Um Pedaço de Madeira e Aço

Um Pedaço de Madeira e Aço Chabouté

Resenhas -

Regis 05/10/2022

Chabouté nessa maravilhosa grafic novel, escreve através de seus desenhos. Ele conta a história de toda uma comunidade através de seus traços em preto e branco. E consegue, através do ponto de vista de um banco de praça, transmitir toda a alma de um bairro e de seus habitantes.
Os desenhos são vivos e transbordam  emoções. O pedaço de madeira e aço também é um pedaço da história de vida das pessoas.
Adorei cada página.
Cleber 05/10/2022minha estante
Também adorei???

Regis 05/10/2022minha estante
Foi diferente de todos os livros que tive contato até agora Cleber, e acho revigorante me deparar com o inusitado. ?

HenryClerval 05/10/2022minha estante
Gostei de te ouvir narrar cada personagem que passou na praça.

Diani Voulga 05/10/2022minha estante
Mais uma grafic novel para a lista ?

Regis 05/10/2022minha estante
Adorei narrar os personagens para você Leandro. E obrigada por me fazer companhia nesse momento tão difícil.

Regis 05/10/2022minha estante
Vai gostar de Chabouté Giovani. ?

HenryClerval 05/10/2022minha estante
Sabe que não precisa agradecer minha linda.

i.need.books 06/02/2023

A história de um banco em uma praça
Nesse livro nós vamos acompanhar a história de um pedaço de madeira e aço (a ideia parece estranha, mas o livro é MUITO bom). É o terceiro livro do Chabouté que li, e simplesmente amei!
É uma graphic novel e as imagens são lindas. Como se diz: uma imagem vale mais que mil palavras.
É estranho como eu me apeguei tanto ao banco durante a história. Muito bom ver a trajetória das pessoas e os acontecimentos. O final me surpreendeu e eu amei!
Recomendo a todos!

Recomendação de idade (minha opinião): +10

@tigloko 13/07/2023

As recordações que um objeto pode guardar...
Uau, que pecado ter demorado tanto pra ler essa HQ. Foi meu primeiro quadrinho mudo e uma excelente porta de entrada. No geral são histórias bem emocionantes, fiquei alguns dias pensativo até poder escrever. Eu nunca imaginei que um objeto, nesse caso um banco de praça, pudesse guardar tantas histórias, tantas recordações. E toda a narrativa ser passada sem uma unica palavra, somente com os desenhos, achei incrível.

O que mais me pegou nesse quadrinho é como são utilizadas as conexões entre as histórias. Se um personagem é de determinada época, ou se tem conexão com outra pessoa apresentada ali. É interessante caçar essas pistas e dar um genuíno sorriso quando você percebe a conexão. Mas também gosto da ideia que o autor trabalha de que o acaso também é uma forma especial de criar boas histórias. As minhas preferidas dessa HQ são dessa forma.

Enfim, quero muito ler mais quadrinhos mudo e também desse autor. Recomendo
Fabrício 13/07/2023minha estante
Tive o mesmo sentimento com essa obra, é genial. "Solitário" do mesmo autor também é excelente. Não é mudo, mas a narrativa conta muito mais do que diálogos.

@tigloko 13/07/2023minha estante
Pow Fabrício vou conferir essa, vlw pela indicação.

Rafael 25/12/2022

Lidando com a monotonia
Para além da história fofa e entrelaçada entre os personagens e dos momentos pontuais de humor ácido, eu me peguei refletindo sobre como lidamos com o tempo e com a rotina durante a leitura desse livro.

Quando cheguei na metade dele, perguntei à minha irmã (que já tinha lido o livro e acabou me emprestando): "Esse livro vai chegar em algum lugar?". Não que não estivesse bom, mas eu não estava conseguindo lidar com a repetição da rotina. Sinto que estamos tão envolvidos com um tempo de velocidade exacerbada que, quando temos que encarar a realidade, o dia a dia e a monotonia da vida, nos incomodamos.

