Bile Negra Oscar Nestarez

Resenhas - Bile Negra

Ismael.Chaves 17/10/2023

Uma das grandes obras do terror nacional
É até difícil achar palavras para descrever as sensações vividas após a leitura de "Bile Negra", do escritor Oscar Nestarez.

Com uma trama que aborda fortemente a delicada questão da depressão, o livro inicia devagar, com uma pegada mais leve, mas desenvolvendo gradativamente uma atmosfera que vai ficando mais (e mais) pesada, a medida que enreda seus personagens (ou será apenas um personagem?) numa teia de desespero, incompreensão e decadência, diante de um mal desconhecido e aterrador que afundará o leitor direto num mundo de pesadelo e loucura! Mas, será que é tudo real ou está tudo dentro da cabeça de Vex, traumatizado desde sempre com bebidas, drogas e a depressão?

Pense em uma mistura de "Os Invasores de Corpos" de Jack Finney com a mitologia de H.P Lovecraft. Estão abertas as portas para o limiar da loucura!

Psicológico, sensorial e catártico. Um dos melhores livros de terror que eu já li, sem dúvida!

Zeh 27/07/2022

A insanidade tornando-se real
O autor nos leva para uma espécie de pandemia onde a fenda na alma das pessoas se torna palpável e visível. Com uma narrativa tensa, pesada e violenta, Bile Negra nos entrega uma ficção talvez não tão distante da realidade. Recomendo imensamente, mas apenas para quem histórias opressoras e transgressoras não seja um incômodo.

Josy 16/06/2022

"A mente de cada um é um universo fechado a todos os demais"
Conheci Bile Negra através de um vídeo no TikTok, que mostrava livros pra ler em um dia; Como o homem (no caso, a mulher) faz planos e deus ri, eu levei muito mais que isso pra terminá-lo. Entretanto, não foi de forma alguma, demérito do livro, pelo contrário.

Bile Negra é um livro instigante, com firmes traços de Lovecraft e seu horror cósmico, nas entidades, alucinações e no cerne e Clive Barker, outro mestre da literatura de terror visceral. Dessa forma, ainda que possamos ver nitidamente de onde vieram as inspirações para o livro, ele é bastante original em sua execução.

Há todo um ar de mistério entre as páginas do livro, inclusive fragmentos de pesadelo, não sabemos se esses são os piores pensamentos de Vez, se o primeiro e mais real deles é uma lembrança, não sabemos o que aconteceu com a terapeuta dele, nem com o resto do mundo, muitas coisas ficam em aberto após o final e talvez seja esse um dos principais objetivos de um livro sendo cumprido: gerar no leitor uma dívida inquietante e uma necessidade por mais.

Para os amantes de contos de terror, apocalipse e distopias, um deleite.

Albatroz2 01/02/2022

Sem palavras !
Que livro rico, e quando digo rico refiro-me a todos os sentidos imagináveis e inimagináveis.

Bem escrito, bem ambientado, tudo faz sentido, TUDO, nada é enchimento de linguiça.

Na música de Hanz Zimerman interstellar: main theme épic piano solo, esse livro é PERFEITO. ?

Não vou falar mais pois posso dá spoiler então se gosta de horror, de cenas sangrentas perfeitamente escritas, o sobrenatural de dar arrepio na espinha e com um final devastador, leia.

Ah! É um livro enigmático, perfeitamente perfeito.

Um Livraço, prepare-se para sentir que tudo é desesperador, melancólico e triste em uma realidade onde a esperança não existe.

Gárgula 03/02/2021

Bile Negra, de Oscar Nestarez
O segundo livro do Leitura no Canto
O livro Bile Negra, de Oscar Nestarez, foi escolhido por votação entre os participantes do grupo de leitura coletiva Leitura no Canto. Como o tema do mês de agosto de 2020 foi terror, ele concorreu com outros dois e ganhou. Publicação da Pyro Books, o livro é o primeiro romance do autor.

O livro levantou controvérsias e discussões dentre os nossos membros e é sempre bom ver como o mesmo livro é lido e percebido por cada pessoal. Dessa maneira eu indico demais aos nossos leitores que participem de grupos de leitura pois eles são sempre enriquecedores.

Uma atmosfera que se adensa
Começando bem devagar, o autor vai pouco a pouco nos apresentando os sinais de que existe algo errado, no sentido sobrenatural, com as pessoas. Em primeiro lugar eu inclusive me perguntei se era apenas um delírio do protagonista para em seguida perceber os eventos bizarros começam a aparecer à todo canto.

