Sísifo

Sísifo Verena kast

Resenhas - Sísifo

hgiradi 07/04/2021

Instigante
O livro me fazia viajar nas minhas próprias pedras e processos durante a leitura. Talvez muito mais pelo momento da vida que eu estou, do que pela escrita da autora ? que ainda é um pouco técnica.
Um bom livro pra quem gosta de filosofia, sociologia ou psicologia.

MaywormIsa 29/12/2021

O rolar da pedra
Para quem não conhece, o mito de Sísifo fala de um homem que é condenado a rolar morro acima uma grande rocha pesada num dia quente de sol. Toda vez que ele está quase chegando no topo, a rocha sai rolando morro abaixo e ele tem que recomeçar o trabalho. É um castigo dado pelos Deuses visto que Sísifo quis dar uma de espertinho e driblar a morte.

O livro é um conjunto de mitologia grega e psicanálise e para quem ama ambos assuntos é um deleite. Sobre a leitura em si, eu tive um pouco de dificuldade no começo, mas depois me acostumei com a linguagem, que a priori pode ser um pouco mais densa do que a linguagem de um livro de mitologia.

A autora que é psicanalista nos traz várias reflexões sobre o trabalho vão, o sentido da vida, e sacrifícios que fazemos ao longo dessa jornada rumo ao desconhecido, que é a morte. Outros personagens ilustres da mitologia são citados algumas vezes para enriquecer as reflexões como por exemplo meu querido Hermes, que no tarot é O Mago e também o Psicopompo.

A leitura é riquíssima, eu destaquei diversas frases e com certeza vale a pena ir até o final.

O livro físico é pequeno, não diria que chega a versão de bolso, mas tem um tamanho pequeno, boas páginas em amarelo, letras e fontes ok, a capa poderia ter uma qualidade melhor, eu levei em bolsa de praia algumas vezes e o plastiquinho dos cantos começou a soltar. Não é um livro volumoso também o que facilita o transporte.

Caco 19/04/2021

?Subindo a montanha, sem fazer manha.?
Deparo-me com um mito. Com uma história que me mostra, através de símbolos, conflitos que toda a humanidade experimenta. Mergulhei em reflexões acerca da mitologia, tanto da humanidade quanto a minha, pessoal, individual; e ao mergulhar, percebi que existe em mim, uma grande parcela de Sísifo.
Verena Kast apresenta o mito e a compreensão simbólica por detrás do mito, possibilitando assim, uma leitura rica em sentidos onde angústias se misturam com fascínio e descobertas.
Compreender o mito (no sentido mais aprofundado do termo e não meramente como uma ?liderança política?) de Sísifo, permitiu que pudesse ampliar minha percepção do caminho de vida que estou percorrendo. Leitura breve porém intensa.

MãeLiteratura 11/12/2017

Ótimo livro sobre este mito interessante, Sísifo
Quem aqui gosta de leituras instigantes, que faça pensar, questionar, refletir? Eu amo e vocês?
Gosto muito de livros sobre mitologia e sobre psicologia junguiana. Embora não seja minha área de especialização, estas leituras sempre me chamam a atenção.
Mitologia é um tema sempre muito atual, interessante e instigante. Apesar deste livro ser de psicologia, ele pode ser lido por leigos, pois a leitura é muito agradável e de fácil entendimento.
O mito mostra que a pedra pesada, que representa um grande esforço, tem que ser empurrada por Sísifo morro acima, mas nunca chega à finalização. Sísifo está em contínuo esforço e não encontra a recompensa. Através do estudo do mito, a autora reflete sobre as idéias que associamos a ele, a sonhos e símbolos, elaborando um texto dinâmico e que prende a atenção do leitor começo ao fim.
Resistência, frustração, perseverança, tolerância, obstinação, são alguns aspectos analisados neste interessante livro.
Uma das coisas que mais gostei foram os exemplos que a autora utiliza para explicar o mito Sísifo. Estes exemplos enriquecem o texto e facilitam a compreensão do mesmo.
Durante a leitura separei várias interpretações da autora para compartilhar com vocês. Achei interessante também Verena citar no livro outros autores que estudaram este mito anteriormente.
" A pequena mudança possível, pode tomar o lugar do grande projeto impossível, quando se aceita a repetição."
"...em nossos maiores problemas reside também o nosso maior potencial de desenvolvimento. Nossos problemas nos desafiam constantemente, provocando assim nossa evolução."
A capa ficou linda, ótima diagramação. Letras em tamanho confortável à leitura e páginas amareladas. A escrita da Verena Kast é ótima e a tradução da Denise de Carvalho Rocha é impecável. Texto bonito, bem escrito, sem erros de ortografia, do jeito que a gente adora!Este é o mais novo lançamento desta coleção incrível que conta com mais 8 livros. São eles: Édipo, A Grande mãe e a criança divina; Prometeu; Sêmele, Zeus e Hera; O livro de Lilith; O Herói; Medéia; Eros e Psiquê. Sísifo é o primeiro deles que eu leio e os outros já estão na minha lista de futuras leituras. Recomendo muito esta leitura.

site: http://www.maeliteratura.com/2017/12/livro-sisifo-verena-kent-editora-cultrix.html

Gustavo.Fernandes 14/06/2022

Boa leitura
Linguagem simples e acessível, traz muitos exemplos clínicos. Porém, senti falta de um capítulo descrevendo mais amplamente o mito de Sísifo. A escrita da autora neste livro não é tão bela. Pareceu um texto que ainda poderia ter sido revisado. Não sei se se trata da tradução ou da própria escrita da autora.

Ana 25/07/2018

O Esforço de Sísifo
Livro fino, mas com bastante informações sobre esse mito fundamental. É tão fundamental que ajuda a justificar até mesmo nossa maneira de lidar com a vida. Um texto bastante didático, mas não dispensa o rigor acadêmico é a produção séria de conhecimento sobre a empreitada de Sísifo. O livro também questiona labor da subida e a incapacidade de alcançar o objetivo, por parte do personagem. A autora valoriza também o processo da subida, o rolar da pedra, o esforço como o grande objetivo alcançado.

Tatiana221 05/09/2022

Muito interessante a visão mostrando todos os lados e possibilidades em relação ao mito de Sísifo, mostrando muito mais nossa própria arrogância.

fedgott 08/03/2023

Abrangente e transformador
Livro interpreta o mito de Sísifo de diversos ângulos de forma abrangente e didática.

Traz reflexões significantes para a forma de encarar a vida e eventuais dificuldades.

carlistar 03/10/2023

?O mito diz: seu castigo é não poder desistir.?
Coragem, expectativa, liberdade, heroísmo, autoafirmação, morte, repetições como parte do cotidiano, transitoriedade: Eu diria que esses são os aspectos mais recorrentes na obra da psicanalista Verena Kast, que trouxe aqui uma interpretação sobre Sísifo pautada por pontos de vista distintos e referências contundentes, e conseguiu então formular uma visão que foge da comum desilusão que atribuímos a este mito. Leitura fascinante.