Como ler literatura

Resenhas - Como ler literatura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Giuliane.Souza 01/02/2023

Excelente
Esse ano eu estabeleci uma meta para mim mesma de escrever resenhas melhores sobre os livros que leio. E pra isso eu resolvi que seria interessante estudar um pouco da teoria literária.

E acho que comecei pelo livro certo. Terry Eagleton passa a teoria de uma forma leve e divertida. Não usa exemplos absurdos e muito distantes do que eu conhecia. É de fácil digestão.

Super recomendo pra quem tá nessa pegada.
Alex.Costa 01/02/2023minha estante
Estava comentando sobre resenhas esses dias com uma amiga. Percebi que ela sabia muito da coisa. Já vou colocar no próximo da lista

Carol 01/02/2023minha estante
Giuliane, recomendo o livro da Francine Prose, Para Ler Como um Escritor. Ele pode ajudar a aproveitar a leitura de forma mais completa, o que de certa forma também influencia nas suas resenhas.
Desculpa a intromissão, é que quando vejo alguém se empenhando na escrita acho que é minha obrigação recomendar esse livro.

Ana Sá 08/10/2023

Uma aula introdutória ou um divã literário - livro a gosto da freguesa!
"Gostar de uma obra de arte não é igual a admirá-la. Você pode gostar de livros que não admira e pode admirar livros de que não gosta".

O livro "Como ler literatura" pode atender bem a expectativas tanto de leitoras maduras e quanto de leitoras emocionadas. No caso das primeiras, ele é uma ocasião para conceituar aquilo que na prática se percebe (sem perceber) durante leituras literárias; no segundo caso, ele é uma oportunidade de refletir sobre o que ganhamos ao realizar uma leitura mais afastada/menos emotiva.

São cinco capítulos ao todo: "Inícios", "Personagem", "Narrativa", "Interpretação" e "Valor". A meu ver, eles dão conta de passar pelos principais pontos de uma fundamentação introdutória da leitura literária.

O autor não escapa totalmente à secura da linguagem acadêmica, mas traz muitos exemplos práticos (retirados de clássicos) que ajudam bastante no entendimento das ideias por ele defendidas/explicadas (aliás, se você acredita que existe spoiler de clássico, tome cuidado!). Por outro lado, essa mesma noção de clássico deixa o texto preso a um conceito eurocêntrico de literatura; em passagens bem pontuais isso é reconhecido, mas não a ponto de ampliar os horizontes da discussão. Não apontaria essa característica como um defeito, mas como um aspecto que (de)limita a reflexão proposta.

Em síntese, considero este um bom livro para quem quer conhecer um pouco sobre teoria/crítica literária. É um título comumente recomendado a estudantes de Letras, mas que, na minha opinião, é acessível a leitoras em geral. No fim, acho que ele também pode se revelar como um divã literário, nos levando a pensar sobre que leitoras, afinal, somos e/ou queremos ser.
Carolina.Gomes 12/10/2023minha estante
Fiquei curiosa p ler.

Ana Sá 15/10/2023minha estante
Carolina, é um livro básico que entrega o que se propõe a entregar... Eu ia adorar acompanhar seus históricos de leitura!

Karoline 06/08/2020

Recomendo esse livro para todos aqueles que são leitores, independentemente se estudam e/ou trabalham com literatura ou mesmo àqueles que vêem a leitura como um hobby.

Se você encontra prazer em ler literatura, você vai adorar esse livro. É simples assim.

Hannah Andressa Delgado 08/01/2022

Divertido e informativo
Escrito por um grande teórico da literatura, esse livro consegue instruir e proporcionar uma leitura leve e divertida. Importante tanto para os que, como eu, estudam literatura, como para os que apenas amam a arte das palavras.
Amanda 08/01/2022minha estante
Também estou lendo e amando! ?

Mariana Dal Chico 15/06/2022

Como ler Literatura” de Terry Eagleton tem uma edição publicada pela L&PM Editores no formato 21cmx14cm, com tradução de Denise Bottmann.

Esse é um ótimo livro para quem está começando a estudar crítica literária, traz alguns conceitos básicos, com exemplos práticos e uma linguagem acessível a todos.

Mas devo confessar que por vezes esse tom narrativo fica um pouco forçado, parecendo que o autor quer ser seu amigo de qualquer jeito e faz umas piadinhas que, para mim, não deram certo.