A narrativa ganha velocidade, entrando em um ritmo alucinante, enquanto uma atmosfera terrível se adensa como as nuvens negras que prenunciam o temporal. Os protagonistas são pessoas completamente normais e talvez até normais demais. É provável que por isso a narrativa ganhe, ao meu ver, mais força visto que não temos heróis aqui e sim apenas indivíduos medianos.

Vex, que é o protagonista, possui traços egocêntricos bem marcantes que vão sendo aflorados durante sua trajetória na história e nas relações com os demais personagens. Como tudo está sendo distorcido pela maldita bile negra, até isto pode ser uma intensificação de sua personalidade.

A fim de evitar problemas para os leitores desavisados, o livro possui cenas bastante fortes de violência e até mesmo gatilhos de abuso.

Conclusões finais
Em síntese um livro rápido e bastante sinistro. A sensação de estarmos sem opção e por isso estarmos sendo cercados cresce muito a cada página. Prepare os dedos, pois a chance de serem devorados é enorme. Tempo é um luxo que não existe aqui nessa história.

Além disso traz algumas cenas mais excitantes, que acabam por distrair o leitor por meros segundos enquanto a loucura continua sua expansão pela população da cidade. Talvez pelas doses de adrenalina que já estejam na veia o tesão acaba aflorando. Só vivendo uma situação assim para saber e espero não viver nunca!

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/10/15/bile-negra-de-oscar-nestarez/

Elizangela 28/12/2020

Poderia ser melhor.
Um livro para ler quando se quer fugir da rotina literária. Um enredo básico, sem muitos rodeios e também sem muita noção de início ou fim. Mexe com nossos medos mas não nos deixa com medo. Fraco.

Bruna Lima 24/12/2020

Aquele tipo de leitura que você termina e precisa respirar para entender tudo que aconteceu. Bom no decorrer do livro essas "paradas" acontecem para você conseguir assimilar aquilo que foi lido (no último capítulo, confesso precisei reler).

A escrita do Nestarez é fantástica, mesmo usando alguns termos "mais cultos", ela não é cansativa, nem tediosa. Além disso, é muito visual, o que permite o leitor mergulhar na história de uma maneira incrível.

O livro possui muitas cenas vivas, aliadas ao nível de grotesco surreal e incrível, com tamanha qualidade de escrita e descrição.

É muito interessante como o autor conduz a história, mesclando com capítulos que constroem e se amarram de forma bem intrigante.

No livro acompanhamos Vex, que após passar por trauma, começa aos poucos retornar a "sua vida normal", entretanto, quando ele acha que tudo iria alavancar, esse se vê em meio a uma pandemia, Bile Negra, que começa a se expandir de maneira rápida, causando uma desordem, e estado de intensificação dos humores, fazendo com que os extremos dos sentidos humanos (e não) sejam expostos. Com isso, Vex busca maneiras de driblar essa, e manter-se a salvo.

Bile Negra é um livro que permite o leitor mergulhar e cavar as profundezas da melancolia, mas não somente, como também a obscuridade dos sentidos, mesclando realidade e devaneios. Fantástico!!!

Danilo 14/12/2020

O Horror de Nestarez
É incrível como Oscar Nestarez cria um cenário angustiante, envolto em mistério, que aumenta progressivamente ao ponto de engolir cidades inteiras. A narrativa é bem estruturada, espaça por episódios breves de "bile negra", enquanto os personagens tentam fugir de algo que parece tão inevitável quanto a velhice, tamanho o perigo que essa "epidemia" representa no livro.

Devo ter lido mais de 100 páginas direto até terminar o livro. Mesmo o início do primeiro ato começa caminhando devagar, ao mesmo tempo apresentando os personagens enquanto o horror se desenvolver no background, e relacionando tudo cada vez mais com o personagem.

Não achei o final ruim de maneira alguma, mas pareceu apressado.

Infelizmente, o livro citado sobre a bile negra, que parece a princípio fundamental a trama é usado apenas como exposição, sem uma utilidade prática.

@livrodores 17/11/2020

Bile Negra
Um terror psicológico que é desenvolvido lentamente, cheio de enigmas durante o enredo, desses que vão deixando os pelos do corpo todo arrepiado, até chegar em um desfecho de tirar o fôlego, eu confesso que adoro e você?

