à porta em tom de urgência, e Percy o vê como bode da cintura pra baixo, a confusão em sua mente acaba crescendo.

Percy descobre que é um meio-sangue, ou se preferir, um filho de um deus da mitologia grega com um humano, então ele logo é levado ao Acampamento Meio-Sangue para ficar seguro e para receber o treinamento adequado, mas nada acaba sendo fácil assim. Percy é acusado de roubar uma arma mágica poderosa, e cabe ao próprio Percy descobrir quem roubou e recuperar esse objeto para conseguir limpar seu nome e evitar uma guerra que acabaria com o mundo que conhecemos.

A construção desse livro é maravilhosa, desde sua história, passando pela fluidez das páginas e chegando até cada um dos personagens. Esse não é o melhor livro da saga, mas ele é tão bom quanto os outros, a forma como a leitura flui é única. O livro tem um ritmo bem frenético, pelo menos ao meu ver não houve tantos momentos monótonos, e eu pessoalmente gosto de livros com o ritmo acelerado.

A construção dos personagens também é maravilhosa, e aqui damos destaque aos personagens principais: Percy, Annabeth e Grover. A forma como Percy e Annabeth constroem sua amizade é algo muito bem feito, e como o Grover fecha e fortalece esse grupo também é algo que também vale a pena se mencionado. Menções honrosas a Luke e Quíron.

Percy Jackson e o Ladrão de Raios ganhou uma adaptação cinematográfica em 2010, mas esse deixa a desejar em muitos quesitos, principalmente em fidelidade. Seu roteiro é péssimo, mas gosto do elenco e dos efeitos. Esse é um filme que recomendo só para que você possa dizer "eu já assisti", mas se não quiser assistir, você não está perdendo nada.

Atualmente o livro ganhou uma série, que até o momento dessa resenha (28/12) conta com 3 episódios. Bem, é difícil falar algo sobre uma série em andamento, mas pelos poucos episódios já dá pra sentir que a fidelidade é bem maior do que o filme, contando também com ótimos efeitos e um elenco bem ok.

Como nem tudo são flores, existe algo que não me agradou muito no livro, mas que não considero realmente relevante, mas deixarei registrado: A pouca idade dos personagens principais me incomoda um pouco, principalmente a do Percy, isso levando em conta que ele mal chega a treinar no acampamento e já precisa cruzar os Estados Unidos em uma missão que, vamos combinar, é perigosíssima, ainda mais tendo apenas 12 anos.
Se tem uma coisa que gosto no filme é o elenco. Mesmo que muita gente não tenha gostado, a aparencia mais velha de Percy, Annabeth e Grover meio que deixa a aventura mais "possível", pois eles não aparentam ter 12 anos e sim 18 anos, o que pra mim deixa a aventura mais crível. Bem, na minha cabeça isso faz bem mais sentido.

Esse é um começo de saga de respeito. Um ótimo livro que definitivamente você precisa conhecer.