Sementes Esquecidas no Jardim

Sementes Esquecidas no Jardim James Jaworski

Resenhas - Sementes Esquecidas no Jardim

Joyce 21/03/2018

Sementes Esquecidas No Jardim
Nossa protagonista é Jaqueline, uma linda jovem de família tradicionalista que teve como namorado de adolescência o Juarez. Porém com um tempo já mais madura e cursando Direito na faculdade, ela se apaixona por Jack e percebe que tudo o que sentia por Juarez não passava de uma paixão de adolescentes.
Como já estava perdidamente apaixonada por Jack, ela resolve terminar com Juarez e aceitar o pedido de noivado de seu novo amor, mas infelizmente não foi assim que aconteceu.

" Algumas coisas podem não fazer sentido para nós em um momento de turbulência, mas fará mais adiante quando tivermos condições de compreender e olhar além do horizonte."

Juarez não se conformou em perder a sua eterna namorada, pois sonhava em ser sua única mulher, mãe de seus futuros filhos, almejava em terminar sua vida ao lado dela. Com isso, colocou caraminholas na cabeça do pai de Jaqueline que era bastante rígido e assim aconteceu a primeira tragédia.
Enquanto isso na casa de Marcelo , o mesmo se divertia na piscina com os amigos Robson e Rafael .
Brincadeira vai, brincadeira vem, um deles avistou uma garrafa de cachaça que seria do caseiro e resolveram pegar a garrafa tomando todo o líquido ( se eles bem soubessem nunca teriam pegado aquela garrafa). Não aguentando mais, os irmãos Robson e Rafael resolvem ir para casa e deixa o amigo bêbado sozinho na piscina e daí acontece a segunda tragédia.

Essas duas tragédias dá início a toda a trama do livro, as consequências dos atos impensáveis dos personagens vão dando sequência a outros ainda maiores.
O livro é dividido em duas partes, onde a segunda parte ocorre 10 anos após as tragédias ocasionadas.

" Uma nuvem negra flutuava em suas direções e os seguiria para onde quer que fossem."

O que eu mais amei no livro e achei interessante foi o autor iniciar cada capítulo com uma parábola que serve de elo para o assunto a ser abordado, eu nunca tinha lido um livro assim.
É impressionante a conexão que ele tem com a natureza, a sensibilidade que ele tem de observar cada detalhe que muita das vezes passam despercebidos por nós.
James Jaworski tem uma escrita bem inteligente, sendo capaz de levar o leitor a refletir sobre tudo na vida, e ao mesmo tempo te leva a olhar muitas coisas com uma outra perspectiva, te leva a refletir sobre duas coisas que andam juntas : destino e livre arbítrio.

Não pense meu caro leitor que esse livro é mais um daqueles que você já sabe até o final, de historinhas que já estamos até cansados de ver, esse livro é diferente, um livro para te fazer refletir e aprender com os ensinamentos escondidos nas parábolas.
Estou completamente encantada com o cenário maravilhoso que meneia a narrativa.

" Certas vezes nos encontramos em situações em que a vida parece nos pregar peças e querer brincar conosco. Movemo-nos para direções que não queremos seguir, mas que por algum motivo precisamos enfrentar."

Nesse livro muitos mistérios são revelados, contudo essas verdades levam os personagens para um grande combate : os erros cometidos no passado e suas consequências. Os capítulos são curtos, tornando a leitura mais rápida e prazerosa.
Uma trama envolvente que logo nas primeiras páginas somos arrebatados para dentro da história cheia de ações e reviravoltas, muitas reviravoltas.
Acredito que o autor quis abordar muitos assuntos com essa história e uma delas é o cuidado que devemos ter a vida moderna, pais que vivem para si mesmo e que obcecados pela sua vida profissional, esquecem de seus deveres como pais deixando seus filhos se sentirem órfãs .
E também a prudência que devemos ter com alguns sentimentos tipo a inveja e a vingança , que podem transformar uma pessoa e a levar a cometer atos impensáveis.

" Permita que apenas as boas sementes ganhem vida e deem frutos."

Uma leitura para lá de especial que eu super indico à todos.

site: https://pedagogaliteraria.blogspot.com.br/2018/03/sementes-esquecidas-no-jardim-resenha.html