Vex está tentando superar um trauma e ao recuperar sua ligação com os antigos amigos vê o mundo mudar a sua volta, uma pandemia se espalha, os olhos escurecem, faz com que a pessoa tenha pensamentos ruins, agressivos, nos piores casos ficam psicóticos e gosmas pretas saem dos seus corpos!

Vex havia pegado um trabalho para fazer tradução, nela encontramos a Teoria Humoral onde acredita-se que o bom funcionamento do corpo e da mente depende de vários equilíbrios, a Bile negra representa o desânimo, tristeza e melancolia que é retratada no livro e começa fazer total sentido, não só pelo momento que estamos vivenciando, mas pelas profundidades da alma!

É perceptível quanto Vex sente um incômodo desde o início e é ao lado de seu amigo CG que vai ao interior em busca de ajuda, o caminho é cheio de acontecimentos horríveis e percalços assustadores, o medo do desconhecido, da tristeza profunda e avassaladora, a tentativa de se salvar, tudo causa tensão!

A teoria sobre o surgimento do vírus é rápida, o que me deixou com vontade de entender melhor, também trás um toque de maldade que faz ligações entre o início e o fim de toda história, confesso ter relacionado, mas sofrido mesmo assim com o desfecho, pois desejava redenção e salvação!

Heloisa 15/11/2020

Claustrofóbico e Angustiante.
Gostei demais da escrita, a história flui muito bem, terrorzão cru e impiedoso e que final !!!
Albatroz2 01/02/2022minha estante
Ah MDS eu amei o final

dai bugatti 19/04/2020

Mais atual impossível
Quando li ?Bile Negra?, não imaginei que passaríamos por uma pandemia logo na sequência e o que livro teria tanta ligação com a realidade.

Por ser um estudioso e trazer a teoria humoral pra a base do livro, Oscar Nestarez marca sua estreia na literatura com uma excelente obra.

Imagine você, que todos estão sendo tomados por algo obscuro e que você pode ser o próximo. O que você faria? Para onde iria? Estaria a salvo?

Isah Conti 15/04/2020

Para mexer com seu psicológico!
"A mente de cada um é um universo fechado a todos os demais."

Iniciamos acompanhado Vex em uma das suas consultas a psiquiatra, ao que tudo indica ele está se tratando de uma depressão. Tudo muda quando recebe a proposta de um amigo para fazer a tradução de um livro, a proposta da história é sobre a Teoria Humoral - A teoria humoral de Hipócrates defende basicamente que o corpo humano se compõe de quatro substâncias que recebem o nome de ?humores?. Elas devem manter um perfeito equilíbrio entre si. Quando perdem esse equilíbrio, surge a doença, tanto do corpo quanto do espírito.

Coisas estranhas começaram a acontecer a partir desse dia, Vex percebe que algo está tomando conta das pessoas ao seu redor, seus olhos estão ficando escuros e parecem ser alimentados por um fúria negra. O terror toma conta e ele tenta procurar seus amigos para tentar salva-los.

Como uma espécie de goma preta e que se espalha como uma pandemia, esse vírus está o deixando perturbado. Já não se sabe em quem pode confiar, ninguém ainda conhece uma cura e o pior pode acontecer.

- Apesar de o gênero ser terror e algumas cenas serem difíceis de serem lidas, acredito que mesmo que não esteja acostumado vai conseguir ler e desfrutar desse livro tranquilamente, ele é super curtinho e fluído. A principal proposta desse livro (na minha opinião) é mexer com seu psicológico. É aquela mistura de ser real ou não, sobre perder a rédeas de si próprio e tudo a seu redor.

- Fazia tempo que não pegava um livro assim, o final, vai incomodar muitos leitores, mas para mim foi o ponto chave. Terminei e corri fazer pesquisar para conseguir entender e formular uma teoria para tudo o que digeri durante a leitura, Oscar desenvolveu uma trama que prende e não é tão extensa, uma obra com várias possiblidades de interpretação. Fica aqui a dica mais uma história que me tirou da zona de conforto.