Eagleton divide os capítulos do livro em: Inícios (escritores, leiam esse capítulo!), Personagens, Narrativa, Interpretação e Valor. Ele usa exemplos de grandes nomes da literatura para fazer a análise junto com o leitor, apontando os micro e macro aspectos abordados.

Sendo que os micro aspectos geralmente estão ligados à linguagem como:
- textura sonora
- Ambiguidades significantes
- uso da gramática e sintaxe
- atitudes emocionais diante do que é apresentado
- paradoxos, discrepâncias e contradições
- julgar tom, mudanças e variações

As questões macro estão ligadas à:
- personagem
- enredo
- tema
- narrativa

Lembrando que narrativa e enredo são coisas diferentes.
Narrativa: ambientação, diálogo, atmosfera, simbolismo, descrição, caracterização aprofundada dos personagens.
Enredo: faz parte da narrativa, é a ação principal da história, indica como se dá a ligação entre personagens/situações.

Gostei de acompanhar as análises de livros que já li, mas confesso que passei por cima dos livros que não li, por motivos de: spoiler.
Segue uma listinha com os livros que têm spoiler para você não ser pego de surpresa: Harry Potter; Jude, o obscuro; Otelo; O terceiro tira; O assassinato de Roger Ackroyd; Pincher Martin; Castelo de Rockrent; Tempos Difíceis; Grandes Esperanças; Anna Kariênina; Jane Eyre; O coração das Trevas e Lolita. (espero ter anotado todos rsrsrs)

Leitura recomendada para quem quer iniciar no mundo dos estudos literários e também para autores!

site: https://www.instagram.com/p/Ceyz9xZrXHk/

Fabianne 01/09/2022

A arte de literar
Esse livro me provou que tive excelentes professores de literatura na faculdade. Foi um revisão de algumas coisas que já visto, e de outras que ainda não tinha prestado atenção.
Escrito pelo renomado doutor em literatura Terry Eagleton, o livro apresenta várias analises aprofundadas de algumas obras literárias.
Ele pode ser um pouco maçante mas não apresenta um vocabulário técnico tornando o livro simples. Para fazer as análises o escritor acaba dando vários spoilers. Então vai preparado para ver detalhes de alguns livros que talvez ainda não tenha lido. Mas acredito que vale a pena. Porque pode tornar seu olhar literário mais prático, melhorando assim suas futuras experiências.
Cleber 01/09/2022minha estante
Valeu pela dica, estava pensando justamente no spoilers :)

Fabianne 03/09/2022minha estante
Kkkk mas vale a pena.

Ju 28/04/2021

Gostosinho de ler
Talvez eu tenha esperado um pouco mais de teoria, mas como nunca tinha lido um livro desse assunto achei legal ele usar exemplos
Apesar de saber que não existe spoiler de clássicos as vezes ele detalha muito alguns enredos e eu tive que pular algumas páginas por que não queria saber tanto da história antes de ler o livro
Estou lendo um clássico e já percebi algumas mudanças no meu entendimento da obra

Reader Za 22/09/2022

Uma conversa sobre livros e leitura
Adorei o livro! Descontraído sem perder a essência de crítica.

O autor sabe ser engraçado nos momentos certos, e em algumas partes parecia que estava conversando com um amigo sobre livros e leituras. Achei muito fluido e bem escrito sem ser preconceituoso nem pedante.

Recomendo e com certeza é um livro para ter na estante, para consultar e reler?

Rafael.Luna 06/09/2020

Brabo
Surpreendentemente engraçado e teoricamente esclarecedor.

Filipe Candido, o otimista 14/01/2021

Uma ótima alternativa para aqueles que desejam se aprofundar nas leituras e aproveitar melhor essas experiências
nathaliart 14/01/2021minha estante
Terry é ótimo!

Luís 06/06/2022

Acho que comecei a ler com expectativas muito altas pro livro, pq sei que o autor é muito bom e renomado nessa área; mas achei... meio bobo? É bom, é um exercício mental legal, mas ele não apresenta nada demais, na minha opinião. Ele fica melhor nos últimos capítulos, mas assim... bobinho.
Felipe 06/06/2022minha estante
Estou lendo também e minha opinião é a mesma por enquanto.

@vidaliterata 19/03/2022

? Minha nota: 3/5

Esse livro é uma boa introdução a teoria e crítica literária, sendo essencial para estudantes de literatura. Foi meu primeiro livro sobre esses temas.

