Poesia de geladeira

Poesia de geladeira Viviane de Freitas

Resenhas -

Thaisa 19/04/2018

Poemas que incomodam, que gelam, que fazem pensar.
Antigamente eu não gostava muito de poesia. Não gostava porque não conseguia compreender. Achava, muitas vezes, que eram apenas um monte de palavras sem sentido que rimavam, compondo um texto desconexo. Hoje dou risada quando lembro que já pensei assim um dia.

Sabe quando foi que passei a gostar de ler poesias? No dia em que compreendi que aquele monte de palavras "desconexas" eram, na verdade, a expressão dos sentimentos em forma de palavras. No dia que eu consegui realmente compreender o que é uma poesia, foi o dia em que passei a amar o gênero.

Uma poesia, por mais simples que ela pareça ser, é a expressão de um sentimento. Pura e simplesmente isso. E o livro Poesia de Geladeira pode ser resumido na primeira frase descrita na sinopse: "é verdadeiramente um soco no estômago."

A autora aborda temas corriqueiros, sentimentos, nuances da personalidade humana, traços, coisas do dia a dia... numa perspectiva sombria do ser humano. Alguns poemas me fizeram gelar a espinha e sentir um incômodo crescente, bem na boca do estômago.

Com a leitura eu pude sentir diversas sensações e todas elas semelhantes ao vento gélido do abrir de portas de uma geladeira. Poemas que incomodam, que gelam, que fazem pensar.

Livro mais do que recomendado para quem gosta do gênero.

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2018/04/resenha-poesia-de-geladeira-de-viviane-de-freitas/

Adriana Scarpin 12/12/2019

Eu nem lembro a última vez que li um livro que continha cento e poucos poemas em que considerei todos - eu disse TODOS - excepcionais. Zeus, essa mulher tem poesia no sangue e das mais poderosas.