O que é encarceramento em massa?

O que é encarceramento em massa? Juliana Borges

Resenhas - O que é encarceramento em massa?

Matt 13/11/2022

ENCARCERAMENTO EM MASSA E O RACISMO NO BRASIL
O texto a seguir trata-se de trechos de uma resenha sobre a obra de Juliana Borges, O que é: encarceramento em massa?, de minha autoria, feita em questão para um trabalho avaliativo.

Juliana Borges além de escritora, é pesquisadora, ativista negra, estuda políticas criminais e relações raciais em Antropologia na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Também escreveu o livro Prisões: espelhos de nós.

A obra, O que é: encarceramento em massa?, é dividido em partes. A primeira é o prefácio, que de início Juliana pede a leitura ?feita com o coração?, e em seguida diz que não irá propor respostas para o tema, mas criar questionamentos, com o intuito de levar o debate adiante, para que o leitor procure novas referências, autores e movimentos.

O encarceramento causa uma morte social ao indivíduo, que mesmo com o ?pós-encarceramento? dificilmente irá restituir seu status social. Ocasionando assim num genocídio contra a população negra, que será excluída da sociedade por causa desse sistema de justiça falho.

Para resolvermos o encarceramento em massa é primeiro necessário resolver diversos outros problemas sociais que contribuem para o mesmo. Como a autora cita, é preciso de políticas que viabilizem o aumento de investimentos e criação de políticas para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que vivem em situação de miséria, pessoas que sofrem pela cor de sua pele,  por seu gênero e identidade sexual.

Joyce 10/06/2021

p*rra mulher, obrigada por esse livro

Curumin 26/12/2020

Atualmente, acredito que é uma das discussões mais apuradas sobre o mundo. Pensar a sociedade sem a punição ilógica e pensar raízes muito profundas do Brasil. Pensar esse mundo livro do encarceramento em massa é enfrentar problemas históricos nossos: o racismo, a pobreza, a desigualdade social, o machismo.

Pra quem nunca teve contato com a discussão, em leitura, como eu, com certeza é um excelente início. A autora lança diversas questões, problemáticas - no sentido científico do termo - que ajudam pensar essa sociedade e o possível caminho pra alcança-la.

Fora o dados e análises que são riquíssimos. Recomendo muito!

vasilisamorozko 14/12/2020

Recomendo
Educou deliberadamente, por décadas, para crer que homens negros, em especial, e pessoas negras, em geral, são criminosos. Não estou falando só de pessoas brancas. Pessoas negras também acreditam e morrem de medo de si mesmas.”

#129 - Uma leitura rápida e de fácil compreensão, ele fala sobre muitos pontos em que nós como sociedade deveríamos nos importar mais para poder fazer algo a respeito. Eu particularmente acho que todos deveriam uma vez na vida ler qualquer livro da coleção Feminismos Plurais, todos eles são excelentes.

Brenda Santos 07/12/2020

DESAFIO LITERÁRIO 2020
7/24

?Infelizmente, encarceramento sempre significou mais do que privação de liberdade.?

Bianca Guirelli 20/10/2020

Um livro de bolso, com uma leitura fácil e rápida, que nos coloca na realidade do cárcere brasileiro. A autora é maravilhosa e o livro é uma verdadeira aula.

Kremjuliane 31/07/2020

Leitura leve e necessária
Quando iniciei a leitura, pensei que a Autora trataria do caos que existe no sistema penitenciário brasileiro. No entanto, enveredou por uma temática que eu amo: feminismo. E de uma forma muito didática demonstrou como o encarceramento de mulheres pobres e negras, na sua maioria das vezes desnecessário, contribui para o colapso desse sistema que desde o início está fadado ao fracasso. Fala da juventude negra e da utópica guerra às drogas. O livro é pequeno! Da pra ler num dia. Mas o seu conteúdo é de uma grandiosidade sem tamanho. Eu daria mais estrelas se pudesse.

pi 15/07/2020

regina 23/06/2020

É um ótimo livro sobre introdução à problemática do encarceramento em massa e cumpre exatamente o que se propõe. Está repleto de dados importantes, introduz questionamentos e estimula o aprofundamento a respeito do tema.

Andréia 22/05/2020

Reflexão
Introdução para entender esse fenômeno na perspectiva do feminismo negro que aborda o racismo, o machismo, o capitalismo e as estruturas de poder como mecanismo histórico de controle e punição de corpos negros.

Uma aula!

Lorena 12/04/2020

Ótimo para entender como o racismo influencia diretamente no encarceramento. Indico para aqueles que estão introduzindo nos estudos acerca do abolicionismo penal.

Juliana 08/05/2019

É preciso saber se você pertence ao público-alvo ideal do livro
O livro não é nada extraordinário, minha leitura foi algo mais próximo de uma revisão de todo conhecimento que já acumulei. Se você já sabe um boa parte do racismo e da história do Brasil esse livro não é para você. Mas não que deva ser desmerecido. O projeto "Feminismos Plurais" é justamente voltado para apresentar X tema a um público que não conheça muito. Só é uma pena que não traga nenhuma perspectiva nova ou ideia própria da autora: tudo é apenas um resumo de todos os pensadores já conhecidos.