Contos plausíveis

Contos plausíveis Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Contos Plausíveis

Amanda2041 29/09/2023

A maioria dos contos são bons, outros, deixam a desejar no sentido. Ou talvez eu não soube ler eles da maneira correta. Enfim, outras oportunidades surgirão.
O conto que mais me marcou foi "A incapacidade de ser verdadeiro", é realmente tocante.

Henrique Fendrich 06/06/2023

Depois dos Contos de aprendiz, eu fui atrás também desses Contos plausíveis, que foram de leitura igualmente interessante e inclusive motivadora, a ponto de eu achar que poderia também escrever os meus continhos por aí. Drummond foi também um belo prosador, não só poeta.

Viquetoria 02/03/2023

Os contos de Drummond
Fui de curiosa ler os contos de Drummond pois já conhecia os poemas do mesmo autor. Levei um bom tempo pra ler, meio que digerindo aos poucos cada pedaço dessa realidade plausível.
Recomendo pra quem já conhece o escritor.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/03/2022

Publicados originalmente em 1981, numa pequena tiragem, os textos reunidos neste volume são verdadeiros "contos de bolso", como dizia o próprio Drummond. São histórias breves, sintéticas, engraçadas, leves e sempre inventivas. Entre o urbano e o interiorano, o moderno e o arcaico, Contos plausíveis mostra o incrível prazer de Drummond em contar histórias, em inventar causos, em embaralhar e desvendar suas tramas. Há um tom meio anedótico em grande parte delas, revelando um narrador que parece pagar tributo à antiga e venerável tradição dos contadores de histórias.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501063267

Filipe 26/12/2021

O bom humor de Drummond transparece nesta coletânea de contos. É admirável a capacidade do autor de transformar o que seria um fragmento do meio de uma grande história em um conto dotado de início, meio e fim.

Gutemberg.Monteiro 01/09/2021

Drummond em prosa é estado de graça poética!
Essa reunião de "contos" de Carlos Drummond de Andrade é uma das melhores experiências que um fã pode ter.
São textos curtos que apresentam uma carga poética, irônica e fantástica de se admirar, como toda a obra desse poeta!

Bia Brasil 11/04/2021

Foi o meu primeiro contato com Drummond desde muito tempo e fiquei muito satisfeita. Contos também não é algo que eu estou acostumada a ler mas a maneira com que ele escreveu essas narrativas nada plausíveis, sempre me deixava intrigada a "só ler mais uma", dessa forma acabei a leitura mais rápido do que gostaria. Algo muito legal na edição também é que as ilustrações não estão na página do seu conto correspondente, então nós lemos cada conto e ao mesmo tempo vamos tentando entender se já lemos o conto correspondente à ilustração da página ou se ainda não. Gostei muito da experiência!

Maristela 02/03/2021

Gostei demais dos contos , que são breves e claros . Muitos não são nada plausíveis, do ponto de vista da realidade , mas são plausíveis no sentido de serem dignos de aplausos.
Recomendo fortemente

Alannys 10/12/2019

Um lado cômico de Drummond
A obra nomeada "Contos Plausíveis" é uma coletânea de contos escritos por Carlos Drummond de Andrade - um dos poetas brasileiros mais influentes do século XX, marcando a segunda geração do Modernismo brasileiro, além de contista e cronista.

No livro é apresentada uma infinidade de histórias curtas, que dispõem de diversas temáticas, sendo elas alternadas entre narrativas cômicas, críticas e até mesmo românticas.

Individualmente os contos trazem enredos rápidos e burlescos, mostrando ao leitor que "tudo pode acontecer em matéria de contos".

Como o próprio autor cita no conto "Um livro e sua lição", os textos referidos trazem uma "explicação que não explica, pois sendo infinitas as variações, qualquer delas só dura o tempo de leitura de uma página, ou meia".

Todavia não pensem que a leitura é vaga, pois mesmo com tal brevidade, o livro permite que o leitor extraia diversas reflexões de cada um dos textos. Como exemplo a propiciação, já esperada por mim, que autor fez de ponderações com críticas sociais e políticas, sendo todas extremamente polidas e apresentadas de forma leve e despretensiosa.

Esta foi uma leitura extremamente válida e prazerosa, típica da escrita de Drummond, com pitadas de ironia e poesia. Tal combinação resultou numa obra divertida, digna de revisitas e perfeita para passar o tempo, portanto eu a recomendo!

Na Literatura Selvagem 19/12/2017

a poética crua de Drummond
Contos plausíveis reúne mais de cem historietas contadas pelo grande Carlos Drummond de Andrade, que narram situações do cotidiano com toques de fantástico. Com uma escrita carregada de metáforas, Drummond consegue tecer críticas pertinentes à sociedade de seu tempo, e que - apesar de terem sido escritas décadas atrás, ainda se fazem vivas e atuais em nossa época.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/12/contos-plausiveis-poetica-crua-de.html

Anhy Menires 14/02/2013

OS melhores contos de um dos maiores escritores brasileiros

OS contos estão divididos por ordem alfabética, facilitandoao leitor uma busca rápida e fácil.

Carlos Drummond de Andrade mais uma vez abusa de sua intimidade com as palavras, transcrevendo contos plausíveis. Engraçados, reflexivos, espontâneos,os contos estão assim, dividido em cada pagina. Cada história um novo personagem, cada novo personagem um novo enredo.

Recomendo para quem gosta de histórias breves.