Os Flintstones - Volume 1

Os Flintstones - Volume 1 Mark Russel...

Resenhas - Os Flinstones

MF (Blog Terminei de Ler) 16/04/2023

Uma releitura inteligente da clássica animação
HQ “Os Flintstones”, com roteiro de Mark Russell, arte de Steve Pugn e cores de Chris Chuckry. Trata-se de uma releitura da clássica série de desenho animado, concebida pelos geniais William Hanna e Joseph Barbera, em setembro de 1960. A série original, com suas cinco temporadas, é um marco da televisão, tendo sido o primeiro desenho animado a ser exibido em horário nobre, em formato de série contínua com episódios em torno de 30 minutos, sendo também o mais longevo, até ser superado, décadas depois, por “Os Simpsons”.

Os personagens são conhecidos de praticamente todo mundo: temos o casal Fred e Vilma Frintstone, com sua filha Pedrita e, seu casal de amigos e vizinhos, Barney e Betty Rubble, com seu filho adotivo Bam-Bam. Eles vivem em Bedrock, na Idade da Pedra, numa realidade fantástica, onde humanos convivem com dinossauros e outros animais primitivos, e itens do mundo moderno como eletrodomésticos, veículos, etc., são comicamente adaptados a este universo. Divertidos, os episódios exploram a dinâmica da relação entre as duas famílias, interagindo com esse ambiente criativo, em situações inusitadas.

Essa releitura que li foi aclamada por críticos e público como uma das melhores HQs do ano de 2016 e, o grande mérito, reside no roteiro afiado de Russell. A abordagem apresentada possui uma pegada levemente cômica, mas com um tom propositalmente amargo. Não há covardia ao tratar de temas complexos da vida moderna, ainda que a fonte original seja um desenho infantil.

Um parêntese: na primeira temporada da série original, o público-alvo não era tanto as crianças; é notório, por exemplo, campanhas publicitárias de marcas de cigarro atreladas ao personagem principal Fred Flintstone. O foco na criançada só veio com peso após a criação de Pedrita e Bam-Bam, bem depois da estréia.

Retomando… Poderia se supor que a HQ, num primeiro momento, apenas quisesse retomar essa linha de texto focada no público adulto e que se perdeu com os anos, mas é muito mais que isso. Russell não emula o desenho original que, na presente trama, serve mais como ambientação, contextualização e homenagem. O material aqui é novo, original, e propõe o uso de todo esse material disponível criado por Hanna e Barbera para discutir questões modernas, por vezes, delicadas. E isso é feito com muita competência.

Nas relações profissionais, discussões pertinentes sobre ganância, evidenciada na falta de empatia e exploração de trabalhadores desqualificados, precarizados. A alienação ditada, ora pelo consumismo, ora por líderes religiosos exploradores de fiéis. A falta de ética na Ciência (com coragem, inclusive, para usar/cutucar o mestre Carl Sagan). A impunidade com os crimes da classe mais rica, ou melhor, “avançada”. A Política. A domesticação vista por um olhar mais humanizado (por que certos animais podem ser membros da família e outros apenas objetos de consumo?). Nas relações humanas, o conflito de questões como divórcio e homossexualidade diante do conservadorismo. O bullying estudantil. O horror das guerras, com soldados sendo usados de forma descerebrada e cruel. O dilema Ciência x Religião e como isso pode afetar a vida das pessoas. Tudo isso é abordado, em menor ou maior profundidade, de forma inteligente e crítica, nessa HQ dos Flintstones.

Na arte, temos como criador Steve Pugh que, em seu currículo, traz trabalhos em histórias do Homem-Animal e Monstro do Pântano, personagens complexos e com discussões inteligentes. Talvez aí esteja o motivo de sua escolha para essa releitura. O grande mérito de sua arte está no desenvolvimento das expressões faciais, com sentimentos complexos dos personagens sendo apresentados de maneira bem rica, clara. Por sua vez, o trabalho feito nas cores, por Chris Chuckry, explora tons mais claros, por vezes numa paleta que remete à amarelo, que dialoga bem com o conceito de “algo pré-histórico”. Temos um belo trabalho de arte, portanto, que casa bem com o roteiro.

“Os Flintstones” é, de longe, uma das melhores coisas que li em HQ em um bom tempo. Recomendo fortemente!

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2021/08/18/os-flintstones-mark-russell-steve-pugh-e-chris-chuckry/

Lucy 20/01/2023

Sem expectativas, sem decepções
Cada capítulo além de uma história tem toda uma crítica social por traz, porém é extremamente razo. Assim digo dos personagens, achei que a gente ia ver um aprofundamento maior das suas personalidades, mas não. Acho que os desenhos dos anos 60 dão melhores nisso do que essa HQ.

