A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

não é a mitsu 26/03/2024

Interessante pra cacete.
São três história e em cada uma temos uma protagonistas passando por situações complicadas.

A primeira história eu gostei bastante, conta sobre os pais de esquerda e o seu filho que decidiu ser da direita. A protagonista nos mostra seu ponto de vida e passamos a sentir as emoções dela, principalmente a cólera e a angústia. Mas enquanto acompanhamos seus pensamentos também vemos e entendemos o ponto de vista dos outros personagens, a forma como ela idealizou a vida do seu filho, como ela queria que ele fosse aquilo que ela pensou que fosse, e o fato de ele ser o contrário foi um baque pra ela, e isso desestabilizou ela completamente, o otimismo dela foi por água abaixo, começa agora a ficar deprimida, vê a velhice com outros olhos, desanimada, angustiada e aborrecida, ela é uma mulher de muita convicção e essa mesma convicção fizeram com que ela fosse cabeça dura e não conseguisse enxergar as coisas por outras perspectivas, fico feliz que no final ela se pôs a refletir sobre suas atitudes.

A segunda história me deixou sufocada. Enquanto lia a história da protagonista eu a todo momento tentava entende-la, mas ao mesmo tempo em que via sua dor eu também via o quão ruim ela era. Teve uma infância difícil e quis fazer pela filha o que a sua mãe não fez por si, mas infelizmente acabou se tornando uma mãe narcisista, a sua filha de suicidou, ela está de luto mas a todo momento culpa a todos menos a ela, os pensamentos dela são bastantes conflituosos, muitas coisas que ela disse me fizeram ter raiva, e no final ela continuava sem aceitar o que tinha lhe acontecido. Em sumo essa história é bem ambígua, me deixou confusa, tentando entender a protagonista e ao mesmo tempo tendo raiva da mesma.

"A gentileza de Maurice é quase penosa: lastima o incidente de Nancy. Mas nunca mais me beijou na boca. Sinto-me uma perfeita miserável."

De longe a história que mais me pegou e me fez passa raiva. Logo no início eu fiquei puta com o Maurice pela traição, e mais puta ainda com a protagonista por ter aceita aquela situação, tudo isso por causa do conselho de sua amiga, que passou por uma situação parecida, mas as circunstâncias eram totalmente diferentes. Então vamos lendo e vendo a relação deles só piorando e no começo a corna ainda estava indo bem, fudid* psicologicamente sim, mas o marido ainda a conseguia driblar. No decorrer da história temos a crise da identidade, e lemos que ela abdicou de sua vida para se dedicar totalmente ao marido, jovem e idiota achou que o amor iria durar para sempre, ela teve sim uma certa dependência emocional no marido, pois a situação em que ela se colocou foi angustiante, ela mesmo chamou-se de "capacho", e infelizmente foi o que aconteceu. Perto do final eu já estava desesperado em como ela foi se acabando, por mais que tenha buscado ajuda ela não quis enxergar que a relação que ela tinha com o marido era problemática para ela, então vemos ela literalmente definhar. Desse casamento vemos as filhas como espelhos, a mais velha seguiu o mesmo caminho da mãe, parou seus estudos e se dedicou a vida de casada (meu medo é que ela passe o mesmo que a mãe), já a mais nova vemos o completo oposto, ela viu como a vida que sua mãe levou no casamento iria lá na frente fazer-lhe e foi por outro caminho, tornando-se até mesmo "má" na visão da sociedade.

Enfim, essa história começou me angustiando e terminou me deixando da mesma forma, ao todo me fez refletir bastante e me deixou muito intrigada pelo ponto de vista das protagonistas. Foi um bom livro.

