Bile Negra Oscar Nestarez

Resenhas - Bile Negra

Albatroz2 01/02/2022

Sem palavras !
Que livro rico, e quando digo rico refiro-me a todos os sentidos imagináveis e inimagináveis.

Bem escrito, bem ambientado, tudo faz sentido, TUDO, nada é enchimento de linguiça.

Na música de Hanz Zimerman interstellar: main theme épic piano solo, esse livro é PERFEITO. ?

Não vou falar mais pois posso dá spoiler então se gosta de horror, de cenas sangrentas perfeitamente escritas, o sobrenatural de dar arrepio na espinha e com um final devastador, leia.

Ah! É um livro enigmático, perfeitamente perfeito.

Um Livraço, prepare-se para sentir que tudo é desesperador, melancólico e triste em uma realidade onde a esperança não existe.

Josy 16/06/2022

"A mente de cada um é um universo fechado a todos os demais"
Conheci Bile Negra através de um vídeo no TikTok, que mostrava livros pra ler em um dia; Como o homem (no caso, a mulher) faz planos e deus ri, eu levei muito mais que isso pra terminá-lo. Entretanto, não foi de forma alguma, demérito do livro, pelo contrário.

Bile Negra é um livro instigante, com firmes traços de Lovecraft e seu horror cósmico, nas entidades, alucinações e no cerne e Clive Barker, outro mestre da literatura de terror visceral. Dessa forma, ainda que possamos ver nitidamente de onde vieram as inspirações para o livro, ele é bastante original em sua execução.

Há todo um ar de mistério entre as páginas do livro, inclusive fragmentos de pesadelo, não sabemos se esses são os piores pensamentos de Vez, se o primeiro e mais real deles é uma lembrança, não sabemos o que aconteceu com a terapeuta dele, nem com o resto do mundo, muitas coisas ficam em aberto após o final e talvez seja esse um dos principais objetivos de um livro sendo cumprido: gerar no leitor uma dívida inquietante e uma necessidade por mais.

Para os amantes de contos de terror, apocalipse e distopias, um deleite.

dai bugatti 19/04/2020

Mais atual impossível
Quando li ?Bile Negra?, não imaginei que passaríamos por uma pandemia logo na sequência e o que livro teria tanta ligação com a realidade.

Por ser um estudioso e trazer a teoria humoral pra a base do livro, Oscar Nestarez marca sua estreia na literatura com uma excelente obra.

Imagine você, que todos estão sendo tomados por algo obscuro e que você pode ser o próximo. O que você faria? Para onde iria? Estaria a salvo?

@livrodores 17/11/2020

Bile Negra
Um terror psicológico que é desenvolvido lentamente, cheio de enigmas durante o enredo, desses que vão deixando os pelos do corpo todo arrepiado, até chegar em um desfecho de tirar o fôlego, eu confesso que adoro e você?

Vex está tentando superar um trauma e ao recuperar sua ligação com os antigos amigos vê o mundo mudar a sua volta, uma pandemia se espalha, os olhos escurecem, faz com que a pessoa tenha pensamentos ruins, agressivos, nos piores casos ficam psicóticos e gosmas pretas saem dos seus corpos!

Vex havia pegado um trabalho para fazer tradução, nela encontramos a Teoria Humoral onde acredita-se que o bom funcionamento do corpo e da mente depende de vários equilíbrios, a Bile negra representa o desânimo, tristeza e melancolia que é retratada no livro e começa fazer total sentido, não só pelo momento que estamos vivenciando, mas pelas profundidades da alma!

É perceptível quanto Vex sente um incômodo desde o início e é ao lado de seu amigo CG que vai ao interior em busca de ajuda, o caminho é cheio de acontecimentos horríveis e percalços assustadores, o medo do desconhecido, da tristeza profunda e avassaladora, a tentativa de se salvar, tudo causa tensão!