Talvez essa seja uma reflexão mais minha do que do livro em si, mas vi que a leitura me possibilitou (re)pensar a vida por um momento.

hagabrielah 19/05/2020

Não precisa de falas para emocionar
Este é um livro que não tem nenhuma fala, mas ele emociona o leitor mesmo assim.
É uma história linda e cativante não só sobre um simples "pedaço de madeira e aço", mas sobre todas as histórias que ele proporcionou.

Guilherme.Oliveira 21/02/2023

Mais uma obra brilhante e tocante de Chabouté.
Impressionante como ele consegue ser tão tocando em meio ao simples, ao rotineiro, ao cotidiano.

Ir atrás da próxima obra dele agora...

maryelli0 22/12/2023

Sensacional!
Já tinha ouvido falar muito do autor, e sobre essa hq. E, honestamente tinha expectativa bem baixa. Mas ela me provou que eu estava muito errada.

Lindo, muito lindo como o autor (apenas com imagens) consegue mostrar a relevância de um simples banco de madeira. E nele, o reflexo da habitantes da cidade.

Luan Rocha 29/08/2021

Sem palavras
Um descanso, um momento, uma pausa.
Um abrigo, um refúgio, um lar...
Uma cena... Uma encruzilhada...

Apenas um pedaço de madeira e aço.

Nunca imaginei que irá me emocionar tanto com uma história de um banco.

My | @pagesandseasons 31/08/2020

Perfeito
Não tem outra palavra para descrever essa HQ.
Quando vi a galera falando bem, queria entender como a história de um banco poderia ser emocionante, pois bem, é realmente lindo e emocionante, paguei com a língua.
Vale muito a pena a leitura, sem contar que essa edição está igualmente incrível!

Jaqueline 30/04/2022

Adequando expectativas
Criei uma expectativa muito alta para esse quadrinho devido às resenhas e comentários que li. A ideia de mostrar a passagem do tempo e contar histórias da vida cotidiana do ponto de vista de um banco é interessante e muito criativa, porém não funcionou tão bem para mim porque me conecto mais com os textos do que com as imagens das hqs. Por saber disso, já deveria ter adequado a minha expectativa a fim de evitar a decepção (que no caso foi falha minha e não tem absolutamente nada a ver com a qualidade da obra).

Pequod.3 13/03/2022

Um descanso, um momento, uma pausa.
Um ab4igo, um refúgio, um lar ...
Uma cena ... Uma encruzilhada ...

Apenas um pedaço de madeira e aço.

Guilherme.Monteiro 26/12/2021

Sem falas e sem protagonista, apenas um banco de praça presenciando o cotidiano ao seu redor. Parece que a história é sobre o banco, quando na verdade é sobre o viver os pequenos momentos da vida, as curtas pausas do cotidiano em que dão um sentido ao caminhar para frente, o vivenciar um momento só e o compartilhar, sentir a leveza e a dureza da vida, agir no agora e pensar no amanhã. Um simples e belo quadrinho que usa de um objeto inanimado para presenciar a vida em andamento.

Renan Motta 04/08/2021

Uma habilidade que poucos têm
Chaboute se mostra um exímio narrador com Um Pedaço de Madeira e Aço. Você não precisa de balão e diálogos para entender completamente o que está sendo contado. O artista consegue fazer você se divertir com variadas emoções somente com o recurso do desenho.

E que desenho! O domínio do nanquim é primoroso.

Guga 02/07/2021

Sem palavras (literalmente)
Esse livro se trata de um quadrinho do Chabouté, autor francês que tem crescido muito e ganhado destaque no meio da 9ª arte.
Atravéz dos desenhos, e apenas deles, Chabouté conta histórias da vida de vários personagens, e amarra tudo isso a um banco de praça, que é o personagem principal da história, e o que amarra ela.
Gostei muito da experiência e vou recomendar esse quadrinho pra todos meus amigos.