gabriel.a.brumatto 24/03/2024

A Mulher Desiludida - Simone de Beauvoir
Este é o primeiro livro que leio da escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir, grande influenciadora do movimento feminista ao redor do mundo com suas teorias filosóficas e políticas. Mas, não entrarei neste mérito, pois nesta resenha, trato da Simone ficcionista.
Esta edição de "A Mulher Desiludida" traz três contos escritos por ela, sendo eles: "A Idade da Discrição", "Monólogo" e "A Mulher Desiludida", que dá título à este livro. Todos os contos têm um qualidade inegável de escrita e enredo, de forma que a leitura é realmente muito prazerosa. De todos eles, o que mais gostei foi "A Idade da Discrição", pois achei simplesmente genial.
Enfim, termino esta curta resenha dizendo que adorei o livro, e que com toda a certeza, lerei mais obras escritas por Simone de Beauvoir, incluindo suas obras filosóficas. Recomendo a todos que façam a leitura, pois é uma obra que é de grande valia em um bom repertório literário.

Alana 23/03/2024

Parece que a leitura desse livro durou uma eternidade, porque foi tudo muito denso para mim, desde a escrita até o tema; essa coisa de dedicar toda uma vida a amar um marido e basear toda a sua felicidade nisso é algo que me deixa doente, então acompanhar toda essa dependência emocional das personagens foi desesperador. Eu gosto da reflexão que a obra deixa, mas acompanhar as histórias foi agonizante.

Tali 15/03/2024

A mulher e outro(s)
O desejo da mulher voltado para o outro.
Desolador muitas vezes perceber a entrega e o esvaziamento de si.
A má fé e peso das questões culturais, o entendimento sobre o amor e a família.
A dor se torna palpável, o não se reconhecer quando o outro se vai.
A ilusão da durabilidade, quando o nosso próprio corpo nos mostra a degradação.
Arrebatador, em especial no capítulo que dá nome ao livro A mulher desiludida.
Que vontade que deu de dar um abraço em Monique.

?As vezes chegamos tão no fundo do poço, que só resta subir? . ? a única porta que nos espreita é o futuro?.

Pedro murangu 14/03/2024

Gostei da leitura, esperava um pouco mais. As primeiras histórias são bem interessantes, mas a última se arrastou demais. Porém é importante entender o cenário que essa obra está contextualizada, num mundo sem direito para as mulheres e com muito machismo. Vale a pena a leitura e também existem outras importantes também

Tori Rios 08/03/2024

Somente Simone me faria odiar o casamento alheio
Não demorei nem dois dias inteiros para terminar o livro. Uma experiência que me transcendeu. Eu, sensível como sou, não conseguiria passar pela obra de cabeça baixa, esperando que ela me impactasse aos poucos, eu sabia perfeitamente o que me esperava quando abri a primeira página. Socos, golpes, chutes, pontapés, e por ultimo foi como se tivesse cuspido na minha cara. Como eu posso ter ficado tão amargura com um casamento que nem é meu?

A esposa? Uma coitada. O Maurice? Um arrombado. A Noelle? Uma puta.

Thais645 05/03/2024

"É na velhice que os fantasmas do arrependimento e da culpa costumam aparecer com mais frequência. Quando se chega a um tempo no qual o que ainda falta viver é muito menos do que o que já se viveu, o passado, as memórias e as escolhas que não foram feitas invadem o presente e exigem uma injusta prestação de contas para a qual dificilmente nos preparamos".

Helena B. 28/02/2024

Primeiro livro que li da Beuvoir e devo dizer que fiz a escolha errada, minha culpa. Nunca gostei de ouvir ninguém choramingando no meu ouvido por muito tempo sobre macho que não presta e fui ler um livro que só tem isso. Terminei o livro na força do ódio.
Óbvio que vou dar chance pra outros livros dela, mas com certeza vou ler a sinopse antes.

Jurubeba1 28/02/2024

De todas as reflexões que você pode tirar desse livro, a que mais me comoveu foi a dependência que cada uma sentia em relação às figuras masculinas de suas histórias.
Apesar de serem 3 mulheres diferentes e terem problemas distintos, no fundo todas sofriam pelo mesmo: a solidão de ser mulher em um mundo machista.

