Como Eu Te Vejo

Como Eu Te Vejo A. C. Izidoro

Resenhas - Como Eu Te Vejo

João 22/10/2020

Eu tinha baixado esse livro no kindle há mais ou menos um mês e tava esperando um momento pra ler. Aproveitei meu dia de folga e embarquei na história de Rafael e Leonardo. E me surpreendi tanto que só consegui finalizar a leitura quando cheguei ao ponto final. A. C. Izidoro foi extremamente magnífica em cada palavra do livro. É uma história linda, cheia de emoção e muito amor. (Chorei várias vezes durante a leitura). Me vi no Rafael e me apaixonei por Leo nos primeiros dois minutos que ele aparece. A forma que eles se apaixonam e o jeito que a autora desenvolve o roteiro é encantador. Rafael é engenheiro e um homem aterrorizado com os fantasmas do seu passado, cheio de traumas e incertezas quando o assunto é romance. Ele aprende a viver sozinho, e aceita que seu destino é a solidão até que se vê fisgado pelo lindo e encantador Leonardo, que vê a vida de uma outra forma. Cego, Leonardo vê as pessoas como elas são por dentro. É um romance gostoso de acompanhar e que aborda temas como o preconceito e a realidade de pessoas com necessidades especiais. A. C. Izidoro nos faz enxergar como o mundo é excludente com aquele que é diferente. Ótimo livro!! Leiam ?

Will 07/04/2021

Fascinante
Uma narrativa simples, mas cheia de sentimentos que aquecem o coração.
Claro que possui algumas coisas que poderiam ser melhores trabalhadas, mas isso não tira o brilho da obra.
Uma das poucas coisas que me incomodou foi o terceiro ato que achei muito corrido, sem falar no penúltimo capítulo que é Filler do começo ao fim.
De qualquer forma, a narrativa é incrível e nos leva a uma realidade nova sobre inclusão, respeito e principalmente amor.

Bruna 14/09/2022

Simplesmente lindo!!!
Todos deveriam ler esse livro: fala sobre amor, amizade, família, inclusão, preconceitos.. É tudo tão bem abordado e lindo! Mas pra mim o ponto principal é a crítica feito ao Brasil pela falta de acessibilidade para as pessoas com alguma deficiência.

Paty Lessa 16/09/2020

Lindo!
Não sou muito fã de livros em 3ª pessoa, prefiro quando é em 1ª pessoa, mas esse foi lindo do jeito que foi escrito. A história do Léo e do Rafa é encantadora, os dois cresceram e amadureceram com o relacionamento e se tornaram um casal de verdade, sem subterfúgios, sem exageros e mostrando que são pessoas de verdade, com qualidades e defeitos.

pérola.books 31/12/2020

Adorei esse livro, chorei tanto e aprendi muito com o Léo que é cego. Essa sensação de ter feito parte da história do Rafa e Léo foi incrível
Tudo bem construído, os desafios diários, as conquistas. Como eu amei!

DANRLENY 20/02/2022

Esse livro me fez refletir
"- Não! Não é azar ser negro. Não é azar ser gay. Não é azar ser cego. Azar é viver num país que culpa as vítimas pela violência que elas sofrem."

Eu nem sei o que dizer sobre esse livro, sobre como ele me pensar sobre coisas importantes. Um livro que tem um romance lindo e que também te faz refletir sobre coisas importantes, é um livro que merece todo reconhecimento possível.

Cássio Cipriano 31/03/2024

Interessante e emocionante, mas poderia ter sido bem mais.
Uma proposta interessante e emocionante, que a meu ver teve algumas falhas na sua execução, mas ainda assim é uma boa história. Aqui, veremos um homem cis gay branco e sem deficiência se envolver com outro homem cis gay negro e com deficiência visual. De cara, a gente pressupõe que vai ser uma história de amor entre pessoas com vivências bem diferentes em diversos aspectos, e de fato é.

Rafa, um engenheiro químico de família privilegiada e que coleciona decepções amorosas, se envolve com Leo, um revisor que foi diagnosticado com ceratocone na infância e a doença o levou à cegueira. A relação entre eles faz com que ambos saiam da zona de conforto. Convivendo com Leo, Rafa acaba se dando conta do quanto ele e a sociedade em que estamos inseridos são despreparados para acolher pessoas com deficiência; e Leo, que sempre se impôs como um homem forte e independente, principalmente para não ser tratado como um incapaz devido à sua condição, acaba se permitindo ser vulnerável na relação com Rafa.

No entanto, algumas coisas me incomodaram e fizeram com que eu não achasse o romance excelente. A escrita em terceira pessoa é meio formal, sei lá. Achei que o modo como o texto foi escrito não extraiu todo o potencial de emoção que a história poderia alcançar. Apesar de simples, não achei uma leitura fluida. Além disso, achei uma história extremamente heteronormativa, e isso foi o que mais me incomodou. Senti que, se um dos personagens do casal fosse uma pessoa cis hétero, não faria diferença, porque não tem um contexto de vivência LGBT. Inclusive, me incomodou algumas falas no livro sobre os protagonistas se identificarem por se comportar de determinada forma ou gostarem de certas coisas para não serem associados a um gay estereotipado, por exemplo, gostar de futebol, não gostar de música pop ou filmes tipo High School Musical. Em vez disso, eles gostam de filmes de super-herói, filmes de ação, gostam de rugby, e por aí vai.

