A Noiva Ladra

A Noiva Ladra Margaret Atwood

Resenhas - A noiva ladra

Roberta.Rozin 06/12/2020

Me surpreendeu
Essa é a minha primeira experiência com Margaret Atwood, e comecei muito bem.
Os cem primeiros capítulos foram mais lentos, com a apresentação das personagens principais, mas depois a trama fluiu e me prendeu tão bem que eu só larguei o livro no último ponto final.

Uma trama recheada de mistérios e grandes doses de vida real e suas infelicidades.
Primeiro conhecemos a história de Tony uma mulher muito inteligente que tem uma grande dificuldade em fazer amizades, Charis vem com uma história muito triste e uma personalidade de luz e bondade e por fim conhecemos Roz uma CEO muito bem sucedida, vivaz porém com sua infeliz realidade amorosa.
O que todas tem em comum? Zenia uma mulher misteriosa, com um requinte de maldade, crueldade e falsidade.
Tudo isso com uma escrita muito envolvente que te faz engolir o livro até saber do desenrolar dos fatos.
Será que todo o mistério é revelado? Será que Zenia vai te deixar compreendê-la?
Pri 06/01/2021minha estante
Fiquei curiosa para ler. ?

bobbie 23/12/2019

Margaret Atwood é genial
A cada livro de Margaret Atwood que acrescento à minha lista de obras lidas desta brilhante canadense, fico mais satisfeito por dedicar meu tempo a ela. Atwood, em seu livro lançado em 1993, ainda está longe de seus livros sobre futuros distópicos ou sociedades totalitárias. A noiva ladra gira em torno de três mulheres cujas vidas são drasticamente afetadas por uma "amiga" em comum, Zenia. Com cada uma delas, Zenia cria uma persona específica e as envolve em uma teia elaborada de mentiras (ou serão verdades?), destrói suas vidas e desaparece. A trama se passa nos anos 1990, mas as histórias das protagonistas vão se desenvolvendo em retrospecto, em constantes digressões que aprofundam as personagens muito bem elaboradas. Cada uma delas tem suas histórias de dor e sofrimento, e Zenia se aproveita delas para se metamorfosear em uma criatura propícia para obter os benefícios que quer. O curioso é que o romance se desenvolve a partir da amizade entre três mulheres cujas amizades se fortalecem em razão dos traumas causados por Zenia, o que configuraria uma irmandade de mulheres unidas contra a opressão de seus parceiros traidores. Apesar disso, a tríade de traídas consegue colocar seus maridos em pedestais, em redomas de vidro inatingíveis. A culpada é sempre Zenia, nunca os maridos. Romance extremamente envolvente.

Karol Arantes 03/04/2021

Intenso!!
Há algo na escrita da Margaret que nos leva a se aprofundar no subjetivo do personagem, e sem ao menos perceber estamos não somente entendendo completamente o que motiva aquelas atitudes, mas também se vendo agir daquela maneira. E acho que isso ocorre principalmente porque ela constrói suas personagens femininas, de modo primoroso, dando a elas defeitos e qualidades tão verossímeis que se tornam a realidade. Para mim, essas três mulheres existiram no período descrito no livro e ainda existem na atualidade.

Além disso, o jeito que a escritora concebe as personagens ao decorrer do enredo nos permite identificar com cada uma dessas três mulheres Tony, Charis e Roz em algum aspecto, mesmo que elas sejam totalmente diferentes entre si, e acredito quanto mais madura você se encontra no entendimento das questões de gênero impostas as mulheres nessa sociedade mais será intensa a leitura. Principalmente, no que tange a visão do papel que o homem ocupa na vida de uma mulher.

Por fim, o enredo nos prende em um suspense bem construído a partir da procura de compreender uma mulher enigmática, cativante e ardilosa (particularmente, eu considero a Zenia uma sociopata) que faz o que quer  independente se isso vai ferir sentimentos ou prejudicar o outro, quebrando o paradigma do que se é esperado da "mulher cuidadora" na sociedade. Em meio a tantas mentiras, essas três amigas que são vítimas dessa mulher tentam descobrir quem é a verdadeira Zenia e para isso no final elas precisam refletir quem são de fato.

Magasoares 08/09/2022

A Impostora
A estória é até boazinha, mas não deu para mim. Não senti afinidades com nenhum dos personagens. Para mim foi até cansativo chegar ao final.

Krislen 06/01/2021

Fenomenal. MUST.
Penso que a Margaret Atwood uma estrela, incrível, é muita sabedoria. Sempre que leio algo dela percebo que aprendo mais sobre a vida.

Tony, Roz, Charis/Karen e é claro a maligna Zenia.

Terminei esse livro há alguns dias e sinto que essas personagens existem na vida real. Marquei o livro todo, fiz orelhinha nas páginas em várias descrições. O ponto de vista de cada personagem é muito único e aprofundado. A cronologia do livro é flexível e você não se perde, não tem como. É muito bom.

Queria poder escrever sobre cada detalhe, cada sentimento, mas não dá. Seria muito longo.

Leiam, leiam!

Leiam sem pressa. A história precisa ser degustada, como todo bom livro.

Gosto do excesso dela assim como gosto do excesso do Henry Miller.

Poucas vezes fechei um livro e me senti satisfeita. O ponto final do livro não me incomodou, a vida continua.