A teoria sobre o surgimento do vírus é rápida, o que me deixou com vontade de entender melhor, também trás um toque de maldade que faz ligações entre o início e o fim de toda história, confesso ter relacionado, mas sofrido mesmo assim com o desfecho, pois desejava redenção e salvação!

Danilo 14/12/2020

O Horror de Nestarez
É incrível como Oscar Nestarez cria um cenário angustiante, envolto em mistério, que aumenta progressivamente ao ponto de engolir cidades inteiras. A narrativa é bem estruturada, espaça por episódios breves de "bile negra", enquanto os personagens tentam fugir de algo que parece tão inevitável quanto a velhice, tamanho o perigo que essa "epidemia" representa no livro.

Devo ter lido mais de 100 páginas direto até terminar o livro. Mesmo o início do primeiro ato começa caminhando devagar, ao mesmo tempo apresentando os personagens enquanto o horror se desenvolver no background, e relacionando tudo cada vez mais com o personagem.

Não achei o final ruim de maneira alguma, mas pareceu apressado.

Infelizmente, o livro citado sobre a bile negra, que parece a princípio fundamental a trama é usado apenas como exposição, sem uma utilidade prática.

Bruna Lima 24/12/2020

Aquele tipo de leitura que você termina e precisa respirar para entender tudo que aconteceu. Bom no decorrer do livro essas "paradas" acontecem para você conseguir assimilar aquilo que foi lido (no último capítulo, confesso precisei reler).

A escrita do Nestarez é fantástica, mesmo usando alguns termos "mais cultos", ela não é cansativa, nem tediosa. Além disso, é muito visual, o que permite o leitor mergulhar na história de uma maneira incrível.

O livro possui muitas cenas vivas, aliadas ao nível de grotesco surreal e incrível, com tamanha qualidade de escrita e descrição.

É muito interessante como o autor conduz a história, mesclando com capítulos que constroem e se amarram de forma bem intrigante.

No livro acompanhamos Vex, que após passar por trauma, começa aos poucos retornar a "sua vida normal", entretanto, quando ele acha que tudo iria alavancar, esse se vê em meio a uma pandemia, Bile Negra, que começa a se expandir de maneira rápida, causando uma desordem, e estado de intensificação dos humores, fazendo com que os extremos dos sentidos humanos (e não) sejam expostos. Com isso, Vex busca maneiras de driblar essa, e manter-se a salvo.

Bile Negra é um livro que permite o leitor mergulhar e cavar as profundezas da melancolia, mas não somente, como também a obscuridade dos sentidos, mesclando realidade e devaneios. Fantástico!!!

Day Morais - @daihanydemorais 14/01/2019

Impressionante!
O livro me deixou completamente envolvida com a história, me vi totalmente comovida com toda aquela situação e sentindo quase que na pele o que Vex e seus amigos estavam passando. O livro tem uma áurea pesada, uma linguagem forte. Uma escrita fenomenal que você encontra desde expressões em latim até palavrões dos mais F#d@S. Do meio para o final é completamente impossível largar o livro até terminar a leitura pois é eletrizante.
O último capitulo me deixou um pouco confusa, mas reli e depois de um bate papo com a minha amiga Regina conseguimos chegar (ou não) a uma conclusão dos fatos..rsrs
Ótimo, realmente de leitura obrigatória para os amantes de terror!

A resenha completa está no blog.

site: http://www.lendo1bomlivro.com.br/2019/01/resenha-bile-negra.html
Pepi 15/01/2019minha estante
Deu vontade de ler

Day Morais - @daihanydemorais 22/01/2019minha estante
Tem que ler!!

