Ninho de cobras

Ninho de cobras Lêdo Ivo

Resenhas - Ninho de cobras

Thamirys.Melo 17/01/2024

Uma obra prima! Um clássico! Um retrato da sociedade alagoana num momento que divide a história. Atual!

Felipe1503 01/10/2023

Perfeito
Ledo tem brilhante habilidade de descrever Maceió dos anos 1940 que te faz sentir vivendo em tal década.
A história é muito bem marrada e contém personagens interessantíssimos.
Livro muito bem escrito.
Me deixou com a sensação de que posso morrer a qualquer momento por viver na cidade onde se passa a história.

Lee_minsu7 07/07/2023

Ninho de cobras
O livro conta a história de Alagoas de acordo com a visão de Lêdo Ivo, o livro tem 10 capítulos, onde cada história contada em cada capítulo se complementa, você aos poucos vai descobrindo sobre o que se trata a história se. Bom esse foi um livro que meu deu ressaca literária, eu não gostei tanto assim do livro, pois em várias partes do livro fala sobre put@s e coisas nesse estilo, e não gostei da forma que o livro retratou Alagoas; mas cada um tem seu gosto e possa ser que uma outra pessoa que ler o livro goste dele. É isso ?

Rafael1906 04/06/2023

No fundo Maceió é um grande cemitério.
Essa excepcional narrativa nos apresenta contos que são costurados para gerar uma história completa e cheia de vida, sofrimento, injustiças, sexo, política e morte. Uma raposa desce dos tabuleiros para o centro de Maceió, passeia pelas ruas de Jaraguá e chega aos trapiches, cheirando a açúcar e maresia. Através desse primeiro momento e desse personagem toda a história se desenrola com a prostituta, a freira, o professor advogado, o escritor de cartas anônimas, o anão, o cemitério e tantos outros. Um livro maravilhoso que explica a razão de Maceió ser um ninho de cobras e porque, como cobras, defendemos tanto essa cidade e esse ninho.

Heytor Vieira 11/02/2023

Lêdo Ivo é importantíssimo e muito pouco discutido dentro da literatura brasileira.
Aqui fala sobre se perder em uma cidade grande como um animal selvagem que não compreende o que há de importante no concreto com o qual o homem se cerca.

Flávia 25/09/2022

?O amor é um intruso, como uma raposa no centro da cidade??
Envergonhava-me o fato de ser alagoana e nunca ter lido esta célebre obra de Ledo Ivo. E, ao me debruçar sobre essas linhas tão bem escritas, tive a certeza de que eu já deveria tê-lo lido antes. Esse é um livro sobre a morte, eu diria. Sob o olhar de uma raposa que é morta violentamente no centro de Maceió, nós vamos conhecendo as diferentes vidas que se cruzam nesse grande emaranhado de pessoas, nesse grande ninho de cobras, tendo, como pano de fundo, a ditadura varguista. Esse é uma espécie de romance fragmentado, cuja estrutura lembra Vidas Secas, em que as histórias - aparentemente independentes - se cruzam formando um todo. O livro é cheio de um lirismo dolorosamente belo é uma visão ácida dos tipos sociais e da própria cidade de Maceió. Recomendo muito!

Lara Moreira 10/03/2021

Há alguns anos despertei interesse nessa leitura de Lêdo Ivo, após o querido @fellipeernesto narrar, de forma incrível, um resumo dos primeiros capítulos desse livro. Quase impossível não sair daquele encontro literário para adquirir essa obra, confesso que a propaganda foi certeira e fiquei muito realizada com essa indicação aqui da terrinha!💖 A leitura só me fez aumentar a admiração pela sensibilidade e pelas críticas presentes na escrita de Lêdo.

📖O livro possui um movimento interessante a partir do momento que narra os passos de uma raposa que se perde no centro de Maceió. Nesse processo há uma rica construção histórica e cultural de toda a cidade e é extremante cativante vivenciar essas referências, conhecer as que já não existem, como também identificar os bairros da minha infância, carregados de cheiros e de uma memória afetiva. Mas não se enganem, esse livro é lapidado de crítica social e denuncia diversos comportamentos sociais evidenciados nos personagens: do cidadão comum ao pequeno burguês, passando por meretrizes, políticos e renomadas figuras públicas.

📖 “Alguns que não leram o livro pensaram que eu queria afirmar que Maceió era um ninho de cobras quando, na verdade, a história é a história dos alagoanos que não emigraram e que amam Maceió. Os que amam Maceió como as cobras amam seus ninhos de pedra. É essa aderência da criatura viva à paisagem”- Ledo Ivo.

Luciano 14/01/2021

Já se tornou um dos meus livros preferidos!
Situado na Maceió do Estado Novo, "Ninho de cobras" oferece um panorama da sociedade da época, pautada pelo medo e pela violência. Com um primeiro capítulo brilhante, a voz narradora decide iniciar a história pela perspectiva de uma raposa adentrando o centro da cidade. As comparações com a Baleia (e seu capítulo) de "Vidas Secas" foram imediatas e reforçadas por um dos ensaios ao final do livro. O trabalho de linguagem é preciosíssimo e a divisão dos capítulos que contam com perspectivas de diferentes personagens dos mesmos acontecimentos é feita de maneira brilhante!

Mari.Alves 20/08/2020

Um romance com ares de contos em que os capítulos são narrados por personagens diferentes com algum ponto em que as histórias se entrelaçam.

Girotto Brito 29/06/2020

Prosa poética
Lêdo Ivo nos coloca diante de um cenário de intrigas, desmandos e violência velada num período de ditadura. Tudo isso com personagens bem construídos e uma narrativa incrivelmente bela e poética. Recomendo.

Jairo.Escudero 24/12/2012

Prosa muito poética para o meu gosto, mas uma boa pintura da época.
Gostei bastante da estrutura do livro por forçar o leitor a envolver-se na história, tentando decifrar acontecimentos que, às vezes, eram apenas conectados por desenvolvimentos de capítulos seguintes. O tema, como não poderia deixar de ser, é bem pesado, pois a violência e a repressão da época não deixariam que fosse de outra maneira. A visão da vida (como uma jaula) e a percepção de Deus (como terrível) são extremamente interessantes, dando ao leitor o que pensar em termos metafísicos. Também metafisicamente, as três mortes induzem muitas reflexões, especialmente pela violência, apesar da maneira extremamente poética com que são relatadas. Bom livro para fazer alunos de história lerem quando o Estado Novo de Vargas estiver sendo abordado.
Filip.Teixeira 05/12/2017minha estante
Sabes de encontro disponível para download em pdf?

TgOliveira 14/07/2018minha estante
Dá pra encontrar no site da Amazon, Filip.Teixeira.

Dany Dantas 25/03/2009

Livro que se destaca pela análise da sociedade alagoana através de uma ótica realista da miséria e dos valores violentados de suas personagens. É uma pena que um grande escritor como é Lêdo Ivo não tenha a devida consideração no mundo das letras. Adoro e recomendo!
Filip.Teixeira 05/12/2017minha estante
Alguém sabe se encontro para download em pdf?