Esse livro me deixou destruída por saber que essas histórias são extremamente reais (até hoje)

yorocean 24/02/2024

Sentimentos.
Ler esse livro me fez sentir muitos sentimentos, e em certas partes me deixava com um nó na garganta e ainda não sei descrever o porque.
quando começava a ler eu era facilmente absorvida pela obra e assim que terminei fiquei com esse sentimento indescritivel, com certeza lerei mais Simone.

steplopes 24/02/2024

"Tornar-se mulher não é para fracos, nem para jovens."
Esse livro aqui me comoveu tanto que precisei pausar a leitura de tanto que fui tocada, pressionada. O senti muitas vezes tocando em feridas que dificilmente serão curadas em algum momento, em especial os últimos capítulos.

Me vi em cada uma das histórias, em cada uma das mulheres, senti a cada uma sua angústia diante de cada desilusão.

Simone é uma autora incrível, sua escrita não é rebuscada, mas inteligente, fator que me encanta e comove. Todas as suas histórias têm delicadezas que se encontram apenas em mente feminina.

Dito isto, um livro que deve ser consumido de forma lenta e gradual, conforme seu coração for sendo tocado, assim como uma tristeza que se vai curando. Ainda, é uma leitura adorável, sensível e tocante. É possível sentir a dor dos personagens e se doer por eles também.

Um magnífico 5 estrelas e uma recomendação com um coração completamente tocado e apaixonado por esse livro incrível!

camiscaarvalho 20/02/2024

Leitura sensível e bastante atual ainda sobre as fragilidades femininas, nossas escolhas, percursos de vida e desdobramentos. Sofri muito pela última protagonista, que dor! Excelente leitura! Minha segunda obra da autora, igualmente maravilhosa.

malu334 04/02/2024

Ser mulher
Adorei como esse livro me deu novas perspectivas sobre a vida e nossa humanidade. no primeiro conto, pude entender (mesmo que seja algo óbvio) que nossos sentimentos vão existir até nossa morte; que vamos ser idosos que ainda desejam ser apreciados e amados e sentiremos sim ciúmes e ?birra? por algo, e me deu um final com a mesma impressão da frase de hora de aventura: enquanto eu souber da forma da minha alma, ficarei bem.
já o conto ?a mulher desiludida? mexeu tanto comigo que eu ficava mal e angustiada junto com ela. a real era que ela seguiu as vontades que todas nós tivemos pelo menos uma vez de empurrar com a barriga e não enfrentar a situação. eu pelo menos interpretei desse jeito. foi horrível ver ela se perder cada vez mais por um homem que não a enxerga e a aprecia no âmago do ser (como todos eles não fazem), ver ela perceber que se fez a sombra de alguém e ver que era ?vazia? sem ele, se sentindo falhando em seu propósito de criar amor em sua volta. desejei várias vezes poder eu mesma aconselhar ela e valorizar ela.
esse livro só mostra o quanto a mulher não é sentida, o quanto nós amamos e sentimos com paixão por outros, e o quanto buscamos por isso. são mulheres que quando percebem não serem necessárias como se esforçava tanto pra ser, desmancham; e isso acontece tanto na vida real, que mesmo eu sendo tão nova, não consegui não me solidarizar com elas.
adorei a escrita da simone e quero ler mais dela

oilanazu 04/02/2024

Aquele livro que é 'literalmente eu'
Enquanto eu ia lendo eu fui atualizando aqui, e com isso falei sobre os dois primeiros contos quando acabei eles, portanto falarei mais do último aqui, que é o que dá nome ao livro: a mulher desiludida.

sobre os dois primeiros, eu me encantei. ambos seguem linhas narrativas bem diferentes (na escrita), mas também possuem algo muito notório em comum: a urgência feminina de se fazer presente, de ser notada, amada, reconhecida, e eu amei isso.

agora, sobre o último conto, acredito que foi com ele que eu me apaixonei completamente pela escrita e pelo estilo narrativo da autora. é uma situação tão cotidiana e tão distante ao mesmo tempo que parece assustador. é algo que você vê acontecendo com outros e imagina que nunca acontecerá com você até que acontece, enfim, GENIAL!
eu não quero me estender muito, por isso não dei spoiler sobre os contos aqui, é algo que você precisa ler e sentir a experiência da primeira vez, então só leiam!