Pepi 23/01/2019minha estante
Não achei pdf :(

@livrosegatos 19/05/2019minha estante
Compartilha cmg o que vocês decidiram pq eu não entendi nada kkkk

Letty 16/07/2019minha estante
Me fala a conclusão que vocês chegaram do final dele!! Tô tentando digerir ainda pra ver se eu entendi certo hahahaha

Heloisa 15/11/2020

Claustrofóbico e Angustiante.
Gostei demais da escrita, a história flui muito bem, terrorzão cru e impiedoso e que final !!!
Albatroz2 01/02/2022minha estante
Ah MDS eu amei o final

Vitor Silos @vitus_livrus 30/05/2019

Terror psicológico
O livro segue o jovem Vex, um tradutor gente boa que leva a vida tranquila até perceber as estranhezas ao seu redor. Aos poucos, as pessoas vão perdendo o controle da própria mente e o caos se instala.
O livro é extremamente interessante e parte da Teoria Humoral, onde se acredita que o bom funcionamento do corpo e mente depende do equilíbrio entre os humores. O livro explora um deles, a bile negra ou melancolia.
Com essa informação em mente, o livro ganha outros contornos, prepare-se para ler algo totalmente diferente, um terror psicológico bem elegante.
Várias teorias são criadas, o que importa é que o livro deve ser lido de mente bem aberta.
Sonho? Pesadelo? Vida real? Cada um possui sua interpretação e no final, fiquei de queixo caído com certas ligações que o autor faz com o início do livro.

Encanto Literários 30/10/2018

Resenha - Livro - Bile Negra
|| RESENHA || -
Resenhado por - Ingrid Sousa - [Título: Bile Negra] - [Autor: Oscar Nestarez] - [Editora: Empíreo] - [Número de páginas: 163 - Números de capítulos: 34]
|| Sinopse || - Vex é um tradutor de livros na editora de seu amigo Môa. Após passar por um trauma psicológico envolvendo sua família, se manteve afastado por dois anos em tratamento. Se sentindo melhor, ele resolve voltar a sua rotina. Após uma noitada de curtição com seus amigos, no dia seguinte seu amigo Môa lhe entrega um calhamaço para tradução. Em suas páginas traz consigo teorias de um autor anônimo acerca da Bile Negra, que tem o poder de mudar os sentimentos, o humor e interferir no psicológico das pessoas. Quando Vex se depara com acontecimentos que têm correlação com o livro, o seu momento de estabilidade é ameaçado por uma espécie de gosma preta que infecta quem a olha. Como vez irá fugir disso, como não se entregar aos pensamentos ruins causado por esse tipo de infecção?
|| Impressões ||

° O livro traz um suspense, uma apreensão muito grande que me deixou com medo em vários momentos (sim, sou medrosa). Mas nesse caso é o jogo psicológico.
° Vex vê todos a sua volta ser infectado, e na tentativa de se salvar e salvar seus amigos ele decide fugir para um lugar onde julgar ter zero contato humano. Podendo assim ter uma oportunidade de sobrevivência.
° Essa epidemia está espalhada por todos os lugares. Ninguém sabe de onde veio, quem foi o primeiro infectado nem como se cura.
° É uma verdadeira loucura os seus efeitos nas pessoas. É tem umas cenas, que me deixaram mais apreensiva. Mas o livro é muito bem escrito, o autor nos conduz pelas páginas do livro, de uma magnitude espetacular. Não é nada cansativo o livro é super rápido e gostoso de se ler. Uma leitura incrível ao mesmo tempo que é eletrizante é também aflitante.