O autor Terry Eagleton é crítico literário britânico bastante conhecido no meio acadêmica, então ele tem propriedade no que trata. Porém, no quesito humor ele peca, ele tenta fazer várias piadinhas, mas a maioria não fica bem, ou talvez tenha mais sentido na língua inglesa.

O livro é separado em 5 capítulos: Inícios, Personagem, Narrativa, Interpretação e Valor. E em cada capítulo ele trata de cada uma dessas questões sobre um livro ou mais, ele pega vários trechos de livros mundialmente conhecidos e vai analisando linha por linha cada palavra, cada nuance. Ele também dá muitas dicas e exemplos através desses trechos de livros de como interpretar e analisar criticamente o texto.

O autor cita e faz análises de obras estrangeiras clássicas, de Shakespeare a Dickens, por exemplo. No entanto, ele fez uma análise de Harry Potter, da JK Rowling, que achei sensacional. Inclusive, fiquei com vontade de ler vários livros que ele mencionou e analisou.

O Eagleton também faz algumas análises de poemas e até peças literárias; confesso que nessa parte eu fiquei bem entediado, principalmente em relação aos poemas, já que eu não sou muito fã, mas pode agradar os outros.

Eu achei a escrita do autor rebuscada e maçante em vários momentos, não foi tão problemático para mim porque eu uso o dicionário do Kindle embutido, mas pode ser para várias pessoas. Então, tenha isso em mente quando for ler, mas acredito que vale a pena o esforço porque o autor tem muito a ensinar sobre literatura e de como fazer uma análise crítica.

O livro foi bem interessante, porque eu mesmo não fazia ideia, por exemplo, de que num início, no primeiro parágrafo de um livro, dava para pegar várias coisas da história logo de cara. Porque cada palavra, cada trecho é selecionado minuciosamente pelo escritor para dar uma impressão ou efeito que ele quer dar ao leitor, acho isso genial.

Recomendo ele para todos os leitores, principalmente para apreciadores de literatura clássica, que querem melhorar suas análises literárias.
Talles 19/03/2022minha estante
Interessante.

cadupradofr 02/04/2021

Como ler literatura -Terry Eagleton
Leitura fundamental para entrar em contato com alguns conceitos importantes da teoria literária em uma linguagem acessível a todos que se interessam por livros e literatura.
Como era esperado, as obras utilizadas por Terry Eagleton são essencialmente de autores de língua inglesa.
O livro é divido em 5 capítulos intitulados: Inícios, Personagem, Narrativa, Interpretação e Valor.
Recomendo a leitura.

Bea Romanello 29/11/2021

Entre voltar a ler e o surgimento do espaço-tempo vazio, comecei a ficar mais curiosa para entender como as coisas funcionam — o que se pensa ao construir um personagem, como se estrutura essa narrativa, o que o tempo da obra tem a ver com as escolhas do autor?

Descobri esse livro pela @umacertagabi e foi uma das leituras teóricas mais divertidas. O livro percorre por estruturas literárias e explica o que a crítica analisa, mas sem jargões, tornando possível aplicar facilmente.

O livro é recheado de exemplos e análises que te dão vontade de ler as obras citadas — em sua maioria, obras clássicas dos EUA e da Europa, escritas por homens, que pra mim é a principal falha do livro. Apesar do incômodo, foi interessante perceber a minha bagagem literária e conseguir apontar exemplos mais diversos.

Foi uma ótima leitura introdutória e que me deu mais vontade de pesquisar sobre o assunto — todo dia Beatriz pensando na segunda graduação.

Mandark 24/07/2021

Desvelando minha inaptidão.
Um livro que me fez pensar. Pensar em quanto desconheço de literatura e em como minha prática leitora é deficiente. Sempre me considerei uma mente sagaz e capaz de acompanhar sarcasmo, mas me peguei desnudo em minhas limitações ao ser enganado pela narrativa do Terry, que muitas vezes me confundiu e irritou. Mas, ele realmente levantou questões que me trouxeram muitos momentos de reflexão e mudaram minha visão em muitos sentidos. E crescimento nem sempre é agradável, ainda mais o intelectual, não é? Além disso, ele ampliou e muito minha lista de futuras leituras, me apresentando obras e instigando minha curiosidade sobre outras. No final das contas, não posso negar que esse livro me acrescentou e muito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6