Uma pena, porque essa HQ tinha um potencial incrível, ainda mais no plot do Fred e Barney serem veteranos de uma guerra estúpida (realmente estúpida). Por outro lado, é interessante ter um deslumbre dessa sociedade de Bedrock. Mas né, é só um vislumbre superficial. E foi legal ter a versão da Idade da pedra do Carl Sagan, me faz lembrar dos crossovers que tinha no desenho. Esperando o Bill Hanna e Joe Barbera aparecem a qualquer momento.

Duvido que o próximo volume seja diferente, mas né, já tô aqui. E gostei bastante do Fred e suas dúvidas sobre Casamento.

Clóvis Maia 19/02/2022

Dica
Uma ótima sátira de nossos dias utilizando (e respeitando) um clássico que marcou gerações. Esse quadrinho parece que foi feito pro brazil...

Henry 25/05/2021

Yabba Dabba Doo!
Que delícia! Que sentimento nostálgico foi ler essa HQ e relembrar essa clássica obra de arte de Hanna Barbera.

Mark Russell recolheu tudo que foi feito dessa turma e criou uma história sensacional. Mesmo se passando na Idade da Pedra, a HQ aborda temas EXTREMAMENTE pertinentes e atuais, tais como: política, religião, idéia de casamento, liberalismo e conservadorismo, introdução às "novas tecnologias", capitalismo, dentre inúmeros outros.

Tudo isso combinado com desenhos muito competentes e com cores vivas, que dão um toque muito gostoso à obra.

Como é raro eu dar cinco estrelas para um livro quando ele tem continuação, vou dar quatro, mas querendo muito dar nota máxima na conclusão. Pois eu avalio a obra num geral. Mas admito que achei brilhante. Se fosse volume único, certamente falaria mais e daria a nota merecida. Mas vamos ver se o autor consegue manter a pegada no próximo volume.

Recomendadíssimo!

Marcelo Fernandes 06/01/2021

Quadrinho incrível
Fiquei pasmo em como esse quadrinho apesar de ser de 2017 ainda faz críticas pontuais em assuntos tão discutidos nos últimos tempos. É uma leitura divertida e que ainda mostra diversos pontos nos quais podemos melhorar e precisamos melhorar.

Kauan 28/07/2020

Resenha de HQ: "Os Flintstones", de Mark Russell
A série animada sobre a família Flintstone, produzida pela Hanna Barbera nos anos 60, certamente fez parte da infância de todos, ganhando uma ousada releitura pelas mãos de Mark Russell e Steve Pugh, em 2016. Embora Wilma, Fred e Barney ainda vivam na idade da pedra, esta série de histórias em quadrinhos traz conflitos que refletem e criticam nossa sociedade atual.

Esta obra prima que você precisa ler urgentemente retrata a formação da nossa civilização, sendo uma sátira sobre a construção das estruturas sociais que conhecemos hoje. "Os Flintstones" fala sobre a indústria da guerra, conservadorismo, capitalismo (por que choras, Estados Unidos da América?), política, sexismo, exploração da força de trabalho, patriarcado e até especulação imobiliária.

Leia a resenha completa com fotos das duas primeiras edições, através do link http://www.conexaomista.com.br/2020/07/resenha-hq-os-flintstones-de-mark.html

site: http://www.conexaomista.com.br/2020/07/resenha-hq-os-flintstones-de-mark.html

Eric Rocha - Ersiro 15/07/2020

Surra de críticas sociais
Eu tô no chão da enxurrada e surra de críticas sociais em cada página que existe nessa obra. Por vezes a narrativa consegue alcançar um nível emocionante e poético. Ela nos permite várias reflexões durante toda sua leitura; não consegui simplesmente devorar a história de uma vez, pois precisava dar uma pausa para pensar no que tinha lido.

Vamos lá aos assuntos que a HQ trabalha e/ou questiona: Exploração no trabalho; mão de obra barata; distribuição de renda não igualitária entre os trabalhadores; consumismo desenfreado; as significações da arte para aquele que a cria; tomada de terras dos nativos à força (para colonização, ?civilização? e criação de novas formas de superfaturar dinheiro); guerra e a vida de soldados pós-guerra; pessoas em situação de rua; a incômoda tarefa de se adequar e se identificar em grupos aos quais você não pertencem; o casamento como um negócio financeiro e jurídico, como um modo de garantir uma ilusória segurança, que retira liberdades dos parceiros e produtor da superpopulação, em nome de uma união sagrada; preconceito e tolerância a ideais e modos de vida e de ser diversos; uso de animais para exercerem atividades de benefício humano; a promessa vazia da religião e de uma figura divina para obter o sentido da vida; patriarcalismo; desmatamento; xenofobia; fake news; solidão

O último capítulo é certeiro e vem para questionar o quão sutil e ilusório é a linha da racionalidade e da boa vizinhança e de tudo o que construímos como civilização, e em como isso pode ser destruído de um momento para outro com apenas um gatilho.