site: https://encantoliterarios.wordpress.com/

Mundo da Vavah 12/11/2018

Oi pessoal
Hoje é dia de #resenhadaVavah com um livro maravilhoso da minha querida editora parceira @editora.empireo
Nessa história envolvente, perturbadora, assustadora e cheia de mistérios, vamos conhecer Vex, um jovem tradutor, que está prestes a viver fortes emoções.
Vex, viveu alguns traumas recentes em sua vida e está passando por acompanhamento psiquiátrico.
Nessa tentativa de voltar a vida ativa, retorna ao convívio de seus amigos e ao trabalho. Vex, neste momento, com auxílio de um de seus amigos, vai trabalhar em um livro que trata sobre a teoria humoral, que define a vida, como um equilíbrio entre os 4 humores: sangue (quente e úmido), fleuma (fria e úmida), bilis amarela (quente e seca) e bilis negra (fria e seca). Sendo que grande parte das nossas doenças derivam de um desequilíbrio entre esses humores, cuja causa principal seria as alterações vindas dos alimentos, ou seja, somos um poço de desequilíbrio (pelo menos no meu caso rsrs...)
Acontece que uma pandemia começa a tomar conta das cidades, inclusive atingindo seus amigos e aos poucos todos os locais que frequenta. O caos se instala e as pessoas afetadas não conseguem dominar seus pensamentos e atitudes. É extremamente devastador e catastrófico.
Vex então, se vê obrigado a tentar solucionar essa "guerra" e para isso precisa inclusive se afastar da cidade.
O que resta saber agora é se realmente ele vai conseguir uma solução e se a distância irá poupá-lo dessa peste. Afinal até onde esse "monstro" pode ir? E o que poderá detê-lo? Como salvar seus amigos e até a humanidade?
Me envolvi completamente com a história, fiquei ansiosa pelas respostas e consegui sentir tudo o que Vex narrava, o medo, a angústia, o pavor, até a dor...a escrita do autor @oscarnestarez é fluida e arrebatadora ao mesmo tempo. Ele consegue te levar para a história como se realmente fosse um personagem.
Garanto que você não conseguirá se desligar do livro enquanto não chegar ao final. E falando nele, o final, é totalmente surpreendente, que te deixa em um misto de sentimentos fazendo com que continue ainda por horas a fio refletindo sobre tudo que leu.

Livros e lírios 07/02/2019

LEIAM!!! ???
O que falar sobre Bile Negra?
Darei a vocês 5 motivos para ler o romance do @oscarnestarez. ???
1) Já ouviu falar sobre "Teoria dos humores"? Pois deveria. Confesso que não conhecia/ não me lembrava. Pesquisei a respeito e ainda estou bem reflexiva. Dá um google e leiam sobre a teoria e sobre "Hipócrates". Sim, aquele filósofo que era considerado "o pai da medicina".
2) Lidem com essa passagem que irão cativá-los: "A vida era o absurdo grotesco de sempre, a coleção de tropeços no escuro, de precipício a precipício e do início ao fim, mas era a vida." (p. 17).
3) A escrita do Oscar é peculiar demais. Eu não sei como explicar, mas quando não consigo expressar muito bem significa que realmente me despertou algo profundo - seja um sentimento bom ou algo que estava oculto, mas não significa que trata-se de algo negativo referente a obra. Ela é fantástica e muito envolvente!
4) O autor é pesquisador da literatura de horror. Estuda Poe e Lovecraft. Ah, e o romance foi premido pela @insta_aberst (muito merecido, inclusive).
5) Amei a construção das personagens. Ele já havia me surpreendido em "Horror adentro" e conseguiu novamente. Ele criou breves romances ao decorrer da história de forma EXTREMAMENTE natural e cotidiana...nada daqueles romances clichês. O bagulho é humano meixxmo!!! (desculpem o dialeto, me empolgo). ?????
Além disso, quem segue com Vex tentando sobreviver a pandemia é seu amigo C.G. (personagem homossexual - mais uma vez, encontramos diversidade em uma de suas histórias) e nos deparamos com uma relação afável de amizade verdadeira.

Francis.Graciotto 25/02/2019

Um Terror Apocalíptico com notas Lovecraftianas
Como fã de histórias de zumbis e apocalípticas em geral, esse livro foi uma grata surpresa. O autor cria um cenário apocalíptico com causas bem inovadoras, em solo brasileiro e com um tom sombrio digno dos clássicos de Lovecraft. O final travou meu cérebro, mas recomendo a todos os fãs do gênero.

site: www.facebook.com/febrevermelha
Albatroz2 01/02/2022minha estante
Que final foda ??

