Pequeno Tratado do Decrescimento Sereno

Pequeno Tratado do Decrescimento Sereno Serge Latouche

Resenhas - Pequeno Tratado do Decrescimento Sereno

Matheus 19/07/2018

Problemas reais e soluções ultrapassadas
O livro traz para reflexão alguns problemas da vida moderna, tais como o consumo excessivo, o uso predatório dos recursos naturais e os males da publicidade, especialmente sobre crianças. Critica o crescimento pelo crescimento, já que o planeta é finito. Para o autor, o mundo precisa dar um passo atrás e repensar esse modelo. Porém, recorre a soluções de cunho socialista que já se provaram ineficazes. Cita, por exemplo, um escritor cuja ideia é que assembleias comunitárias definam quantos pares de sapatos cada pessoa deve ter. Critica a ideia do turismo de massa, que barateado como está hoje seria um mal pra sociedade. Que devemos lançar mão do meio digital para viajar sem sair de casa. Diz que é um absurdo usarmos combustíveis fósseis para gerar energia, o que seria uma afronta à capacidade energética do indivíduo (??). Enfatiza a necessidade do uso de energias renováveis, em especial a solar, mas ao mesmo tempo quer propor uma "moratória às inovações tecnológicas", esquecendo que é graças à liberdade de se produzir que a tecnologia solar está ficando cada vez mais barata e mais viável para ser usada em larga escala. É contra o sigilo bancário (sem explicar o porquê). Enfim, alguns pensamentos que na minha opinião vão de encontro às liberdades individuais. Ideias carregadas de floreios que no papel podem até parecerem maravilhosas, mas que na prática são inexequíveis. Pra não dizer que é de todo ruim, sou simpático à ideia de proteger as crianças das publicidades e de que as comunidades possam ter mais autonomia. Particularmente sou contra o absoluto poder de um ente maior e central (característica essa, aliás, comum à experiências socialistas onde o Estado costuma ser o grande provedor). Para mim está claro que o caminho para o mundo melhor, menos consumista, mais equilibrado e de respeito ao meio ambiente começa na educação e, em especial, na educação que devemos ter em casa, pelo exemplo de nossos pais e dando exemplo aos nossos filhos.
Pedróviz 17/01/2021minha estante
Perfeito.