Ao mesmo tempo que entendi essa construção de perfil pros personagens, pela região onde o livro se passa (a mesma em que vivo, onde as pessoas são mais tradicionais, preconceituosas e tal), achei que não precisava colocar as coisas dessa forma. Gostar de Madonna, por exemplo, não me faz mais ou menos gay. Gostar de futebol, não faz um cara mais ou menos gay. É só o que a pessoa gosta. Achei que, com isso, o autor acabou reforçando outro estereótipo, que é o do gay preocupado com as aparências, e por isso assume uma postura heteronormativa.

Tirando isso, é uma história legal, que foge do comum nos romances aquileanos.

Bruna A. 19/12/2017

Lindo e emocionante (Leonardo x Rafael)
Uma história complexa contada de forma simples.
Ou talvez uma história de amor contada de forma humanizada.
Eu sou fãzona da Amanda. Das fics, dos contos, dos pequenos textos do facebook.
Então foi com curiosidade que peguei "Como eu te vejo" pra ler, mas foi com certeza que nem me dei o trabalho de ler a sinopse: já sabia que iria gostar.

Foi uma leitura rápida, não deu pra sentir o tempo passar. História completinha, gostosa de ler. Rafael e Leonardo são... posso dizer assim... reais. Com todos os seus defeitos e qualidades, tanto um quanto o outro pode ser um de nós. Inseguros, com medo dos obstáculos da vida, levando a vida como dá e tendo pequenos prazeres junto dos amigos. Porque essa não é apenas uma história de amor, é uma história de amizade.

Eu adorei muito o desenrolar. Cada um tomou o seu tempo no texto. Conhecemos melhor os personagens secundários (e todos aqui não se perderam). Enfim, eu amei cada pedacinho.

No fim, e não menos importante, a autora nos faz repensar em como agimos socialmente. Como lidamos com uma pessoa com deficiência seja ela qual for. Como mudamos o nosso jeito de agir perto delas. Ou não mudamos. Pois cada ação nossa diz muito para alguém que não pode nos ver com os olhos, mas isso não quer dizer que eles "não enxergam". Pelo contrário até.

Quanto ao romance, eu só posso dizer que queria mais. Não me cansei dos dois em nenhum momento. Foi uma história linda e que vou reler várias vezes com toda a certeza. Lindo trabalho, Amandita! Eu já sabia do seu talento, mas agora você foi lá e fez muito mais. Lindo, emocionante, real, verdadeiro.

lleitoraescritora 10/07/2020

Extremanete tocante e necessário
Gente, que livro maravilhoso. Meu Deus o que é o Leo nessa história e o quanto é necessário tudo que ele fala. O livro é simplesmente muito mais do que apenas uma relação de amor, o livro nos mostra o poder da família, o amor por um sonho e principalmente a necessidade de nos colocarmos no lugar do outro.

Marina 18/09/2020

De aquecer o coração
Sabe aqueles personagens que você tem vontade de guardar num potinho e manter com você pra sempre? Então. É isso. Uma história fofa que fala de assuntos muito sérios sem perder a leveza. Um romance pra aquecer seu coração.

Stuart.bookster 24/01/2022

Como Eu Te Vejo, de A. C. Izidoro
Um dos romances mais fofos que eu já li na vida, enxergar a forma como a relação de ambos é construída é lindo, eles superando diversos obstáculos para ficarem juntos também é incrível. O livro faz uma crítica constante a falta de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais e como não entender/atender essas demandas gera um efeito catastrófico de desamparo e danos materiais. O livro nos ensina sobre o que é o amor, como ele se constrói e como ele deve ser mantido. Um amor puro, simples e capaz de derrotar o maior dos exércitos ou escapar da mais seguras prisões, um amor arrebatador, forte a nível espartano e belo, a nível ateniense. Recomendo muito esse livro, pois é além de um livro, é um conscientizador sobre a realidade e as dificuldades desta.

onceuponatime_book 31/03/2022

Resenha do ig @onceuponatime_book
O livro é maravilhoso, eu estou louquinha nele, foi um livro que eu estava a muito tempo querendo ler.

A história é linda e cheia de significado e aprendizado. Um romance que vai superar muitas coisas e mostra a sua força.

A história de Rafael e Leonardo vem para aquecer os corações e faz a gente ter esperança no futuro. Um ramance LGBTQIA+ que além de toda representatividade, debate outro tema que pouco se fala pessoas com necessidades especiais.

Nosso querido Léo é um cara negro, cego e gay, que mais mostra suas lutas e abrir os olhos de todos os leitores.

Eu amo a relação de Rafael e Léo, muito fofinho os dois, ainda mais quando um fica com ciúmes do outro por coisas bobas.

Rafael vai ser a força de Léo e Léo vai ser a esperança de Rafael. Esse casal vai levar o leitor as lágrimas e a gargalhadas.

Outra coisa que eu também gostei bastante no livro foi que ele conta sobre os personagens secundários dando uma visibilidade as histórias deles.

E o final foi espetacular, eu amei e fui as lágrimas.

Uma leiurar única, fluída e leve que aborda temas importantes com todo carinho, cuidado e realismo. Uma narrativa envolvente que deixa a gente ser impossível de largar o livro.