@cine.literario 20/05/2019

?Nascido em São Paulo, Oscar Nestarez é pesquisador da literatura de horror, sobre a qual já publicou diversos artigos e o estudo Poe e Lovecraft: um Ensaio sobre o Medo na Literatura (2013). No campo da ficção, é autor de Sexorcista e Outros Relatos Insólitos (2014) e Horror Adentro (2016). Bile Negra é seu primeiro romance.?
"A vida era o absurdo grotesco de sempre, a coleção de tropeços no escuro, de precipício a precipício e do início ao fim, mas era a vida. Isto?o que hoje há?não é mais vida."
Causada por uma perigosa substância que age como um verme sanguessuga apoderando-se fatalmente da vida humana, uma pandemia se alastra por bairros, cidades e países. Vex, um jovem tradutor, precisará recrutar todas as suas forças para conter este terrível avanço.
O livro nos introduz à mente conturbada de Vex, que após sofrer uma grande perda, passa a fazer acompanhamento psiquiátrico na esperança de superar todo trauma e luto que ficaram. Ao perceber que está se sentindo bem, aparentemente, resolve então que é hora de voltar à ativa, de seguir em frente.
Porém, durante uma de suas sessões, se depara com uma jovem de aparência estranha, a esclera dos olhos da garota estão totalmente tomadas por um negro aterrorizador. Assustado e sem saber direito como proceder diante de tal situação, ele passa a se deparar com cada vez mais pessoas que foram afetadas por esta medonha gosma preta e busca entender a situação atual em que vive, tentando compreender o comportamento dos indivíduos infectados à sua volta.
Esse livro ganhou o prêmio Aberst de literatura de 2018, como melhor romance de horror". Ao lê-lo, logo tomei conhecimento de que não é a toa, uma vez que Nestarez desenvolveu uma obra única, com um enredo inovador que mexe com a imaginação de seus leitores. As 163 páginas nos proporcionam uma leitura rápida, possui uma narrativa muito dinâmica, densa e perturbadora. O autor usa de uma linguagem bastante requintada repleta aí de referências para criar toda essa trama que, vale ressaltar, é ambientada na cidade de São Paulo. História muito bem elaborada e envolvente. Me senti assistindo a um filme daqueles dos anos 80/90 em que há zumbis e epidemias e pessoas tentando fugir para um lugar seguro, enfim.. há diversas passagens que nos permite imergir de uma forma sensacional na vida do protagonista. Um livraço que conseguiu desgraçar minha mente (de uma forma positiva, é claro) de tão bom e insano!!
Essa edição conta com algumas páginas negras entre um capítulo e outro, além de detalhes em respingos que representam a tal gosma preta (achei bastante criativo), está maravilhosa por sinal. Diagramação perfeita, tudo muito caprichado.
Recomendo a obra a qualquer um que se interesse pelo tema, Nestarez é, sem dúvida, uma aposta certa. Podem confiar! Já quero devorar mais obras do autor ??

Alida Rinara 06/07/2019

Bile Negra
O livro considerado como o "melhor romance de horror", obtendo o prêmio ABERST de 2018, relata a história de Vex em primeira pessoa. Este estava passando por momentos difíceis, sofreu uma perda muito grande e estava tentando lidar com a ajuda de uma psicóloga. Ao sair de uma das suas sessões se depara com uma moça com os olhos meio escurecidos. Também repara que alguns de seus amigos estão com esse olhar escurecido, agindo estranhamente, perdendo o controle da mente, até que descobrem que as pessoas estão sendo contaminadas por um vírus, a bile negra. E Vex tenta, com todo sua força, conter esse avanço.
Esse, é um livro difícil de resenhar, o autor deixa um final que cabe aos leitores interpretarem. Será tudo isso, um pesadelo? Uma imaginação? Ou será real?
Cada leitor interpreta de uma maneira, mas no livro o autor deixa alguns indícios do que realmente aconteceu.
A escrita é muito bem construída, prende a atenção do leitor desde o começo. É um thriller psicológico que nos faz pensar, justamente por fazer uma ligação com a sociedade na qual presenciamos, onde os dias ruins e escuros estão cada vez mais presentes.
Enfim, o livro é fascinante. Super recomendo essa leitura