Alida Rinara 06/07/2019

Bile Negra
O livro considerado como o "melhor romance de horror", obtendo o prêmio ABERST de 2018, relata a história de Vex em primeira pessoa. Este estava passando por momentos difíceis, sofreu uma perda muito grande e estava tentando lidar com a ajuda de uma psicóloga. Ao sair de uma das suas sessões se depara com uma moça com os olhos meio escurecidos. Também repara que alguns de seus amigos estão com esse olhar escurecido, agindo estranhamente, perdendo o controle da mente, até que descobrem que as pessoas estão sendo contaminadas por um vírus, a bile negra. E Vex tenta, com todo sua força, conter esse avanço.
Esse, é um livro difícil de resenhar, o autor deixa um final que cabe aos leitores interpretarem. Será tudo isso, um pesadelo? Uma imaginação? Ou será real?
Cada leitor interpreta de uma maneira, mas no livro o autor deixa alguns indícios do que realmente aconteceu.
A escrita é muito bem construída, prende a atenção do leitor desde o começo. É um thriller psicológico que nos faz pensar, justamente por fazer uma ligação com a sociedade na qual presenciamos, onde os dias ruins e escuros estão cada vez mais presentes.
Enfim, o livro é fascinante. Super recomendo essa leitura

Vitor Silos @vitus_livrus 30/05/2019

Terror psicológico
O livro segue o jovem Vex, um tradutor gente boa que leva a vida tranquila até perceber as estranhezas ao seu redor. Aos poucos, as pessoas vão perdendo o controle da própria mente e o caos se instala.
O livro é extremamente interessante e parte da Teoria Humoral, onde se acredita que o bom funcionamento do corpo e mente depende do equilíbrio entre os humores. O livro explora um deles, a bile negra ou melancolia.
Com essa informação em mente, o livro ganha outros contornos, prepare-se para ler algo totalmente diferente, um terror psicológico bem elegante.
Várias teorias são criadas, o que importa é que o livro deve ser lido de mente bem aberta.
Sonho? Pesadelo? Vida real? Cada um possui sua interpretação e no final, fiquei de queixo caído com certas ligações que o autor faz com o início do livro.

@cine.literario 20/05/2019

?Nascido em São Paulo, Oscar Nestarez é pesquisador da literatura de horror, sobre a qual já publicou diversos artigos e o estudo Poe e Lovecraft: um Ensaio sobre o Medo na Literatura (2013). No campo da ficção, é autor de Sexorcista e Outros Relatos Insólitos (2014) e Horror Adentro (2016). Bile Negra é seu primeiro romance.?
"A vida era o absurdo grotesco de sempre, a coleção de tropeços no escuro, de precipício a precipício e do início ao fim, mas era a vida. Isto?o que hoje há?não é mais vida."
Causada por uma perigosa substância que age como um verme sanguessuga apoderando-se fatalmente da vida humana, uma pandemia se alastra por bairros, cidades e países. Vex, um jovem tradutor, precisará recrutar todas as suas forças para conter este terrível avanço.
O livro nos introduz à mente conturbada de Vex, que após sofrer uma grande perda, passa a fazer acompanhamento psiquiátrico na esperança de superar todo trauma e luto que ficaram. Ao perceber que está se sentindo bem, aparentemente, resolve então que é hora de voltar à ativa, de seguir em frente.
Porém, durante uma de suas sessões, se depara com uma jovem de aparência estranha, a esclera dos olhos da garota estão totalmente tomadas por um negro aterrorizador. Assustado e sem saber direito como proceder diante de tal situação, ele passa a se deparar com cada vez mais pessoas que foram afetadas por esta medonha gosma preta e busca entender a situação atual em que vive, tentando compreender o comportamento dos indivíduos infectados à sua volta.
Esse livro ganhou o prêmio Aberst de literatura de 2018, como melhor romance de horror". Ao lê-lo, logo tomei conhecimento de que não é a toa, uma vez que Nestarez desenvolveu uma obra única, com um enredo inovador que mexe com a imaginação de seus leitores. As 163 páginas nos proporcionam uma leitura rápida, possui uma narrativa muito dinâmica, densa e perturbadora. O autor usa de uma linguagem bastante requintada repleta aí de referências para criar toda essa trama que, vale ressaltar, é ambientada na cidade de São Paulo. História muito bem elaborada e envolvente. Me senti assistindo a um filme daqueles dos anos 80/90 em que há zumbis e epidemias e pessoas tentando fugir para um lugar seguro, enfim.. há diversas passagens que nos permite imergir de uma forma sensacional na vida do protagonista. Um livraço que conseguiu desgraçar minha mente (de uma forma positiva, é claro) de tão bom e insano!!
Essa edição conta com algumas páginas negras entre um capítulo e outro, além de detalhes em respingos que representam a tal gosma preta (achei bastante criativo), está maravilhosa por sinal. Diagramação perfeita, tudo muito caprichado.
Recomendo a obra a qualquer um que se interesse pelo tema, Nestarez é, sem dúvida, uma aposta certa. Podem confiar! Já quero devorar mais obras do autor ??