O traço e as cores são lindas!

Nota 5 ? ? Favorito!
Gabriel Rodrigues 15/07/2020minha estante
Nossa surpreso, não é o que eu iria esperar de uma HQ dos Flintstones, ironias em relação a vida moderna sim, mas críticas sociais não, muito interessante

Eric Rocha - Ersiro 15/07/2020minha estante
Gabriel, eu também não esperava algo do tipo, principalmente depois de ter lido Scooby Apocalipse, que também é um projeto da DC. Ainda tô desnorteado com essa leitura

Vicente 16/05/2020

Diferente
Quadrinho bem diferente do desenho animado, mas uma das melhores leituras do ano. Excelente crítica social.

Marcos.Vinicius 04/03/2020

O que aconteceu com o conceito de caverna para Platão?
Aqui o conceito de um homem das cavernas é outro, o criticismo ácido acerca de temas relevantes na nossa sociedade atual torna a história com personagens que estamos familiarizados desde sempre em uma grande obra prima

Matheus 08/05/2019

Se o hype fosse menor tinha se saído melhor.
Os Flintstones é uma volta a infância em uma roupagem adulta. Trata de questões sociais, religiosas importantes. Equipara uma sociedade paleolítica aos dias de hoje e faz isso de forma bem humorada.
Mas, a construção dos personagens é rasa, o enredo é simples, as críticas são clichê e as histórias não se conectam, ficam perdidas em uma necessidade desesperada de contar tudo rápido. Para mim é uma HQ desenhada para adultos, com uma narrativa infantil. Não recomendo a não ser que seja muito fã dos personagens. Talvez, se o hype não fosse tão grande nessa releitura do desenho animado a avaliação seria menos severa.

Pedro 15/03/2019

Horrível
Me arrependi de ter pagado dinheiro nisso, recebi ótimas recomendações e não gostei nem um pouco, o quadrinho se baseia basicamente em algumas sátiras sobre a nossa sociedade, política, religião e outras coisas, porém de uma maneira nada original, não é agradável de ler, as histórias e os personagens não são bem desenvolvidos e as críticas em geral são ruins, não recomendo.

Pandora 06/01/2019

Não gostava de assistir "Os Flintstones" quando era criança. Sei lá Fred me parecia alienado e invejoso, Wilma me parecia talentosa demais para ser só dona de casa. O povo me parecia explorado demais, exploração animal e tudo mais. Eu ficava pensando "Qual é a graça?".

Gente, eu sei que sou risonha, mas 80% das vezes eu tô rindo de nervoso, não sou uma pessoa humorada. Quase nunca entendo a piada e desconfio 100%. E quando vejo alguém sendo trapaceador sempre me identifico com quem perde nunca com quem lucra. Devido a tudo isso passei longe dessa HQ, só tendo desejo de ler devido a várias críticas positivas e ainda assim aguardando o pior.

No entanto, estou super surpresa e deliciada. Que trabalho INCRÍVEL! Fazia tempo que não lia algo tão lúdico, inquietante, problematizador e astucioso ao mesmo tempo. O trabalho de Mark Russell e Steve Pugh é MARAVILHOSO! Estou impactada nível quero cecionar todas as edições de "Universo Hanna-Barbera".

Essa é daquelas HQs primorosas que vale a pena ter na estante pois diverte e faz pensar, aquece o coração e nos faz rir com cumplicidade. Simplesmente amei.

Gláucia 31/12/2018

Os Flintstones Volume 1 - Mark Russell e Steve Pugh
O primeiro volume reúne os seis primeiros números. Comprei por causa da nostalgia e foi uma grata surpresa, não sabia o que esperar. Temos aqui uma divertida e sagaz crítica aos tempos modernos, à sociedade e cada parte aborda um determinado tema: lazer, consumismo, religião, casamento, eleições, guerras e até imperialismo.
Espero que os próximos consigam manter o nível.

Lara 22/07/2018

Super atual e divertido.
Trata de temas como consumismo, religião, política e relacionamente de maneira engraçada.É um gibi da época atual, a qual se caracteriza por confusão e alienação.Os eletrodomésticos são um show a parte e nos trazem reflexões muito pertinentes.Uma família moderna da idade da pedra.Arte e cores lindas.Tem um tom de nostálgia para quem assistia o desenho na infância e adolescência.Os balões tem bastante texto.Fiz a leitura de uma vez só, pois é difícil querer parar de ler.

Évely Kynsk 24/06/2018

A sociedade em que vivemos é "das pedras"?
Um quadrinho que faz uma crítica da sociedade atual sobre diferentes assuntos como: consumismo desenfreado, preconceitos, política, trabalho escravo, relacionamentos e mais.
Vale a pena refletir com este quadrinho com uma arte tão bonita de acompanhar.