As Primeiras Civilizações

As Primeiras Civilizações Pierre Lévêque

Resenhas - As Primeiras Civilizações

Karolline.Campos 03/06/2023

Concluído em 03/06
Os textos de autoria do Lévêque são sensacionais e fazem quem nunca se apeteceu muito de Pré-história pensar bastante diferente. O debate fundamentado a partir de uma perspectiva marxista para compreensão da natureza do poder de Império antigos do oriente é simplesmente maravilhoso.

Gostei também dos textos sobre Egito Antigo e sobre os povos hititas. Infelizmente os textos sobre Mesopotâmia e os Indo-europeus foram bastante difíceis de acompanhar...

Uma pena. Mas, no geral, acho que os textos do Lévêque fazem tudo valer a pena. Rende levar essa perspectiva e essa dinâmica para sala de aula. A história têm mais sentido quando se observa por esse tipo de ponto de vista. Achei incrível demais.

Linhares 23/12/2021

O livro é um ótimo ponto de partida para quem pretende estudar antropologia e arqueologia. A parte sobre a civilização egípcia é fantástica, mas achei a leitura bem arrastada em alguns pontos. Quando os autores abordam as sociedades indo-europeias, fica um pouco confuso porque não há uma introdução ao assunto e quem não conhece fica meio perdido. Vale dizer que o livro está escrito no português de Portugal, o que não atrapalha em nada a leitura, mas digo somente para não pegar ninguém desavisado.